PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Furúnculos são vesículas dolorosas e repletas de pus que, depois que uma infecção bacteriana se instala num folículo ou numa glândula sebácea, se formam sob a pele. [1] Esse tipo de infecção, muito comum, na maioria das vezes é causada pela bactéria Staphylococcus aureus . No tratamento caseiro da doença, deve-se evitar estourar ou espremer o furúnculo, uma vez que isso cria o risco de a infecção cair na corrente sanguínea — especialmente em pessoas com sistemas imunológicos fracos (crianças, diabéticos, idosos). No caso de os remédios caseiros se mostrarem ineficazes, procure um médico para perfurar o furúnculo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Tratando furúnculos em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. O sistema imunológico da maioria das pessoas é suficientemente forte para lidar com infecções pequenas, como a tratada neste artigo. Em outras palavras, furúnculos normalmente desaparecem em poucas semanas, embora causem coceira e dor nos estágios iniciais. [2] Há a possibilidade de que o furúnculo fique mais dolorido à medida que o pus se acumula em seu interior. Depois disso, ele estourará e secará em pouco tempo.
    • Se você vem aguardando o estouro espontâneo do furúnculo há algumas semanas, deixe lenços bactericidas e lenços de papel no seu carro ou na sua bolsa.
    • Na hipótese de o furúnculo estar localizado na face, higienize o ferimento constantemente e evite cobri-lo de maquiagem. Furúnculos faciais são constrangedores, mas é melhor deixá-los expostos ao ar e esperar que as defesas do organismo os combatam naturalmente.
  2. Aplicar uma toalha de rosto ou uma flanela aquecida no furúnculo ajuda a realizar a drenagem natural, uma vez que o calor expande os vasos sanguíneos e intensifica o fluxo de linfa, [3] além de aliviar a dor. No entanto, o calor pode favorecer a inflamação. Umedeça uma toalha de rosto limpa em água e deixe-a no micro-ondas por 30 a 45 segundos. Faça a compressa várias vezes ao dia (20 minutos de cada vez) até que a ferida comece a drenar e diminuir de tamanho.
    • Por maior que seja o efeito bactericida do micro-ondas, lave e enxague a toalha após cada uso para evitar que a infecção se propague.
    • Não deixe o tecido numa temperatura que queime a pele, pois isso agravaria o problema.
  3. Essa substância, extraída de uma planta nativa da Austrália, tem um efeito antibiótico e antisséptico natural, e é muito empregada no tratamento de infecções de pele. [4] As propriedades bactericidas e anti-inflamatórias do óleo ajudam a eliminar furúnculos, embora a ciência ainda não saiba se ele pode ser absorvida pela pele. [5] Ele também evita que, uma vez estourado o furúnculo, a infecção se espalhe. Embeba uma bola de algodão limpa no óleo e espalhe-a na vesícula por de três a cinco vezes por dia. Não deixe a substância entrar em contato com os olhos, pois o óleo provoca ardência.
    • Algumas pessoas têm alergia à melaleuca. Essa condição é muito rara, mas, de todo modo, interrompa o tratamento com o óleo se a pele ficar inchada e irritada.
    • Outros antibióticos naturais de efeito similar ao óleo da melaleuca são: extrato de folha de oliveira, óleo de orégano, lavanda, água oxigenada, vinagre branco e solução iodada.
  4. Quando estourar espontaneamente, drene o conteúdo do furúnculo pressionando de leve suas bordas com um lenço de papel de alta absorção. Não se surpreenda diante da quantidade de pus e sangue: a quantidade de fluidos liberados pelo furúnculo é bem maior que a da espinha comum. [6] Extraia a maior quantidade possível de sangue e pus, descarte o lenço de papel e limpe a área com lenços bactericidas. Furúnculos não são contagiosos, mas as bactérias que os colonizam, sim.
    • Talvez o furúnculo continue a eliminar fluidos nas horas seguintes. Se possível, espalhe nele um pouco de pomada antibiótica e cubra-o com um curativo antes de dormir.
    • Expor o furúnculo perfurado ao ar e à luz do sol acelera a cura, mas, em excesso, pode causar queimaduras solares e criar uma descoloração local que perdurará por meses.
    • Continue a fazer compressas quentes nos dias seguintes à abertura do furúnculo para ajudá-lo a esvaziar. Lembre-se de sempre usar compressas limpas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Consultando um médico

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos furúnculos surge em decorrência de pelos encravados, farpas e corpos estranhos alojados na pele. [7] Em pessoas de imunidade saudável, essas lesões desaparecem em poucas semanas. Se o furúnculo persistir por mais tempo (ou se ele reincidiu inúmeras vezes) ou se ele vem acompanhado de dor, inchaço dos linfonodos, febre ou perda de apetite, deve ser examinado por um médico. Furúnculos grandes (com mais de 5 cm) também exigem atenção médica. [8]
    • Tal lesão não é considerada grave, mas outras doenças podem se assemelhar a ela, por exemplo: câncer de pele, alergias, picadas de abelhas ou vespas, abcessos provocados pela diabetes, herpes, varicela e SARM.
    • Pomadas antibióticas (sulfato de neomicina, bacitracina etc.) são ineficazes contra furúnculos porque não chegam às camadas da pele onde as bactérias estão alojadas. [9]
  2. Depois de confirmar que a lesão é mesmo um furúnculo, o médico talvez proponha que ele seja perfurado, especialmente se ele persiste há várias semanas ou se é grande e doloroso. Tal procedimento é muito simples: o médico aplica anestesia local e faz uma pequena incisão no topo da vesícula, liberando o pus acumulado. [10] Na sequência, um curativo será feito e o médico dará algumas instruções de higiene. Fazer a incisão num consultório ou num hospital é muito mais seguro do que em casa.
    • Quando a infecção é grande e profunda demais para que todo o pus seja eliminado imediatamente, o médico pode colocar um pequeno pedaço de gaze sobre o ferimento para facilitar a drenagem.
    • Se a incisão for feita num furúnculo muito grande, pode deixar uma cicatriz permanente. Leve isso em consideração se o procedimento for realizado em áreas como o rosto e discuta outras opções com o médico.
  3. Tais medicamentos raramente são utilizados no tratamento de lesões como o furúnculo, embora possam ser prescritos em casos graves ou reincidentes. [11] Os médicos normalmente receitam antibióticos de via oral por 10 a 14 dias para quem sofre com furúnculos recorrentes, [12] . Em casos mais graves, dois antibióticos são utilizados, além da pomada antibiótica a ser aplicada diretamente no furúnculo durante o dia.
    • O uso exagerado de antibióticos nas últimas décadas criou bactérias resistentes, que, quando contraídas, põem a vida em risco. Se o furúnculo surgir enquanto você estiver internado para lidar com uma doença diferente, avise aos médicos ou enfermeiros imediatamente.
    • Um dos efeitos colaterais do uso de antibióticos é a destruição parcial das bactérias benéficas da flora intestinal, o que pode levar à problemas de digestão, diarreia, cólicas abdominais e náusea. [13] Alergias, erupções cutâneas e dificuldade para respirar são outras reações adversas possíveis aos antibióticos.
    Publicidade

Dicas

  • Lave as mãos antes e depois de lidar com o furúnculo em casa. Isso diminui o risco de que a infecção se espalhe.
  • Nutrição ruim, maus hábitos de higiene, exposição a produtos químicos perigosos e imunidade enfraquecida aumentam a susceptibilidade a furúnculos.
  • Se você tem um furúnculo ou outro tipo de infecção cutânea, não compartilhe objetos como toalhas de banho, lâminas de barbear e roupas.
Publicidade

Avisos

  • Se você tem doenças imunológicas, sopro cardíaco, diabetes ou usa drogas imunossupressoras (como corticosteroides), procure um médico logo que notar o surgimento do furúnculo.
  • Vá ao dermatologista ou ao seu médico de confiança se o furúnculo for muito doloroso, durar várias semanas ou se vier acompanhado de febre.
  • Não esprema ou estoure o furúnculo por conta própria (especialmente se você não tem nenhuma experiência na área da saúde). Isso poderia irritar a lesão e espalhar a infecção.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 468 592 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade