PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

No mundo empresarial, uma manifestação de interesse (ou MI) é um documento geralmente escrito por candidatos a determinadas vagas de emprego. Como o próprio nome já diz, o documento serve para mostrar ao empregador o interesse pela vaga. Uma boa carta manifestação de interesse deve incluir também algumas informações que mostrem porque o candidato é ideal para o emprego. Em alguns sentidos, a MI é parecida com a Carta de Apresentação.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Fazendo um esboço da sua manifestação de interesse

PDF download Baixe em PDF
  1. Na teoria, uma pessoa que está se candidatando a uma vaga de emprego deve ter várias opções de vagas. Assim como você deve dizer em sua MI porque é o candidato certo para a vaga, deve dizer também porque escolheu especificamente esse trabalho. O que lhe atraiu nessa vaga? Em que pontos ela corresponde com os seus objetivos pessoais e profissionais? Os recrutadores adoram ouvir que suas vagas são mais atrativas que as outras, pois os fazem pensar em você como alguém leal.
    • Não seja sincero demais neste ponto, porém não seja desonesto. Por exemplo, se você está querendo o emprego muito mais por causa do dinheiro, não destaque este ponto, pois muitos recrutadores preferem não contratar pessoas que se mostrem interessadas somente no salário e nada mais. Tente focar em outras coisas no cargo que lhe atraiam, mesmo que sejam pequenos detalhes, como a flexibilidade de horário, a experiência, as oportunidades diferentes, etc.
    • Por exemplo, no caso descrito acima, o da vaga de TI, você pode dizer que o trabalho proporcionará uma oportunidade de usar suas habilidades para fazer algo útil para o bem da comunidade; não se deve dizer, por exemplo, "Eu desejo ser contratado por conta do bom salário e dos benefícios."
  2. Antes de começar a escrever, redija um pouco sobre as experiências anteriores de trabalho relevantes para a vaga que você almeja e sobre as habilidades relativas ao serviço que lhe tornem um candidato interessante. Não perca tempo com habilidades e experiências que não sejam relevantes para a vaga, pois o objetivo é mostrar que você é uma boa escolha para esse cargo específico, e não para qualquer emprego.
    • Por exemplo, digamos que você esteja se candidatando a uma vaga de TI em um órgão do governo. Se você tem experiência com tecnologia e computadores, definitivamente deve incluir isso na MI. O que você não deve colocar são experiências sem relação com a vaga, como seu trabalho de verão em um navio pesqueiro. Além disso, você deve colocar habilidades específicas que possam ser úteis no emprego, como conhecimentos de linguagem básica de programação.
  3. Uma MI deve ser clara e concisa. [1] Para facilitar essa tarefa, você pode resumir o objetivo da sua MI em uma única sentença (assim como fazemos nos resumos de teses na faculdade). Pode parecer um pouco mercenário escrever simplesmente: "Eu quero que essa carta me consiga o emprego," por isso, tente focar no que esse emprego significa, pessoal e profissionalmente, e como você pode se destacar nessa posição.
    • Por exemplo, no caso da vaga de TI, podemos resumir o objetivo da MI da seguinte maneira: "O propósito desta carta é mostrar como posso usar minhas habilidades e experiências em um cargo na área de TI." O melhor é não se mostrar muito convencido dizendo, "O objetivo desta carta é mostrar que eu sou o melhor e devo ser contratado."
  4. Por fim, sua MI deve provar ao recrutador que você é a melhor escolha entre todos os candidatos. Pense nas razões que possam fazê-lo se destacar entre possíveis candidatos com a mesma experiência que você. Pense nas coisas que você pode acrescentar à empresa. Veja alguns pontos a considerar:
    • Sua personalidade. Uma pessoa bem qualificada pode não conseguir uma vaga simplesmente por não se encaixar no ambiente de trabalho. Por exemplo, para um emprego na área do varejo, a pessoa deve ser aberta, extrovertida e comunicativa.
    • Sua disponibilidade. Cargos diferentes exigem diferentes compromissos em relação ao horário; alguns são no padrão do horário comercial, outros são diferentes e podem exigir que você trabalhe à noite ou nos fins de semana.
    • O rumo da sua carreira. Os recrutadores preferem contratar pessoas cujo caminho lógico de carreira passe por essa vaga; em outras palavras, ninguém gosta de contratar uma pessoa que esteja fazendo uma tremenda mudança na carreira, pois pode ser que tal sujeito não fique no emprego por muito tempo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escrevendo sua manifestação de interesse

PDF download Baixe em PDF
  1. A MI é um documento profissional formal, portanto mantenha esse tom desde o início. Isso inclui a saudação inicial. As primeiras impressões são um ponto chave, portanto comece da maneira correta. No caso de uma MI, a melhor opção é se dirigir a uma pessoa específica, no caso aquela encarregada de selecionar os candidatos, geralmente chefe do departamento de RH; use um simples "Caro(a) Sr./Sra. (Sobrenome),". Se não souber o nome da pessoa, você pode ligar para a empresa e perguntar ou usar uma saudação generalizada: "Caro Recrutador,".
    • Outra opção é começar sem nenhuma saudação. [2]
    • Muitas empresas desaconselham o uso da expressão "A quem possa interessar", pois ela pode soar muito impessoal ou desinteressada. [3]
  2. Após a saudação, não perca tempo: comece imediatamente a explicar quem você é, qual a sua história e por que está escrevendo. Essa introdução deve conter apenas um parágrafo e não mais que algumas sentenças. Lembre-se de que os recrutadores leem dezenas dessas cartas; portanto, quanto mais rápido eles chegarem às informações importantes, melhor.
    • Por exemplo, para a vaga de TI, a seguinte introdução é ideal, pois ela contém as principais informações em apenas três sentenças:
      "Meu nome é Joana Pereira. Estou escrevendo em resposta à vaga para "Profissional de TI" anunciada em vosso website. Por ser uma veterana na área, com mais de dez anos de experiência, e por ser pessoalmente apaixonada pela profissão, acredito ser uma candidata ideal para esta vaga."
  3. Em seguida, detalhe suas qualificações. Comece com seu histórico profissional, principalmente se ele for bem interessante. Não é preciso ser detalhista como em um currículo. É o suficiente dizer algo como, "Durante cinco anos trabalhei na Empresa X em um cargo de gerência," ao invés de listar as datas de entrada e saída do emprego e as atividades e responsabilidades do cargo, como fazemos em um currículo. Como sempre, tente ser breve, mantendo todas as informações em um único parágrafo, se possível.
    • Caso você não tenha um histórico profissional relevante, não se preocupe. Mantenha o foco em suas habilidades, personalidade, ética profissional e em qualquer atividade que você tenha participado que possa ser relevante. Por exemplo, se você estiver se candidatando ao seu primeiro emprego como sub-chefe em um restaurante, descreva sua experiência com culinária (seus cursos e formação na área), bem como suas experiências relacionadas em restaurantes (como trabalhos de garçom, recepcionista, etc.).
  4. Sua experiência é fundamental, mas não é tudo; às vezes, as habilidades podem ser bem mais atrativas para o recrutador do que os muitos empregos anteriores. Mencione qualquer conhecimento especializado que você tenha que possa ajudar na sua função. Existem muitas coisas que você pode incluir. Veja algumas abaixo:
    • Idiomas. Você é fluente ou possui conhecimentos em algum idioma? Essa pode ser uma grande vantagem em uma empresa internacional.
    • Habilidades técnicas. Você tem conhecimentos de computador? Domina o Excel? Conhece algo sobre web design? Em empresas de tecnologia, essas habilidades são quase obrigatórias.
    • Certificados especiais. Você possui licença para operar uma empilhadeira? Ou uma solda? Para dirigir um caminhão? Para lidar com comida? Para empregos que necessitam de habilidades especiais, esses certificados são essenciais.
  5. Quase chegando no fim da sua MI, vale gastar mais algumas frases para explicar porque você seria a pessoa ideal para essa vaga. Ao invés de dizer que você se encaixaria perfeitamente na cultura da empresa, foque nos pontos que lhe tornam um profissional a ser valorizado. Veja abaixo alguns pontos que você pode citar:
    • Personalidade. Você é simpático e honesto? Você se dá bem com seus colegas em geral? Recrutadores gostam de candidatos que saibam trabalhar em equipe; pessoas positivas, capazes de manter alta a moral da empresa.
    • Preferências sociais. Você é comunicativo, sociável, extrovertido? Ou é quieto, focado, introvertido? Seus hábitos de interação podem ter uma grande influência na sua performance profissional; alguns empregos exigem pessoas mais comunicativas, outros nem tanto.
    • Objetivos e Paixões. Esse emprego é algo que você gosta de fazer? Ele pode ajudá-lo a atingir seus objetivos? Os recrutadores preferem profissionais com grandes objetivos e metas pessoais.
  6. Após dizer tudo o que precisava dizer para mostrar que é um bom candidato, finalize a carta de maneira sucinta e educada. Não perca tempo com conclusões longas e dramáticas; o recrutador pode se aborrecer ao ter que ler mais que o necessário.
    • Por exemplo, no caso da vaga de TI, conclua da seguinte maneira:
      "Sinta-se a vontade para contatar-me por telefone ou e-mail (inclua as informações de contato). Aguardo um retorno! Obrigada pela atenção.
      Atenciosamente,
      Joana Pereira"
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aperfeiçoando uma manifestação de interesse

PDF download Baixe em PDF
  1. Como dito acimo, uma MI deve ser um documento breve e sucinto. Para deixá-la no formato perfeito, é preciso ser um editor impiedoso. Ao terminar a primeira versão, leia-a por inteiro e procure por informações desnecessárias. Sempre que vir uma frase mais longa, resuma-a. Caso você veja uma palavra muito complicada, substitua-a por uma mais simples e menor. Sua MI deve ser um documento funcional, não uma oportunidade para exibir suas habilidades linguísticas; portanto, simplifique.
    • Se você tiver tempo, faça uma pausa após terminar de escrever e antes de iniciar sua revisão. Isso faz com que você se distancie do texto de maneira saudável, facilitando a identificação de erros. [4]
  2. Uma MI sempre deve ser escrita de maneira formal, como manda a escrita empresarial. Evite usar gírias, expressões coloquiais ou humor. Lembre-se de que a pessoa que vai ler sua MI não o conhece, portanto ela não sabe quais as suas intenções quando faz determinadas escolhas de linguagem. Uma boa dica é escrever a MI como se estivesse fazendo um discurso muito importante para muitas pessoas. [5]
    • Um exemplo óbvio: ao falar das suas experiências de trabalho, é muito mais profissional dizer: "De 2002 a 2006, trabalhei como Consultor Freelancer para diversos contatos pessoais" do que dizer: "De 2002 a 2006, eu fiz pequenos trabalhos freelancer para umas pessoas que conheço", mesmo que as duas queiram dizer a mesma coisa.
  3. Depois de escrever sua carta, revise sua formatação para que ela obedeça às convenções da escrita formal e profissional, possibilitando uma leitura mais fluída. Normalmente a formatação é a mesma de uma carta de apresentação ou documento similar. Veja abaixo alguns aspectos de formatação que podem causar um pouco de confusão: [6]
    • Cabeçalho: No canto superior esquerdo da sua MI, coloque seu nome, endereço, telefone e e-mail (cada um em uma linha. Deixe um espaço entre o cabeçalho e a saudação.)
    • Espaçamento: O texto nos parágrafos deve ter o espaçamento simples. Deixe um espaço entre cada um dos parágrafos.
    • Margem: Deixe uma margem na primeira frase de cada parágrafo ou alinhe todo o texto do lado esquerdo. Muitos aconselham que você abra mão das margens caso pule linhas entre os parágrafos. [7]
    • Encerramento: Deixe três espaços entre o encerramento (ex.: "Atenciosamente,") e seu nome.
  4. Quando sua MI estiver pronta para ser enviada, faça uma última revisão para procurar erros de gramática ou outros erros que possam ter passado. Veja se não há nenhum erro de ortografia, uso inapropriado de palavras, erros gramaticais e informações desnecessárias. Abaixo estão alguns pontos para considerar na revisão: [8]
    • Faça a revisão em papel, não no computador. Veja seu trabalho em um formato diferente para evitar o "olhar cansado" de trabalhar no computador durante muitas horas.
    • Leia em voz alta. Ouvir o texto ajuda a detectar erros. Esse método é particularmente bom para identificar frases que possam ter ficado sem sentido.
    • Peça ajuda a um amigo. Alguém que não conheça seu texto é capaz de encontrar erros que possam ter escapado da sua revisão, pois normalmente quando trabalhamos muito tempo em um texto ficamos "cegos" aos erros.
    Publicidade

Dicas

  • Evite começar todas as frases com "Eu" (ex.: "Eu acho que...", "Eu acredito...", e assim por diante). Usar a primeira pessoa com frequência pode deixar sua MI entediante e repetitiva.
Publicidade

Avisos

  • Não se refira ao recrutador como "você" (ex.: "Você deve me contratar porque...", "Eu sou a pessoa ideal para a empresa que você gerencia, pois..."). Esse tratamento é informal e, às vezes, é visto como rude. [9]
  • Evite usar palavras muito complicadas ou jargões para impressionar o recrutador. As pessoas não gostam de ter que decifrar um longo e entediante texto à procura das suas habilidades e qualificações. Alguns podem nem entender sua linguagem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 80 684 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade