PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Lidar com cães de rua que entram no seu quintal pode ser irritante e perigoso, em especial se você já tiver pets na casa. Adote algumas medidas e transforme o jardim em um local menos “atraente” para eles, diminuindo a chance de que invadam sua propriedade. Os vira-latas mais persistentes vão exigir que você crie uma “barreira” entre eles e o local; no entanto, se mesmo assim um cachorro entrar, tenha bastante cuidado e contate um profissional para realizar a remoção de maneira segura.

Método 1
Método 1 de 3:

Transformando o quintal em um lugar menos “atraente” aos cães

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso fará, com toda certeza, que os cachorros de rua se sintam tentados a entrar no jardim devido ao forte e delicioso cheiro de ração. Além disso, eles estarão famintos e procurando alimento; dessa forma, se houver restos dos seus animais de estimação no exterior da casa, coloque-os para dentro logo que terminarem de comer.
  2. Os vira-latas também podem procurar comida nos restos descartados, portanto, sele bem todo o lixo que for deixado na rua, com as tampas bem fechadas (caso utilize os latões) para que não consigam derrubar e abrir os sacos.
    • Os latões com tampa fixa são a melhor opção, já que evita que os pestinhas consigam derrubar as tampas soltas.
  3. Os dogs detestam o cheiro dessa flor, logo, um jardim com algumas calêndulas não vai os atrair, pelo contrário. Além disso, as calêndulas também não são agradáveis a alguns insetos e pragas, ou seja, você mata dois coelhos com uma cajadada só! [1]
  4. 4
    Castre as cadelas de sua casa. Quando entram no cio, o cheiro das fêmeas atrai os machos a até 8 km de distância. Para evitar que isso ocorra, castre as cadelas.
    • A castração também diminuirá a chance de que ela tenha câncer de mama. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Criando barreiras ao quintal

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa é a melhor maneira de impedir, fisicamente, o acesso ao jardim, já que é raro que os cães tentem saltá-la (alguns são ousados, no entanto) e também evitará que os pets da casa fujam e entrem em contato com animais desconhecidos. A altura da cerca depende mais do tamanho dos peludos que adentram seu quintal e dos seus dogs.
    • Caso não fique muito animado com a ideia de ficar olhando a cerca o dia todo, ou não seja viável financeiramente, você pode experimentar um spray repelente. Ele pode ser comprado em qualquer pet shop. A solução possui odores que afastam os cachorros, criando uma barreira à propriedade sem precisar, de fato, instalar uma cerca. [3]
  2. Esse aparelho funciona emitindo sons de alta frequência que apenas os cães conseguem ouvir. Alguns são ativados por um sensor de movimentação; quando o vira-lata (ou qualquer outro animal) entrar no jardim, o dispositivo emitirá um som que o assustará bastante. [4]
    • Lembre-se de que essa não é uma boa escolha para quem possui qualquer pet na residência. Eles também vão ser afetados e ficarão assustados com os barulhos emitidos pelos repelentes ultrassônicos.
  3. Assim como o aparelho ultrassônico, esse dispositivo é ativado quando um cão de rua entra no quintal, borrifando líquido em vez e emitir um som. Jogar água neles é uma opção que não agride o meio ambiente e evitará que voltem a invadir o lugar. [5]
    • É importante não esquecer que os seus animais de estimação (ou filhos) também vão ser molhados ao passar pelo local. Ao considerar que isso é um problema, talvez seja melhor experimentar outra opção.
  4. Os dogs também não gostam do cheiro dessa solução; tente borrifar um pouco do vinagre branco ou de maçã no perímetro do jardim para criar uma barreira contra os vira-latas. Basta despejar o líquido em um borrifador e espalhar em volta do lugar e na grama.
    • Não se esqueça de que, dependendo do tamanho do lugar, você sentirá o cheiro do vinagre após a aplicação. Talvez seja melhor postergar o uso caso planeje ficar no ambiente naquele momento.
  5. Salpicar um pouco de uma dessas pimentas no jardim vai deixá-lo bem menos “atrativo” aos cães de rua. Esses animais usam seus paladares e olfatos, bastante apurados, para avaliar a situação; ao sentirem o cheiro de pimenta-do-reino ou caiena, ou até mesmo se as lamberem, já vão saber que não devem ficar por ali.
    • Não exagere na quantidade de pimenta. Sim, esses pestinhas irritam, mas é desumano intoxicá-los ou queimar o focinho deles ao deixar montes de pimenta em volta do quintal.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tirando um cão de rua do jardim

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao notar que um peludo de rua adentrou sua propriedade, fique longe e não tente o espantar, muito menos pegá-lo. Muitos possuem doenças e vários são mais agressivos do que os dogs domesticados.
  2. 2
    Entre em contato com o Corpo de Bombeiros (CBM). Ao notar que um cachorro de rua invadiu sua propriedade, ligue para o Corpo de Bombeiros, cujo número é 193. Eles estarão preparados e treinados para lidar com animais confusos ou agressivos, protegendo a integridade física de todos.
  3. Em emergências, em que os bombeiros não possam chegar em sua casa nas próximas horas, você pode usar uma armadilha para atrair o cão com alimento. Se voltar a entrar em sua propriedade, ele ficará contido e permitirá que você aguarde os especialistas com mais calma para retirá-lo do quintal. [6]
    • Apesar de serem armadilhas, nenhuma é desumana a ponto de ferir ou causar algum tipo de prejuízo nos vira-latinhas.
  4. Nem sempre o seu jardim será invadido por um animal de rua, e sim pelo pet de um vizinho, que você já viu caminhar livremente pelo local. Tente descobrir quem são os donos; às vezes, o pestinha terá uma corrente ou coleira com o telefone (isso se você não reconhecer de quem ele é). Assim que conseguir o contato, fale com a pessoa e diga que o peludinho está entrando em sua propriedade com muita frequência, e peça com educação para que tomem medidas com o objetivo de que isso não ocorra mais.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 894 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade