Baixe em PDF Baixe em PDF

Há diferentes motivos para se escrever uma carta de intenções. Elas são necessárias para entrar em algumas escolas, principalmente de graduação e para propósitos profissionais e pessoais. Esse tipo de documento pode ser uma das partes mais importantes de todo o processo. O candidato conseguirá demonstrar sua personalidade, assim como habilidades de comunicação. Uma carta de intenções bem feita será informativa, culta ou profissional, além de persuasiva. Escreva uma carta de intenções com o objetivo final em mente, seja para entrar em uma universidade, fazer uma parceria de negócios ou por motivos legais. Continue lendo e descubra como.

Método 1
Método 1 de 3:

Antes de escrever

Baixe em PDF
  1. Todas as candidaturas, propostas ou outro procedimentos que precisem de uma carta de intenções terão instruções específicas em relação a que informações serão necessárias. Veja essas instruções antes de começar a escrever sua carta.
    • Visite o site da empresa ou da escola. Você deve conseguir verificar todas as informações necessárias. Se não encontrar o que estiver procurando, ligue para eles.
  2. Com um rápido telefonema para a instituição ou empresa, você deve conseguir, caso não haja a informação no site.
    • Se a carta for para um grupo de pessoas, seja o mais específico possível. Se souber todos os nomes, ótimo! Escreva-os. Sua pesquisa os impressionará.
  3. Anote o que quer incluir na carta, como seus dados pessoais, realizações, prêmios, desafios pessoais que superou e seus sucessos. Anote o que planeja fazer, na escola ou na empresa ou no programa ao qual está se candidatando. [1]
    • Uma carta de intenções costuma ser mais abrangente que uma carta de apresentação, embora sejam muito parecidas. Ela não só trata sobre os objetivos discriminados em uma carta de apresentação, mas também determina os objetivos de sua carreira, experiências profissionais, habilidades de liderança e atributos únicos que o destaquem das outras pessoas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Sua carta de intenções

Baixe em PDF
  1. Se estiver escrevendo para uma universidade, informe o nome dela e em que ano está.
    • Se estiver se candidatando a uma empresa, informe o nome da área ou da empresa em que está interessado.
      • Personalize a carta. Certifique-se de que a carta seja direcionada à instituição ou empresa correta. Se a carta for para uma universidade, explique por que ela é a melhor escolha para você. Se for uma proposta de negócios, destaque algo que fez que demonstre uma habilidade específica que seja importante para aquela organização. [2]
  2. Você precisa se vender e demonstrar que conhece bem o programa. Os próximos parágrafos devem ser dedicados a isso. [3]
    • Explique por que você está escrevendo a carta. Explique como ficou sabendo do estágio ou da vaga e por que gostou dela. Por que está interessado nessa empresa e não em seus concorrentes?
    • Fale sobre suas qualificações. Não tenha vergonha! Diga ao leitor por que ele deve considerá-lo para esse programa. Use exemplos específicos de habilidades técnicas ou gerais, conhecimentos, experiência, idiomas e programas de computador relevantes para a área. Você pode fazer isso em um parágrafo ou em tópicos para formar uma lista de realizações. Seja específico e honesto.
    • Diga algumas coisas boas sobre o programa. Diga por que gostou da vaga e como suas habilidades e interesses seriam bom nessa posição.
  3. Demonstre seu desejo de participar de uma entrevista. Inclua todos os seus dados de contato na carta para que possa ser encontrado quando quiserem marcar uma entrevista.
    • Você pode precisar cobrá-los também, dependendo da política da empresa. É melhor se garantir.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Depois que tiver escrito

Baixe em PDF
  1. Se o seu primeiro rascunho ficou um pouco desorganizado, pegue suas anotações e as instruções e faça um segundo. Use a gramática e a ortografia corretas, além de incluir todos os dados necessários. [4]
    • Lembre-se de olhar sua carta de forma detalhada e genérica. Não só as palavras precisam ser específicas, concisas e estarem corretas, mas o documento precisa ficar bom como um todo. Veja se é necessário reorganizar as informações.
  2. Faça um intervalo antes de começar a editá-lo. Sua mente precisa de estímulos diferentes para quebrar a monotonia e encontrar erros menores. Assim que estiver pronto para retomar, leia a carta e faça as mudanças necessárias para garantir que ela fique clara e faça sentido. [5]
    • Faça a edição necessária para evitar palavras repetidas e garantir uma boa transição de um parágrafo para o outro. Peça para um colega ou parente ler para você. Uma outra pessoa conseguirá enxergar coisas que você não consegue.
  3. Envie os materiais necessários e envie para o endereço correto.
    • Se escrever mais de uma página, você poderá numerá-las no canto.
    Publicidade

Dicas

  • Uma carta de intenções também pode ser chamada de carta de interesses.
  • O tamanho de fonte padrão é o 12. Use Times New Roman ou Arial. [6]
  • Faça uma carta direta ao ponto. Evite redundâncias. Use a voz ativa e seja preciso.
  • Escreva uma carta de 1 ou 2 páginas com espaços duplos, a menos que algo diferente seja solicitado.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Papel.
  • Caneta ou lápis.
  • Computador.
  • Impressora.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 288 401 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade