PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Embora os antibióticos funcionem bem ao combaterem infecções bacterianas, eles frequentemente podem ter um efeito menos produtivo no sistema digestivo. A dor de estômago é um efeito colateral comum ao tomar antibióticos, pois esse tipo de remédio pode matar as bactérias normais do estômago. [1] Felizmente, existem alguns métodos que você pode usar para reduzir as chances de experienciar dor de estômago ao tomar o medicamento.

Método 1
Método 1 de 2:

Tomando antibióticos com sabedoria

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando o médico escreve uma receita de antibióticos, ela dará instruções específicas sobre como tomar a medicação. Seguir tais instruções pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver dor de estômago, visto que o médico provavelmente dará dicas sobre como evitar esse efeito colateral desagradável.
    • As instruções podem incluir um tempo específico que você deve tomar os antibióticos para que eles tenham um menor efeito sobre seu estômago.
    • Apenas se o rótulo indicar o contrário, armazene o antibiótico num local escuro e seco.
    • Alguns antibióticos podem precisar de armazenamento na geladeira. Se for o caso, guarde o medicamento no compartimento de comidas frescas. Nunca congele os antibióticos.
  2. Alguns antibióticos devem ser tomados dessa forma. Isso acontece porque a comida age como um neutralizador ou escudo contra os antibióticos, protegendo o estômago do sofrimento gastrointestinal. Se as instruções incluírem tomar os antibióticos com alimentos, faça isso todas as vezes em que tomar a medicação, ou então você pode acabar com uma dor de estômago. [2]
    • Alguns antibióticos devem ser tomados de estômago vazio. Esse tipo de medicamento inclui a ampicilina e tetraciclina. Você não deve tomar alimentos com essas drogas porque a comida afeta a velocidade com que esses medicamentos podem agir sobre o corpo.
    • Se precisar tomar os antibióticos com o estômago vazio, é melhor tomá-los antes do café da manhã. Defina um alarme para si mesmo caso precise de ajuda para ser lembrado.
    • Alguns antibióticos podem causar dor estomacal quando tomados com determinados alimentos. Por exemplo, a tetraciclina pode resultar em dor de estômago quando tomada produtos lácteos. Para evitar dor de estômago ao tomar tetraciclina (ou suas contrapartes, doxiciclina e minociclina), fique longe de produtos lácteos durante o período em que você estiver tomando o antibiótico.
  3. Seja preciso na dosagem; não tome demais ou de menos ou doses duplas. Embora a subdosagem cause um menor efeito sobre a infecção bacteriana com a qual você está tentando lutar, a superdosagem pode aumentar a potência da droga, tornando-se muito mais provável que você tenha uma dor de estômago.
    • Caso tenha dificuldade em se lembrar se já tomou a medicação durante o dia, pendure um calendário onde você mantém os medicamentos. Ao tomar os antibióticos do dia, faça um "X" no calendário com uma caneta. Dessa forma você não tomará o remédio duas vezes por acidente.
    • Na prescrição, você terá a informação sobre o tempo necessário de uso do antibiótico para que ele lute contra a infecção bacteriana. Caso não tome o antibiótico como prescrito, é provável que a bactéria que restar possa reiniciar uma infecção, ou os antibióticos podem não funcionar tão bem na próxima vez que eles forem necessários.
  4. Além de lutar contra as bactérias más, os antibióticos também podem atacar as bactérias boas. Quando esse tipo é atacado, você pode sentir dor de estômago. Tente restaurar seus níveis saudáveis de bactérias boas para tratar a dor de estômago. [3]
    • O iogurte é uma excelente fonte de probióticos, ou bactérias úteis ao organismo. Embora você normalmente só tenha que comer uma porção de iogurte por dia para colher os benefícios, considere comer de três a cinco porções de iogurte por dia quando estiver tomando antibióticos para reabastecer a quantidade de bactérias boas. Procure um iogurte que contenha cultura viva e ativa para obter melhores resultados.
    • O alho é uma boa fonte de prebióticos. Os prebióticos fornecem alimento para os probióticos (encontrados em iogurtes e chucrute cru). Uma porção de três dentes grandes por dia pode ajudar a proteger os níveis saudáveis de bactérias úteis (apenas fique ciente de que isso pode causar mau hálito).
    • Outras fontes de boas bactérias incluem miso, chucrute, kombucha e kefir. [4]
  5. Caso tenha uma história conhecida de dor de estômago causada por antibióticos, você deve discutir esse fato com o médico. O profissional pode receitar um medicamento alternativo.
    • O médico também pode ajustar a dosagem para que seja menos provável que a medicação cause dor de estômago, ou ele pode prescrever uma medicação antiemética para diminuir o transtorno gastrointestinal, como náuseas ou vômitos.
    • Determinados antibióticos podem causar uma reação alérgica. Caso comece a notar erupções ou comichão ao tomar um novo antibiótico, entre em contato imediatamente com o médico.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Acabando com a dor estomacal

PDF download Baixe em PDF
  1. A camomila é um remédio de ervas suave que pode funcionar como um anti-inflamatório. Caso seu revestimento estomacal esteja perturbado pelo desequilíbrio de bactérias como resultado da medicação, o chá de camomila pode ajudar a acalmar o estômago. [5]
    • Ferva água, depois despeje sobre um saco de chá de camomila.
    • Cubra a xícara de chá e deixe que fique de molho por 15 a 20 minutos. Quanto mais tempo você deixar, mais forte o chá será.
    • Adicione uma colher de chá de mel ou outro adoçante, caso queira, mas o chá em si já é bastante doce.
  2. Colocar uma garrafa de água quente ou bolsa de aquecimento elétrico pode ajudar seu estômago a relaxar e se sentir melhor. Caso a dor seja devida a cólicas causadas por antibióticos, a sensação de calor contra a pele pode ajudá-lo a relaxar e se sentir bem. [6]
    • Caso não tenha um pacote quente, tente encher um recipiente de pano limpo (uma meia vai funcionar) com feijão seco ou arroz. Veja se o recipiente está fechado (você pode amarrá-lo ou usar um prendedor de roupa), depois coloque-o no micro-ondas por 30 segundos (ou até que os ingredientes fiquem quentes ao toque).
    • Não deixe que o pacote fique muito quente. Ele deve ter a sensação morna contra a pele.
    • Encontre um lugar confortável para se deitar, onde possa equilibrar o pacote quente contra o estômago. Deixe-o no lugar por ao menos 15 minutos. Repita quantas vezes quiser.
  3. Esta é a água que sobra depois de cozinhar o arroz. Bebê-la ajuda a acalmar o estômago, fazendo uma espécie de barreira calmante sobre o revestimento do estômago. [7]
    • Faça a sua própria água de arroz cozinhando 1/2 xícara de arroz (arroz branco simples) com o dobro da quantidade de água necessária. Neste caso, 1/2 xícara de arroz deve ser cozido com 2 xícaras de água. Leve a mistura de arroz e água para ferver, depois diminua o fogo e deixe fervilhar por 20 minutos, ou até que o arroz fique macio.
    • Despeje o arroz e a água através de uma peneira. Pegue a água do arroz em uma tigela ou pote de cozinha.
    • Encha um copo com ela e beba-a ainda quente. Você pode adicionar uma colher de mel, caso queira.
  4. O gengibre relaxa os músculos que alinham o trato intestinal, e é um remédio bem conhecido para cólicas de estômago. A raiz de gengibre também é ótima para aliviar a náusea. Beber uma infusão quente de chá de gengibre pode ajudar a aliviar a dor de estômago causada por antibióticos. [8]
    • Lave, descasque e corte aproximadamente 2,5 cm a 5 cm de raiz de gengibre. Leve uma a duas xícaras de água para ferver, em seguida, adicione o gengibre. Quanto mais água você usar, mais diluído será seu chá. No entanto, se deixar o gengibre de molho na água, o chá será mais forte.
    • Ferva por três a cinco minutos, depois deixe de molho por três a cinco minutos a mais.
    • Remova o chá do calor e os pedaços de gengibre, depois despeje o chá de gengibre fresco em uma caneca ou bule.
    • Você pode adicionar uma colherada de mel ou outro adoçante, se desejar. Algumas pessoas gostam de uma fatia de limão com o chá quente de gengibre, que também pode ajudar com a dor de estômago.
    Publicidade

Dicas

  • Evite usar antibióticos quando realmente não precisar de um. Os antibióticos só devem ser tomados quando há infecção bacteriana de verdade. Sem isso, o antibiótico vai apenas atacar as bactérias benéficas, desencadeando novos problemas. Além disso, as bactérias podem sofrer mutação e aumentar a resistência contra os antibióticos. Quando você realmente precisar de um antibiótico, o médico precisará aumentar a dose.
  • Lembre-se de que os antibióticos não matam vírus. Caso tenha um resfriado ou outra infecção viral, não solicite um antibiótico.
Publicidade

Avisos

  • Nunca compartilhe seus antibióticos com outra pessoa. Tome somente a medicação que é prescrita para você.
  • Caso esteja pensando em tomar outro medicamento para aliviar a dor de estômago, é preciso informar ao médico antes de fazê-lo. Alguns analgésicos podem interagir com antibióticos e podem afetar sua eficácia.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 245 349 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade