Baixe em PDF
Baixe em PDF
Algumas lembranças são tão dolorosas que a gente só deseja esquecê-las para sempre. Embora não seja possível apagá-la de vez da mente, há algumas estratégias interessantes para deixar uma memória menos proeminente. Também é possível tomar algumas providências para que a emoção ruim causada pela lembrança seja alterada por alguma mais agradável. Outro caminho é substituir as memórias ruins por outras melhores. Nem sempre é possível se esquecer de uma lembrança, portanto, o melhor a se fazer é consultar um psicólogo para aprender a lidar com algo que esteja atrapalhando sua vida.
Passos
-
Escolha a lembrança que gostaria de esquecer. Antes de se esquecer de alguma coisa, é preciso lembrar todos os detalhes do acontecimento. Pode ser difícil, mas muito necessário. Anote as respostas para as seguintes perguntas para entender melhor determinada lembrança:
- O que aconteceu?
- Quem estava envolvido?
- Onde e quando aconteceu?
- O que mais estava acontecendo no momento?
- Como você se sentiu?
-
O que mais o incomoda em relação a essa lembrança? Responder a essa pergunta é o próximo passo a se tomar. Entender a causa do problema vai ajudá-lo a entender o que precisa ser esquecido. Anote os detalhes da situação para que você possa começar a trabalhar em uma forma de esquecê-los.
- Claro que ninguém pode esquecer um ex-cônjuge. Mas é possível se esquecer de datas especiais, eventos ou memórias relacionados aos sentidos. Por exemplo, você pode sim se esquecer de um determinado perfume, do primeiro encontro ou até mesmo de algo que o parceiro disse.
- Sempre que se encontrar na fossa por causa do problema, pegue um papel e anote o nome do culpado, o local em que a situação ocorreu e todos os detalhes sensoriais dos quais conseguir se lembrar (o cheiro do refeitório, do vestiário, da academia etc.).
-
Apague a lembrança com um ritual de liberação. Para isso, você vai usar os detalhes identificados mais acima. Um ritual de liberação envolve um exercício mental para ajudar a pessoa a se livrar de determinada lembrança. [1] X Fonte Confiável Association for Psychological Science Ir à fonte Para fazer um ritual desse tipo, você precisa transformar a memória em uma fotografia e, depois, se imaginar colocando fogo nela.
- Mentalmente, pense na lembrança que deseja esquecer. Pense nela como se fosse uma velha fotografia. Em seguida, se imagine colocando fogo na imagem. [2] X Fonte de pesquisa As bordas da foto começam a se enrolar e ficam pretas pela ação do fogo. Por fim, a imagem se desfaz completamente.
- Você também pode usar outra imagem no lugar da lembrança em si. Por exemplo, imagine que o ex seja um carro afundando dentro de um lago ou um trem saindo dos trilhos.
-
Livre-se de objetos que tragam a memória ruim à tona. Determinadas coisas, sejam objetos ou imagens, podem provocar uma lembrança dolorosa na gente. Com isso, fica ainda mais difícil se livrar dela. [3] X Fonte de pesquisa Se isso costuma acontecer com você, coloque o objeto negativo fora do campo de visão e considere até mesmo jogá-lo fora.
- Por exemplo, jogue no lixo tudo o que o faz se lembrar do ex-cônjuge; livre-se de fotos, presentes e cartas.
-
Experimente a hipnose . Tal técnica pode ajudar e muito a se esquecer de coisas desagradáveis. A hipnose exige que você entre em um estado de relaxamento para então se tornar mais aberto a sugestões. [4] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte Procure por um profissional perto de você e experimente!
- Nem todo mundo pode ser hipnotizado, portanto não se preocupe se a técnica não funcionar em você. Aliás, nem mesmo quem pode ser hipnotizado tem garantias, já que os efeitos podem durar muito pouco. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Pense em coisas ruins enquanto estiver executando tarefas agradáveis. Esta é uma maneira de se treinar para passar a associar sentimentos negativos a coisas boas. [6] X Fonte de pesquisa O objetivo é transformar as lembranças dolorosas em memórias mais suportáveis por meio da associação positiva.
- Quando começar a se lembrar de algo triste, faça algo agradável e que o deixe feliz. Por exemplo, coloque uma música gostosa para tocar e reflita sobre o término do relacionamento amoroso. Outra dica é acender várias velas e tomar um banho enquanto pensa no momento em que foi despedido do trabalho.
- Se isso não ajudar, experimente escutar um ruído branco bem alto para abafar as memórias ruins. Que tal se rodear de rádios com estática, por exemplo, enquanto medita sobre as lembranças tristes?
-
Construa lembranças novas. Essa maneira é excelente para se livrar de memórias antigas e dolorosas. Mesmo que você não esteja fazendo algo relacionado à lembrança em si, formar novas memórias vai acabar eliminando as antigas. [7] X Fonte de pesquisa Algumas dicas são:
- Arranje um hobby ;
- Leia um livro;
- Assista a filme;
- Arranje um emprego novo;
- Faça novas amizades .
-
Encontre maneiras de melhorar as lembranças ruins. Tente criar memórias similares, mas dessa vez positivas. [8] X Fonte de pesquisa Procure maneiras de experimentar coisas parecidas com a lembrança que deseja esquecer. Depois de um tempo, a mente vai começar a se confundir e a memória original não parecerá mais tão forte.
- Por exemplo, se você deseja esquecer uma viagem ao Rio de Janeiro, que tal viajar para lá novamente? Alguma cidade próxima também serve. Visite Niterói ou São Gonçalo. Durante a viagem, compre camisetas e chaveiros, tire novas fotos e coma em novos restaurantes.
- Se você está obcecado com o perfume do ex, vá a uma perfumaria. Lá, sinta todos os perfumes que puder para preencher a mente com outras fragrâncias.
- Saia com outros pretendentes. Se estiver sofrendo com as lembranças de um ex, talvez sair com outra pessoa o ajude a seguir em frente e criar memórias diferentes e positivas.
-
Consulte um psicólogo. Se você não conseguir superar os sentimentos negativos por conta própria, é hora de procurar um profissional. Um psicólogo vai ajudá-lo a lidar com as lembranças e também as emoções causadas por elas para que você possa finalmente continuar a vida.Publicidade
Dicas
- Escutar um audiolivro e se concentrar na história também pode ajudar. Prefira algo leve, mas interessante o suficiente para se distrair.
- Tenha paciência. Cada método exige tempo e muita repetição para que dê certo. Não desista no primeiro obstáculo. Tente outra vez. Se necessário, peça ajuda.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.psychologicalscience.org/index.php/news/releases/to-savor-the-flavor-perform-a-short-ritual-first.html
- ↑ http://www.medicalnewstoday.com/articles/251655.php
- ↑ https://www.cogneurosociety.org/spontaneous_memories_weymar/
- ↑ http://www.apa.org/monitor/2011/01/hypnosis.aspx
- ↑ http://www.scientificamerican.com/article/hypnosis-memory-brain/
- ↑ http://www.edpsycinteractive.org/topics/behavior/classcnd.html
- ↑ http://thoughtcatalog.com/chelsea-fagan/2013/01/how-to-forget-someone/
- ↑ http://www.medicalnewstoday.com/articles/251655.php
Publicidade