Baixe em PDF Baixe em PDF

Escrever receitas é uma arte. Os cozinheiros que a dominam são capazes de produzir receitas sempre deliciosas e satisfatórias. Um mero errinho na hora de anotar uma medida ou um ingrediente pode resultar em um desastre. Logo, se for escrever uma receita, escolha bem as suas palavras e coloque o passo a passo à prova antes de compartilhá-lo com os outros. Leia este artigo para aprender a escrever receitas bem elaboradas que farão justiça às suas criações culinárias.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Fazendo as preparações iniciais

Baixe em PDF
  1. Uma receita é um conjunto de passos em direção a um final delicioso. Escrever uma receita é dar um presente para quem vai lê-la. Caso queira escrever a receita de um prato que você já sabe fazer de olhos fechados, pense em qual é a melhor maneira de apresentar o seu processo para os outros. Quem são os seus leitores? Como eles cozinham? Tenha sempre o seu público-alvo em mente na hora de escrever uma receita. [1]
    • Para passar adiante uma receita de família, não se esqueça de preservar a autenticidade dela. Você vai precisar das medidas e dos ingredientes certinhos para que as futuras gerações possam recriar os biscoitinhos da vovó ou o feijão do tio Beto e saborear parte da história da família.
    • Caso esteja escrevendo para um público mais amplo, o sabor do prato e a acessibilidade da receita são mais importantes do que a autenticidade. É essencial que os leitores não tenham dificuldade para encontrar os ingredientes listados e que não se arrependam na hora de provar o resultado final.
    • Leve em conta, também, o nível de habilidade dos seus leitores. Veja se há alguma forma de deixar a receita mais acessível para cozinheiros de primeira viagem. Caso ela conte com etapas impossíveis de serem simplificadas, descreva-as da maneira mais clara possível.
  2. Separe todos os ingredientes necessários para a sua receita. Pode ser que você precise prepará-la mais de uma vez para fazer alguns ajustes. Logo, compre todos os ingredientes em grandes quantidades. Não se esqueça de medir as quantidades de água, gelo e outros ingredientes que você esteja pensando em eliminar.
  3. [2] Separe todas as panelas, frigideiras, espátulas, fouets e quaisquer outros utensílios de que você possa precisar. Caso costume usar aparelhos mais profissionais, como uma batedeira, pense se os seus leitores poderiam prepará-la à mão. Ofereça sugestões e alternativas para deixar a receita o mais acessível possível.
  4. Finja que você está preparando o prato pela primeira faz. Faça tudo da forma que quiser que os seus leitores façam. Comece com os preparativos básicos. Preaqueça o fogão ou o forno e monte a receita com ingredientes crus. Preste atenção nas medidas e nas técnicas que está usando, bem como na ordem em que está adicionando os ingredientes.
    • Tome notas do que está fazendo. Anote as medidas de cada ingrediente. Descreva cada etapa do processo usando uma terminologia culinária bem básica. Não deixe nenhum passo de fora. Deixe para editar a receita mais tarde, se precisar.
    • Experimente tirar fotos. Um passo a passo com fotos vai atrair mais leitores e fornecer informações extras a respeito de técnicas complicadas. Tire fotos de todas as etapas da receita ou peça para alguém tirar fotos suas enquanto cozinha. Mesmo que você não faça um passo a passo ilustrado, é sempre bom ter uma foto do prato pronto.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Listando os ingredientes

Baixe em PDF
  1. Anote a quantidade exata que você usou de cada ingrediente. Liste as medidas usando o sistema mais comum no lugar em que você vive. Nos países de língua portuguesa, o mais usado costuma ser o sistema métrico. [3]
    • Abrevie as medidas de maneira consistente. Use, por exemplo, cc para colheres de chá e cs para colheres de sopa.
    • Caso algum ingrediente não tenha uma medida numérica, escreva-o iniciado por letra maiúscula, como, por exemplo, "Azeite de oliva".
  2. [4] O mais comum é listar os ingredientes na ordem em que eles são adicionados à receita para que o leitor consiga ter uma noção de quais itens já usou.
  3. Em uma receita de bolo, por exemplo, quase todos os ingredientes secos são colocados juntos dentro da vasilha. Como não é possível listá-los por ordem de uso, liste-os por ordem de volume: 2 xícaras de farinha , 1 colher de chá de bicarbonato de sódio , 1/4 colher de chá de sal etc. [5]
  4. Em algumas receitas, é necessário usar um mesmo ingrediente em duas ou mais etapas. Você pode, por exemplo, bater a manteiga com açúcar para fazer a massa de um bolo de café e, depois, usar a manteiga de novo para a cobertura. Nesses casos, escreva "em partes" ao lado da quantidade do ingrediente em questão. Como, por exemplo, "6 colheres de sopa de manteiga, em partes".
  5. Caso a receita tenha dois ou mais componentes separados, como uma torta com massa e recheio, divida a lista de ingrediente em duas ou mais seções. Não se esqueça de dar um título para as seções, como "Recheio", "Massa" e assim por diante.
  6. A não ser que um produto específico seja essencial para que a receita dê certo, dê preferência para os nomes genéricos dos ingredientes em vez das marcas. Ou seja, em vez de "2 xícaras de farinha Dona Benta", escreva "2 xícaras de farinha de trigo". [6]
  7. Para deixar a parte do passo a passo mais concisa, inclua as técnicas mais simples, como picar, fatiar e derreter, na lista de ingredientes. Comece pela medida e insira a técnica necessária após o nome de ingrediente, como nos exemplos abaixo: [7]
    • 1 xícara de manteiga derretida.
    • 2 colheres de sopa de chalotas fatiadas.
    • 1 1/2 xícaras de pimentões picados
    • 2 maçãs descascadas e fatiadas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Escrevendo o passo a passo

Baixe em PDF
  1. Quando usados incorretamente, os utensílios de cozinha podem destruir uma receita. Seja bem detalhista na hora de explicar o tamanho, o formato e o material dos utensílios necessários para fazer um prato. Escreva, por exemplo, "uma forma de torta de 20 cm" ou "uma frigideira de ferro fundido" para que os seus leitores não se confundam.
    • Avise para os leitores quando eles puderem substituir um determinado utensílio por outro. Em diversas receitas, é possível usar um liquidificador na falta de um processador de alimentos, por exemplo.
    • Inclua, também, uma lista de utensílios especiais, como uma panela de banho-maria, barbante, uma pedra para pizza etc.
  2. [8] Divida a preparação da receita em um passo a passo simples e descreva as técnicas usadas sem usar jargões muito específicos. Os passos mais longos e complicados devem ser descritos em parágrafos únicos para deixá-los mais simples para os leitores. Não use muitos adjetivos nem exagere na quantidade de informações. Diga apenas o mínimo necessário para que a receita fique direitinha. Aqui vão alguns exemplos:
    • Derreta a manteiga em uma frigideira grande de ferro fundido em fogo médio alto. Adicione as chalotas e a cebola. Refogue até ficarem translúcidas, por mais ou menos cinco minutos. Adicione o alho e refogue por mais um minuto.
    • Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme leve e fofinho. Adicione e bata os ovos um a um. Em uma vasilha separada, misture a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal.
  3. Caso a receita exija um forno, diga a temperatura exata em que ele deve ser preaquecido. Para receitas de fogão, use termos comuns, como "fogo alto" e "fogo baixo", para indicar a temperatura da panela.
    • As temperaturas também podem ser incluídas nas técnicas. Escreva, por exemplo "deixe levantar fervura em fogo médio baixo" para indicar que a sopa não deve ferver totalmente.
    • Diga por quanto tempo a comida deve ser cozinhada. Escreva "asse por 20 a 25 minutos" ou "tampe e deixe cozinhar por uma hora e meia .
  4. Cada forno é um forno, e o mesmo vale para os fogões. Logo, é sempre bom incluir dicas a respeito da aparência, da consistência e do cheiro que a comida deve ter ao fim de cada etapa. Aqui vão alguns exemplos:
    • Asse por 15 minutos, mais ou menos, até o queijo borbulhar.
    • Asse até a parte de cima ficar dourada e crocante.
    • Cozinhe até o sabor ficar uniforme.
    • Cozinhe até o creme ficar grosso o bastante para grudar nas costas da colher.
    • Cozinhe até o recheio assentar.
    • Cozinhe até a carne do peixe ficar opaca e firminha.
  5. As receitas com técnicas múltiplas e muito complicadas precisam de um passo a passo dividido em parágrafos. Cada parágrafo deve conter um passo da receita. Caso esteja escrevendo uma receita de torta, por exemplo, separe a técnica necessária para fazer a massa e a do recheio em parágrafos distintos.
  6. A última parte do passo a passo deve descrever a forma de finalizar o prato, como "deixe esfriar por dez minutos antes de cortar" ou "decore com coentro picado". Descreva, também, a aparência e o gosto do resultado final para que os leitores saibam o que esperar.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Dando os toques finais

Baixe em PDF
  1. Um título descritivo vai atrair mais leitores e diferenciar a sua receita de outras variações existentes por aí. [9] Não é necessário exagerar na descrição. O prato pronto vai falar por si mesmo. Basta bolar um título apetitoso e chamativo, com um toquezinho pessoal, como os exemplos abaixo:
    • Brownies de cacau da Taís.
    • Sopa agridoce de frango.
    • Biscoitos de aveia salgadinhos e crocantes.
    • Famosa moqueca do tio Pedro.
  2. Caso a receita tenha uma história especial, bole uma introduçãozinha para ela. Assim, os leitores saberão o tanto de amor envolvido na criação do prato. Escreva sobre quem inventou a receita e sobre as alterações feitas ao longo do tempo, ou compartilhe anedotas sobre momentos em que a sua família saboreou o prato.
  3. Acrescente informações extras que possam ser de ajuda para o leitor na hora de colocar a mão na massa. Aqui vão algumas coisinhas que você pode incluir: [10]
    • Diga quantas porções a receita faz.
    • Escreva quanto tempo a receita leva para ficar pronta, do preparo ao cozimento.
    • Dê sugestões de decorações e acompanhamentos para a hora de levar o prato à mesa, como "cubra com uma colher de sorvete de baunilha" ou "sirva com pão francês fatiado".
    • Inclua substituições possíveis para dar conta de restrições alimentares, como "as castanhas de caju podem ser substituídas por avelãs" ou "use tofu em vez de frango para fazer uma versão vegetariana do prato".
    • Avise o leitor de problemas que podem ocorrer durante o preparo da receita. Diga, por exemplo, "não abra a porta do forno para que o bolo não caia" ou "tome cuidado para o óleo não queimar".
  4. [11] Não deixe a receita ficar complicada demais para os leitores. Adicione fotos para deixar as instruções mais fáceis de seguir. Aqui vão as informações essenciais que você deve incluir na sua receita:
    • Título.
    • Introdução (opcional).
    • Lista de ingredientes.
    • Passo a passo.
    • Número de porções.
    • Tempo de preparo e cozimento.
  5. Depois que a receita estiver pronta, prepare-a novamente e prove-a. Também pode ser uma boa ideia compartilhar a receita com alguém que nunca preparou o prato para ver se o resultado final fica bom. Caso o prato fique muito azedo, doce, salgado ou apimentado, por exemplo, tente encontra uma maneira de resolver o problema e recomece a receita do zero.
    • Encontrar o ajuste necessário para que uma receita dê certo nem sempre é um processo fácil. É por isso que as cozinhas de teste funcionam como laboratórios. Os cozinheiros-cientistas registram e testam cuidadosamente cada alteração.
    Publicidade

Dicas

  • Informe-se sobre diferentes temperos e especiarias, bem como a melhor forma de usá-los. [12]
  • Para criar uma receita original, comece por ingredientes que sejam normalmente compatíveis e por tempos de cozimento padrão.
  • Sempre que possível, corte a quantidade de gordura, sal e outros ingredientes pouco saudáveis.
Publicidade

Avisos

  • Todos os ingredientes que contêm patógenos que podem causar doenças devem ser manuseados e preparados com segurança. [13]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um caderno ou um gravador.
  • Utensílios para medição (colher de chá, colher de sopa, jarras de medição etc.).
  • Um termômetro de cozinha (opcional, em alguns casos).
  • Utensílios de cozinha, como vasilhas, panelas, frigideiras etc.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 23 641 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade