Baixe em PDF
Baixe em PDF
Acha difícil ficar por uma hora - ou até mesmo um minuto - sem pensar naquela pessoa especial? Se sabe que as coisas não estão indo bem entre vocês, pensar nele o tempo todo só vai trazer mais dor e sofrimento. A boa notícia é que, se tentar verdadeiramente, você pode gastar mais tempo fazendo as coisas que ama, na companhia de pessoas de quem gosta e amando a sua vida novamente. Pode levar tempo, mas, com determinação suficiente, você logo vai esquecer a essa paixão não correspondida.
Passos
-
Solte suas emoções. Se quer esquecer uma paixonite, a primeira coisa a fazer é admitir que tem fortes sentimentos por ela. Se está em negação a respeito do quanto o rapaz significa para você, só vai guardar todos esses sentimentos intensos no interior em vez de abandoná-los. Aproveite este momento para chorar, conversar com uma amiga próxima sobre o assunto, admitir o quanto está machucada e reconhecer seus sentimentos. [1] X Fonte de pesquisa
- Anote o que está se sentindo, se isso ajuda. Se não quer se abrir para um amigo, use um diário para sentir-se melhor.
- Se ficar chateada por um tempo porque as coisas não deram certo, tudo bem. Deixe que seus amigos saibam que vai ficar quieta por um tempo e não se force a ser extremamente social, se não estiver com vontade.
- Depois dessa fase, após algumas semanas ou mais, é hora de sair do fundo do poço e começar a praticar alguma forma de interação social. Se passou muito tempo a sós com os seus sentimentos, pode sentir-se pior.
-
Esqueça a raiva e a amargura. Você pode ter muitas razões para sentir raiva ou amargura. Talvez sua paixão a tenha machucado demais. Talvez estivesse muito confiante de que as coisas dariam certo e elas não deram. Talvez sua paixonite tenha acabado namorando uma de suas amigas e esteja sentindo raiva de ambos. Esses sentimentos acompanham naturalmente a situação em que você está, mas isso não significa que eles sejam saudáveis ou que possam ajudá-la a seguir em frente. [2] X Fonte de pesquisa
- Escreva todas as razões pelas quais está se sentindo irritada e amarga. Reconhecer a dor é crucial para esquecê-la. Quando tiver descoberto a origem de todos os seus sentimentos negativos, pode então começar a enfrentá-los, um por um.
- Se acabar em contato com a sua paixão, não deixe que ela veja a raiva ou amargura que você pode estar sentindo. A melhor coisa que pode fazer é agir de forma completamente indiferente, como se não se importasse nem um pouco com aquela pessoa. Se continuar fingindo indiferença, ficará surpresa com o quão rápido vai começar a senti-la de verdade.
-
Concentre-se nas piores qualidades do rapaz. Pare de pensar em como ele é bonito, engraçado ou doce sempre que se lembrar dele. Em vez disso, concentre-se em todas as partes ruins, como o senso de moda estranho ou a capacidade de ser maldoso com estranhos. Faça uma lista de todos esses defeitos, se isso ajuda. Quando começar a pensar nele, conjure todos esses pensamentos negativos em vez de os positivos. Dessa forma, você se lembrará de que a sua paixão não é uma pessoa tão ótima no final das contas. [3] X Fonte de pesquisa
- Se acha que o rapaz é perfeito e que realmente não consegue pensar em nenhuma coisa ruim a respeito dele, adivinha? Você não o conhece muito bem. Não existe tal coisa como uma pessoa perfeita e todo mundo tem defeitos.
- Quanto mais pensar em todos os aspectos ruins da paixão, mais cedo vai ver que vocês não nasceram um para o outro, afinal.
-
Saiba que você merece coisa melhor. Você pode pensar que seriam o casal mais perfeito do mundo, mas isso não é verdade. Se realmente pertencem um ao outro, então pertenceriam, não é? Por alguma razão não deu certo, e é provavelmente porque é boa demais para ele. O rapaz não é sua alma gêmea, e, uma vez que perceber isso, vai ser capaz de encontrar alguém que merece.
- Você provavelmente já ouviu todas as suas amigas dizendo que merece coisa melhor diversas vezes, mas isso não fará efeito até que perceba por si mesma.
-
Lembre-se de como você é incrível. Se está se sentindo deprimida pelo relacionamento não ter dado certo, então é provável que precise dar a volta por cima. Você provavelmente está se sentindo triste consigo mesma e como se fosse indigna, de alguma forma, porque não está namorando com o rapaz, mas isso está longe de ser verdade. Lembre-se de suas melhores qualidades, concentre-se em todos os grandes amigos e oportunidades em sua vida, e lembre-se de seus traços de personalidade favoritos. Continue dizendo a si mesma que é uma pessoa incrível, que só merece o melhor - e "o melhor" simplesmente não é aquela sua paixão! [4] X Fonte de pesquisa
- O segredo é manter-se positiva. A se concentrar em todas as coisas boas em sua vida e em si mesma em vez de nas coisas que não tem, você vai ser capaz de seguir em frente muito mais rápido do que se você só visse o pior de cada situação.
Publicidade
-
Pare de falar com ele. Pode parecer óbvio que deva parar de falar com o rapaz se quiser esquecê-lo, mas você pode estar conversando com ele ainda, mesmo sabendo que isso não é bom. Não é preciso ser grosseira, mas é uma boa ideia evitá-lo tanto quanto puder. Pare de trocar mensagens de texto, ligar ou apenas parar para dizer oi para ele. Quanto antes parar de vê-lo e de ouvir sua voz, mais cedo vai ser capaz de realmente apagar o rapaz da sua vida.
- Se tiver que estar no mesmo lugar que ele, como em uma aula, por exemplo, seja gentil e educada sem fazer esforços. Não precisa ser má, pois isso não vai fazer com que você se sinta melhor.
-
Pare de conversar sobre ele também. Embora conversar com uma amiga próxima sobre esquecer o rapaz possa ajudá-la a seguir em frente, se falar dele para cada pessoa que encontrar ou cada amigo em comum, você não vai se sentir melhor tão cedo. Você não precisa negar seus sentimentos, mas, se continuar mencionando o assunto, só estará abrindo velhas feridas e lembrando-se da mesma coisa que a machucou.
- Se tiverem amigos em comum, evite perguntar como o rapaz está. Como isso fará com que você se sinta melhor?
-
Evite o rapaz nas mídias sociais. Se estiver visitando o Facebook, Instagram ou quaisquer outros sites de redes sociais para ver se ele está namorando alguém ou saindo com aquela garota bonita da escola, dê um tempo nas redes. Se ama o Facebook, pelo menos evite a tentação de clicar no perfil dele e use a ferramenta para manter o contato com as pessoas que realmente fazem com que se sinta bem. Ver fotos do rapaz fará com que se sinta pior, então pare de se torturar.
- Dê a si mesma um limite de tempo — diga que só vai passar 15 minutos por dia no Facebook. Se quiser gastar esse tempo perseguindo o rapaz, você não vai poder ver o que as pessoas que realmente se preocupam com você estão fazendo.
-
Evite locais onde ele possa estar. Embora não tenha que mudar sua programação completamente, se realmente quer esquecê-lo, tente evitar todos os lugares onde sabe que vai vê-lo. Não vá ao restaurante favorito dele ou cinema, se tem certeza que ele vai estar lá numa sexta à noite. Se sabe que ele vai a uma determinada festa e ainda se sente deprimida, então encontre outra coisa para fazer.
- Isso não significa que ele "ganhou" e que você não pode fazer mais nada divertido; significa que tem que evitá-lo por um tempo até se sentir melhor.
-
Varie a sua rotina. Se deseja apagar essa paixão de sua vida, então é hora de mudar as coisas. Tome um café da manhã diferente. Vá almoçar com um novo amigo em vez de os mesmos velhos amigos. Escolha um novo hobby. Vá para a escola ou o trabalho por um caminho diferente. Embora essas mudanças não sejam diretamente relacionadas com o rapaz, o simples esforço para sair da mentalidade que a prendeu nele pode ajudá-la a começar a olhar o mundo de uma forma diferente e a parar de focar nos mesmos pensamentos que giram em torno dele. [5] X Fonte de pesquisa
- Pense nisso: há certas horas do dia em que pensa mais no rapaz? Se assim for, você pode fazer algo de diferente durante esse período para que não pense nele ou se esqueça dele? Por exemplo, se toda vez em que olhar para fora da janela do ônibus para casa você pensar em coisas tristes, encontre uma nova banda para ouvir durante a sua volta, para que se torne uma experiência positiva em vez de um momento em que você pensa no rapaz.
Publicidade
-
Conte com seus amigos e familiares. Uma ótima maneira de esquecer a sua paixão é passar o máximo de tempo possível com as pessoas importantes para você. Seus amigos e familiares estiveram ao seu lado durante bons e maus momentos, e eles vão fazer com que se sinta melhor com a sua situação romântica apenas estando ao seu lado. Embora a sua agenda social não precise ser tão lotada ao ponto de você não ter um minuto para si mesma, faça um esforço para passar mais tempo com seus entes queridos, para que possa ser grata por todas as relações positivas em sua vida - em vez de ficar obcecada pelo relacionamento que não deu certo.
- Não gaste suas sextas ou sábados à noite sozinha, ou você vai desejar estar ao lado do rapaz. Em vez disso, saia com suas amigas e amigos, e vai se divertir tanto que vai se esquecer totalmente dele.
-
Faça o que ama. Passar o tempo fazendo algo que signifique muito para você é uma ótima maneira de banir todos os pensamentos sobre o rapaz da sua mente. Passe mais tempo praticando o seu passatempo favorito, seja correndo, pintando, se exercitando, lendo ou apenas fazendo o que a faz feliz. Talvez pense que está ocupada demais para conseguir um tempo para as coisas de que gosta. Se for o caso, arranje tempo cortando alguma coisa da sua vida; se você estiver comprometida em seguir algo que adora, então todos os pensamentos sobre o rapaz vão embora lentamente.
- Talvez esteja se sentindo deprimida porque não tem um monte de coisas das quais realmente gosta. Agora pode ser a hora de descobrir qual é sua verdadeira paixão saindo de sua zona de conforto, se matriculando para uma aula de fotografia, dança de salão, artes cênicas ou de canto, ou apenas tentando algo completamente novo que você acha que pode fazê-la feliz.
-
Aproveite o seu tempo sozinha. Embora passar o tempo com amigos e familiares e fazer suas atividades favoritas possa ajudá-la a se esquecer do rapaz, se realmente quer encontrar a sua paz, você precisa estar confortável em passar algum tempo com a sua pessoa favorita - você. Se fica triste e desanimada no segundo em que não está se mantendo ocupada, sinal de que não superou a sua paixão ainda. Tire momentos para ficar sozinha semanalmente e fazer algo que realmente ama - ou para apenas relaxar e assistir ao seu programa favorito de TV, ou tomar um longo banho quente. Não importa o que fizer - o que importa é que você realmente goste de fazer isso sozinha. [6] X Fonte de pesquisa
- Não deixe que planos de última hora com os amigos atrapalhem o seu tempo sozinha. Você deve valorizar esse tempo como se fosse um encontro com a sua celebridade favorita.
-
Saia de casa. Não hiberne em sua caverna escura e triste pensando em todas as razões pelas quais o relacionamento não deu certo; saia e respire um pouco de ar fresco. Só de estar no sol e respirar ar fresco você se sentirá mais viva, alerta, enérgica e mais feliz. Se tiver que fazer algum trabalho, não se tranque no seu quarto, mas vá até um café ou parque. Só de estar perto de outras pessoas, mesmo que você não esteja conversando com elas, você vai se sentir mais feliz e provavelmente não ficará pensando no rapaz.
- Saia de casa pelo menos uma vez por dia, mesmo que seja apenas para dar uma caminhada de meia hora. Ficar dentro de casa por um dia inteiro deixa qualquer pessoa infeliz, independentemente de a pessoa estar tentando esquecer alguém ou não.
-
Ame a vida de solteira. Se quer realmente superar sua paixão, então não pode simplesmente ser infeliz sozinha e esperar que alguém novo apareça. Você deve estar realmente contente sozinha, fazendo suas coisas, saindo com seus amigos e flertando ocasionalmente apenas por diversão. Você deve apreciar a liberdade que a solteirice traz e saber que, apesar de um namoro ser divertido e gratificante, ele não deve determinar se é feliz ou triste.
- Dê tempo ao tempo. Pode levar semanas, ou até meses, para que goste de ser solteira, mas quando conseguir, vai ver que no final das contas nunca realmente precisou daquele rapaz - o que precisava era de uma idealização do rapaz que pensou que iria levá-la à felicidade, mas não era a resposta pela qual você estava procurando no final.
-
Prepare-se para uma nova paixão. Depois de ter feito todas as coisas certas - ajustado sua perspectiva, se livrado das lembranças do rapaz e seguido em frente para fazer as coisas que a fazem feliz - então pode realmente se parabenizar por esquecer a sua paixão. Você já viu como a sua vida é boa sozinha, como é incrível e como é sortuda pela vida que tem. Se realmente deu um fim à sua paixão, então pode lentamente começar a abrir seu coração e se apaixonar por um alguém novo.
- Se seguiu em frente de verdade, comemore a sua vitória e anime-se com todo o amor que está por vir.
Publicidade
Dicas
- Evite fuçar as páginas das redes sociais do rapaz. Não pergunte por detalhes sobre a vida dele aos seus amigos em comum. Não há necessidade de ficar de olho no que ele está fazendo o tempo todo. Você tem sua própria vida para viver.
- Se sente que está ruminando, lembre-se: não há nenhuma razão para perder seu tempo com alguém que não percebe quão especial é. Você merece coisa melhor.
- Há muitas pessoas no mundo com as quais você poderia ser feliz. Talvez essa pessoa fosse uma delas, talvez não. De qualquer forma, há muitas pessoas, incluindo muitas que você não conheceu ainda, que são e serão especiais para você. É hora de mudar seu foco para elas.
- Confie que, independentemente do que acontecer, esta paixão vai desaparecer ao longo do tempo.
Publicidade
Avisos
- Não tente apressar o processo. Você é humana e não há problema em se sentir magoada às vezes.
- Não se deixe fantasiar com essa pessoa eternamente - existem outras coisas que você pode fazer com seu tempo.
- Não fale pelas costas do rapaz. Dizer coisas ruins sobre outras pessoas faz com que você pareça má, não elas.
Publicidade
Referências
- ↑ https://qz.com/1034450/accepting-your-darkest-emotions-is-the-key-to-psychological-health/
- ↑ https://psychcentral.com/blog/learning-to-let-go-of-past-hurts-5-ways-to-move-on/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-young-and-the-restless/201112/the-process-idealization
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/living-forward/201508/5-ways-move-when-you-still-love-your-ex
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-mysteries-love/201503/top-10-ways-get-over-breakup
- ↑ https://barendspsychology.com/getting-over-a-break-up/
Publicidade