Baixe em PDF Baixe em PDF

Ao contratar um advogado, será necessário entrar em contato e conversar frequentemente com ele para que seja possível repassar todas as provas fundamentais ao caso. Na maioria das vezes, o advogado entrará em contato com seu cliente quando precisar de informações, passando as instruções necessárias para que as obtenha. No entanto, em algumas ocasiões, o cliente pode ter uma dúvida ou pedido ao advogado, precisando comunicar-se com ele pelo método que preferir: e-mail, telefone, pessoalmente ou por carta. Esta última forma de contato destacará a importância da mensagem pela formalidade.

Método 1
Método 1 de 2:

Rascunhando o conteúdo da carta

Baixe em PDF
  1. Existem várias razões pelas quais um cliente precisa entrar em contato com o advogado contratado. Entendê-las é fundamental para determinar se o envio de uma carta é uma ação adequada e, se for, como redigi-la de forma que comunique claramente a mensagem desejada. [1]
    • Caso queira apenas perguntar sobre o andamento do caso, não é preciso enviar uma carta formal. O advogado tem a obrigação de manter o cliente informado em relação ao prosseguimento do processo e muito provavelmente entrará em contato sempre que houver alguma notícia. Se já fizer um bom tempo que ele não passa novos detalhes sobre o caso, mande um e-mail ou mensagem no celular do advogado pedindo as informações mais quentinhas.
    • Quando o advogado pedir para que o cliente escreva uma carta para contatá-lo, siga as instruções à risca. Caso você seja o cliente e ele enviar uma lista de perguntas para responder, faça-o da maneira mais simples e clara possível. Não se preocupe em formatar a carta de uma maneira especial ou em digitá-la no computador, a menos que o advogado assim deseje recebê-la.
    • Se o advogado requisitar a redação de uma carta para mostrar seu consentimento em relação aos pedidos por documentos e pertences pessoais que ele realizar, peça para que ele mesmo a escreva. Este tipo de carta pode necessitar de certos critérios para ser válida e ter efeito, logo, o advogado saberá de todos os detalhes que devem ser incluídos nela. Revise e assine-a após receber o rascunho.
    • Ao apresentar insatisfação com o trabalho que o advogado contratado está fazendo em relação ao caso, redija uma carta educada, mas que mostre suas preocupações, sendo firme e conciso. Se preferir o contato por telefone ou e-mail, não há nenhum problema; não existe nenhuma obrigação em escrever uma carta formal para expor dúvidas e preocupações que um cliente venha a ter. [2]
    • Se deseja demitir o advogado, mande uma carta expondo claramente o término do contrato e que ele deve parar de tratar qualquer assunto pendente. Peça para que sejam devolvidos todos os documentos em relação ao caso e que ele o reembolse pelo trabalho que não foi terminado. [3]
  2. Ao ter certeza de que escrever uma carta abordará adequadamente o problema, redija um parágrafo introdutório que explique a razão para escrever, expondo perguntas e respostas que possa ter. [4]
    • Logo no parágrafo introdutório, escreva "Envio-lhe esta carta para romper nosso contrato" se a intenção for demiti-lo.
    • Se tiver uma pergunta sobre algum aspecto jurídico, inicie-a da seguinte forma: "Estou lhe enviando esta carta, pois tenho uma pergunta sobre o meu processo de imigração. Gostaria de saber como minha saída do Brasil interferirá na minha condição de residente legal no país".
  3. Após explicar a intenção da carta, os parágrafos seguintes devem elaborar as razões que nortearam seu propósito (um pedido, pergunta, etc.).
    • Ao começar a redigi-la com um parágrafo que explicita o desejo de romper o contrato com o advogado, dedique um ou dois parágrafos para expor as razões que mostram seu descontentamento com o trabalho realizado. Sempre que possível, dê exemplos.
    • Caso deseje fazer uma pergunta ao advogado, é preciso fornecer o contexto correto para ele entender sua pergunta. Por exemplo: "escrevo-lhe esta carta para saber se posso sair do Brasil no próximo mês para cuidar de minha mãe doente nos Estados Unidos".
  4. Se fizer um pedido, repita-o no parágrafo final. Dessa forma, você relembrará o advogado do que está sendo requisitado.
    • Por exemplo: "Devido a estas razões, gostaria de rescindir nosso contrato. Peço também para que devolva os arquivos que repassei a você o mais breve possível.".
  5. O objetivo principal deve ser comunicar a mensagem da maneira mais clara possível. Não se preocupe em impressionar o advogado utilizando palavras rebuscadas e sentenças "enfeitadas"; o importante é que ele entenda o que o cliente deseja comunicar para que possa atender ao pedido. [5]
    • Por exemplo, em vez de “No conteúdo desta carta, escrevo-lhe sobre a questão...”, simplifique: “Escrevo esta carta para pedir...”
  6. Pense no propósito da carta e coloque apenas as informações necessárias para obter as respostas de que precisa. Qualquer coisa além do essencial pode confundir o advogado, fazendo com que ele entenda errado seu pedido. [6]
    • Evite detalhes desnecessários, como ao escrever sobre os problemas que enfrenta em relação à sua esposa (a menos que ele entenda a situação), por exemplo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Formatando a carta

Baixe em PDF
  1. Elas podem ser redigidas em "bloco" ou "bloco modificado", e qualquer um é adequado para uma carta de negócios formal. [7]
    • O formato "bloco" significa que todos os elementos da carta devem ser justificados à esquerda, ou seja, cada linha se inicia na margem à esquerda.
    • Já o "bloco modificado" coloca alguns elementos da carta à direita.
  2. No canto esquerdo (caso utilize o formato "bloco") ou direito (na estrutura "bloco modificado") da parte superior da página, coloque o endereço. [8]
    • Se for válido, adicione também seu endereço de e-mail e número de celular.
  3. No lado esquerdo da página, diretamente embaixo do próprio endereço, coloque a data de redação da carta. [9]
    • Independente do formato adotado, a data deve ficar à esquerda.
    • Escreva-a por extenso e não em algarismos: 8 de Junho de 2015 e não 8/6/15.
    • Pule duas linhas depois de inserir a data.
  4. À esquerda da página, pule duas linhas após a data e coloque o nome completo e o endereço do advogado.
    • Esses dados deverão ser posicionados à esquerda em ambos os formatos (bloco ou bloco modificado).
    • Se existir outro profissional auxiliando no caso, inclua o nome do indivíduo em parênteses, ao lado do nome do advogado, se assim quiser.
  5. À esquerda e abaixo do nome e do endereço do advogado, adicione uma linha de assunto com o número do processo. [10]
    • A linha de assunto deve ser destacada em negrito para que fique realçada na página.
    • Se não possuir o número referente ao processo, escreva seu nome (ou o do cliente principal do caso) na linha de assunto. Isso ajudará o advogado e seus funcionários a localizarem documentos pertencentes a você.
  6. Na introdução, redija uma frase saudando o advogado (pelo primeiro nome e sobrenome ou apenas sobrenome). [11]
    • Por exemplo: "Caro Sr. Silva" ou "Prezada Sra. Fabíola Silva"
    • A saudação deve ficar à esquerda.
    • Após a saudação, coloque dois pontos: "Prezada Sra. Sandra Falcão:"
  7. Caso já tenha feito um rascunho, copie o texto esboçado.
    • Inicie abordando o propósito principal da carta e explique por que razões deseja realizar a pergunta ou pedido exposto na mensagem. [12]
    • Ao fazer referência a certas informações, seja específico, incluindo nomes, datas e locais. Quanto mais informações inserir, melhor o advogado poderá ajudar.
    • Cada parágrafo deve abordar apenas um tópico principal, mesmo se vários tópicos precisem ser tratados em toda a carta.
    • Finalize a carta em duas ou três frases da maneira mais educada que puder, mesmo se for uma reclamação quanto aos serviços prestados.
  8. Encerre-a com uma saudação adequada. [13]
    • "Atenciosamente" e "Cordialmente" são bons exemplos ao despedir-se.
    • Após a saudação, coloque uma vírgula (por exemplo: "Cordialmente,").
    • A conclusão deve ficar alinhada ao seu endereço. Caso utilize o formato "bloco", coloque-a à esquerda; no "bloco modificado", à direita.
  9. Após despedir-se e encerrar a carta, escreva seu nome completo. [14]
    • Alinhe o nome ao mesmo lado em que a despedida estiver. No formato "bloco", coloque-a à esquerda e no "modificado", à direita.
    • Pule duas ou três linhas entre a frase de encerramento e seu nome.
  10. Imprima-a e use uma caneta preta ou azul para assinar entre a saudação de despedida ("Cordialmente" ou "Atenciosamente") e seu nome completo (digitado). [15]
  11. Imprima uma cópia extra e guarde-a em seus registros pessoais. Dessa maneira, caso ela seja perdida pelos correios ou se o advogado declarar que não a recebeu, você terá provas de que a carta foi enviada.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 79 519 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade