Apaixonar-se pode ser maravilhoso... ou um pesadelo, dependendo do contexto. Se você se apaixonar por uma garota cujo amor não é correspondido, independentemente do motivo, será necessário superar seus sentimentos e seguir em frente com a vida. Para se esquecer desse amor, você precisará se distanciar da pessoa o máximo possível; quando interagirem, faça-o apenas em espaços públicos e evite falar de assuntos pessoais ou de seus planos. Pensar objetivamente sobre a situação e saber investir em um futuro melhor também ajudará a superar o problema.
Passos
-
Reconheça seus sentimentos. É natural e normal sentir tristeza antes de sentir aceitação. Não fique envergonhado de admitir, ao menos para você mesmo, que está passando por um momento difícil. Entenda a si mesmo o melhor que puder e não rejeite suas emoções. Ao contrário, apenas concentre-se em manter tudo sob controle.DICA DE ESPECIALISTACoach de RelacionamentoAmy Chan é Fundadora da Renew Breakup Bootcamp, um retiro que oferece uma abordagem científica e espiritual para o tratamento de problemas sentimentais. Ajudou centenas de indivíduos nos seus 2 anos de trabalho. Seu livro de estreia, Breakup Bootcamp, será publicado pela HarperCollins em janeiro de 2020.
Sentir dor emocional após uma separação é algo fisicamente natural. Amy Chan, fundadora da Renew Breakup Bootcamp, diz: "Os componentes químicos que causam a sensação de bem-estar no início de um relacionamento são os mesmos que fazem você sofrer no fim dele. Seu cérebro entra em um estado de abstinência na falta da pessoa."
-
Aumente sua distância. Ficar afastado da garota com a qual você não pode namorar é bastante útil para sua recuperação. Isso não quer dizer cortar contatos completamente, mas significa vê-la menos, o que pode parecer horrível, mas na verdade é a melhor forma de conseguir tocar sua vida em frente.
- Se atualmente vocês são amigos, pare de tomar as iniciativas. Apenas passe tempo com a garota quando ela chamar; não ligue para ela e nem peça para saírem juntos. Vocês ainda irão se ver ocasionalmente, mas passarão menos tempo juntos logo de cara. Gaste consigo esse tempo livre.
-
Pare de fazer favores a ela. Nada diz tão claramente “apenas amigos” do que recusar a fazer algo pela pessoa. Fazer favores para alguém por romantismo irá fazê-lo se sentir usado e mal interpretado mais para frente. Ademais, em geral, uma garota pode interpretar sua disposição a ajudá-la de duas formas: um, ela irá pensar que você é naturalmente prestativo e recorrerá à sua ajuda sempre que precisar; ou dois: ela irá achar que você está tentando cair nas graças dela para conseguir um encontro, o que a deixará desconfortável.
- Se você dá a ela presentes sem que ela peça (ou só porque ela disse que queria algo), paga a conta dela em cafés e restaurantes, oferece seus serviços como motorista, ou enfim, a trata diferente do modo de que você trataria seus amigos, isso é prestar favores e é melhor que parar.
- Coloque em xeque os favores que deseja prestar. Quando estiver a ponto de fazer algum favor pela garota que está tentando esquecer, pergunte a si mesmo se você seria tão prestativo com um amigo qualquer. Se a resposta for "não", você com certeza está tentando agindo para cortejá-la.
-
Recuse pedidos de favores. Se a garota em questão estiver acostumada a recorrer à sua ajuda, recuse gentilmente e sugira alternativas, como outras pessoas que possam ajudá-la. Dê uma desculpa gentil se você puder, como “Estou tentando gastar menos dinheiro” ou “Eu realmente preciso de um tempo pra terminar minhas tarefas”. Se realmente valorizar sua amizade, ela não irá se chatear.
-
Mude sua rotina. Ir à escola alguns minutos mais cedo do que o de costume pode ajudar você a evitar dar de encontro com a garota pela calçada ou corredor. Ir por caminhos diferentes entre as aulas pode afastá-lo dela. Se vocês se veem no local de trabalho, tente mudar seus horários para que vocês tenham que trabalhar menos vezes juntos.
-
Mude o ambiente. Geralmente, a garota em questão faz parte do seu grupo de amigos. Tente passar seu tempo com poucos amigos, um de cada vez, do que com o grupo inteiro, para evitar ficar perto dela frequentemente.
- Se você tem amigos fora do seu círculo principal, experimente passar mais tempo com eles também. Eles irão se sentir apreciados, e você irá estar seguro de estar longe da garota pela qual está apaixonado.
-
Tente cortar os laços. Se o pensamento de vê-la o entristece, planeje parar de vê-la de vez. Prepare algumas desculpas educadas (por exemplo, “estou estudando muito esses tempos”, ou “estou exausto do trabalho hoje”) para que você possa recusar educadamente um convite para sair ou qualquer outra coisa. Eventualmente, a garota irá falar menos com você e começará a sair com pessoas que tenham tempo para ficar com ela.Publicidade
-
Evite passar tempo sozinho com ela. Se não puder evitar a proximidade com a garota que ama (por causa do emprego, por exemplo), use a racionalidade em seu favor. A presença de grupos como em locais de trabalho ou salas de aula é ideal para que você estabeleça limites emocionais. Simplesmente interaja com a garota em questão da maneira como você agiria com todo mundo. Deixe claro que entre você e ela não existe relação especial; que vocês são apenas colegas fazendo algum trabalho lado a lado.
- Não a chame para ser sua parceira em algum trabalho quando você tiver que escolher. Quando vocês trabalharem juntos, mantenha a conversa concentrada no trabalho que vocês têm que fazer.
-
Lide com grupos de pessoas. Fora de ambientes como escolas ou escritório, ainda existirão horas em que você terá que estar próximo ao seu amor. Você pode conseguir ficar livre de ficar triste ou balançado ao escolher interagir com grupos de pessoas do invés de uma só, assim minimizando as chances de ficar sozinho com ela em algum momento.
- Por exemplo, quando vocês dois estiverem sentados juntos no sofá da sala da casa de um amigo de vocês, será difícil não se concentrar nela. Mude esse cenário para quatro pessoas apertadas nesse sofá jogando algum jogo juntas, e você irá ver que sua atenção ficará muito mais dispersa.
- Trate-a do mesmo modo que trata outros amigos, e a pressão irá acabar antes que você perceba. O segredo é vê-la como apenas mais outra garota.
Publicidade
-
Tenha assuntos para discutir. Considere seus pensamentos em cada assunto político, cultural, religioso, ou científico que você ache interessante. Mesmo que você esteja apenas interessado em algo simples, como videogame ou filmes, explore os assuntos anteriores em sua mente. Ao conversar sobre informações e opiniões ao invés de emoções e relacionamentos, você conseguirá ficar calmo e evitar assuntos dolorosos sem ter que afastar a garota.
- Já que você é um entusiasta desses assuntos, irá ver que é fácil falar deles quando há uma audiência cativa — na verdade, você poderá descobrir que será difícil parar de falar assim que começar.
-
Arrume algo para fazer. Obviamente, uma atividade feita por vocês dois pode ser interpretada como encontro por ambas as partes, então é importante evitar planejar jantares e coisas assim. Ao invés disso, encontre passatempos quando você estiver sozinho com a garota de que gosta em sua casa, ou na dela, ou no carro sem nada pra fazer. Carregue um baralho ou até sugira algum tempo para ajudar um ao outro nos estudos. Seja bem trivial.
- O importante é evitar que a situação comunique algo errado. Não fiquem abraçados no sofá ou fazendo coisas de casal. Lembre-se, você quer esquecê-la, não viver uma ilusão. Sempre tenha uma carta na manga para evitar essas situações “românticas”.
-
Medite um pouco. A meditação traz excelentes benefícios, mas clarear a mente é um dos seus mais importantes atributos. Mesmo uma pessoa que esteja passando por um momento difícil por dentro pode ficar calma por tempo o bastante para passar a tarde com alguém amado se aprender a concentrar-se antecipadamente. Em um nível mais básico, meditação é tão simples quanto respirar profundamente e manter-se calmo enquanto direciona o foco para si. Fale a si mesmo que você irá se controlar e permanecer concentrado em conseguir superar sua atração e permaneça firme em tal objetivo.Publicidade
-
Faça uma lista. Expressar seus sentimentos em um papel pode fazer com que fique mais fácil lidar com eles. Comece com as razões óbvias pelas quais o relacionamento não funcionará e coloque “ela não sente o mesmo em relação a mim” no topo da lista. Prossiga com qualquer outra razão imaginável, mesmo que ela pareça inconsistente. Problemas de horário, religião, as amizades dela que são suas inimizades, tudo isso conta. O objetivo é construir um sólido e bem fundamentado argumento contra o relacionamento de vocês. Uma dúzia de razões regulares podem servir tão bem quanto apenas uma forte razão para acabar com seu sofrimento.
- Adicione em sua lista qualquer outra coisa que dê para encaixar. Se você pensar em algo enquanto está longe de casa, apenas tente lembrá-la quando chegar em sua residência. Se essa razão é muito importante, você ainda a terá em mente quando chegar em casa. Não escreva essa razão em qualquer lugar que outros possam ver.
-
Guarde a lista para si. Não mostre suas palavras para ninguém e nem as deixe em algum lugar visível. Esconda sua lista em algum lugar seguro da casa. Se tiver sorte o bastante para ter seu próprio quarto, escreva o que você tem para escrever lá e esconda sua lista o melhor que puder. Caso contrário, ache um lugar em sua casa onde você possa ficar sozinho por um tempo e escrever.
- Escreva à mão ao invés de usar o computador. É muito fácil encontrar arquivos de computador.
- Nunca leve sua lista para a escola ou para o trabalho com você. Se alguém encontrá-la, você terá sua privacidade violada e apenas se sentirá pior.
-
Confie em sua lista. Leia sua lista sempre que estiver se sentindo triste ou chateado com sua ex-pretendente e em qualquer hora em que você se apanhar divagando sobre ela. Ver cada razão pela qual vocês não iriam dar certo irá motivá-lo a superar seus sentimentos e seguir em frente.
-
Converse com um confidente. Na maioria das vezes, essa pessoa pode ser um de seus pais ou alguma outra pessoa próxima. Uma das formas mais eficientes de lidar com a tristeza é compartilhar seus sentimentos com alguma outra pessoa. Se você tem alguém em sua vida em quem possa confiar completamente, peça-lhe ajuda e apoio. Ter alguém que simpatize com sua dor irá ajudar muito a tirar o peso de seus ombros.
-
Experimente terapia. Nem todo mundo pode se dar ao luxo de pagar por um terapeuta, mas se você é um dos sortudos que pode, faça algumas sessões. Seu terapeuta é um confidente seguro de seus pensamentos e sentimentos cara a cara e irá lhe dar gentis sugestões para ajudar a como lidar com eles fora da sala de terapia.
-
Recorra à arte. A arte é a ferramenta mais poderosa que a humanidade já desenvolveu para expressar pensamentos e emoções. Pode ser por meio de poemas, poesias, ensaios, esculturas, pinturas, colagens, canto, tocar de um instrumento, composição de música, ou qualquer coisa que combine o ato de criação com uma necessidade de entendimento, mesmo que você tenha talento ou não para isso. O que quer que escolhas para fazer, que seja um caminho que permita expressar seus sentimentos e pensamentos através da criação, e não da destruição.
- Escreva a história de seus sentimentos da primeira vez em que você viu a pessoa amada até os passos que está tomando para seguir em frente.
- Escreva poemas, substituindo objetos metafóricos por pessoas reais e emoções.
- Pinte uma tela com pincéis e deixe sua frustração guiar suas mãos.
- Reúna-se com algum amigo seu e fiquem tocando algum instrumento por um bom tempo.
- Não é do tipo criativo? Simplesmente escreva uma carta pra si mesmo falando tudo o quer dizer e esconda junto com sua lista.
Publicidade
-
Pense objetivamente sobre a garota. É fácil ficar cheio de amargura ou até mesmo de raiva em relação à garota que você amou quando começa a superá-la, mas tais sentimentos não irão fazer bem a ninguém. Se você se encontrar cheio de ressentimento e raiva, lembre-se de que ela tem valores assim como qualquer ser humano e que houveram boas razões para que você se apaixonasse por ela. Não negue as boas qualidades dela; apenas aceite o fato de que você não irá namorá-la.
-
Mude o seu foco. Agora que você já passou por cima de sua tristeza e seguiu os passos para dar a si mesmo tempo e espaço para se curar, é importante que ocupar seu tempo com outras coisas. Pense novamente em todo o tempo que você costumava perder pensando sobre sua antiga paixão. Dê um palpite sobre quantas horas por semana você gastava pensando nela e resolva gastar essas horas fazendo alguma outra coisa. Não existe momento melhor para sonhar grande e pular de cabeça em algum outro projeto em sua vida.
- Leia um livro que você queria ler ou até mesmo planeje escrever um. Visite um novo clube ou atue como voluntário em algum lugar aos sábados. Ao ampliar seus horizontes, você pode lembrar a si mesmo de que o mundo é vasto, estranho, e bonito, e nunca é válido ignorá-lo só por causa de uma pessoa.
-
Abra seus olhos. Existem garotas inteligentes, divertidas, bonitas e amigáveis em todo o lugar. Faça um esforço para percebê-las ao seu redor. Nunca esqueça que, como o ditado diz, existem muitos peixes no mar. Não procure por um novo amor; apenas aproveite a diversidade de pessoas atraentes ao seu redor e que você não tinha notado antes.
- Tire um tempo para se sentar em um banco de praça com um amigo e preste atenção (discretamente) nas mulheres que passam por você; repare nas roupas das mulheres e fique impressionado em como elas montam seus looks. Apenas mantenha seus olhos na multidão e não apenas em uma garota.
-
Deixe o passado para trás. Enquanto o tempo passa e a tristeza dá lugar a aceitação, você irá se ver revirando suas anotações cada vez menos. Esse é com certeza o sinal de que o tempo chegou de finalizar tudo e seguir em frente.
- Guarde qualquer arte que você criou como um resultado direto de suas antigas emoções. Guarde-a em algum lugar que você não vá ver, ao menos que você a esteja procurando. Daqui a alguns anos, você ficará feliz de tê-la guardado; por enquanto, deixe-a longe de sua vista.
- Pegue sua lista ou qualquer outro objeto que não conte como algo artístico e livre-se deles. Queimar os papéis é uma opção; riscar os nomes com uma caneta e colocá-las dentro de uma garrafa e jogá-la no mar é outra. O ato de mandar fisicamente seus pensamentos e sentimentos para longe de você pode ser bem terapêutico.
- Procure por uma garota. Quando for a eventos sociais, experimente conhecer novas garotas, ou garotas que você não pôde conhecer bem. Saia com seus amigos e faça novos amigos. Se você conhecer uma garota bonita, chame-a para tomar um café na hora. Mesmo que nove garotas digam não, a décima pode dizer sim, e é uma ótima forma de provar a si mesmo que ainda existe muito para se procurar em sua vida romântica.
Publicidade
Dicas
- Esforce-se e evite afundar-se em seus sentimentos. Entender seus sentimentos é uma coisa; definhar em uma poça de solidão é uma completamente diferente.
- Não vá muito rápido. Dê a si mesmo o tempo e espaço que você precisa. Algumas pessoas conseguem essas coisas rápido, enquanto outras demoram mais tempo.
Avisos
- Quando superar sua paixão, você irá descobrir que sua paisagem social mudou. Amigos podem estar próximos ou não. Esteja preparado para essa mudança e não a tema.
- Evite pensamentos destrutivos ou negativos sempre que possível.