PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A escabiose ou sarna é uma infecção cutânea causada por pequenos parasitas na pele. Seus sintomas incluem uma coceira ininterrupta que pode durar até duas semanas depois que todos os parasitas terem sido mortos. A escabiose pode causar desconforto grave e até mesmo hospitalização, por isso é melhor saber quando você a contrair e tratá-la imediatamente. A melhor maneira de evitar essa doença é evitando o contato próximo com a mesma, conhecendo os riscos e identificando os sintomas. Obtenha tratamento imediatamente se estiver com sarna, pois ela pode infectar as pessoas próximas a você.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Evitando contato de perto com a escabiose

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse tipo de contato é a melhor maneira de contrair a doença. Se uma pessoa estiver infectada com escabiose, evite o contato próximo com ela até ter se tratado. [1]
    • O contato precisa ser prolongado para passar a doença, de modo que gestos como um aperto de mão raramente passam escabiose para outra pessoa.
    • O contato físico mais prolongado, como abraçar ou compartilhar um ambiente próximo com contato de pele, pode infectar alguém.
    • A relação sexual é uma maneira comum de contrair a escabiose de outra pessoa. Se você teve relações sexuais com alguém infectado, procure tratamento imediatamente.
  2. A escabiose pode viver por apenas 48 a 72 horas quando não estiver em uma pessoa. Mantenha-se afastado de qualquer roupa, cobertores ou roupa de cama usados pela pessoa infectada. [2]
    Publicidade
  1. 1
    • As toalhas podem ser infectadas com escabiose, visto que são utilizadas em estreito contato com os infectados. Evite manusear as toalhas infectadas sem luvas.
    • As roupas de cama e lençóis também podem ser infectados a doença. Tire-os de qualquer cama e imediatamente lave-os; isso deve ser feito no primeiro dia de tratamento.
    • As roupas também podem carregar a escabiose. Qualquer roupa que uma pessoa infectada usou nas últimas 72 horas ainda pode ter ácaros e devem ser lavadas.
  2. É importante limpar ou colocar em quarentena superfícies que ainda possam estar carregando a escabiose. Tal ajudará a impedi-la de se espalhar para outras pessoas.
    • Se possível, lave qualquer coisa que tenha entrado em contato com aqueles infectados com a escabiose. Use a água mais quente possível e seque usando a configuração mais quente. [3]
    • Você também pode limpar a seco tudo o que entrou em contato com uma pessoa infectada. Caso leve a roupa para a lavanderia, não se esqueça de dizer sobre a escabiose para que os profissionais possam tomar precauções especiais para evitar a infestação.
    • Quando você não pode lavar o material infectado, mantenha-o lacrado e longe de outras pessoas. Coloque o material infectado em sacos plásticos que estejam firmemente selados com o mínimo de ar possível na bolsa. Mantenha os sacos fechados por ao menos uma semana.
    • Os itens que não tocaram na pele infectada por mais de uma semana provavelmente não precisarão ser lavados.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Conhecendo seus riscos de pegar escabiose

PDF download Baixe em PDF
  1. Certos grupos são mais suscetíveis a serem infectados com a escabiose, principalmente porque eles são mais propensos a ter contato pele a pele com os outros, que é a única maneira que você pode pegar a doença. Se você é um membro de um ou mais desses grupos, tenha cuidado e esteja ciente de quaisquer sintomas da doença.
    • As crianças são vulneráveis à escabiose. Elas podem adquiri-la por estarem em ambientes comunais, onde a escabiose é mais comum.
    • As mães de crianças pequenas são muito suscetíveis à doença. Elas costumam pegar escabiose de seus filhos primeiro antes de passar para outras pessoas.
    • Pessoas sexualmente ativas também podem contrair a escabiose. Ela é mais facilmente contraída como resultado de contato pele a pele prolongado.
    • Pessoas que vivem em lares de idosos ou ambientes semelhantes. Os idosos ou aqueles que vivem em quartos próximos também podem obter escabiose porque estão em contato próximo com muitas pessoas.
    • Pessoas em confinamento, em lugares como a prisão, também estão em risco de contrair a doença.
  2. Ela não se espalha em ambientes sujos; o ácaro da sarna simplesmente quer ficar na pele humana. Isso significa que alguns ambientes, como os seguintes, estão especialmente propensos para uma infestação: [4]
    • Dormitórios da faculdade são um lugar comum para pegar a escabiose, visto que muitas pessoas estão entrando em contato com o outro e o mundo exterior. Lugares como um banheiro comunitário também são suscetíveis.
    • As casas de repouso são outro lugar para pegar a escabiose. Uma vez que tantas pessoas estão em lugares próximos, a escabiose pode facilmente se espalhar entre os moradores.
    • As creches também podem espalhar a escabiose. Não é porque as crianças estão sujas, mas sim porque uma pessoa infectada pode facilmente infectar outras pessoas através do contato pele a pele.
    • As salas de aula também podem espalhar a sarna, uma vez que as crianças estão constantemente entrando e saindo dos locais e estão próximas uma das outras por longos períodos de tempo.
    • Acampamentos também são lugares propensos à sarna. A mistura de uma variedade de pessoas em quartos próximos pode espalhar a escabiose.
  3. Embora os animais possam ter outros carrapatos ou ácaros, eles não podem espalhar a sarna para os seres humanos. O contato pele a pele com outro ser humano é a única maneira de pegar a sarna.
    • Para os cachorros, a sarna tem o mesmo nome da doença nos humanos. Ela produz uma ligeira coceira na pele humana, mas desaparece rapidamente. [5]
    • Leve o seu animal de estimação para o médico se ele estiver exibindo sintomas da sarna, como coceira ou queda de pelos.
    • A escabiose dos cães não causará a sarna humana. Se você tem escabiose, contraiu de outro ser humano, não de seu animal de estimação, mesmo se ele estiver contaminado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Reconhecendo os sintomas da sarna

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem vários sintomas da sarna, e eles variam de pequenos a grandes. Conhecer os sintomas não irá necessariamente ajudá-lo a evitar o contágio, mas pode ajudá-lo a saber se você precisa curá-la . [6]
    • A coceira é um sintoma da sarna que persiste à noite. É o sintoma mais comum e pode ser tão intenso que mantém os que estão infectados acordados à noite.
    • Muitas pessoas afetadas pela escabiose têm uma erupção cutânea. A erupção cutânea da sarna aparece como pequenos inchaços, geralmente em uma linha, e podem parecer pequenas picadas, nódulo ou até mesmo espinhas. A erupção pode ser confundida com um eczema devido às suas semelhanças.
    • As úlceras da sarna são causadas apenas por arranhões intensos. Depois que as feridas se desenvolveram, o risco de infecção aumenta muito. Bactérias podem infectar a pele.
    • As crostas grossas na pele podem se formar de um tipo severo da sarna. Essas crostas detêm centenas e até milhares de ácaros, juntamente com seus ovos, e aumentam muito a coceira, assim como deixam a erupção mais extrema.
  2. Entenda que existem áreas específicas que a escabiose tende a se formar, porque os ácaros as preferem ao resto do corpo.
    • A escabiose muitas vezes ataca as mãos. Em particular, ela é encontrada entre os dedos e em torno das unhas.
    • Os braços são um lugar comum para encontrar infecções. Os cotovelos e pulsos são particularmente vulneráveis à infecção.
    • A pele coberta por roupas é frequentemente infectada. Mais comumente, a linha da cintura, pênis, nádegas e pele em torno dos mamilos podem ser infectados. No entanto, qualquer lugar que roupas ou joias cubram também estão suscetíveis ao desenvolvimento da sarna.
    • Em crianças, os pontos a observar para a escabiose incluem couro cabeludo, rosto, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.
  3. Uma infecção de sarna é grave. Além disso, se não for tratada, pode fazer você espalhar a infecção para outras pessoas com quem você tem contato. [7]
    • Caso uma pessoa tenha sarna, leve-a a um dermatologista imediatamente. Além dos casos graves poderem causar hospitalização, a escabiose também não é tratável sem uma medicação prescrita.
    • Cremes, tais como creme de permetrina 5% e loção de lindano, costumam ser prescritos para resolver a infecção por sarna. Em casos mais graves, uma medicação oral, como ivermectina, pode ser prescrita.
    • A sarna não tratada pode afetar outras pessoas em um ambiente de risco. Se você acha que tem escabiose, consulte um médico imediatamente para evitar passar para outras pessoas.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 45 766 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade