Baixe em PDF Baixe em PDF

Se as suas unhas estão descascando porque você lava as mãos com bastante frequência, porque ficam expostas a produtos químicos ou por conta do desgaste normal dos esmaltes, isso pode causar incômodo. A boa notícia é que existem coisas simples que você pode fazer para melhorar a aparência das unhas e evitar a descamação no futuro. Faça uma pausa na aplicação de esmaltes ou nas idas à manicure e foque em hidratar bem a raiz das unhas com óleos e cremes. Adote hábitos preventivos, como usar luvas ao limpar a casa, usar abridores de cartas para abrir pacotes e tomar um suplemento para fortalecer suas unhas.

Método 1
Método 1 de 2:

Tratando as unhas que estão descamando

Baixe em PDF
  1. Se você reparou que suas unhas estão descascando ultimamente, chegou a hora de tirar algumas semanas de descanso antes de aplicar mais esmaltes. Nesse meio tempo, compre um removedor de esmalte sem acetona em uma farmácia (a acetona resseca as cutículas, então é melhor evitar) e use-o para tirar qualquer esmalte que tenha nas unhas. [1]
    • Não fique tentando tirar o esmalte sem removedor. Isso faz muito mal para as unhas e o ato de descascar ou arrancar o esmalte tira uma camada de unha.
    • Use bolas de algodão ou cotonetes para passar o removedor. Esfregue cada unha delicadamente até que o esmalte saia.
    • Se estiver usando um esmalte de gel ou similar, então terá que usar um removedor à base de acetona para tirar o esmalte dessa vez.
    • Sempre passe um hidratante depois de tirar o esmalte. Até mesmo os removedores sem acetona podem ressecar suas unhas.
  2. Para ajudar suas unhas a melhorarem, é melhor deixá-las curtas por algumas semanas. Depois de tomar banho, use um cortador de unhas para aparar as suas até que as pontas delas fiquem niveladas com as pontas dos dedos, mais ou menos. Repita esse processo uma vez por semana até que as unhas parem de descascar. [2]
    • As unhas ficam mais amolecidas depois de um banho quente e essa é a melhor oportunidade para cortá-las sem que elas quebrem mais.
    • Use um cortador limpo. Desinfete antes de cada uso lavando com água morna e detergente.
  3. Posicione uma lixa de unha de forma que ela fique paralela à lateral da unha e mexa-a de na direção do meio da unha. Do meio, movimente a lixa para o lado oposto. Sempre lixe na mesma direção (não fique fazendo um vai e vem com a lixa ou isso aumentará as chances das unhas quebrarem os descascarem). Continue lixando até que a unha fique redonda. Fuja de formatos quadrados.
    • Sempre lixe as unhas depois de cortar para dar fim nas bordas ásperas.
    • Use uma lixa fina para deixar a superfície da unha lisa. Se também quiser reduzir o comprimento das unhas, use uma lixa mais áspera antes de finalizar com a fina.
  4. Existem várias opções de óleos para tratamento. A melhor é o óleo para cutículas, que pode ser encontrado em lojas de cosméticos. Você pode usar óleos naturais que já tiver em casa, como azeite de oliva, óleo de coco ou óleo de argan. Use um conta-gotas para colocar uma gota do óleo em cada unha e massageie na raiz delas. [3]
    • O óleo vai hidratar as unhas, o que diminui as chances de descamação.
  5. Enquanto se esforça para tratar as unhas que estão descascando, lembre-se de manter suas mãos e unhas hidratadas. Use um creme hidratante várias vezes por dia, especialmente depois de lavar as mãos. [4]
    • Comece a andar com um frasco de creme hidratante durante o dia para manter suas unhas hidratadas mesmo fora de casa.
  6. Você pode ficar com vontade de cobrir as unhas descamadas com uma camada nova de esmalte ou talvez só ame ver suas unhas feitas, seja em casa ou no salão. Porém, é bom dar duas a três semanas de descanso para elas e passar longe de qualquer tipo de esmalte. Elas precisam de tempo para hidratarem e melhorarem, e os esmaltes e unhas artificiais vão desacelerar o processo de cura e até danificar as unhas ainda mais. [5]
    • Quando voltar a pintar as unhas, lembre-se de não ficar arrancando o esmalte velho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Prevenindo o problema

Baixe em PDF
  1. O excesso de água pode ressecar as unhas, assim como os produtos químicos. Da próxima vez que for lavar louça ou limpar a casa, coloque um par de luvas de borracha antes de começar. [6]
    • Isso não é bom apenas para as unhas. Usar luvas de borracha também protege suas mãos do ressecamento intensivo ou da irritação causada pelos produtos químicos.
  2. Mesmo que seja fácil associar água com hidratação, ela pode remover a hidratação das unhas e da pele. Não deixe a água em contato com a pele por muito tempo. Sempre que lavar as mãos ou molhá-las por algum outro motivo, seque-as por inteiro com uma toalha limpa.
    • Passe um hidratante depois para manter as mãos e unhas hidratadas.
  3. Não fique raspando etiquetas, fitas coladas ou adesivos com as unhas e evite usá-las para abrir caixas, cartas e pacotes. Use um abridor de cartas, um estilete ou uma tesoura para fazer essas coisas. [7]
    • Até mesmo abrir latas de refrigerante com as unhas pode prejudicá-las. Use um dedo, uma moeda ou alguma outra coisa em vez da unha em si sempre que puder.
  4. Quando estiver usando esmaltes, não fique tentando tirá-los quando a manicure estiver vencendo. Mesmo se perceber que ele está começando a sair, resista à tentação de ficar puxando ou descascando. Isso muitas vezes remove uma camada de unha junto com o esmalte. Prefira passar um removedor de esmaltes sem acetona para tirar o esmalte velho delicadamente.
    • Isso é ainda mais importante se estiver com esmalte de gel ou similares. Não tente tirar o esmalte com as mãos! As unhas podem demorar meses para se recuperarem desse tipo de dano.
  5. A biotina deixa as unhas mais fortes (e também pode ser ótimo para o crescimento capilar), o zinco pode ajudar unhas com áreas descoloridas e o ferro engrossa as unhas que estão muito finas. Escolha um suplemento e integre-o na sua dieta por três a quatro meses para ver como o corpo responde. [8]
    • Você também pode suplementar sua dieta consumindo mais alimentos ricos em ferro, como espinafre, legumes, carne vermelha e sementes de abóbora.
  6. O polimento pode remover camadas da unha, tirar óleos essenciais saudáveis e até pegar em áreas que estão descamando. Se for fazer, passe a lixa de polimento seis a oito vezes em cada unha e não pressione com força.
    • O polimento pode dar forma às unhas e deixá-las brilhantes, mas, se você está tendo problemas com descamação, talvez seja melhor pular esse cuidado por alguns meses até que as unhas melhorem.
    Publicidade

Dicas

  • Dê uma atenção especial para as mãos e as unhas depois de fazer alguma atividade que as agride, como escalada, jardinagem ou pinturas.
  • Se as unhas dos seus pés estiverem descascando, você pode usar os mesmos métodos para tratá-las e evitar que o problema piore.
Publicidade

Materiais Necessários

Tratando unhas descascadas

  • Removedor de esmalte sem acetona.
  • Bolas de algodão.
  • Cortador de unhas.
  • Lixa de unha.
  • Óleo para cutículas ou algo parecido.
  • Conta-gotas.
  • Creme para as mãos.

Prevenindo o problema

  • Luvas para limpeza.
  • Abridor de cartas ou estilete.
  • Suplementos, como ferro, zinco ou biotina (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 500 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade