Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não há nada melhor do que um frango frito perfeito, bem dourado e crocante. Infelizmente, após alguns minutos na geladeira, todas as coisas que tornam o frango frito um prato maravilhoso vão desaparecer, restando apenas um pedaço de carne murcha. Felizmente, é possível requentar o prato sem arruiná-lo. Embora não exista uma forma de deixá-lo tão bom quanto recém-saído da frigideira, estes truques simples vão deixar o frango delicioso mesmo que ele tenha sido frito há alguns dias.
Passos
-
Deixe o frango fora da geladeira enquanto o forno preaquece a 190°C. Retire o frango da geladeira e deixe-o fora do recipiente em que ele estava. Deixe os pedaços separados de forma uniforme em um prato ou travessa até ficarem em temperatura ambiente, o que leva cerca de meia hora.
- Aproveite o tempo para preparar qualquer outra coisa necessária. Preaquecer o forno é essencial, mas também é possível usar o tempo para preparar acompanhamentos, arrumar a mesa e assim por diante.
-
Coloque o frango em uma assadeira. Ponha os pedaços de frango em uma assadeira que possa ir ao forno. Pode ser uma boa ideia colocar uma folha de papel-alumínio primeiro para facilitar a limpeza depois. Não é necessário untar o papel-alumínio, mas caso o faça, o resultado não será prejudicado.
- Evite colocar o frango no forno antes dele estar à temperatura ambiente. Caso a carne esteja fria no interior, isso pode interferir na “crocância” da parte externa, que é um dos principais fatores que tornam o frango frito delicioso.
-
Coloque o frango no forno. Ponha a assadeira com os pedaços de frango no centro da grelha. Marque 10 minutos.
- Algumas pessoas recomendam espirrar um pouco de água nos pedaços de frango para evitar que eles sequem, enquanto outras não consideram necessário.
- Deixe o frango no forno por pelo menos 10 minutos e no máximo meia hora. Como explicado no passo seguinte, o tempo de cozimento pode variar.
-
Fique de olho nos pedaços de frango. A única parte difícil desse método de reaquecimento é que os diferentes pedaços de frango podem aquecer a velocidades diferentes. De forma geral, os pedaços maiores e mais grossos (como peito e coxas) levam mais tempo para esquentar do que os pedaços menores (como asas e drumet). Para que os pedaços menores não fiquem ressecados, depois de 10 minutos no forno, passe a olhar o frango a cada poucos minutos. Caso eles estejam crocantes por fora e quentes por toda a extensão, então estão prontos.
- No geral, drumets e asas levam cerca de 15-20 minutos para aquecer perfeitamente, enquanto peitos e coxas demoram por volta de 20-25 minutos. [1] X Fonte de pesquisa
-
Retire o frango do forno e deixe esfriar. Quando os pedaços de frango tiverem recuperado a crocância e estiverem quentes até a parte próxima ao osso, eles estarão prontos para comer. Retire-os do forno e, cuidadosamente, passe os pedaços para uma grelha para esfriar por cerca de cinco a dez minutos antes de comer. Agora é só se lambuzar!
- Geralmente não é necessário temperar o frango de novo; o tempero que estava nele será preservado.
Publicidade
-
Deixe o frango em temperatura ambiente. Outra ótima forma de voltar a ter um frango dourado e crocante é simplesmente fritando-o novamente. Assim como no método acima, tire o frango da geladeira e deixe-o em um local protegido por cerca de meia hora antes de fritar. Enquanto espera, aproveite para fazer quaisquer tarefas necessárias (como pôr a mesa, fazer os acompanhamentos, entre outras).
- Fritar o frango ainda frio pode afetar o processo de cozimento. Colocar o frango gelado no óleo quente vai reduzir significativamente a temperatura do óleo por um minuto ou dois, impedindo que a crosta crocante se forme. [2] X Fonte de pesquisa
-
Aqueça o óleo em uma frigideira ou panela apropriada. Quando o frango estiver próximo da temperatura ambiente, coloque uma frigideira no fogão e acenda o fogo na temperatura alta. Frigideiras mais grossas como as feitas de aço inox ou ferro são melhores, porque elas tendem a reter mais o calor. Coloque bastante óleo na frigideira e deixe esquentar. Ponha óleo o suficiente para que pelo menos a parte de baixo dos pedaços de frango fique submersa.
- Não use azeite ou outro óleo com o ponto de fumaça baixo, já que a fumaça pode deixar o frango com um sabor amargo, como se estivesse queimado. Em vez disso, use um óleo com um ponto de fumaça alto e um sabor neutro, como óleo de canola, amendoim ou óleo vegetal. [3] X Fonte de pesquisa
- Caso tenha uma fritadeira, é possível usá-la nesse método, embora não seja obrigatório.
-
Frite os pedaços por alguns minutos. Coloque os pedaços de frango no óleo quente com cuidado (uma pinça pode ajudar a proteger dos respingos). Frite-os no óleo por cerca de dois a três minutos, virando regularmente.
- Fique à vontade para ajustar o tempo de cozimento como quiser. Tempos mais longos vão deixar a pele do frango mais sequinha e crocante, mas também deixarão a carne mais seca. [4] X Fonte de pesquisa Não tenha medo de conferir a textura do frango enquanto cozinha.
-
Retire o frango e deixe escorrer. Quando a pele estiver sequinha e crocante, o frango estará pronto. Passe os pedaços um a um para uma grelha em cima de uma panela e deixe-os escorrer. Essa etapa é essencial: deixar o óleo escorrer vai ajudar a obter uma pele ainda mais crocante. É necessário cerca de três a cinco minutos para o frango secar completamente. [5] X Fonte de pesquisa
-
Agora é só servir. Com cuidado, descarte o excesso de óleo (ou reutilize ) depois de esfriar. Coma o frango assim que ele esfriar um pouco.Publicidade
-
Não use o micro-ondas. Usar o aparelho de micro-ondas é uma forma rápida e conveniente de aquecer muitos alimentos, mas ele é terrível com o frango frito. Esses aparelhos não fazem nada para deixar a pele do frango sequinha enquanto ele é aquecido. Isso significa que, embora o frango fique quente, geralmente ele ficará com a parte de fora murcha, o que não chega aos pés da pele crocante do frango que foi reaquecido da forma correta.
-
Evite usar forninhos elétricos. Caso não haja nenhuma outra opção, o forno elétrico pode ser usado para reaquecer o frango. No entanto, é comum que eles aqueçam o frango desigualmente, deixando a parte de fora quente, mas a parte de dentro fria. [6] X Fonte de pesquisa Além disso, a maioria dos forninhos não tem a potência necessária para obter aquela textura crocante do lado de fora do frango.
-
Não grelhe o frango em uma frigideira. Tentar fritar o frango em uma frigideira que não está cheia de óleo é uma má ideia. Será mais difícil aquecer os pedaços de maneira uniforme, mas mesmo se conseguir, provavelmente a carne ficará seca, já que a gordura vai derreter na panela seca.
-
Não deixe o frango secando em um papel-toalha. Colocar o frango para esfriar em cima de alguns papeis-toalha pode parecer uma boa ideia, já que eles vão absorver o excesso de óleo. No entanto, fazendo isso, alguns pedaços de frango ficarão em contato direto com o óleo que está escorrendo. A umidade vai murchar a deliciosa pele que estava sequinha e crocante, arruinando todo o seu trabalho.
-
Pronto.Publicidade
Dicas
- O método de fritar novamente também funciona para os frangos comprados em fast food, assim não será necessário jogar fora as sobras do lanche. [7] X Fonte de pesquisa
- Como em qualquer método de cozimento que utilize óleo quente, tome cuidado ao fritar o frango para evitar acidentes. O manuseio incorreto do óleo de cozinha pode causar queimaduras, incêndios ou coisas piores.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.thebestestever.com/the-best-way-to-reheat-fried-chicken.html
- ↑ http://www.bonappetit.com/test-kitchen/common-mistakes/article/fried-chicken-common-mistakes
- ↑ http://www.bonappetit.com/test-kitchen/common-mistakes/article/fried-chicken-common-mistakes
- ↑ http://www.seriouseats.com/2012/01/the-best-way-to-eat-popeyes-fried-chicken-extra-fried.html
- ↑ http://www.seriouseats.com/2012/01/the-best-way-to-eat-popeyes-fried-chicken-extra-fried.html
- ↑ http://www.thebestestever.com/the-best-way-to-reheat-fried-chicken.html
- ↑ http://www.seriouseats.com/2012/01/the-best-way-to-eat-popeyes-fried-chicken-extra-fried.html
Publicidade