Baixe em PDF
Baixe em PDF
Cortar relações com uma pessoa não é fácil, principalmente se você ainda a ama. Ainda assim, com um pouco de tempo, paciência e estratégias saudáveis, é possível seguir em frente e encontrar a felicidade novamente. Comece removendo a pessoa completamente da sua vida, eliminando o contato e livrando-se das lembranças físicas. Depois siga em frente!
Passos
-
Corte o contato completamente. É muito difícil superar alguém se você ainda está conversando com uma pessoa ou é amigo dela nas redes sociais. Delete-a de todos os seus perfis e, se necessário, fale isso com clareza, mesmo que queira voltar a ser amigo no futuro. [1] X Fonte de pesquisa
- Você poderia dizer algo como "Por mais que gostaria de estar em bons termos com você no futuro, esse não é o melhor momento. Preciso dar um tempo na nossa amizade".
- Se precisa ver a pessoa, seja amigável, mas não seja amigo. Por exemplo, cumprimente-a ao cruzar com ela pelos corredores ou bata um papo educado sobre a logística da situação, se vocês compartilham filhos. Ainda assim, pare por aí.
DICA DE ESPECIALISTAPsicólogaSarah Schewitz é uma psicóloga com mais de 10 anos de experiência ajudando casais e indivíduos a mudarem a forma como enxergam o amor e o relacionamento. É fundadora da Couples Learn, um site para consultas online.Interrompa o ciclo se vocês estão terminando e reatando constantemente. A psicóloga Sarah Schewitz, especialista em amor e relacionamento, diz: "É muito importante cortar o contato com a pessoa se você estiver num relacionamento que vive acabando e voltando. O contato pode fazer com que vocês voltem a paquerar."
-
Desista da possibilidade de voltar com o relacionamento. Não fique remoendo a vontade de retomar o amor que vocês tinham, pois isso só o levará a fantasiar sobre a pessoa. Em vez disso, foque em abandonar o relacionamento, lembrando-se de que tudo já acabou.
- Repita mentalmente algo como "Terminamos por um motivo, e eu mereço seguir em frente com outra pessoa, no futuro, depois de me recuperar".
-
Escreva uma carta, mas não envie. Bote tudo o que está pensando no papel! Diga como ela o magoou. Relembre memórias boas e ruins. Aproveite a oportunidade para expor tudo o que está sentindo. Ainda assim, a carta é para você; não a envie!
-
Delete as mensagens e os e-mails que trocou com a pessoa. É muito provável que você vá tentar reler as conversas do passado, remoendo tudo o que aconteceu. Faça uma limpeza geral em todas as suas contas para evitar a tentação. [2] X Fonte de pesquisa
- Se tem medo de perder essas coisas para sempre, salve-as em um disco externo e deixe com um amigo. Depois, se um dia ainda quiser, você pode lê-las.
-
Guarde ou delete todas as fotos que tem da pessoa. Retire-as dos porta-retratos e apague os arquivos do celular e do computador, além das redes sociais. Você não precisa dessas lembranças, acredite.
- Se não acha que pode abrir mão completamente disso, guarde as fotos em um disco rígido ou uma pasta e peça que um amigo cuide para você.
-
Faça uma queima cerimonial das lembranças. Em alguns casos, é preciso fazer uma limpeza geral física e espiritual. Um bom jeito de se fazer isso é reunir todos os itens que o lembram da pessoa, colocar em um cesto de metal e botar fogo em tudo, sejam cartas, fotos ou roupas, por exemplo.
- Faça isso ao ar livre, em um local sem vento. Leve também um balde de água ou um extintor por precaução.
Publicidade
-
Lembre-se dos motivos pelos quais a relação não deu certo. Se estiver com dificuldade para superar alguém, sinal de que está se lembrando apenas das partes boas e ignorando as ruins. Pare e tente relembrar o motivo do término para acabar com essa fantasia. [3] X Fonte de pesquisa
- Escreva sobre isso. Em um diário, anote as lembranças dolorosas que tem para poder superar a mágoa e seguir em frente.
- O relacionamento terminou pois algo aconteceu ou porque a relação já não estava boa. Se colocar o passado em um pedestal de perfeição, vai ser difícil superá-lo.
-
Perdoe a pessoa para superar a raiva. Um bom jeito de perdoar alguém é se lembrar também das partes boas. Pense no motivo de gostar da pessoa no começo da história para tentar vê-la como um indivíduo completo que também comete erros. Somente quando vê-la desse modo, com acertos e defeitos, você conseguirá perdoá-la pelos erros. [4] X Fonte de pesquisa
- Outro modo de focar no perdão é pensar em como se sentiu sobre o que a pessoa fez. Pense em como essas emoções estão afetando a sua vida. Por exemplo, se ficou nervoso e magoado, como isso está moldando sua visão de mundo agora?
- Obviamente, alguns "erros" são maiores do que os outros. É muito mais difícil perdoar alguém que cometeu atrocidades sérias como abuso físico. Lembre-se, entretanto, que o perdão beneficia muito mais você, sem absolver o que o outro fez.
- O perdão tem a ver com abrir mão da mágoa que você tem guardada. É difícil superar os sentimentos ruins quando não se está disposto a perdoar. A ideia não é se esquecer da dor que está sentindo, mas sim parar de dar voz à raiva que guarda no coração. [5] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
-
Reformule o término como uma situação "sem culpa". Em vez de culpar-se ou de culpar a outra pessoa, o fato é que a relação terminou pois vocês não eram compatíveis. Nenhum dos dois merece levar a culpa por isso.
- Se o relacionamento foi relativamente amigável, tente se lembrar de que ambos estavam se esforçando para que a relação desse certo. Tente acabar com o ciclo da culpa.
-
Esforce-se para mudar sua resposta ao passado, em vez de desejar voltar no tempo. É normal querer voltar e mudar os acontecimentos do passado. Por mais que seja uma resposta natural, ela é inadequada. A única coisa que podemos mudar é como respondemos ao passado. Aceite esse fato, em vez de querer voltar atrás de algo que fez. [6] X Fonte de pesquisa
- Pense em um momento específico que o incomoda. Por mais que esteja pensando algo como "Queria poder retirar o que disse", reformule a frase: "Me arrependo de ter dito isso, mas aprendi com meu erro e vou melhorar no futuro".
-
Procure um terapeuta, se estiver com dificuldade. Muitas pessoas têm vergonha de procurar ajuda de um profissional de saúde mental, mas lembre-se de que milhões se consultam com terapeutas, psicólogos e outros especialistas durante momentos difíceis. Não há nada de errado nisso e não há motivo para ter vergonha. [7] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
- Você pode conversar com um terapeuta, um psicólogo, um psiquiatra, o coordenador pedagógico da sua escola, o responsável pelos recursos humanos do seu trabalho ou uma figura de autoridade da sua comunidade, como um padre ou um rabino. A ideia é encontrar alguém de confiança e com conhecimento profissional.
- Na dúvida, peça ajuda para amigos ou familiares.
Publicidade
-
Aprenda a ser independente novamente. Aproveite esse momento para se lembrar de que você é uma pessoa completa por si só. Você não precisa de mais ninguém para ser "inteiro". Use esse tempo para se redescobrir sozinho. [8] X Fonte de pesquisa
- Monte uma lista das coisas que pode fazer agora que não está mais em um relacionamento. Por exemplo, você pode passar mais tempo com seus amigos e familiares, viajar sozinho, mudar de cidade, ficar acordado até a hora que quiser, etc. Essa lista o lembrará de como pode ser divertido ser independente.
-
Lembre-se de sua força. Ao terminar com alguém, é normal sentir-se vulnerável, como se não tivesse força para superar a dor. A realidade é que você é forte o suficiente, mas precisa acreditar nisso. Coloque no papel todos os seus pontos fortes e suas conquistas do passado, e isso pode ajudá-lo a superar esse momento ruim. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você poderia escrever: "Eu tenho muita persistência. Demorei menos de um ano para começar a correr em maratonas. Essa persistência me ajudará a superar isso também".
-
Faça novos amigos em um outro círculo. Se o relacionamento foi duradouro, é provável que você tenha muitos amigos em comum com a ex. A ideia agora é fazer novas amizades que não citarão tanto o nome da sua companheira ou queiram fazer coisas com vocês dois. Assim, vai ser mais fácil seguir em frente. [10] X Fonte de pesquisa
- Não é preciso abandonar completamente seus amigos, mas ter um novo círculo criará um espaço seguro para a socialização nesse momento. Tudo bem também depender dos amigos que não tem em comum com a pessoa. Que tal reacender uma amizade que estava meio distante?
- Para fazer novas amizades, experimente fazer um curso, participar de encontros e eventos na sua região ou simplesmente conversar com um estranho em uma cafeteria.
-
Volte a namorar quando estiver pronto. Você precisa de um tempo para aceitar o fim da relação, mas uma hora você voltará a se sentir bem e poderá namorar com outra pessoa. Não é preciso entrar em um relacionamento sério tão cedo: saia para alguns encontros e conheça novas pessoas!
- Vá com calma. Não há motivo para se ter pressa, e talvez seja bom deixar isso bem claro para as pessoas com quem está saindo: "Oi, acho que preciso dizer que acabei de sair de um relacionamento muito difícil e estou procurando por algo mais casual no momento".
Publicidade
-
Expurgue as emoções através do riso e das lágrimas. Às vezes, a dor vai voltar e você sentirá vontade de chorar. Isso é normal! Chore, mas não se esqueça de rir também. Assista vídeos bobos na internet, veja alguns memes ou coloque o seu filme preferido na Netflix. O riso faz bem para a alma e pode ajudá-lo a melhorar bastante. [11] X Fonte de pesquisa
- Saia com seus amigos e riam juntos!
-
Alimente-se de modo saudável. Quando se está sofrendo, é normal não querer comer nada ou só querer comer besteira. Ainda assim, isso fará com que você se sinta pior, principalmente se exagerar no açúcar. Coma frutas, legumes e proteínas magras sempre que possível.
- Tudo bem comer um pedaço de bolo de chocolate ou um pacote de batatinhas, principalmente nos dias que seguirem o término. Só tome cuidado para não comer apenas isso. Siga uma alimentação balanceada.
-
Faça atividades físicas ao ar livre, se possível. Saia para caminhar no parque sozinho ou com um amigo. Vá para o seu clube preferido nadar um pouco. Jogue futebol, basquete, ou vôlei, tanto faz. Yoga também é uma excelente opção. Não importa o que faça, basta tirar a cabeça do sofrimento e se exercitar. [12] X Fonte de pesquisa
- Tente praticar pelo menos meia hora de exercícios por dia.
- As atividades físicas liberam endorfinas no cérebro, substâncias que causam bem-estar. Ao se exercitar ao ar livre, você também receberá o benefício da vitamina D. Sair de casa também é bom! Aproveite tudo isso!
-
Separe bastante tempo para dormir. O sono faz parte da recuperação do corpo, física e emocional. Se está com dificuldade para pegar no sono, deite um pouco antes e planeje dormir por pelo menos oito horas.
- Crie uma rotina de sono, desligando os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes do horário desejado para dormir. Beba um leite morno ou um chá, tome um banho quente e relaxe.
- Em alguns casos, há o problema oposto, no qual você só quer dormir. Por mais que um pouco de sono não seja nada mal (algo entre nove e dez horas por noite), tente não exagerar. Levante e encare o mundo!
-
Aceite o apoio de seus amigos e familiares. As pessoas que ama — parentes, amigos próximos e mentores pessoais — querem vê-lo feliz, portanto, não tenha medo de pedir um pouco de amor nesse momento difícil. Converse com eles e tente entender melhor seu estresse e suas emoções. Seu ex não era a única pessoa que o amava! Aproveite esse momento para passar um tempo com as pessoas que importam.
- Mesmo que os conselhos recebidos não sejam perfeitos, a sensação de camaradagem ainda pode ajudá-lo a se sentir melhor.
-
Retome sua rotina. Um cotidiano organizado pode ajudá-lo a se sentir mais "normal". Tente levantar e deitar nos mesmos horários todos os dias, se alimentar nos mesmos horários, etc.
- Tudo bem pegar leve por um tempo. Você está passando por maus bocados, e é normal querer relaxar um pouco a rotina. Só não deixe a situação degringolar completamente.
-
Cuide um pouco de si. Tome um banho de banheira ou faça uma massagem! Agora é a hora certa para se mimar um pouco. Vá ver aquele filme que tanto queria, faça compras ou saia da cidade por alguns dias. Faça o que o fizer se sentir bem.
- Até mesmo uma coisa simples, como tomar o seu café preferido ou sentar para ler um livro, pode ajudar.
-
Procure um novo hobby para abrir mão dos hábitos antigos. Tente aprender um novo idioma ou fazer aula de culinária, por exemplo. Pegue alguns livros na biblioteca para ler mais sobre um assunto que sempre gostou, ou veja alguns vídeos na internet. Se quiser ir além, faça um curso presencial sobre o tema. [13] X Fonte de pesquisa
- Descobrir um novo hobby cria uma sensação de independência e liberdade, além de ser revigorante e gerar criatividade.
Publicidade
Dicas
- Se um amigo perguntar sobre a pessoa, responda educadamente: "Nós terminamos. Sinto muito, mas não quero falar sobre isso, ok?". A pessoa certamente entenderá e não tocará mais no assunto.
Publicidade
Avisos
- Não recorra a comportamentos negativos como beber, usar drogas, apostar, praticar automutilação e nem ficar obcecado com o trabalho. Esses são comportamentos comuns para situações assim, mas fazem mais mal do que bem.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/living-forward/201508/5-ways-move-when-you-still-love-your-ex
- ↑ https://psychcentral.com/blog/10-tips-to-mend-a-broken-heart/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/living-forward/201508/5-ways-move-when-you-still-love-your-ex
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/living-forward/201508/5-ways-move-when-you-still-love-your-ex
- ↑ https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/forgiveness/art-20047692
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-last-best-cure/201405/15-ways-get-someone-out-your-head
- ↑ http://www.apa.org/monitor/julaug04/survey.aspx
- ↑ https://psychcentral.com/blog/10-tips-to-mend-a-broken-heart/
- ↑ https://psychcentral.com/blog/10-tips-to-mend-a-broken-heart/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 197 028 vezes.
Publicidade