PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Lidar com relacionamentos é sempre complicado; às vezes, a melhor coisa a se fazer é distanciar-se de uma pessoa por um tempo. Evitar alguém não deve ser uma solução permanente e nem uma maneira de abordar um problema que você tiver com um indivíduo. No entanto, se realmente for necessário se afastar dele, existem algumas estratégias que poderão ajudar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Retirando alguém nocivo de sua vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela incomoda, mas não muito? Se a resposta for afirmativa, porque as interações não afetarem sua qualidade de vida, pode haver uma opção menos drástica.
    • Quando alguém estiver deixando-o irritado e você não desejar mais ficar ao lado do sujeito, basta parar de responder as ligações e conversar menos. Não vá aos lugares que esse indivíduo frequenta e nem fale muito com ele; logo o sujeito perceberá que não está agradando.
  2. É uma conversa muito difícil de se ter e sem dúvida causará mágoas; tente manter a calma o quanto possível. Não culpe a pessoa ou fique irritado, tentando apenas comunicar a decisão com firmeza, dizendo a razão e indo embora. Não se deixe ser arrastado a uma longa discussão; ao tomar essa atitude, tenha total certeza antes de dizer qualquer coisa.
    • Você possui o direito de dizer a qualquer um que deseja não ter mais nada a ver com o indivíduo, mas não espere que ele encarará isso de forma positiva.
    • É uma situação obviamente difícil para muitos. No entanto, ao decidir que é realmente importante cortar as relações com esse sujeito, é melhor dizer a ele pessoalmente do que deixar que o relacionamento se desgaste. Fale, por exemplo, que você acredita que a amizade (ou qualquer que seja o tipo de relacionamento entre vocês) não está sendo boa e que gostaria de um pouco de espaço. Comunique também que espera que, futuramente, possam ser amigos, mas, que por enquanto, você não deseja mais falar com ele.
  3. Não continue a enviar mensagens à pessoa ou sentar perto dela na faculdade; ao deixar claro que não quer mais contato com o indivíduo, você precisa cumprir isso à risca. Continuar falando com ele por outros meios só o deixará mais confuso e dificultará o processo. Novamente, tente não ser mal-educado e nem demonstre rancor. [1]
  4. Quando o sujeito representar uma ameaça real à sua segurança (ou de parentes e amigos), uma ordem de restrição pode ser a melhor saída. Ela pode ser obtida de um tribunal para restringir a aproximação do indivíduo em questão; é uma decisão bastante extrema, que deve ser utilizada apenas se realmente houver ameaça à sua segurança e integridade física.
    • O primeiro passo é dirigir-se a uma delegacia ou entrar em contato com um advogado para que o ajudem a obter o documento legal.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Evitando uma pessoa perigosa

PDF download Baixe em PDF
  1. [2] Onde ela gosta de ir? Onde mora e em que áreas a chance de ela estar é maior? Caso frequentem a mesma faculdade, onde o indivíduo fica no intervalo? Quanto mais souber dos costumes dele, mais fácil será evitar o contato.
  2. Não é necessário mudar toda sua vida, mas ao evitar alguém, as coisas ficarão tensas por um tempo para ambos. Vá a outra lanchonete se tiverem o costume de frequentar a mesma, pelo menos por algumas semanas. Não altere sua vida totalmente, mas mude um pouco rotina para diminuir as chances de encontrar a pessoa.
  3. [3] Não faça contato visual, já que isso pode ser um sinal de que é para ele vir falar com você; da mesma forma, aja como se não tivesse visto-o ao se cruzarem na rua. Ao passarem um ao lado do outro, só faça um aceno de cabeça e continue. Não é preciso fingir que esse indivíduo não existe, mas não se mostre aberto para mais interações.
  4. Quando ele for um colega de trabalho ou alguém próximo, talvez não haja como escapar disso; no entanto, é possível garantir que isso ocorra apenas em grupos. Não faça hora extra no escritório se o sujeito também fica até mais tarde; em festas, vá apenas onde exista concentração de pessoas. Dessa forma, você não precisará passar pela constrangedora situação de ter que encarar alguém que não quer. [4]
  5. Caso a pessoa insista em falar com você mesmo após dizer a ela que não deseja mais ter contato, pense em uma forma de fugir. Não a ofenda, mas seja franco; você possui o direito de dizer a alguém que quer cortar todas as relações.
    • Invente uma desculpa (“Com licença, estou atrasado”) se o sujeito insistir.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Continuando a viver normalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. [5] Não é má ideia alterar um pouco a rotina para evitar encontros com o indivíduo; no entanto, é prejudicial ficar com medo constante de encontrá-lo em qualquer lugar. Não dê uma virada de 180° em sua vida apenas por ter um relacionamento ruim com alguém.
    • Não há problema, por exemplo, em ir para a academia uma hora antes ou depois ao saber que a pessoa estará lá em um certo horário. No entanto, não saia do trabalho ou falte na faculdade apenas para evitá-la.
  2. Cerque-se de pessoas com quem deseja interagir. [6] Como o sujeito desagradável não é mais parte da sua vida, siga em frente e não deixe a presença dele afetá-lo. Divirta-se com seus amigos e seja você mesmo, fazendo o que gosta e com quem gosta.
    • Não deixe que os problemas com esse indivíduo mudem sua personalidade. Seja melhor que ele e não se intimide.
  3. Em algum momento, será necessário continuar a vida e esquecer a raiva que possui por essa pessoa; depois de algum tempo, ela entenderá que você não quer ter nenhum contato, permitindo que ambos tenham uma conversa civilizada, em especial se não houver como evitá-la (ao trabalhar ou estudarem juntos). Não passe mais tempo ao lado do indivíduo além do que for necessário. Assim que as emoções que afloraram já tiverem se acalmado, a relação entre vocês deve se tornar um problema bem menor. [7]
    • Determine se a pessoa pode entrar novamente em sua vida. Ao perceber que ela não se preocupa mais com o relacionamento que possuem, é possível reintroduzi-la em sua vida. Quando o relacionamento era íntimo e você foi magoado, a intimidade precisa “desaparecer”, já que a volta da interação (de preferência onde há muitas pessoas) é possível apenas quando não houver mais sentimentos em relação a ele.
    Publicidade

Dicas

  • Tente fazer com que a pessoa perceba que você não deseja falar com ela. Se ela insistir em conversar, diga “Desculpe, tenho que me encontrar com a Roberta na academia e estou atrasado".
  • Em casos onde o indivíduo está sendo extremamente hostil, pode ser necessário obter um documento jurídico, como uma ordem de restrição, para deixar claro à outra pessoa que você não deseja ter contato com ela.
  • Peça para que um amigo o ajude. Ele poderá ficar entre você e a pessoa que está incomodando-o, evitando o contato e conversas.
  • Quando esse alguém continuar perseguindo-o, diga o que está sentindo e o porquê de estar evitando-o. Seja honesto.
  • Não tente interromper o indivíduo quando ele falar. Ouça com paciência para que ambos fiquem em paz e a situação não piore.
  • Seja educado e fique perto de seus amigos. Caso more junto com essa pessoa que está incomodando-o, não converse com ela.
  • Novamente, não tente ofender ninguém de propósito.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 701 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade