PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pelos encravados aparecem quando o pelo cresce para dentro na pele, formando um calombo vermelho e dolorido. A maioria dos pelos que encravam pode ser retirada com facilidade (embora seja algo inconveniente e feio), mas outros se mostram incômodos persistentes e podem até mesmo causar uma infecção. Assim como ocorre em muitas dicas de cuidados com a pele, é difícil descobrir quais são as atitudes corretas para cada pessoa sem experimentar, então é preciso fazer um pouco de esforço para encontrar o método que apresente o melhor resultado nas suas pernas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Depilando melhor

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] A pele seca e tensa aumenta a probabilidade do surgimento de pelos encravados, então o melhor a fazer é tomar medidas para amolecê-la e suavizá-la quando for possível. Depile-se depois (ou durante) o banho para aproveitar os benefícios do efeito do vapor na pele e nos pelos da perna.
    • A esfoliação pode ajudar (porque ela remove as células mortas da pele) ou pode atrapalhar (por causa do atrito, do ato de esfregar e arranhar a pele em períodos curtos de tempo). Saiba qual é o seu caso.
  2. [2] Faça menos pressão e não deixe sua pele tão esticada. Assim, os pelos vão ficar um pouco maiores, o que diminui a probabilidade de que cresçam para dentro da pele em todas as direções.
    • Deixar os pelos da perna ligeiramente maiores é bem menos perceptível do que pelos encravados vermelhos e inchados caso o visual seja a sua maior preocupação.
    • Experimente usar um barbeador elétrico se você tiver dificuldade em deixar os pelos um pouco maiores com uma lâmina manual.
    • Não existe um consenso sobre as vantagens de aparelhos com uma ou várias lâminas no combate aos pelos encravados, mas eles sempre precisam estar limpos e afiados.
  3. O pelo da perna costuma crescer para baixo, em direção aos pés, mas a maioria das pessoas tem alguns pelos que desafiam as convenções. Se você cortar no sentido oposto ao do crescimento, o restante do pelo pode se curvar e enrolar, o que aumenta a chance de que comecem a crescer para dentro da pele. Respeite a direção de crescimento para que as chances de irritação diminuam.
    • Se este Método não ajudar, experimente fazer o contrário. A eficácia é menos comum, mas funciona para alguns. [3]
  4. Essa medida pode parecer muito cansativa, mas uma lâmina limpa não carrega sujeira, pele morta ou qualquer outro resíduo microscópico para (ou sob) a pele. [4] Bata o aparelho com firmeza contra a lateral da banheira ou da pia para retirar os pelos acumulados entre as lâminas.
    • No caso de um barbeador elétrico, a limpeza depois de cada movimento é provavelmente um excesso. Basta remover a proteção e limpar direito depois que terminar.
  5. [5] Ao fazer um pouco de pressão com uma toalha fria, a inflamação diminui e os poros são contraídos. Não esfregue a toalha: apenas aperte-a com firmeza na pele.
  6. A maneira mais certeira de evitar pelos encravados é deixar o pelo crescer mais. Se você não quiser parar de se depilar para sempre, dê um tempo para que os pelos e a pele se recuperem. Depilações muito próximas só servem para irritar mais ainda as áreas problemáticas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando de pernas com tendência a pelos encravados

PDF download Baixe em PDF
  1. As meias soquete costumam ser culpadas em casos de pelos encravados em homens que não se depilam, pois as roupas apertadas impedem o crescimento dos pelos. [6] Calças jeans muito apertadas intensificam o problema na coxa e na canela. Considere usar meias mais curtas e calças mais largas.
    • Caso você tenha problemas com pelos encravados em outras partes do corpo, use roupas largas também. Cuecas podem causar problemas específicos com pelos pubianos , pois estes tendem a ser mais grossos e enrolados naturalmente. Tente usar boxers caso o problema persista.
    • A fricção também é um fator que envolve pelos encravados. Vista-se de modo adequado quando for se movimentar, com roupas mais largas que deixem as pernas respirar. Em vez de leggings, tente fazer exercícios usando shorts, calças de moletom ou de ginástica.
  2. Quando o pelo é retirado por completo do folículo, a ponta do novo pelo tem que romper a pele ao crescer. [7] Quando a ponta não consegue ultrapassar a pele, ou quando ela se enrola e começa a crescer para trás, é muito fácil conseguir novos pelos encravados. As pessoas que têm pelos grossos ou crespos correm um risco maior.
    • A pinça e a cera não causam problemas em todo mundo, mas são os métodos de remover pelos que têm mais probabilidade de originar pelos encravados.
  3. [8] O álcool pode ressecar e repuxar a pele, piorando a irritação. Desse modo, o problema com pelos encravados piora.
  4. Aplique qualquer um deles para aliviar a pele vermelha e sensibilizada. Não depile com lâmina, cera nem nenhum outro método por alguns dias.
  5. Eles dissolvem o pelo sob a superfície da pele. [9] A lâmina deixa o pelo com a ponta dura, mas esses cremes não, o que pode atenuar um fator de grande irritação. De qualquer forma, o pelo ainda cresce desde a raiz, o que quer dizer que este método também não é garantido.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Tratando pelos encravados

PDF download Baixe em PDF
  1. Mergulhe a pinça no álcool isopropílico para desinfetá-la e, em seguida, pegue a ponta do pelo, retirando-a da pele. Não tente puxar o pelo inteiro, apenas a ponta. A vermelhidão e irritação devem diminuir. [10]
    • Não perfure muito a pele se tiver dificuldade em alcançar o pelo. Deixe-o crescer por alguns dias e depois tente novamente.
  2. Produtos com ácido salicílico ou ácido glicólico são esfoliantes e combatem pelos encravados. [11] Eles costumam estar presentes em medicamentos para acne. Estes, no entanto, costumam provocar com frequência um efeito geral de ressecamento na pele, então não se esqueça de hidratá-la bastante para compensar.
    • Espere ter resultados depois de três a quatro dias de uso.
    • Algumas dessas substâncias químicas aumentam a fotossensibilidade, então leia as instruções na bula com cuidado e aplique protetor solar se for o caso.
  3. A solução derradeira da depilação a laser é uma opção para aqueles que têm questões crônicas com pelos encravados. Tal método inibe o crescimento de pelos por completo, então vá atrás dele apenas se você nunca mais quiser ter pelos na perna. [12]
    • Embora a tecnologia tenha avançado, a depilação a laser ainda é mais eficaz em indivíduos com a pele clara e pelos escuros. Quem tem pelos loiros ou pele mais escura não vai obter muito sucesso com essa escolha.
    • Mesmo tendo a pele clara (a que mais dá certo neste tratamento), o custo total das diversas sessões necessárias gira em torno dos R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00. [13]
    Publicidade

Dicas

  • Não coce os pelos encravados, pois isso pode provocar uma infecção.
Publicidade

Avisos

  • Se você tiver uma inflamação ou vermelhidão prolongada e incomum na área do pelo encravado, procure a ajuda de um médico (dermatologista). Pode ser necessário tomar antibióticos para combater a infecção.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 72 822 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade