Plagiocefalia posicional, mais comumente conhecida como cabeça chata infantil, é uma preocupação para muitos pais. Alguns casos de cabeças disformes são atribuídos ao trauma do parto, mas os achatamento estão associados principalmente com a posição da criança ao dormir, quando ela é colocada de barriga para cima. Os ossos do crânio do recém-nascido são um pouco macios e flexíveis, o que os torna suscetíveis à pressão. A campanha "Voltar a Dormir", que incentiva o uso dessa posição ao dormir para evitar a síndrome da morte súbita infantil, resultou em um aumento da plagiocefalia posicional; 1 em cada 300 bebês é afetado. Abaixo estão alguns passos que você pode tomar para ajudar a prevenir e reverter o achatamento de cabeça infantil.
Passos
-
Segure o seu recém-nascido, na maior parte das vezes, preferencialmente em uma posição vertical.
- Quanto mais tempo uma criança passa fora do berço, do assento infantil e cadeirinha de balanço, menos pressão é aplicada a cabeça do bebê.
-
Coloque o bebê apoiado em sua própria barriga, sobre uma superfície firme, por curtos períodos ao longo do dia.
- "A Hora De Se Apoiar Sobre O Umbigo" não só previne o achatamento de cabeça, como também auxilia no desenvolvimento motor. Ela ajuda os bebês a reforçar o pescoço, braços e músculos do ombro.
-
Alterne a posição do seu filho no berço. Ponha a cabeça do bebê de frente para os pés da cama um dia, e em uma posição invertida da próxima vez. Isso estimula o bebê a olhar em diferentes direções.
-
Alterne os braços cada vez que você amamentar o seu bebê.
-
Reorganize o quarto de dormir do seu bebê ocasionalmente. Experimente colocar o berço em outra área do quarto para dar ao bebê um novo ponto de vista. Isso pode prevenir que a criança olhe regularmente na mesma direção.
-
Varie as atividades do seu bebê durante todo o dia. Não deixe seu bebê na mesma posição ou local por longos períodos de tempo. O uso excessivo de balanços e assentos infantis pode resultar em achatamentos de cabeça.
-
Veja com o pediatra se o seu recém-nascido tem achatamento de cabeça, ou se suas orelhas, olhos ou testa parecem desiguais. Enquanto na maioria dos casos, esta é a plagiocefalia, algumas deformidades da cabeça são causadas por craniossinostose, que é uma condição séria que requer cirurgia.
- Se o seu filho é diagnosticado com plagiocefalia posicional, o médico pode aconselhar a tomar os passos acima e esperar para ver se haverá melhora do quadro. A maioria dos achatamentos se tornam arredondados com o tempo.
- Casos mais graves podem necessitar de remodelagem do crânio utilizando um capacete ou banda corretiva feitos por encomenda.
Publicidade
Avisos
- Use apenas o travesseiro de bebê, que é seguro, (segurança do fluxo de ar e medicamente aprovado) e evite o uso de espumas com memória (aquelas que se modelam devido a pressão feita pelo corpo) e de materiais de algodão devido ao perigo potencial de sufocamento.
- Nunca coloque um recém-nascido para dormir de bruço, mesmo se ele ou ela desenvolveu o achatamento de cabeça. Faça isso para evitar o potencial risco de SIDS (Síndrome da Morte Súbita Infantil).
- A intervenção precoce é a chave para evitar o caro e doloroso capacete de tratamento.
- Evite o uso de assentos,cadeiras e balanços que não foram aprovados medicamente; isso inclui colchões, colchonetes e travesseiros. Consulte as páginas na internet relativas aos órgãos responsáveis pela segurança de crianças e recém-nascidos para maiores detalhes.
Referências
- http://www.mayoclinic.com/health/healthy-baby/PR00043
- "Misshapened Heads." Pediatrics for Parents 25.2 (2009): 3.
- Ohman, Anna (2014). "A specially designed pillow Can Decrease Developmental Plagiocephaly in Young Infants". Health (6): 1092–1098. doi:10.4236/health.2014.611135.