Baixe em PDF
Baixe em PDF
O frango é delicioso e tem ótimo custo-benefício, mas tende a ressecar quando requentamos a carne que sobrou. Se você tem pedaços de frango prontos que sobraram e quer esquentá-los, há algumas formas simples de fazer isso sem sacrificar a umidade e maciez, e que não vão “re-cozinhar” a carne, como as frituras fazem.
- Tempo total (Micro-ondas): dois a quatro minutos
Passos
-
Corte a carne em pedaços pequenos. O frango — especialmente o peito — tende a ressecar quando esquentado por muito tempo. Cortá-lo em pedaços pequenos diminuirá o tempo de aquecimento, evitando que a carne resseque.
-
Coloque o frango em um recipiente seguro para ir ao micro-ondas. [1] X Fonte de pesquisa Não use um pote de plástico. Mas, como nota, os mitos sobre plástico no micro-ondas provocar câncer foram cientificamente desmentidos. [2] X Fonte Confiável Harvard Medical School Ir à fonte O risco que você corre, na verdade, é o de o plástico derreter-se na sua comida.
-
Cubra o frango. Não use filme plástico, já que ele pode derreter-se na sua comida. Não use papel-alumínio, também, já que ele cria faíscas e pode começar um incêndio ou quebrar o micro-ondas.
- Compre uma tampa de plástico segura para ir ao micro-ondas. [3] X Fonte de pesquisa
- Cubra-o com uma folha de papel-toalha, caso não encontre outra coisa.
-
Requente o frango. Qual a quantidade de frango a ser esquentada? Se for bem pouco (uma porção para uma pessoa só), comece colocando um minuto e meio na potência normal do micro-ondas — que geralmente é de 1.000 watts. Se tiver bastante frango, comece colocando de dois a três minutos. Em ambos os casos, verifique a temperatura tocando no frango com os dedos ou provando um pedaço para ver se esquentou bem. Continue a esquentar, 30 segundos por vez, até que chegue à temperatura ideal.
-
Tire o frango e deixe descansar. Lembre-se de que o recipiente também estará quente, então use luvas para forno ou descansos de panela para tirar a carne do micro-ondas. Mantenha a tampa no lugar e deixe descansar por dois minutos antes de cortar ou servir.
-
Tire a tampa. Tome cuidado ao fazer isso, já que pode sair bastante vapor quente. Mantenha seu rosto e dedos longe para evitar queimaduras.Publicidade
-
Coloque uma panela sobre o fogo baixo a médio. Uma panela antiaderente é o ideal para requentar frango — especialmente quando a carne está com pele, já que a gordura presente nela tende a grudar nas panelas.
- Sinta o calor emanando da panela colocando sua mão 5 cm acima da superfície do fundo.
- O ideal é que a panela não fique tão quente quanto ao cozinhar frango cru, já que o calor intenso ressecará a carne.
-
Coloque uma colher de sopa de óleo na panela. A gordura evitará que o frango resseque.
-
Reaqueça o frango na panela. Coloque a carne fria na panela e fique de olho. Para evitar que queime, mexa-a na panela para que a pele ou a superfície da carne não tenha a chance de grudar. Vire os pedaços continuamente para esquentar bem dos dois lados.
-
Deixe descansar e sirva. Deixe o frango descansar por um minuto ou dois para que ele redistribua seus sucos, e pronto!Publicidade
-
Prepare o frango para reaquecer. Descongele se for necessário e corte em pedaços pequenos para evitar ressecar durante o processo.
-
Aumente a temperatura. Não é preciso esperar que ele chegue à temperatura ambiente se estava congelado, mas a carne não pode estar sólida. Coloque na geladeira por algumas horas (de seis a oito) antes de requentar devagar para elevar a temperatura.
- Se for requentar o frango imediatamente, coloque a carne congelada em um saco plástico com fecho (Ziploc) e deixe na água fria até que descongele.
- Você também pode descongelá-lo no micro-ondas, na opção “Descongelar”.
-
Coloque o frango em uma forma. Inspecione o fundo da forma para ver se ela aguenta altas temperaturas.
- Espalhe os pedaços de frango pronto na forma, tentando manter um espaçamento uniforme entre eles.
- Cubra os pedaços de frango com o molho da comida que sobrou, se houver.
- Cubra a forma com papel-alumínio para evitar que o frango resseque.
-
Preaqueça o forno. Ajuste-o para 220 a 245 ºC. Fornos diferentes levam mais ou menos tempo para preaquecer, então verifique se o forno está na temperatura certa antes de colocar o frango para esquentar.
-
Reaqueça o frango. Assim que o forno estiver preaquecido, coloque a carne dentro. Se ela foi cortada em pedaços pequenos, pode levar apenas alguns minutos para esquentar. Se estiver esquentando pedaços grandes, como peitos inteiros, terá que esperar mais tempo.
- Use um termômetro para carnes para medir a temperatura interna e assegurar que o interior não ficou frio.
- A temperatura interna do frango deve ser de 65 ºC antes de servir. [4] X Fonte Confiável FoodSafety.gov Ir à fonte
-
Tire do forno e sirva. Use luvas de cozinha para proteger suas mãos ao tirar o frango, e use um porta panelas para proteger a superfície na qual colocará a forma quente.
- Se os pedaços de frango forem grandes, deixe descansar por alguns minutos antes de cortar. Isto permite que os sucos se redistribuam, para que a carne não fique seca e dura.
Publicidade
-
Preaqueça o forno. Ajuste-o para 180 ºC e deixe preaquecer completamente. Cada forno leva um tempo diferente para preaquecer, então veja se ele atingiu a temperatura certa antes de colocar o frango.
-
Prepare uma assadeira. Já que frango já foi assado, não é preciso escolher uma forma funda, porque não haverá sucos pingando. Mas, uma assadeira funda ainda é uma boa pedida para requentar um frango assado.
- Passe manteiga ou óleo na superfície da assadeira, para evitar que o frango grude.
- Coloque o frango inteiro na forma.
-
Reaqueça o frango. Coloque a assadeira no forno preaquecido, deixando na grelha do meio para que ele receba calor uniforme. Dependendo do tamanho do frango, pode ser preciso de mais ou menos tempo, mas geralmente são necessários 25 minutos para esquentar a carne por completo.
- Use um termômetro para carnes para garantir que a temperatura interna seja de, no mínimo, 65 ºC.
- Comece a medir a temperatura alguns minutos antes, especialmente se o frango for pequeno.
- Não deixe o frango esquentar demais, já que isso o deixa duro e seco — especialmente a carne branca.
-
Deixe descansar e sirva. Tire o frango do forno usando luvas e porta panelas para se proteger e proteger o balcão ou mesa onde colocar a forma. Deixe descansar na temperatura ambiente por cerca de cinco minutos antes de cortar. Fazê-lo permite que os sucos se redistribuam na carne, mantendo-a úmida ao servir.Publicidade
Dicas
- Os micro-ondas tendem a esquentar o exterior dos alimentos primeiro, especialmente se a comida for grossa, como um frango inteiro. Corte o frango que sobrou antes de levá-lo ao micro-ondas.
- Os micro-ondas são mais rápidos, mas os fornos esquentam mais uniformemente.
Publicidade
Avisos
- Vale lembrar que há a possibilidade do filme plástico, mesmo as versões seguras para ir ao micro-ondas, ser ruim para a comida porque as toxinas são empurradas nos alimentos quando o micro-ondas está em funcionamento. O mesmo problema ocorre com potes de plástico no micro-ondas. Na internet há informações e alternativas para os dois.
- Antes de manusear as sobras de frango (ou outros alimentos), lave bem as mãos com água e sabão. Se estiver resfriado, gripado ou com tosse, não manuseie alimentos. As bactérias da espécie Staphylococcus são habitantes naturais dos canais nasais e da pele; esta é a maior causa de infecções alimentares, pois elas entram em contato com a comida e se multiplicam.
- A probabilidade da comida ter bactérias na superfície é muito maior do que no seu interior. Cubra todos os alimentos antes de levar à geladeira para evitar a contaminação das superfícies. Deixe os alimentos esfriarem antes de colocar tampas herméticas e por na geladeira; comida quente ou morna em um ambiente hermético também pode criar bactérias.
- Até mesmo alimentos completamente cozidos podem ser ambiente da proliferação de bactérias, como a salmonela. Descarte tudo que tenha entrado em contato com o frango, como marinados, e não utilize em outros alimentos.
- Nunca coloque papel-alumínio no micro-ondas!
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.sfgate.com/food/article/The-best-way-to-reheat-chicken-2790919.php
- ↑ http://www.health.harvard.edu/fhg/updates/update0706a.shtml
- ↑ http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss_1/176-0384133-4799353?url=search-alias%3Daps&field-keywords=microwave+cover
- ↑ http://www.foodsafety.gov/keep/charts/mintemp.html
Publicidade