Você tem dificuldade para se manter concentrado enquanto estuda? Para fazer isso sem ficar entediado, a primeira coisa a fazer é escolher um espaço sem distrações. Faça intervalos curtos para não ficar muito cansado, reveze as matérias estudadas para que o estudo fique interessante e motive a si mesmo com pequenas recompensas. Embora maratonas ser inevitáveis às vezes, faça o melhor para estudar um pouco a cada dia em vez de ficar sobrecarregado na noite anterior a uma prova.
Passos
-
Mantenha o celular fora de vista e esqueça que ele existe. Guarde o telefone em uma gaveta ou o mantenha dentro da bolsa para não ficar tentado a usá-lo. Além disso, fique longe de outros aparelhos eletrônicos a menos que precise deles para estudar. [1] X Fonte de pesquisa
Dica: Baixe um aplicativo que bloqueie sites que o distraiam caso precise utilizar um tablet ou computador para estudar. Assim é mais fácil manter o foco.
-
Faça um lanche saudável antes de estudar. Um estômago vazio pode ser uma distração, por isso tome um iogurte, coma uma fruta ou outra coisa saudável antes de começar a estudar. Também é uma boa ideia ter por perto uma barrinha de cereal ou algumas castanhas caso fique com fome. [2] X Fonte de pesquisa
- Lanches saudáveis com muita proteína e carboidratos complexos fornecem a energia necessária para ajudar na concentração. Frutas, nozes e alimentos integrais são boas escolhas. Evite doces e outras coisas do tipo, pois elas fazem o açúcar no sangue aumentar e cair rapidamente.
-
Escolha um local apropriado para estudar. Encontre um local sem distrações, como uma parte da casa sem muito movimento ou a biblioteca. Experimente esse local (ou alguns locais que costuma usar) algumas vezes até desenvolver o hábito de ficar concentrado sempre que estiver nele. [3] X Fonte de pesquisa
- Além disso, estude em uma escrivaninha ou mesa com espaço suficiente para todo o material de estudo. Evite estudar na cama, pois ficar confortável de mais pode ser uma distração.
- Mantenha a área limpa e organizada para não sobrecarregar a mente. Um espaço desorganizado faz a mente se sentir bagunçada também.
- Estude em um área com luz natural para não cansar muito a mente.
-
Intercale atividades e tópicos para evitar ficar entediado. Quando tiver muitas tarefas ou matérias para estudar, concentre-se em uma delas por uma hora e depois passe para outra. Mesmo se estiver estudando para uma prova e não puder mudar de matéria, concentre-se em um único tópico por mais ou menos uma hora de cada vez. [4] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
- Por exemplo, ao estudar para uma prova sobre a Segunda Guerra Mundial, revise as anotações sobre os eventos que levaram à guerra. Faça uma pausa para lanchar ou esticar as pernas um pouco e depois estude a Frente Oriental. Também é possível revisar resumos de capítulos por uma hora e depois estudar com cartões.
- Em vez de se concentrar a força em uma única coisa, estudar matérias diferentes é mais eficiente e o ajudará a reter mais informação.
-
Estude matérias difíceis primeiro para tirá-las do caminho. Será mais fácil estudar por um longo período se resolver primeiro o que for mais difícil ou chato. Resolva logo o que for mais difícil enquanto estiver com mais energia e guarde as tarefas mais fáceis para quando já estiver ficando sem gás. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, imagine que não gosta de estudar química. Comece a sessão de estudos com essa matéria, resolvendo exercícios e se preparando para uma prova futura. Assim que tirar isso do caminho, passe para as matérias que gostar mais.
-
Ouça música enquanto estuda se isso o ajudar a se concentrar. Isso funciona para algumas pessoas, mas não todas. Ouça música instrumental enquanto estuda para se manter concentrado caso isso não seja uma distração. [6] X Fonte de pesquisa
- Música clássica é uma boa escolha, já que não há letras para distraí-lo. Outras opções são música ambiente, eletrônica ou sons da natureza.
- Para marcar o tempo, faça uma playlist de uma hora em vez de ouvir músicas aleatórias. Dessa forma você saberá que precisa fazer um intervalo ou estudar outra matéria.
Publicidade
-
Escreva as metas em um calendário ou um quadro branco. Ver as metas escritas em um lugar bem visível pode ajudá-lo a se manter dedicado. Coloque um calendário ou um quadro branco na área de estudo e escreva o que precisa ser feito. Quando for pego desprevenido, escreva a meta em uma agenda, um cartão ou uma folha. [7] X Fonte de pesquisa
Dica: Além de escrever as metas de estudo, conte para um amigo ou familiar sobre elas. Contar a outras pessoas o que você precisa realizar pode ajudá-lo a se dedicar.
-
Faça uma pausa a cada hora para não cansar muito. Você pode se sentir tentado a permanecer estudando por várias horas de uma vez, mas essa é uma forma rápida de se desmotivar. O corpo e o cérebro precisam de intervalos, por isso faça uma pausa de mais ou menos dez minutos para recarregar as energias a cada hora. Faça uma caminhada, coma alguma coisa ou faça um aquecimento e depois volte a estudar. [8] X Fonte de pesquisa
- Durante os intervalos, evite quaisquer distrações. Por exemplo, não ligue a TV, pois você pode ficar interessado no que estiver passando e não voltar a estudar. Da mesma forma, evite as redes sociais caso tenha a tendência de passar muito tempo nelas.
- Faça um pausa inteligente em vez de parar de uma vez no meio de alguma coisa. É melhor esperar um pouco para fazer uma pausa em vez de parar e depois esquecer o que estava fazendo.
-
Tente relacionar o que está estudando e seus interesses pessoais. Procure maneiras de trazer os assuntos estudados para a realidade. Escolha um dos lados em um problema durante as aulas de história ou conecte tópicos de ciências com experiências diárias. Mesmo que algo pareça desinteressante, fique de mente aberta e dê uma chance. [9] X Fonte Confiável Darmouth University Academic Skills Center Ir à fonte
- Quando não se sentir interessado, motivar a si mesmo para estudar tal assunto torna o processo mais fácil.
- Mesmo que não consiga gostar de uma matéria, faça o melhor para torná-la divertida. Por exemplo, faça diagramas e rascunhos do que estiver estudando caso goste de desenhar. [10] X Fonte de pesquisa
-
Recompense a si mesmo quando completar uma tarefa. Será mais fácil se concentrar sabendo que há um pequeno presente esperando. Alguns incentivos por um trabalho bem feito podem incluir jogar vídeo game, assistir TV, fazer um lanche ou permitir a si mesmo gastar um pouco mais com uma roupa ou acessório. [11] X Fonte de pesquisa
- Não seja tão duro consigo mesmo caso não consiga terminar a tarefa, mas lembre-se de se recompensar quando terminá-la.
- Escrever uma meta de estudos e recompensas em um bloco de notas ou agenda pode ajudá-lo a ficar concentrado. Por exemplo, escreva “Atividade: Revisar notas das aulas de história por duas horas. Recompensa: Jogar vídeo game por 30 minutos”.
-
Estude com um grupo para que todos possam se ajudar a se concentrar. Reúna-se com colegas que levem o estudo a sério e não o façam perder o foco. Façam minitestes, expliquem a matéria uns aos outros e ajudem-se a resistir à vontade de procrastinar. [12] X Fonte de pesquisa
- Explicar algo para alguém é uma ótima maneira de memorizar e reter informações. Estudar com outras pessoas também pode ajudar a melhorar anotações de aula e deixá-las mais completas.
Publicidade
-
Reduza a quantidade de estudo ao fazê-lo de maneira mais eficiente. Antes de começar a estudar, sempre leia o que foi proposto como atividade ou o conteúdo para a prova para garantir que esteja se concentrando nos tópicos certos. Além disso, economize tempo pedindo ao professor para explicar assuntos que sejam mais confusos e que o ajude com quaisquer perguntas que tenha. Assim não é preciso procurar por essas informações sozinho. Por último, dê prioridade aos assuntos mais importantes que precisa aprender para que possa estudá-los primeiro.
- Quando estudar por longos períodos, é importante usar o tempo com sabedoria.
- Por exemplo, revise o guia de estudos assim que recebê-lo e destaque os assuntos principais que precisa estudar. Converse com o professor para não perder tempo procurando por uma informação sozinho caso tenha perguntas. Depois, decida quais tópicos precisam de mais tempo e comece com eles.
-
Prepare o local de estudos antes de começar. Garanta que tem tudo que precisa para que não fique levantando várias vezes para pegar algo. Organize bem os livros, lápis e canetas, cadernos e qualquer outro material. Dessa forma eles ficam ao alcance da mão e não será preciso interromper nada.
- Por exemplo, imagine que esteja estudando matemática. Será necessário ter os materiais de estudo (trabalhos dirigidos, livro etc.), uma calculadora, papel quadriculado, um lápis, uma borracha, água e um lanche saudável.
-
Planeje os estudos com antecedência. Faça uma estimativa de quanto tempo será necessário para cada atividade, adicione mais um décimo desse tempo por segurança e depois organize essas tarefas em blocos. Defina prioridades, coloque no cronograma as mais difíceis e importantes primeiro e lembre-se de incluir intervalos curtos a cada hora, mais ou menos. [13] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, ao planejar uma sessão de quatro horas de estudo, reserve as duas primeiras para estudar para uma prova importante de ciências. Depois, faça os exercícios de matemática na terceira hora e revise as anotações das aulas de história na quarta. Estude um pouco mais para a prova de ciências caso sobre tempo.
- Além disso, faça uma lista semanal com as tarefas futuras. Preencha blocos de tempo fixos, como aulas, trabalho e prática e depois divida o tempo livre entre estudos e outras atividades.
-
Divida tarefas muito cansativas em etapas menores. Tarefas como “estudar para uma prova bimestral de história” ou “fazer um trabalho de pesquisa” podem parecer desanimadoras e impossíveis. Em vez de ficar sobrecarregado com isso, divida essas tarefas maiores em partes menores. [14] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, ao estudar para uma prova bimestral, comece revisando provas e questionários passados e faça anotações sobre assuntos mais difíceis. Depois, revise as anotações de aula, divida o tópico em partes e estude uma de cada vez.
- Tarefas menores também podem incluir fazer resumos de capítulos de livros, cartões de estudo e testar a si mesmo com pequenos questionários.
-
Faça o melhor para dividir bem as sessões de estudo em vez de deixar tudo para a última hora. Sempre que possível, planeje com antecedência e organize o tempo para estudar um pouco de cada vez. É melhor preparar três sessões diferentes de três horas cada em vez de uma maratona de nove horas. Ao estudar várias vezes, por curtos períodos, será mais fácil reter informações no futuro. [15] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
Evite virar a noite: Só faça isso se ainda assim puder ter uma boa noite de sono. Será mais difícil se concentrar na prova se não dormir direito.
-
Alivie um pouco a carga se já estiver no limite. Faça um inventário das responsabilidades caso tenha dificuldade em encontrar tempo para fazer tarefas escolares. Pergunte a si mesmo que atividades não tão importantes estão tomando muito tempo. Desista de alguma delas para ter mais tempo livre, se necessário. [16] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, imagine que esteja sobrecarregado com escola, um trabalho de meio período, basquete e participando de um coral. Escola e trabalho são prioridades, por isso continuam. Faça uma pausa no coral caso o basquete seja muito importante para você e veja se pode retornar depois que tiver mais tempo livre.
Publicidade
Dicas
- Defina prioridades e evite perder tempo estudando algo que já saiba bem. [17] X Fonte Confiável Darmouth University Academic Skills Center Ir à fonte
- Programe sessões de estudo durante o dia, quando estiver mais produtivo, se possível.
- Fale com um professor ou orientador caso tenha dificuldade em administrar bem o tempo e se sentir sobrecarregado.
Avisos
- Lembre que a saúde também é importante. Uma boa noite de sono, uma dieta saudável e exercícios são essenciais, por isso garanta que tem tempo para cuidar de si mesmo.
Referências
- ↑ https://slc.berkeley.edu/study-and-success-strategies
- ↑ https://blog.suny.edu/2013/12/scientifically-the-best-ways-to-prepare-for-final-exams/
- ↑ https://slc.berkeley.edu/study-and-success-strategies
- ↑ https://www.apa.org/gradpsych/2011/11/study-smart.aspx
- ↑ https://slc.berkeley.edu/study-and-success-strategies
- ↑ https://www.ncu.edu/blog/can-music-help-you-study-and-focus
- ↑ https://slc.berkeley.edu/study-and-success-strategies
- ↑ https://www.einstein.yu.edu/education/student-affairs/academic-support-counseling/medical-school-challenges/study-burnout.aspx
- ↑ https://students.dartmouth.edu/academic-skills/learning-resources/learning-strategies/improving-memory-retention
- ↑ https://www.khanacademy.org/test-prep/sat/new-sat-tips-planning/new-sat-how-to-prep/a/tips-for-effective-efficient-studying
- ↑ https://www.khanacademy.org/test-prep/sat/new-sat-tips-planning/new-sat-how-to-prep/a/tips-for-effective-efficient-studying
- ↑ https://www.einstein.yu.edu/education/student-affairs/academic-support-counseling/medical-school-challenges/study-burnout.aspx
- ↑ https://learningcenter.unc.edu/tips-and-tools/studying-101-study-smarter-not-harder/
- ↑ https://meded.ucsd.edu/index.cfm//ugme/oess/study_skills_and_exam_strategies//how_to_study_actively/
- ↑ https://www.apa.org/gradpsych/2011/11/study-smart.aspx
- ↑ https://slc.berkeley.edu/study-and-success-strategies
- ↑ https://students.dartmouth.edu/academic-skills/learning-resources/learning-strategies/improving-memory-retention