Baixe em PDF Baixe em PDF

Ficar bêbado é fácil. Beber e manter-se sóbrio, no entanto, é muito mais desafiador. Se você quiser parar de beber por completo ou apenas praticar a moderação, há diversas formas de restringir o consumo de álcool. O mais importante é manter-se fiel às suas convicções — se você não quiser embriagar-se, essa decisão é sua e de ninguém mais.

Método 1
Método 1 de 3:

Bebendo com responsabilidade

Baixe em PDF
  1. Ela pode ser uma dose, um copo de cerveja, uma taça de vinho ou uma bebida mista. Independente de qual seja a sua opção, tente beber apenas uma a cada hora. Isso evitará que você fique bêbado, já que o fígado, em uma hora, é capaz de metabolizar o álcool e extraí-lo para fora do sistema. [1] Se você se mantiver fiel a essa agenda, poderá beber socialmente e ainda estar sempre sóbrio.
    • Beba lentamente. Tente desfrutar da bebida sem pressa, em vez de virar o copo.
  2. Estipule o seu limite desde cedo e mantenha-se fiel a ele. Se você sabe que ficará bêbado depois de três copos de cerveja, será preciso espaçá-los o suficiente para evitar a embriaguez. Cada pessoa lida com o álcool de modo diferente e, por isso, não há um número perfeito a ser seguido. Quando você estiver em dúvida, saiba que as quantias recomendadas são três drinques para homens e dois para mulheres.
    • Traga dinheiro para o bar, em vez de usar o cartão — isso o forçará a parar de beber quando o dinheiro acabar.
    • Mulheres se embriagam mais rapidamente do que homens, devido a diferenças fisiológicas. [2]
    • De modo geral, quanto mais peso você tem, mais álcool pode consumir antes de se embriagar. [3]
  3. Beba pelo sabor, e não pela embriaguez. Saboreie tanto o gosto e o aroma do álcool, em vez de engoli-lo apressadamente. Deleite-se em um drinque caro, mas extremamente saboroso, por saber que esse será o único da noite. Independente do que seja, aprecie suas nuances lentamente.
    • Traga o copo aos lábios de vez em quando e incline-o. No entanto, em vez de beber, apenas inspire o aroma.
    • Saboreie o drinque ao engoli-lo. Se não vale a pena desfrutar do sabor, não vale a pena bebê-lo.
    • Todas as pessoas têm níveis diferentes de tolerância ao álcool. Por isso, beba por sua própria vontade, e não para provar algo ou para acompanhar as pessoas à sua volta.
  4. Sabe-se que a água ajuda na absorção e na quebra do álcool, além de servir como algo para beber antes de uma nova dose. [4] Tente beber um copo de água antes de cada drinque — depois, passe a tomar um copo de água entre eles.
    • Tome a água lentamente para aumentar o tempo de espera entre os drinques alcoólicos.
  5. Alimentos, contrariamente à crença popular, não evitam que você fique bêbado. No entanto, eles podem retardar o tempo necessário para que o álcool afete o seu cérebro. Comer algo também traz saciedade, evitando que você tome outros drinques nesse período. [5]
  6. Ao beber, atenha-se aos drinques mistos que você pode controlar. É possível, por exemplo, usar meia dose de uma bebida no lugar de uma dose inteira e preencher o restante com refrigerante ou uma mistura de frutas. Isso ajuda a manter-se envolvido na festa, mas evita que beba muito em um curto período de tempo. [6]
    • Experimente um shandy , que consiste em uma cerveja clara misturada com limonada, para curtir um pouco de álcool de forma responsável.
  7. Descubra se um amigo pensa em beber a mesma quantidade que você sem ficar bêbado. Vocês podem usufruir desse cuidado mútuo, restringindo um ao outro se as coisas estiverem saindo do controle. Além disso, fica mais fácil manter-se sóbrio se todas as pessoas ao redor estiverem sóbrias e o seu amigo estiver no mesmo nível que você..
  8. Jamais aceite drinques, especialmente em festas. Embora um drinque por hora seja geralmente uma boa medida, drinques misturados em festas caseiras e eventos podem variar muito em níveis de intensidade. Além disso, eles são tão adocicados que o conteúdo alcoólico acaba mascarado. Se você se encontrar nessa situação, atenha-se à cerveja, aos vinhos ou aos seus próprios drinques misturados.
    • Não misture vários tipos de bebida.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Bebendo sem ficar bêbado

Baixe em PDF
  1. No fim das contas, se ingerir álcool, seu organismo sentirá a diferença. Após as substâncias entrarem no organismo, serão necessariamente filtradas pelo fígado e chegarão ao cérebro por via do sangue. Beber com responsabilidade é o melhor a se fazer. Eis algumas dicas.
  2. A gordura diminui os efeitos do álcool, e tal fará com que a substância seja absorvida mais lentamente. O seu coração não irá ficar feliz, mas seu cérebro irá. [7] Good options include
    • Fast-food
    • Nozes
    • Pizza
    • Derivados do leite, saudáveis ou não saudáveis, também ajudam a conter os efeitos do álcool.
  3. Uma colher de fermenta que seja provou-se eficaz no processo. [8] Simplesmente misture um pouco de fermento na água. Ainda que os efeitos não sejam tão grandes assim, são capazes de diminuir os níveis de álcool no sangue entre 20 e 30%. [9]
    • Isso impedirá que seu organismo absorva o álcool, mas não impedirá que fique bêbado.
    • Saiba, no entanto, que a eficácia do fermento no combate ao álcool no organismo ainda não é uma unanimidade médica.
  4. Quanto mais você beber no cotidiano, mais rapidamente seu corpo se acostumará com a substância. Isso significa que precisará de quantidades cada vez maiores para ficar bêbado, o que significa poder beber um pouco mais antes de começar a sentir os efeitos.
    • Devido a uma série de efeitos colaterais físicos, mentais e sociais, não é recomendado que beba somente para aumentar a tolerância. Você pode ter problemas de saúde e viciar-se rapidamente.
  5. Coloque mais água e menos álcool. Você continuará bebendo, mas terá menos álcool no organismo (o que o deixará mais sóbrio). É possível diminuir até mesmo a cerveja com limonada.
  6. Os derivados de leite revestem o estomago e diminuem a probabilidade de absorção do álcool. Eventualmente, acontecerá, mas dará ao seu fígado mais tempo para eliminar o excesso.
    • Bebidas gaseificadas podem atrapalhar o equilíbrio do estomago, então talvez não funcione com cerveja ou bebidas com gás.
    • Como muitos outros Métodos, ainda ocorre um debate científico sobre a eficácia. No entanto, os relatos populares atestam que o leite causa o resultado descrito.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com a pressão dos colegas

Baixe em PDF
  1. O álcool não é para todos e, certamente, não é uma “opção de vida saudável”. Por isso, não sinta que você é alguém careta ou desinteressante apenas por não querer beber. Entender as suas próprias razões para não o fazer ajudará a dizer não mesmo nos casos mais desafiadores.
    • Se você tomou a decisão de não beber, não importando o motivo, mantenha-se fiel a ela. “Só um drinque” é, com frequência, a receita certa para uma noite desagradável.
    • Você não deve a ninguém explicações quanto à sua decisão de não beber. O álcool é uma droga recreativa, não uma forma ou filosofia de vida. Se você não quer beber, que assim seja.
  2. Ir a bares ou festas caseiras é como pedir por novas tentações, especialmente se você estiver tentando parar de beber ou for alguém facilmente sugestionável. Dê alternativas de eventos para os seus amigos, encontre novos lugares para ir e tente planejar atividades para fazer, no lugar de apenas sentar-se à mesa e beber. [10] #*Você não precisa evitar todas as pessoas que bebem. Em vez disso, basta garantir que não exista uma forte cultura de bebidas ao seu redor, que o tentaria a beber ou incitaria outros a pressioná-lo para “entrar no grupo”.
    • Avise os seus amigos próximos desde cedo que você não está bebendo. Explique o porquê e peça a eles que o ajudem a manter-se sóbrio, permanecendo ao seu lado mesmo antes da festa começar. [11]
  3. Quando alguém perguntar se você gostaria de um drinque, a melhor resposta é um firme “Não, obrigado”. Embora isso talvez baste, às vezes algumas pessoas continuarão insistindo em busca de uma razão ou explicação ou, ainda, pedirão a você que beba com elas. Quando a oferta vier, você deve dar um rápido, direto e honesto “não”. Lembre-se de fazer contato visual direto e dizer as suas palavras clara e firmemente: [12]
    • ”Eu não quero beber mais, muito obrigado.”
    • ”Eu vou dirigir hoje à noite.”
    • ”Eu sou alérgico a álcool!” é uma forma divertida e agradável de quebrar o gelo durante a negação. [13]
  4. Quase sempre, isso é suficiente para convencer os outros a não pedir que você beba. Não importa qual bebida seja — refrigerantes e outras opções borbulhantes são ótimas formas de sugerir que você está bebendo, mas sem a presença de álcool.
    • Converse com o bartender antecipadamente e avise que você não vai beber álcool. Se preferir, dê uma gorjeta e agradeça por lhe dar refrigerante e água.
    • Se alguém for incrivelmente persistente, pegue o drinque e deixe-o na mão. Depois de estar com ele, sinta-se livre para sair sem beber, e a maioria das pessoas não saberá que o copo nunca foi reabastecido.
  5. Você provavelmente beberá muito menos ao estar em um local com distrações como comida e jogos, como boliche, dardos ou sinuca, ou indo a um concerto ou show. Além disso, é muito mais provável que os drinques fiquem de lado se houver iluminação intensa, o local não estiver tumultuado e você se sentir confortável. Se as pessoas têm algo para fazer ou sobre que conversar, as bebidas se tornarão uma atividade coadjuvante, e não a principal.
  6. Se a constante insistência para beber começar a arruinar a sua noite, é hora de ir embora. O álcool não é e não deve ser uma atividade em si. Se a única coisa que as pessoas estiverem fazendo é se embriagar e elas não respeitam a sua decisão de manter-se sóbrio, você deve ir embora.
  7. Se você sabe que vai querer beber mais do que deveria, implemente alguns métodos para se lembrar de parar. Traga à mente as razões pelas quais você não quer ficar bêbado e pense em por que ter uma noite sóbrio é importante para você. Algumas sugestões incluem:
    • Use o truque do elástico. Coloque um elástico ao redor de seu pulso. Sempre que você sentir a tentação para beber, estale o elástico na pele para se relembrar da decisão consciente de não o fazer.
    • Peça a um amigo que o avise quando você já bebeu o suficiente. Talvez ele seja alguém que não bebe ou que tem facilidade em reconhecer os próprios limites e parar. Ou, ainda, pode tratar-se de um membro de sua família.
    • Distraia a si mesmo. Levante e dance, converse com alguém durante algum tempo ou jogue sinuca.
    • Se você se mantiver longe do álcool, dê a si mesmo diferentes recompensas, como uma ida às compras no shopping, uma comida favorita, assistir a um filme ou telefonar para um amigo distante. [14]
    Publicidade

Dicas

  • Eduque-se a respeito dos problemas associados ao álcool. Há várias fontes educativas on-line e em centros comunitários que oferecem informações acerca dos problemas e doenças decorrentes do abuso alcoólico. Pegue algum material e leia-o para se ajudar a manter-se sóbrio.
  • Se você usa a comida como desculpa para beber mais, você acabará bêbado. Não abuse dessa solução.
  • Evite discussões sobre hábitos de bebidas, quer sejam sobre quem bebe mais ou sobre a sua decisão de parar. Não somente esses são temas tediosos para uma conversa como também atraem a atenção para o álcool como problema, além de ter o potencial de aumentar a competitividade e incitá-lo a beber se a insistência aumentar muito. Em vez disso, mude de assunto ou tire uma pausa rápida para o banheiro.
Publicidade

Avisos

  • Compre os seus próprios drinques não alcoólicos, se você não confia que os amigos ou outras pessoas o façam. Mesmo com boas intenções, comprar uma bebida alcoólica quando você não quer beber é injusto, além de ser uma forma de pressão.
  • Se você tem problemas com vício e alcoolismo , invista tempo em buscar ajuda.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 128 974 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade