Baixe em PDF Baixe em PDF

É educado e apropriado enviar uma mensagem de agradecimento depois de receber qualquer tipo de presente, em especial se a pessoa que o deu não tiver estado presente quando você o abriu. [1] As pessoas às vezes adiam escrever mensagens de agradecimento de Natal pelo mesmo motivo que adiam fazer quaisquer outras mensagens do gênero como cartões ou cartas: elas acham que precisam seguir um processo determinado que requer uma verborragia muito específica para escreverem as mensagens corretamente. A verdade é que praticamente qualquer um consegue fazer uma mensagem simples, sincera e que, na certa, será apreciada pelo destinatário.

Método 1
Método 1 de 3:

Iniciando o processo

Baixe em PDF
  1. Ao recebê-los em um evento, peça para que alguém registre os presentes recebidos e quem os enviou. [2] Isso facilitará na hora de escrever as mensagens de agradecimento.
  2. Embora receber algo assim seja bom a qualquer momento, é melhor enviar a mensagem de agradecimento entre um dia e duas semanas depois de abrir o presente. [3] Se esperar muito mais que isso, a pessoa pode achar você rude. No entanto, se preferir, também pode seguir o antigo adágio: "antes tarde do que nunca".
  3. A maioria das mensagens e cartas começam com um "Caro" ou "Querido" seguido do nome da pessoa e de uma vírgula; por exemplo, "Caro Juliano,".
    • Pode ser uma boa usar um apelido ou um nome que evidencie o relacionamento, como "Querida Mamãe" ou "Querida Fê".
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escrevendo a mensagem

Baixe em PDF
  1. Diga à pessoa por que está enviando a mensagem. Provavelmente, você começará dizendo "obrigado", mas é possível ser mais criativo e relatar como foi a cena de quando abriu o presente, caso a pessoa não tenha estado lá.
    • Um exemplo de frase de abertura pode ser: "Estou escrevendo para agradecer o presente que me deu de Natal".
    • Uma abordagem menos tradicional pode ser: "Na manhã de Natal, a família toda desceu as escadas furtivamente. A casa estava praticamente em silêncio até as crianças começarem a gritar de alegria ao verem as novas e brilhantes bicicletas para toda a família nos esperando!".
  2. Fale de forma explícita sobre ele. Isso comunicará à pessoa que você sabe qual contribuição exata ela fez.
    • Se tiver perdido a noção do que ganhou e não tiver certeza, é melhor ser vago e dizer "agradeço seu ótimo presente" do que falar da coisa errada.
    • Se tiver recebido dinheiro, é legal dizer algo como "agradeço muito sua generosidade".
  3. Use uma linguagem descritiva específica ao falar da sensação. Isso fará com que a mensagem pareça mais real para o leitor.
    • Por exemplo, você pode dizer: "Eu ainda estava me sentindo sonolento e frustrado porque nossa cafeteira quebrou de novo. Então, abri seu presente e vi uma cafeteira programável novinha em folha, e meu coração quase pulou para fora do peito".
    • Outro exemplo seria: "As crianças ficaram tão animadas quando viram seus pijamas combinando. Pedi que abrissem os pacotes ao mesmo tempo e fiquei orgulhoso por vê-los levantando-os e falando sobre o quão legal seria usá-los para dormir naquela mesma noite".
  4. Faça com que a pessoa se sinta satisfeita ao explicar o quão útil ou legal é o item que ela deu. [4]
    • Por exemplo, diga que a cafeteira nova faz o melhor café que já provou e que as funções programáveis fazem com que você se sinta mimado.
    • Para um item que ainda não usou, como uma peça de roupa, explique quando planeja vesti-la. Por exemplo, "Mal posso esperar para colocar aquele casaco preto e brilhante na festa de Ano Novo".
    • Para um toque extra especial, considere incluir uma foto do presente em uso. [5]
  5. Depois de focar no que ganhou, é legal dar um resumo sobre como você passou o resto do dia. [6] Isso é ótimo se você estiver mandando uma mensagem para alguém com quem não passou o Natal.
    • Por exemplo, você pode dizer: "Depois de abrir os presentes, fizemos a ceia e conversamos por horas" ou "Ficamos exaustos por irmos a quatro festas de Natal em um dia: na nossa casa, na dos meus pais, na do pai do meu marido e, depois, fomos à casa da mãe dele. Precisamos de férias!".
  6. Embora esse tipo de mensagem seja correspondência de mão única, é legal perguntar (ou ao menos comentar) sobre a noite da outra pessoa. Tente tornar a coisa o mais pessoal possível.
    • Por exemplo, "Como foi seu Natal? Você aproveitou seu cruzeiro tanto quanto achou que aproveitaria?".
    • Outro exemplo seria, "Espero que tenha tido um Natal agradável, cheio de amor e risadas".
  7. Se planejar visitar a pessoa que enviou o presente ou vice-versa, mencione que mal pode esperar por isso. Se dificilmente forem se ver nos próximos tempos, expresse um desejo de conversar com ela ao telefone ou de escrever cartas no futuro.
    • Por exemplo, "Mal posso esperar para ver você em fevereiro; já faz muito tempo!" ou "Espero falar contigo logo; pode me ligar ou escrever a qualquer hora!".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Finalizando a mensagem

Baixe em PDF
  1. Pode ser algo simples, como "obrigado de novo pelo presente", mas esse gesto lembrará o leitor da razão pela qual escreveu em primeiro lugar.
    • Este passo pode ser pulado se você terminar com (no próximo passo) "obrigado de novo".
  2. Seu relacionamento com a pessoa determinará a maneira adequada de finalizar antes de colocar sua assinatura. Amigos próximos ou parentes podem receber um "Com amor, [seu nome]". Outras opções são: "muitas saudades", "um abraço", "atenciosamente", "um beijo" ou "obrigado de novo".
  3. [7] Não precisa ser seu nome todo. Se estiver escrevendo uma carta para seu filho, pode assinar "Mamãe", por exemplo. Se a pessoa chamar você por um apelido, é apropriado terminar com ele. Talvez seja uma boa, no entanto, assinar o nome todo quando for uma carta para conhecidos ou colegas de trabalho.
  4. Coloque-a num envelope, escreva o endereço da pessoa do lado de fora (certifique-se de que seja o endereço atual), vá ao correio e mande.
    Publicidade

Dicas

  • Mais e mais frequentemente, essas mensagens estão sendo enviadas na forma de e-mails. Embora alguns não gostem dessa abordagem, é importante lembrar que o ato de agradecer a alguém é que importa, não o meio usado para isso. Se seu conhecido usar o e-mail dele para correspondência pessoal, enviar a mensagem através dele será apropriado.
  • Mensagens de agradecimento de Natal não precisam ser escritas em cartões formais de agradecimento. Um papel de carta simples ou mesmo uma folha de caderno é o suficiente. Não adie o serviço porque não tem um papel chique em casa.
  • Pode ser uma boa enviar o texto em um cartão com tema de Natal ou mesmo um em branco.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 130 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade