Baixe em PDF Baixe em PDF

Tem gente que espirra mais alto do que o normal. As explicações são as mais variadas, como: capacidade pulmonar avantajada, alergias e tendências genéticas. Independentemente de qualquer desculpa, dar um espirro alto em um lugar quieto é muito constrangedor. Por isso, prepare-se para abafá-lo ou abortá-lo sempre que necessário.

Método 1
Método 1 de 2:

Abafando o som

Baixe em PDF
  1. Carregue sempre um lenço de papel ou de tecido bem grosso. O de papel é descartável e bem portátil, mas o de tecido abafará muito melhor o som. Se estiver sem saída, comprima o nariz no ombro, no antebraço ou na dobra do braço. Qualquer tipo de pano ou parte do corpo conseguirá abafar um pouco o som do espirro.
  2. Deixe a boca um pouco aberta para evitar a compressão excessiva dos seios paranasais. [1]
    • Se conseguir prender a respiração ao mesmo tempo, abortará o espirro.
  3. Fazendo no momento exato, os sons, tanto de um quanto de outro, serão bem menores.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Prendendo o espirro

Baixe em PDF
  1. Quando perceber que o espirro está vindo, inspire profundamente pelas duas narinas e segure até a vontade passar. [2]
    • Não tampe o nariz, pois esse simples ato pode trazer sérios danos ao corpo. Eventuais transtornos auditivos e das vias nasais incluem: fraturas na laringe, ruptura dos tímpanos, alterações na voz, saliência dos globos oculares e incontinência urinária aguda.
    • Apesar de ser um método eficiente, pode deixar uma sensação de entupimento do nariz.
  2. Pressione a ponta da língua com força contra o céu da boca, bem atrás dos dois dentes incisivos (bem no ponto em que a gengiva encontra com o céu da boca). Mantenha a pressão até que a vontade de espirrar desapareça. [3]
    • Esse método funcionará melhor se realizado no momento exato em que surgir a vontade. Quanto mais esperar, menor será a eficácia dele.
  3. Quando perceber que o espirro está a caminho, coloque o dedo na parte debaixo da ponta do nariz e levante-a levemente. Quanto mais cedo aplicar o movimento, melhor será o resultado. No pior dos casos, o espirro sairá com menos força. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Não espirre em situações que exigem concentração máxima. Quando estiver dirigindo, por exemplo, empurre a ponta do nariz. Fechar os olhos involuntariamente por causa de um simples espirro pode levar a uma mudança de faixa inesperada e, consequentemente, a um acidente.
  • Seja educado e evite passar germes para outras pessoas no ambiente; por isso, sempre espirre em um lenço.
  • Após o espirro, vá ao banheiro verificar se não se sujou.
  • Se não for usar o método de prender a respiração, não inspire profundamente antes de espirrar, para evitar produzir a característica vocalização (“atchim”).
Publicidade

Avisos

  • Não segure o espirro muitas vezes, pois ele faz parte de um mecanismo natural do corpo para purificar o aparelho respiratório de microrganismos, poeira e poluição.
  • Não tampe o nariz! O aumento súbito de pressão dentro das vias aéreas e dos ouvidos pode levar a fraturas na laringe, ruptura dos tímpanos, alteração na voz, saliência dos globos oculares e incontinência urinária aguda. [5]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 809 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade