Baixe em PDF
Baixe em PDF
Músicas tristes são uma grande parte da cultura popular e muitas pessoas as ouvem como uma forma de se aproximar das suas emoções. Se você quiser escrever sua própria música triste, precisará que a letra e a melodia funcionem juntas de uma forma que expresse tristeza e melancolia. Passe algum tempo escrevendo, trabalhando muito na letra, e depois crie uma melodia.
Passos
-
Aprenda como músicas são compostas. Em termos de letra, elas são feitas de versos, refrões e ponte. Familiarize-se com as diferentes partes de uma música. Isso ajudará a estabelecer o básico e começar o processo de escrita.
- Os versos de uma música normalmente têm a mesma melodia, mas letra diferente. Por exemplo, em "Eleanor Rigby" todos os versos seguem a mesma melodia, detalhando a vida de várias pessoas solitárias. Se você escutar bem, notará que todas essas histórias seguem a mesma melodia e têm mais ou menos o mesmo número de sílabas.
- O refrão é a parte da música que é repetida três ou quatro vezes, cada vez usando a mesma melodia e letra. Em Eleanor Rigby, o refrão é "Ah, look at all the lonely people" ("Ah, olhe para todas as pessoas solitárias"). Essa parte é normalmente usada para resumir o tema ou história de uma música. [1] X Fonte de pesquisa
- A ponte de uma música tem melodia e letra diferentes do verso ou refrão. Ela cria uma quebra da progressão normal da música e as letras podem revelar uma mensagem escondida. Nem todas as músicas têm pontes, então incluir uma é opcional. [2] X Fonte de pesquisa
- A maioria das músicas segue essa estrutura básica: verso-refrão-verso-refrão-ponte-refrão. Entretanto, há muitas variações. Usar uma estrutura básica no começo pode ajudar você a encontrar uma direção criativa, mas sempre pode fazer alterações nela enquanto escreve a música. [3] X Fonte de pesquisa
-
Esteja aberto a uma melodia menos elaborada. Uma melodia simples é importante; você não precisa de uma super elaborada para transmitir tristeza. Prefira usar poucas notas ou acordes, ainda mais se é um compositor iniciante.
- Para começar, pratique algumas canções populares que também são relativamente simples. Use um violão ou piano para tocar músicas como "Free Fallin" do Tom Petty ou "Wish You Were Here" do Pink Floyd. Você notará que as melodias não são muito complexas e mesmo assim as músicas transmitem um sentimento profundo. [4] X Fonte de pesquisa
- Experimente. Sente-se no piano por algumas horas ou dedilhe no seu violão. Toque uma variedade de progressões de notas e acordes tentando encontrar o som certo. Caso seja iniciante, pode ser melhor ficar com as 12 notas básicas sem incorporar bemol e sustenido na sua música. [5] X Fonte de pesquisa
- Estude progressões de acordes de uma variedade de músicas tristes. Isso pode ajudar você a ter uma ideia de como músicos compõem. Procure online a partitura da sua música triste favorita e tente tocá-la em casa. [6] X Fonte de pesquisa
- Você não precisa ter a melodia completamente estabelecida antes de escrever a letra. Ambos os elementos terão que ser ajustados conforme você avança no processo de composição. Apenas tente ter uma ideia da duração geral dos seus versos, refrões e letra para guiá-lo enquanto compõe.
-
Use a terça menor se for possível. Quando colocar sua letra na música, terá que focar mais em transmitir um sentimento triste. Um estudo recente mostra que músicas escritas em escala menor, especialmente terça menor, tendem a passar melhor a tristeza. Caso esteja escrevendo uma música triste, considere mudar para terça menor em certos pontos da melodia para ajudar os ouvintes a sentirem emoções tristes. [7] X Fonte de pesquisa
- Entretanto, ouça uma variedade de músicas que incorporam terça menor primeiro. Mudar dramaticamente pode ser desagradável para os ouvintes. Procure a partitura de algumas músicas que usam terça menor e veja como o compositor a introduziu.
- Se for iniciante no piano ou violão, talvez não conheça a terça menor. Ela é o que dá o tom melancólico à música, embora não seja estritamente necessária; você não precisa usá-la para escrever uma música triste. A coisa mais importante é encontrar uma melodia que você se sente confortável tocando.
-
Ouça suas músicas tristes favoritas. Caso queira compor esse tipo de canção, tire um tempo para escutar suas favoritas. Uma das melhores formas de encontrar inspiração é se expor ao trabalho de outros artistas. Isso também pode ajudá-lo a prestar atenção em coisas como melodia e estrutura, o que pode dar uma ideia de como escrever sua própria letra.
- Faça uma lista das suas músicas tristes favoritas. Elas podem ser canções de término, sobre morte e estar morrendo, eventos tristes, e assim por diante. Passe uma hora ou mais ouvindo-as. Enquanto escuta, preste atenção na música e letra. Pergunte a si mesmo por que essa canção faz você se sentir triste. O que a música faz para transmitir um sentimento de tristeza? Como o vocalista está cantando? Qual é o ritmo da melodia?
- Tente quebrar a música em versos, refrões e pontes. Identificar as diferentes partes da estrutura pode ajudá-lo a se guiar quando escrever suas próprias letras.
- Também pode ajudar ler a letra. Você pode pesquisar a letra da maioria das músicas online; leia-as como se fossem poesia e tente analisá-las. Sobre o que é a música? Como o vocalista se envolve com o tema? Preste muita atenção em todas as palavras que ele usa e como ele transmite o sentimento de tristeza.
DICA DE ESPECIALISTAGuia de Mochilagem e TrilhaHalle Payne pratica mochilagem e trilhas no Norte da Califórnia há mais de 3 anos. Foi Guia da Stanford University's Outdoor Education Program, Líder de Trilha para a Stanford Sierra Conference Center e deu aulas sobre Educação Ambiental e sobre os princípios "Leave No Trace", forma de preservar a natureza ao não deixar rastros de atividade humana nela.Halle Payne, cantora e compositora, conta: "Em geral, eu tento não escutar outras músicas ao menos duas a três horas antes de sentar para compor. Se eu começar uma sessão logo depois de ouvir outra música, pode ser difícil tirar aquela melodia da minha cabeça."
Publicidade
-
Faça uma escrita livre. Essa é uma boa forma de começar a ser criativo. Pegue caneta e papel, vá para um lugar quieto e apenas escreva por mais ou menos 10 minutos. Foque em coisas que fazem você triste. O que chateia você? O que faz você chorar? Quais foram alguns dos momentos mais tristes da sua vida? Por que esses momentos foram tristes? Como você estava se sentindo durante essas partes da sua vida? Tente não se autocensurar tanto, apenas escreva seus pensamentos como eles vêm. Às vezes, as emoções cruas que você encontra na escrita livre podem ser usadas depois em composições. [8] X Fonte de pesquisa
-
Faça um esboço. Antes de começar a compor a letra, faça um breve rascunho. Decida quantos versos você terá, se terá uma ponte e duração do refrão, escreva o esqueleto do que discutirá na sua música.
- Um esboço não precisa ser cheio de frases. Você está apenas tentando passar o básico do que vai escrever, de quantos versos precisará e assim por diante.
- Coloque seu título na parte de cima da página. Depois, escreva "Verso Um" e uma frase curta sobre seu primeiro verso. Por exemplo, "Verso Um, sobre a tristeza da mudança". Então, adicione seu refrão se for incluir um. Por exemplo, "Refrão expressando tristeza de mudar para longe da Lapa". Depois, esboce o que quer discutir no segundo verso. Continue até sua música estar completamente planejada.
- Você também pode anotar mais ou menos quantas sílabas cada verso deve conter. Isso pode ajudar a criar uma estrutura quando você começar a compor.
-
Pense na conotação enquanto escreve. Em qualquer tipo de escrita criativa é necessário pensar na conotação das palavras usadas. Ela é um segundo significado, associado com a palavra em conjunto com o significado literal. [9] X Fonte de pesquisa Por exemplo, a palavra "frio" literalmente significa temperatura baixa, mas também leva à conotação de reservado, mesquinho e emocionalmente distante.
- Enquanto escreve sua letra, pause depois de cada linha e avalie as palavras. Escolha as mais poderosas e impactantes em qualquer linha e pense no que essas palavras poderiam significar para outras pessoas. Caso as conotações não transmitam tristeza, encontre outras palavras. [10] X Fonte de pesquisa
- Digamos que você esteja escrevendo sobre um término recente. Você tem uma linha que diz algo como "Quando você foi embora, eu fiquei parado no sol esperando pelo seu retorno". A luz do sol é normalmente associada com memórias felizes. Se você foi deixado no sol, o ouvinte pode entender que a ausência dessa pessoa teve um efeito positivo na sua vida. De que outra forma você poderia formular essa frase? Que tipos de clima as pessoas associam com emoções tristes? Considere substituir "sol" por algo como "chuva" ou "frio". [11] X Fonte de pesquisa
-
Tente usar símile e metáforas. Essas são figuras de linguagem usadas frequentemente em músicas. Símiles e metáforas comparam dois assuntos diferentes para mostrar suas similaridades. A primeira é uma metáfora que usa "como" ("Você viveu a vida como uma vela ao vento") enquanto uma metáfora apenas diz que uma coisa é outra ("Seu amor é um vestido vermelho"). [12] X Fonte de pesquisa
- Primeiro, seja específico. Que tipo de tristeza você está tentando passar? Luto? Coração partido? Perda? Arrependimento?
- Quando tiver escolhido o tipo específico de emoção que quer transmitir, escreva algumas imagens e ideias que podem ser associadas com aquela imagem. Por exemplo, digamos que você está tentando escrever sobre luto e sua música fala sobre a perda de uma pessoa querida. Pense em coisas que passam uma ideia de morte, como um terreno árido, uma luz se apagando, uma planta em decomposição e assim por diante. Daqui, faça uma metáfora ou símile. Diga algo como "Sua morte foi uma rosa pisoteada no seu auge".
- Músicas nem sempre deixam as metáforas explícitas. Muitas músicas usam metáforas estendidas, usando linguagem simbólica durante a música para falar sobre uma coisa quando na verdade é sobre outra. Regina Spektor tem uma música chamada "Field Below" (campo abaixo) em que ela descreve uma paisagem árida. Entre as descrições dela, há linhas como "Mas você não vive mais no centro, e tudo deve vir e ir embora". Isso indica que a paisagem é uma metáfora para uma perda pessoal. [13] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Preste atenção no arranjo musical das suas músicas tristes favoritas. Volte às músicas tristes que estava escutando enquanto procurava por inspiração. Procure a partitura dessas músicas e preste atenção em quais notas e acordes os compositores usaram.
- Essas músicas usam andamento rápido ou lento? Como você se sente quando escuta essas músicas? Por quê? Como a música explora os sentimentos de tristeza e dor?
- Pode ser útil procurar a partitura dessas músicas. Aprenda a tocar suas músicas tristes favoritas no piano, violão ou outro instrumento. Isso o ajudará a ter uma ideia de como compor sua própria melodia.
-
Ajuste sua melodia e letra. Depois de estudar várias músicas tristes, brinque com seu violão, piano ou outro instrumento que seja. Dedilhe ou acompanhe enquanto canta baixinho, tentando encontrar os acordes, teclas e tons certos para a música. Isso pode requerer um pouco de prática e dedicação antes de encontrar algo que funciona para você.
- Você pode ter que ajustar sua letra e melodia no processo para que a música funcione. Por exemplo, a melodia pode não ter batidas suficientes para toda a letra caber. Você terá que reduzir sua letra ou aumentar um pouco a melodia.
- Lembre-se de que a melodia não precisa ser complexa, especialmente se você for um compositor iniciante. Tente manter a melodia simples, usando alguns acordes e notas básicas. Conforme for escrevendo mais músicas, pode experimentar com melodias mais complexas.
-
Cante sua música e veja se pode melhorá-la. Quando tiver escrito o acompanhamento musical, cante sua música. Faça uma gravação e depois toque-a. Peça para um amigo ou parente dar a opinião. Pergunte especificamente como essas pessoas se sentem quando escutam a música. Caso a música não esteja passando tristeza, você pode ter que ajustar algumas partes da letra ou melodia para transmitir o sentimento. Pode levar alguns rascunhos antes que a música fique do jeito que você quer.Publicidade
Referências
- ↑ http://robinfrederick.com/learn-how-to-write-a-song/#songform
- ↑ http://robinfrederick.com/learn-how-to-write-a-song/#songform
- ↑ https://blog.udemy.com/how-to-write-a-good-song/
- ↑ https://blog.udemy.com/how-to-write-a-good-song/
- ↑ https://blog.udemy.com/how-to-write-a-good-song/
- ↑ https://blog.udemy.com/how-to-write-a-good-song/
- ↑ http://blogs.scientificamerican.com/observations/music-and-speech-share-a-code-for-c-2010-06-17/
- ↑ http://blog.dormify.com/style-notes/how-to-write-your-own-break-up-songs
- ↑ http://dictionary.reference.com/browse/connotation
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 14 859 vezes.
Publicidade