Parece que não há como escapar daquele momento embaraçoso quando suas bochechas coram se você olha para aquela pessoa que você adora, escuta uma piada "picante" ou comete um erro na frente de todos. Aparentemente não há solução, mas na verdade, pode-se condicionar a mente e o corpo para que esses episódios fiquem cada vez mais raros. Tem gente que fica vermelha quando é submetida a uma situação de convívio social intensa; também há aqueles que coram simplesmente por corar, sem nenhuma causa específica. Existe até uma condição chamada eritrofobia, na qual as pessoas têm pavor de corar. No entanto, existem formas de prevenir que você core e de ajudá-lo quando isso ocorrer. Leia os passos a seguir para saber o que fazer para evitar corar!
Passos
-
Relaxe o corpo. Ao corar, você pode diminuir bastante a vermelhidão através do relaxamento dos músculos - principalmente os dos ombros e do pescoço. Desta forma fica mais fácil livrar-se da tensão acumulada de repente. Mantenha a postura reta e as pernas relaxadas mas dando equilíbrio ao corpo.
- Experimente as técnicas abaixo para relaxar:
- Lembre-se de respirar fundo.
- Por mais estranho que pareça, dizer a si que essa não é a primeira nem a última vez que você vai corar ajuda bastante.
- Sorria. O sorriso faz as bochechas ficarem naturalmente coradas. Além disso, sorrir nos deixa mais felizes [1] X Fonte de pesquisa , ajudando a dissipar todo e qualquer tipo de ansiedade social.
- Experimente as técnicas abaixo para relaxar:
-
Não fique com o pensamento fixo nas bochechas coradas. É comum cometer esse erro — o que só provoca mais ansiedade social ainda. Pesquisas mostram que quanto mais pensamos sobre como estamos corados, mais coramos. [2] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte Em outras palavras: se você não prestar atenção no fato de que está corando, dificilmente vai corar tanto assim.
-
Uma saída inteligente é justamente fazer graça do rubor. Por exemplo, se a pessoa está em um encontro romântico e acaba fazendo algo ridiculamente atrapalhado, ela pode dizer "Nossa, essa foi de doer. Olha, eu juro que não sou tapado desse jeito o tempo todo!" Ao tratar o próprio erro com bom-humor e jogo de cintura, o clima não fica estranho. O mesmo pode ser feito quando você fica corado.
- Claro que não dá para usar essa saída em qualquer situação o tempo todo. Mas ela pode ser uma ferramenta bastante útil para você. Geralmente, o que piora o rubor do rosto é o medo de que percebam como você está ansioso. Se parar de alimentar a ansiedade antes que os outros percebam, você não terá mais motivos para ficar com o rosto vermelho.
-
Experimente exercícios mentais para prepará-lo para situações reais. Eles podem ajudar a desviar a sua atenção do rubor ou resfriar o corpo — o que contribui para diminuir o rubor do rosto. Confira os exercícios a seguir:
- Imagine-se pulando dentro de um lago gelado. Imagine-se mergulhando até o fundo dele. Quanto mais fundo você vai, mais gelados ficam sua pele, seus braços e pernas. Esse exercício mental pode ajudá-lo a resfriar o corpo e a relaxar um pouco.
- Imagine todo mundo só com roupas íntimas. Por algum motivo estranho, esse truque para falar em público funciona de verdade. Ele faz com que você possa perceber que todos são gente como você — ou seja, têm defeitos e cometem erros também. Além disso, imaginar tal coisa vai fazer você ficar com vontade de rir.
- Compare a sua situação com a dos outros pelo mundo afora. Se você estiver com vergonha de se levantar e falar na frente de todos, pense naqueles que estão lutando pela vida com uma doença terminal, os que não têm o que comer hoje ou ainda as pessoas obrigadas a viver em meio a uma guerra. Lembre-se de como a sua vida é boa comparada a dessas pessoas.
Publicidade
-
Entenda o porquê de ficarmos corados. Trata-se de um fluxo involuntário de sangue para o rosto, normalmente causado por ansiedade social. A consequência é vermelhidão nas bochechas e o ocasional aumento da transpiração. Para piorar as coisas, o rosto tem mais vasos capilares e veias do que outras áreas, tornando o rubor do rosto o mais visível de todos.
- O rubor pode também aparecer por acaso, sem nenhum motivo ligado à ansiedade "social". Há pessoas que ficam coradas sem um motivo específico — essa condição é chama-se eritema craniofacial idiopática.
- A eritrofobia é o pavor de ficar ruborizado. Esse problema requer um acompanhamento profissional para conseguir superar esse medo.
-
Autoconhecimento na prevenção de episódios futuros. Descubra quais são as situações que o deixam corado. É quando você fica com raiva ou nervoso? Ou quando você pensa naquele alguém especial? Ou ainda, toda vez que você se torna o centro das atenções? Não dá para evitar todas essas situações. Ao invés disso, pode-se treinar o corpo e a mente para acreditar que não há motivo para corar. Este é o primeiro passo para conseguir parar de ficar vermelho no rosto.
- Faça uma lista com todas as ocasiões recentes nas quais você ficou vermelho, principalmente se isso aconteceu em situações que exigiam interação social. Deixe anotado como foi que terminou a ocasião. As pessoas se divertiram às suas custas? Elas repararam no seu rosto vermelho? Na maioria das vezes, gente educada não vê nada demais em corar e não vai ficar chamando a atenção para isso. Aliás, por que deveriam? Afinal, o ato de corar não está sob o seu controle. Comece a ver o rubor como algo que não é tão importante quanto você imagina.
-
Entenda que corar não é culpa sua. Jamais se sinta responsável pelo rubor no rosto. Isso é algo involuntário. Treine a sua mente para aceitar que os pensamentos conscientes não tem nada a ver com essa reação automática que o corpo dá. Você não está fazendo nada errado, nem tem culpa de nada. Se você conseguir deixar de sentir culpa por corar, as chances de que isso aconteça cada vez menos aumentam bastante.
-
Não dê tanta importância assim ao rubor. As pessoas não reparam tanto nele como você imagina e vale lembrar que a maioria das pessoas acha o fato de corar como algo fofo e charmoso. Há até mesmo vantagens em ficar corado. Algumas delas incluem:
- As pessoas que percebem que você está corado passam a vê-lo de forma mais empática, ou seja, julgam que você é alguém mais humano. [3] X Fonte de pesquisa Nesse contexto, o rubor pode acabar ajudando a aproximá-lo mais das outras pessoas.
- Estudos mostram que as pessoas que costumam ficar coradas são melhores em relações interpessoais. Além disso, a monogamia e a confiança são traços mais predominantes nesse tipo de pessoa. [4] X Fonte de pesquisa [5] X Fonte de pesquisa
-
Faça um exercício físico intenso antes de começar a corar. Isso ajuda de duas maneiras: seu rosto vai ficar naturalmente mais corado e parecer mais "normal," além de baixar a pressão a ponto de ficar improvável ficar ruborizado. Dependendo da intensidade do exercício, você fica “imune” ao rubor por meia hora até 2 horas. Mesmo que a pele mais corada devido aos exercícios comece a voltar ao normal, a sua imunidade temporária vai continuar.
-
Procure praticar técnicas de relaxamento. A meditação e exercícios leves permitem que o corpo seja treinado a evitar o rubor. Sentir-se relaxado e sob controle pode evitar novos episódios no futuro.
- Experimente yoga. Yoga é o exercício perfeito tanto para o corpo como para a mente, pois ajuda a focar seus pensamentos e proporciona estímulos físicos que fazem o sangue fluir pelo corpo todo ao invés de ficar concentrado no seu rosto. Experimente tipos diferentes de yoga — há dezenas deles — para ver qual é melhor para você. Caso queira saber mais, vale ler o artigo
- Experimente meditação para iniciantes. Uma forma de praticá-la é simplesmente estar ciente de seu corpo e permitir que essa consciência atinja o limite, proporcionando um tipo de libertação. Concentre-se primeiro nos seus pensamentos e vá aos poucos levando essa consciência para todas as partes do seu corpo. Vale a pena conferir o artigo Como Meditar para Iniciantes .
Publicidade
Dicas
- Beba muita água! Muitas vezes, o rubor ocorre devido à desidratação.
- Se você quiser evitar corar durante uma situação em particular, como durante um discurso, beba uma garrafa cheia de água gelada cerca de 5-10 minutos antes de sua fala. Beba a água rapidamente, mas não tente bebê-la tão rápido ao ponto de deixá-lo com ânsia de vômito. Isso fará com que você não core durante uns 30 minutos. Isto realmente funciona! Só não faça isso mais de uma vez em um dia, nem tente adotar esta medida todas as vezes, pois provavelmente será muito ruim para a sua bexiga!
- Respire fundo . Isso vai ajudar a prevenir e dispersar o rubor.
- Procure evitar o calor. O calor "suga" a umidade para fora do seu corpo. Quando você está com sede, você cora mais.
- Se tudo der errado, tente esquecer todo o resto e lembre-se de que algumas pessoas acham que corar é um charme. Isso é uma qualidade, não um defeito!
- Você pode praticar para fazer o rubor desaparecer na frente de um espelho se conseguir corar quando quiser.
- O fato de você corar não deve ser um problema muito grande, desde que você mantenha uma expressão séria (se você quiser demonstrar raiva) ou dê um grande sorriso em qualquer outra ocasião.
- Comentar sobre seu próprio rubor é uma maneira fácil de parar de se preocupar com ele.
- Peça a um amigo do sexo oposto para dizer coisas que o façam corar até que você possa lidar com a situação de forma impassível.
- Ao sentir que vai corar, pense em algo engraçado.
Avisos
- Tentar esconder o rubor a qualquer custo só vai piorar a situação.
- Não fique o tempo todo pensando que você não deve corar, pois isto certamente fará você corar. Basta manter a calma e não pensar sobre sua vontade de não corar.
- Lembre-se: se você for adolescente, pode estar corando devido aos hormônios.
- Não tente ficar tão calmo a ponto de não conseguir interagir com as pessoas e acabar ignorando tudo à sua volta.
Referências
- ↑ http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=smile-it-could-make-you-happier
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2855024/
- ↑ http://www.nytimes.com/2009/06/02/health/02mind.html?_r=0
- ↑ http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2044467/Blushing-New-research-shows-sign-youll-great-lover.html
- ↑ http://articles.timesofindia.indiatimes.com/2011-12-24/man-woman/30297584_1_researchers-people-trust-higher-levels