Baixe em PDF Baixe em PDF

Estimular os folículos capilares é uma forma de acelerar o crescimento do cabelo. Além de fazer mudanças alimentares, estimular os folículos pode ajudar o cabelo a crescer um pouco mais rápido do que a média. Todos os métodos abaixo têm resultados comprovados e são, em sua maioria, técnicas naturais que podem ser feitas em casa.

Método 1
Método 1 de 4:

Massageando o couro cabeludo

Baixe em PDF
  1. Muitos profissionais recomendam adicionar óleos ao estimular o couro cabeludo. Isso não só estimula os folículos capilares, como também nutre o couro cabeludo e a raiz do cabelo. Óleos recomendados incluem: [1]
    • Óleo de coco;
    • Óleo de jojoba;
    • Azeite de oliva;
    • Óleo de amêndoas;
    • Óleo de ovo (eyova);
    • Óleo de abacate;
    • Óleo de rícino.
  2. Existem algumas opções, dependendo principalmente se você vai incluir algum óleo ou não.
    • No chuveiro, durante o banho (não é necessário usar óleos);
    • Antes de tomar banho;
    • Antes de dormir.
  3. [2] Será preciso aquecer o líquido, seja em banho-maria, seja em uma panela pequena em fogo baixo.
    • Recomenda-se não usar mais do que uma colher de sopa.
  4. Use as pontas dos dedos para massagear, estimulando o fluxo sanguíneo. [3]
    • Molhe as pontas dos dedos no óleo aquecido antes de começar a massagear. Em seguida, passe o óleo na cabeça, fazendo movimentos circulares. Use apenas uma pequena quantidade de óleo para não deixar o cabelo muito gorduroso.
  5. Você pode dividir o cabelo em partes, e massagear cada uma por cerca de um minuto, ou escolher um ponto inicial e continuar por toda a cabeça. [4]
    • Também é possível virar de cabeça para baixo enquanto massageia, para estimular ainda mais o fluxo sanguíneo. Não é um método comprovado, então tome cuidado ao tentar, principalmente se você tiver alguma condição de saúde, como estar grávida ou ter tonturas frequentes.
  6. Isso dá mais tempo para o couro cabeludo absorver o óleo, oferecendo ainda mais nutrição. [5] Fique com o óleo na cabeça por até duas horas.
    • Toalhas pesadas costumam quebrar os fios, então algumas alternativas são blusas de algodão antigas ou toalhas leves de microfibra.
    • Esse Passo não é necessário para quem escolheu não usar óleos capilares.
  7. Não importa o tipo de cabelo, não lavá-lo direito deixará os fios com um aspecto oleoso. Principalmente para quem tem cabelos finos, pois os óleos costumam pesar nesse tipo de fio.
    • Passe shampoo e condicionador normalmente. Mas talvez seja necessário passar shampoo duas vezes, para limpar completamente. [6]
  8. Não há problema em massagear o couro cabeludo todos os dias, porém não é recomendável usar o óleo diariamente, pois lavar os fios diariamente pode deixá-los ressecados. É possível fazer massagens a seco ou durante o banho. [7]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Adicionando óleos essenciais

Baixe em PDF
  1. Você deve encontrá-los em lojas de produtos naturais, lojas de alimentos saudáveis ou online.
    • Os óleos de alecrim e hortelã-pimenta têm demonstrado acelerar o crescimento dos cabelos quando usados ao massagear o couro cabeludo.
  2. Ao se preparar, adicione algumas gotas de ambos os óleos essenciais de alecrim e de hortelã-pimenta com algum outro que preferir.
    • Você também pode procurar por um shampoo ou condicionador que já tenha esses óleos na composição.
  3. [8] Faça pequenos movimentos circulares apenas com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Massageie lentamente todo o couro cabeludo por cerca de cinco minutos.
    • Separe o cabelo em partes, para conseguir massagear igualmente todas as partes.
  4. Após a massagem, deixe descansar por até duas horas. Envolva a cabeça com uma blusa de algodão velha ou uma toalha leve, ou ainda, cubra com uma touca de banho. [9]
  5. Para remover os óleos completamente, talvez seja necessário passar xampu duas vezes. Passe o condicionador normalmente. [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando uma escova de cerdas de javali

Baixe em PDF
  1. Para estimular os folículos capilares, e ajudar o couro cabeludo a produzir seus próprios óleos naturais, uma escova de cerdas de javali com cerdas naturais é a mais recomendada.
  2. [11] Para poder alcançar o cabelo na parte de baixo, atrás do pescoço, você terá que ficar com a cabeça para baixo por um tempo.
  3. [12] Com o cabelo todo para baixo, escove-o em direção às pontas, escovando o couro cabeludo, e até as pontas.
    • Não se esqueça de escovar atrás do pescoço e as laterais da cabeça, ao lado das orelhas. Experimente segurar um pouco de cabelo com a outra mão e tirá-lo do caminho, se for difícil alcançar todos os lugares.
    • Escove por cerca de cinco minutos.
  4. [13] Levantar-se rapidamente pode deixá-la tonta, então fique ereta com calma, para que o corpo tenha tempo de se adaptar.
  5. Novamente, escove por cerca de cinco minutos, não se esquecendo de nenhuma parte da cabeça. [14]
    • Escove com suavidade, para evitar quebrar os fios e estimular o couro cabeludo.
    • Separe o cabelo para escovar partes diferentes se for necessário.
  6. Você pode escovar o cabelo com uma escova de cerdas naturais de javali até três vezes por dia, mas pelo menos uma vez é o recomendado. [15]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando suco de cebola

Baixe em PDF
  1. É melhor fazer apenas a quantidade de suco que usará naquele dia, mas deixe já as cebolas guardadas para a próxima vez.
  2. Use os próprios dedos para descascar as cebolas, ou corte-as em pedaços, o que muitas vezes ajuda a casca a sair mais facilmente.
  3. Há três opções - escolha a melhor baseando-se nos utensílios de cozinha que você tem: [16]
    • Um espremedor de frutas: corte a cebola em pedaços pequenos e vá colocando no espremedor.
    • Um liquidificador ou multiprocessador: corte em quatro pedaços iguais e bata no liquidificador ou multiprocessador. Coe a mistura com um coador de metal (ou um pano) sobre uma tigela, para que sobre apenas o suco.
    • Um ralador: corte a cebola ao meio e rale cada parte. Coe a cebola ralada com um pano para extrair o suco.
  4. Suco de cebola puro e fresco é muito forte e pode causar uma reação alérgica. [17]
    • Não continue se notar qualquer sinal de alergia.
  5. [18] Com cuidado, despeje o suco sobre o couro cabeludo e use a ponta dos dedos para massagear. Aqui, a massagem na verdade é um estímulo extra aos folículos capilares, pois o suco já é bem eficiente.
  6. Para melhores resultados, o suco de cebola precisa ficar no couro cabeludo por pelo menos meia hora. [19]
  7. Quando acabar o tempo, passe o shampoo e o condicionador normalmente para tirar o cheiro de cebola.
  8. É aconselhável repetir esse método três vezes por semana para conseguir melhores resultados dentro de alguns de meses.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre use as pontas dos dedos ao fazer massagem, para não cortar ou arranhar o couro cabeludo com as unhas.
  • Limpe a escova de cerdas naturais de javali passando um pente de dentes largos por ela. Deixe o pente plano, de maneira que fique perpendicular às cerdas, e passe com cuidado para retirar os fios presos. Depois, lave a escova com água e deixe-a com as cerdas para baixo em uma toalha, para secar naturalmente. [20]
Publicidade

Avisos

  • Teste qualquer método novo em uma pequena parte do couro cabeludo antes, para testar por reações alérgicas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 396 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade