PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Na hora de entrar em contato com um amigo, muita gente prefere o caminho mais fácil de enviar mensagens através das redes sociais, mas nada é tão especial quanto receber uma carta cheia de carinho como antigamente. Aprenda a escrever uma carta amigável e que vai deixar alguém muito feliz.

Método 1
Método 1 de 3:

Começando a carta

PDF download Baixe em PDF
  1. Na dúvida de por onde começar, comece escrevendo a data no canto esquerdo do papel. Muitas pessoas gostam de guardar as cartas por anos, e a sinalização da data é uma forma de relembrar a época em que foi escrita. Escreva a data, por exemplo: “7 de Janeiro de 2019”, ou abrevie os números indicando dia, mês e ano. [1]
  2. O começo da carta, seja ela escrita à mão ou digitada, é a saudação inicial. É nessa parte que você cita o nome da pessoa para quem está escrevendo, como “Querida Emília” ou “Olá, Sabrina”. De acordo com a sua relação de proximidade com o destinatário, escolha a expressão mais adequada. [2]
    • Uma saudação mais formal, do tipo “Caro Pedro”, também é uma escolha interessante. A princípio pode parecer muito solene, mas é uma forma atenciosa de iniciar a correspondência, seja para alguém que você já conhece há muito tempo ou para um novo amigo.
    • Para dar um tom mais casual, comece com “Oi, Joana” ou “Olá, Maurício”. Esse tipo de cumprimento é mais apropriado para um amigo próximo ou parente, mas não para as cartas de negócios.
    • Escreva algo mais pessoal para alguém com quem tenha intimidade ou deseja se aproximar mais. “Querido Denis”, “Doce Vanessa” ou “Estimada Amanda” são exemplos de saudações que você pode usar.
    • Após o nome da pessoa, não esqueça de usar a vírgula e dar continuidade ao texto na linha de baixo. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escrevendo a mensagem

PDF download Baixe em PDF
  1. O primeiro parágrafo de uma carta amigável deve ter um tom acolhedor e agradável. É justamente esse início do texto que dita o tom da carta, informando ao destinatário se o conteúdo é mais leve, sério ou voltado para os negócios. Use as primeiras linhas para uma saudação mais extensa, para contar uma piada ou para falar sobre o tempo.
    • “Como você está?” ou “Como tem passado?” são as formas mais simples de começar uma correspondência. As perguntas dão à carta um tom de conversa. Caso esteja esperando uma resposta, faça outras perguntas ao longo do texto.
    • Use o primeiro parágrafo para falar sobre a vida da pessoa para quem você está escrevendo. “A Júlia está gostando da escolinha? Não dá para acreditar que aquele bebezinho cresceu e já está na escola!”.
    • Falar sobre o tempo é outra forma bastante comum de iniciar uma carta. Pense nesse parágrafo como uma forma de puxar assunto antes de partir para o tema principal. “Espero que o inverno aí esteja agradável. Aqui continua chovendo bastante e às vezes faz calor durante o dia, mas a temperatura à noite está deliciosa”.
  2. Essa é a parte do assunto principal, o propósito de você estar escrevendo a carta. Por que você está escrevendo para essa pessoa? Para retomar o contato com um amigo que não vê há muito tempo? Para mostrar o quanto sente a falta de alguém? Ou para agradecer por algo? Seja objetivo e aberto, e tente comunicar sua mensagem com clareza.
    • Fale sobre o que está acontecendo na sua vida. Independentemente de como você escreva, é bem provável que sua carta produza um grande sentimento de carinho por quem a receber. A pessoa vai se sentir mais próxima de você ao saber detalhes importantes da sua vida. Fale sobre o que aconteceu nos últimos meses, seus sentimentos e planos para o futuro.
    • Não tente criar uma imagem de vida perfeita, isso vai totalmente contra o propósito de uma carta amigável. Evite contar vantagem ao longo de toda a correspondência, isso só vai fazer seu amigo querer pular imediatamente para o final do texto. Você não precisa fazer da carta o muro das lamentações, apenas ser realista e sincero.
  3. Quais eram os interesses do seu amigo na época em que vocês se falaram pela última vez? Ele estava terminando um relacionamento? Estava passando por uma fase complicada no time de futebol? Faça referências à vida dele para mostrar que se interessa e se importa.
    • Outra ideia é falar sobre interesses em comum. Fale sobre artes, política, atualidades ou qualquer outro tema que seja do agrado dos dois.
    • Dê sugestões de filmes que você assistiu ou livros que leu e recomenda. Compartilhar boas informações é sempre positivo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Finalizando a carta

PDF download Baixe em PDF
  1. O último parágrafo geralmente tem um tom mais leve do que o restante da carta. Aproveite para encerrar desejando coisas boas e deixando um sentimento positivo para o seu amigo.
    • Reitere o propósito da carta. Se tiver convidado seu amigo para uma festa, escreva “Espero que você possa vir”. Caso a intenção seja apenas a de desejar coisas boas, escreva “Torço para que tudo esteja bem” ou algo com esse efeito.
    • Incentive seu amigo a responder. Escreva “Espero receber notícias suas em breve” ou “Aguardo sua resposta”.
  2. O final da carta deve transmitir o tom do restante do texto. Assim como os cumprimentos iniciais, a sua proximidade com a pessoa é o que vai determinar o desfecho. Não esqueça de assinar seu nome. [4]
    • Para cartas mais formais, encerre com “Cordialmente” ou “Atenciosamente”.
    • Para as mais casuais, escreva “Até mais” ou “Tudo de bom”.
    • Se tiver mais intimidade com a pessoa, use “Beijos” ou “Com amor”. [5]
  3. No P.S., o texto que segue após o encerramento da carta, as pessoas costumam escrever piadas ou coisas que não são importantes o bastante para ocupar um parágrafo. Qualquer que seja o caso, tente dar o mesmo tom do restante da correspondência. [6]
    Publicidade

Dicas

  • Releia o texto para verificar se não há erros de ortografia.
  • Revise antes de enviar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 474 343 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade