Baixe em PDF
Baixe em PDF
Por mais dolorosa que a separação seja, são as consequências emocionais após o fato que quase sempre estragam o ano da pessoa. Leia estes passos para aprender como esquecer sua ex-namorada e coloque sua vida de volta aos trilhos.
Passos
-
Ame seus hobbies e interesses. Preencha seu tempo livre com progresso estável e pequenas vitórias em vez de se fechar em sua tristeza e raiva. Use as listas compostas por seus sonhos, interesses e talentos como guias.
- Caso sempre tenha sonhado em consertar carros, escrever um livro, ou fazer o próprio vinho, agora é o melhor momento para tentar esses projetos de longo prazo.
- Caso não tenha nenhum hobby de curto prazo para preencher o espaço entre projetos, por que não escolher algum de sua infância? Ninguém está por perto para menosprezá-lo caso você queira fazer um álbum de modelo, criar uma coleção de moedas ou tentar fechar um jogo muito difícil.
-
Faça adições à sua vivência. Tome conta de si mesmo ao perseguir as experiências que você sempre quis ter. Fora as atividades óbvias (e caras) como viagens e paraquedismo, não se esqueça de aproveitar as coisas mais mundanas: visitar todos os parques da cidade; ver o que acontece com uma moeda deixada nos trilhos do trem; cantar karaokê; encontrar o túmulo mais antigo no cemitério local.
- Uma moeda colocada em trilhos não descarrilhará o trem, caso esteja preocupado. [1] X Fonte de pesquisa
-
Estabeleça uma rotina diária. Para aproveitar maior parte do seu tempo, é útil ter uma agenda que seja agradável. Comece com horários regulares para dormir e acordar; depois disso, planeje sua rotina semanal. [2] X Fonte de pesquisa
- Reserve também tempo para higiene, exercícios, faxina e refeições. Carregue seus dias de folga com muitas atividades pessoais.
- Não seja muito estrito na hora de agendar sua vida ou você poderia se aborrecer com coisas que podem interromper seus planos. Em vez disso, tenha uma ideia básica da duração que cada atividade de sua vida deveria ter e ordene regularmente tais partes. Qualquer coisa a mais é improdutiva.
-
Estabeleça limites estritos. Faça um esforço consciente e gradativo para manter sua ex longe de sua vida. Deixe claro a ela que você está cortando o contato para conseguir o tempo necessário para se curar caso vocês ainda conversem. Peça para que ela não ligue ou mande mensagens, visto que você não responderá. [3] X Fonte de pesquisa
- Grosseria e falta de educação são desnecessárias aqui. Ser educado, porém distante, é a melhor abordagem, pois demonstra que você não está fazendo isso apenas para incomodá-la.
- Diga que o processo demorará o tempo que for necessário caso ela pergunte se esse afastamento durará muito. Não há como estipular um momento para encontrá-la sem se sentir triste novamente. Algumas vezes, isso é algo que demora um mês ou dois; em raros casos, poderia ser pelo resto de sua vida.
- Seja verdadeiro com sua palavra. Não ligue, mande mensagens, passe e-mails ou escreva para ela se ela o contatar, a não ser que haja uma questão de vida-ou-morte envolvida. Ela se sentirá mal ao compreender que não pode mais depender de você, mas também ficará melhor no longo prazo.
-
Mude sua agenda. Tente fazer ajustes em sua agenda para evitar que ambos se vejam muito mais que o necessário, caso isso seja possível.
- Pergunte para seu chefe se é possível mudar seu horário caso vocês juntos. Você não precisa dizer a ele sobre sua separação; apenas peça por turnos diferentes.
- Seja civilizado na aula caso estudem juntos, mas pergunte ao professor se há alguma forma de mover sua cadeira para longe da dela.
-
Explique as coisas para seus amigos mútuos. Eles terão escutado o lado dela da história, mas isso não é terrivelmente importante. O que importa é uma breve explicação sobre como você se sente diante dos amigos que ambos têm. Peça para que eles tomem o cuidado de não convidarem sua ex para a conversa e vice-versa.
- Não peça para seus amigos "escolherem um lado". Isso é ridículo, cruel e injusto para eles. O problema é deles se eles gostarem tanto de você quanto de sua ex.
-
Socialize mais com seus amigos. Uma das partes mais duras de ser solteiro é se sentir sozinho novamente após um tempo de convívio intenso com alguém. Afaste a solidão com a ajuda de amigos. Mesmo que você e sua ex tenham amigos em comum, não há motivo para não vê-los quando ela não estiver por perto. Convide-os para sair e passe tempo forjando laços mais fortes com eles.
- Ao tomar a iniciativa em vez de esperar para ser convidado, você mostrará aos seus amigos que ainda se importa com eles. Adicionalmente, você terá um controle maior sobre para onde todos vão e o que farão juntos, o que deve ajudar a minimizar as chances de encontrar sua ex ou qualquer coisa que lembre ela.
- Lembre-se: não há problema em pedir para que eles evitem reunir você e sua ex na mesma festa. Seja civilizado, e não peça para que eles escolham um lado.
- Tente ligar para pessoas que você não tenha visto recentemente. Eles gostarão de ouvi-lo, e você provavelmente não encontrará sua ex-namorada com sesses amigos caso ela não tenha os encontrado.
-
Abra-se para novas pessoas. Não importa sua idade ou disposição social, se você tiver o tempo para fazer coisas com seus amigos, é provável que novas pessoas aparecerão cedo ou tarde. Seja sociável e amigável com elas; será possível criar todos os tipos de laços.
- Além de dar mais chances de sair da solidão e se cercar de outras pessoas, tal atitude também massageia seu ego ao lembrá-lo de que as pessoas gostam de você mesmo quando a ex não está por perto. Você ainda pode encontrar pessoas e fazer amigos sem ela por perto.
Publicidade
-
Dê tempo a si. É uma coisa terrível viver uma dura separação. Seria legal se houvesse algum jeito de se forçar a superar isso e seguir em frente numa boa, mas não é assim que as pessoas funcionam. Goste ou não, você precisará de tempo para se curar. Este guia apenas pode ajudá-lo a acompanhá-lo durante a recuperação e acelerá-la de algum modo. Ele não pode reduzir o tempo que você precisará até certo limite.
-
Use seu espaço pessoal. Talvez você tenha uma casa; talvez tenha apenas metade de um quarto para chamar de seu. Independentemente do caso, descubra momentos e lugares em que você possa estar sozinho com seus pensamentos, e permita que eles venham naturalmente. Quando tiver algum espaço pessoal, seu pensamento não encontrará limites. Saber que tem um lugar onde é possível ser totalmente honesto consigo o ajudará a lidar com a raiva e com a tristeza em outras áreas de sua vida. [4] X Fonte de pesquisa
- Caso não tenha nenhum espaço útil em casa, tente visitar um parque próximo ou pátio num momento em que pouquíssimas pessoas estejam frequentando. Encontre um canto isolado e permaneça nele por um tempo.
- Reorganize seu espaço pessoal caso ele o lembre da ex. Retire e esconda qualquer coisa que traga memórias do tempo em que vocês estavam juntos. Dê um visual novo ao lugar movendo móveis, trocando decorações ou doando/vendendo coisas extras.
- Considere meditar, pois isso o ajudará a organizar a própria mente. Existem vários métodos de meditação; o mais básico é sentar e respirar controladamente, focando na sensação física de seu próprio corpo até os pensamentos ficarem mais claros e menos invasivos.
-
Resista à tentação de ligar para ela. Especialmente após relacionamentos de longo termo, a vontade de voltar a falar com a ex-namorada pode ser avassaladora. Faça seu melhor para resistir; o contato piorará as coisas no longo prazo. [5] X Fonte de pesquisa
- Tente anotar as vezes em que começa a tentar entrar em contato com a ex-namorada. Esse ato o lembrará de parar.
- As coisas podem ficar mais complicadas se sua ex estiver tentando entrar em contato com você. É melhor evitá-la o máximo possível, se puder. Tente explicar para ela que você precisa de mais tempo para se esquecer da relação. Ela fará tudo o que puder para respeitar seus desejos caso ainda se importe com você.
- Não fique muito irritado caso ela não pareça respeitar seus pedidos. Isso normalmente significa que ela está sofrendo tanto quanto você, e simplesmente não possui autodisciplina.
-
Escreva seus pensamentos e emoções. Escreva o máximo ou o mínimo que quiser, mas escreva algo. Vai ser difícil parar depois que você começar a escrever.
- Não se preocupe com a qualidade de sua escrita. Gramática, escolha de palavras e outras coisas não importam nem um pouco aqui.
- Assim que terminar de escrever os pensamentos, queime-os ou rasgue-os em pedaços e livre-se deles. Esse ato de “despachar” o que escreveu é uma ferramenta de superação psicologicamente poderosa.
- Não envie, ou planeje enviar, seus escritos para sua ex – nem mesmo uma carta. Qualquer movimento que você fizer em direção a ela, mesmo no auge da frustração, é um passo na direção errada. Lembre-se, você está tentando cortar os laços que o prendem.
-
Escreva suas esperanças e interesses. Sempre que você se sentir autocontrolado o bastante para não precisar desabafar com a escrita, tente listar seus talentos, hobbies, interesses, ambições e sonhos. Você se lembrará de quanta coisa boa há na sua vida, o que o fará esquecer a ex. [6] X Fonte de pesquisa
- Organize esses itens sempre que quiser. Experimente listas ordenadas, ou apenas crie uma grande teia de ideias conectadas.
- Toda vez que encontrar algo que realmente desperte seu interesse, faça uma anotação especial. Agora que é solteiro, você tem o tempo e a liberdade de perseguir essas coisas novamente.
-
Converse com uma confidente. Um confidente confiável, caso tenha a sorte de ter um, pode ser uma ótima pessoa para ajudar você a descarregar um pouquinho seu fardo pessoal. Considere pagar por algumas sessões com um conselheiro caso não possua uma pessoa confiável que possa escutá-lo.
- Escolha um confidente confiável. Você está muito vulnerável agora, e uma palavra casual dele para a pessoa errada poderia atingi-lo e machucá-lo. Esclareça que você quer que isso fique estritamente entre os dois.
- Dê a si alguns minutos para se preparar. Você se sentirá envergonhado e tolo no início — porém, após alguns minutos de construção de confiança com o confidente, que não julga ou ignora, as palavras começarão a fluir muito mais rapidamente.
Publicidade
-
Orgulhe-se de si mesmo. Olhe ao seu redor — você tem uma agenda cheia, hobbies interessantes, bons amigos e até um bom projeto de longo prazo. Você aproveitou o tempo para se equilibrar e controlar as emoções, e atuou de maneira firme e ética na hora de lidar com os laços construídos com sua ex. Resumidamente, você pegou uma pilha arruinada de sentimentos, pensamentos e esperanças e construiu algo belíssimo com isso. Orgulhe-se.
-
Mantenha distância. Se estiver começando a se sentir bem novamente, o contato com a ex se tornará cada vez mais desnecessário. Não tente se mostrar para ela ou esfregar sua nova vida na cara dela; ela não se importará e você parecerá um babaca. Suas conquistas devem ser suas próprias recompensas.
-
Continue seguindo em frente. É ótimo sentir que a vida pode ser aproveitada novamente, mas isso não é desculpa para parar de melhorá-la. Sua vida ficará melhor se você dispender tempo e esforços em torná-la melhor; caso contrário, você acabará falhando.
- Não pense que a felicidade é um auge que se deve alcançar antes de encerrar o dia e voltar à depressão; pense nela como um prêmio a ser conquistado e carregado consigo durante o resto da sua vida.
-
Analise seu crescimento. Agora que realmente esqueceu sua ex-namorada o bastante ao ponto de não se importar com a separação, você provavelmente estará começando a notar outras mulheres novamente. Esse é o momento perfeito para repensar seu relacionamento passado mais uma vez e compreender seu crescimento.
- Examine como seus valores mudaram. Após superar a separação com um tipo de mulher, você provavelmente terá uma boa ideia quanto aos elementos da personalidade dela que eram desagradáveis. Isso significa que provavelmente procurará mulheres que tenham personalidade diferente por ter realmente aprendido com o passado — algo que é um sinal claro de crescimento.
- Compreenda que se conhece melhor do que antes. Você olhou o próprio coração e procurou compreendê-lo. Você abordou seus interesses e objetivos e criou novos amigos sem alguém afetando sua presença. Resumidamente, você se conhece muito melhor que antes. Você está mais preparado, mais focado e mais confiante.
- Pense nas coisas que fez que teriam sido menosprezadas, zoadas ou incompreendidas pela sua namorada. Você não terá mais de esconder tal parte de si mesmo diante da próxima garota que surgir – e ela gostará ainda mais de você por sua atitude franca e livre.
-
Conheça alguém diferente. Assim que chegou ao ponto de passar uma semana sem se entristecer pela separação, é hora de se colocar disponível. Não procure uma nova namorada só para se esquecer da ex — isso não terá bons resultados. Você não precisa de uma namorada para se validar. [7] X Fonte de pesquisa
- Esforce-se bastante. Você aprendeu muita coisa durante seu antigo relacionamento e após o término! Assim que você realmente aceitar a separação, descobrirá que seu último relacionamento foi uma mina de informações úteis que o ajudarão com a próxima conquista. Aqui estão algumas coisas básicas que devem surgir mais naturalmente do que nunca na hora de conquistar uma nova pessoa:
- Boa higiene o fará passar pela primeira barreira. Mantenha-a religiosamente.
- Sorria e se anime quando você falar com a pessoa desejada.
- Orgulhe-se de sua própria vida. Mulheres gostam de homens que pareçam completos mesmo sem uma companheira.
- Seja espirituoso. Uma piada bem colocada conquistará a atenção e o interesse de uma garota.
- Seja um bom companheiro. Não fique travado na companhia de outros homens; em vez disso, seja alegre e espontâneo. Mostre que não há nada a temer.
- Esforce-se bastante. Você aprendeu muita coisa durante seu antigo relacionamento e após o término! Assim que você realmente aceitar a separação, descobrirá que seu último relacionamento foi uma mina de informações úteis que o ajudarão com a próxima conquista. Aqui estão algumas coisas básicas que devem surgir mais naturalmente do que nunca na hora de conquistar uma nova pessoa:
-
Não se apresse. Em termos puramente físicos, se você e sua paquera realmente ficaram — sua rapidez em fechar um encontro é de sua responsabilidade —, lembre-se de que, emocionalmente falando, é importante pegar leve no seu primeiro relacionamento após a separação. Terminar um relacionamento sempre dói um pouco, mas relacionamentos curtos doem menos se você mantiver a cabeça limpa.
- Se você se pegar pensando em coisas como “ela pode ser a menina dos meus sonhos
”, ou falar constantemente sobre a garota, talvez as coisas estejam acontecendo rápido demais. Recue um pouquinho e avalie se realmente está feliz consigo em geral, e não apenas com o fato de ter conseguido uma nova namorada. Namoradas não são ferramentas feitas para validar sua vida.
- Por outro lado, não tenha medo de se dedicar. Caso venha ficando com uma garota há alguns meses e estiver começando a se sentir mais atraído por ela, não esconda isso. Não há nada incomum quanto ao fato.
Publicidade - Se você se pegar pensando em coisas como “ela pode ser a menina dos meus sonhos
”, ou falar constantemente sobre a garota, talvez as coisas estejam acontecendo rápido demais. Recue um pouquinho e avalie se realmente está feliz consigo em geral, e não apenas com o fato de ter conseguido uma nova namorada. Namoradas não são ferramentas feitas para validar sua vida.
Dicas
- O tempo cura todas as feridas, como diz o ditado, mas o tempo bem gasto as cura ainda mais rapidamente. Aproveite qualquer tempo necessário para consultar seus sentimentos e controlá-los, mas não crie o hábito de chafurdar neles. Esforce-se para gerar comportamentos mais construtivos sempre que for possível.
- A civilidade é sempre sua melhor escolha. Haverá momentos em que você terá de ficar próximo de sua ex. Lembre-se de agir de um jeito que possa se orgulhar mais tarde. Seja breve e direto, porém educado. Não demonstre suas emoções.
- Lembre-se: você já foi amado, você é amado, e você será amado novamente. Você tem um lugar no mundo ao seu redor. Não se importe com como você se sente ou com o que sua ex possa dizer e fazer para chateá-lo.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.snopes.com/fact-check/train-penny-derail/
- ↑ https://www.scientificamerican.com/article/everyday-routines-make-life-feel-more-meaningful/
- ↑ https://blogs.psychcentral.com/imperfect/2016/08/set-boundaries-with-your-ex/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/high-octane-women/201201/6-reasons-you-should-spend-more-time-alone
- ↑ https://www.mydomaine.co.uk/texting-an-ex
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/emotional-fitness/201103/talk-about-your-problems-please
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-attraction-doctor/201111/being-beautiful-or-handsome-is-easier-you-think
Publicidade