PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter que lidar com cólicas, mudanças de humor e outros efeitos colaterais desagradáveis durante a menstruação pode parecer mais que demais. Se ainda tiver que se preocupar com vazamentos no absorvente, essa época do mês pode ser avassaladora. No entanto, existem muitos truques que se pode usar para garantir que esse momento passe sem vazamentos e sem preocupações.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Conseguindo a melhor cobertura

PDF download Baixe em PDF
  1. Para isso, é necessário tirá-lo da embalagem, tirar as coberturas do adesivo e colocá-lo no meio da calcinha de forma que não fique muito para cima ou muito para baixo. Se ele tiver abas, remova o envoltório delas e prenda-as bem no verso da metade da calcinha para manter o absorvente no lugar. Depois de prender bem o absorvente à calcinha, vista-a, alisando-a para garantir que tudo esteja no lugar.
    • Não se esqueça de lavar as mãos antes de colocar o absorvente e de jogá-lo fora na lixeira depois de embrulhá-lo na embalagem ou em papel higiênico.
    • Algumas mulheres preferem usar absorventes de pano em vez dos mais comuns. Embora nada garanta que eles sejam mais absorventes, são melhores para o meio ambiente.
  2. Se estiver tendo vazamentos e tiver um fluxo intenso, você deve procurar absorventes com bastante capacidade e do maior comprimento possível. À noite, use os modelos noturnos, que são ainda mais longos. Embora eles sejam bem grossos, você pode também usá-los durante o dia, se seu fluxo for bem intenso e costumar vazar com frequência. [1]
    • Procure usar absorventes com abas, para que eles não se movam muito e fiquem bem presos à calcinha.
  3. Algumas pessoas gostam de usar esses artigos sobre e abaixo dos absorventes. Eles podem dar mais cobertura em locais onde tende a ter vazamentos. Você pode até colocar alguns perpendiculares ao seu absorvente para ficar realmente protegida. Dito isso, pode ficar um pouco desconfortável especialmente se esses absorventes se soltarem, por isso use calcinhas apertadas e deixe tudo bem preso. [2]
    • Se você sempre costuma ter vazamentos na frente ou atrás do seu absorvente, pode também colocá-lo mais para cima ou mais para baixo, dependendo do caso.
  4. Outra forma de minimizar os vazamentos é usar peças mais grossas que tenham menos chance de deixar algo passar. Embora isso não a proteja, pode ajudar a minimizar o quanto vazou e absorver mais sangue. Apenas saber que está usando uma roupa íntima mais grossa e mais absorvente pode deixá-la mais confortável.
    • Só não escolha uma peça muito solta, pois ela vai na verdade fazer seu absorvente sair mais do lugar e aumentar a chance de você sofrer um acidente.
  5. Se tiver realmente um fluxo intenso e um problema com vazamentos, pode considerar comprar calcinhas especiais. Não, isso não quer dizer aquelas peças feias que só usa quando está menstruada porque não se importa com elas, e sim um tipo especial de calcinha feito de três camadas distintas que protegem dos vazamentos. A primeira é absorvente, a segunda é à prova de vazamentos e a terceira é de algodão. Essas camadas respiram e a deixam confortável enquanto garantem que você terá a melhor proteção. [3]
    • Embora um par de calcinhas desse tipo possa custar bem mais caro, se comprar apenas alguns pares e sempre usá-los durante a menstruação, o investimento pode valer a pena.
Parte 2
Parte 2 de 2:

Tomando precauções extras

PDF download Baixe em PDF
  1. Se quiser ficar segura durante o período menstrual, esteja preparada com absorventes, calcinhas ou até calças extras, se precisar. Se tiver espaço na bolsa ou no armário, ter uma muda de roupa pode ajudar a deixá-la ainda mais segura. Embora você provavelmente nunca vá usá-la, só saber que a tem pode fazer com que se sinta mais tranquila.
    • Se ficar sem suprimentos, não tenha medo de pedir a uma amiga ou até a uma professora. Lembre-se de que toda mulher menstrua, e mesmo se suas amigas não puderem ajudar, elas serão compreensivas. Se for das primeiras a menstruar, tente pedir a pessoas que saiba que poderão ajudar.
  2. Ainda que seja capaz de fazer quase tudo que faria normalmente quando está com absorvente, saiba que estará mais propensa a vazar se der estrelas, correr por aí, pular ou ficar se movendo muito rápido. Tome cuidado com a forma como se move durante esse período, especialmente nos dias de fluxo mais pesado; você não quer que seu absorvente saia do lugar ou se enrole da forma errada, causando vazamentos.
    • Dito isso, não sinta a necessidade de pular aulas na academia ou passar o dia inteiro sentada em um canto se sentindo péssima. Na verdade, o exercício pode ajudar a reduzir a cólica!
  3. Você vai se preocupar menos com vazamentos se usar roupas que têm menos chance de mostrá-los. As roupas escuras não mostrarão as manchas e serão uma fonte de preocupação a menos. Roupas mais soltas também a deixarão menos consciente do fato de que está usando absorventes e mais livre para se mover.
    • Embora não seja necessário usar roupas largadas durante a menstruação, se usar roupas escuras, ficará menos preocupada com potenciais acidentes.
  4. Esse é outro jeito de garantir que seus absorventes não vazem. Vá ao banheiro a cada uma hora ou duas para trocar o absorvente ou só garantir que tudo está indo bem. Essa é uma ótima maneira de prevenir vazamentos. Você saberá exatamente quando é hora de trocar o absorvente e se sentirá segura e protegida. [4]
    • Se tiver que ir durante a aula, não se preocupe. Peça com educação e não faça isso durante todo o mês, e seu professor provavelmente não ficará incomodado.
  5. Se estiver preocupada com vazamentos à noite, especialmente se for dormir na casa de alguém, pode se deitar sobre um cobertor velho ou até uma toalha antiga com a qual não se importe muito. Dessa forma, poderá dormir tranquilamente, sem ter que checar os lençóis com frequência. [5]
    • Pense: o pior que poderia acontecer seria ter um vazamento nos lençóis e outra pessoa acabar descobrindo. É bem provável que outra mulher descubra, e ela entenderá totalmente o que aconteceu, portanto você não tem com o que se preocupar.
    • Se seu pai ou outro homem vir os lençóis sujos, ele também entenderá. Não se preocupe muito com o que pode acontecer e concentre-se em dormir bem.
  6. Você não deve sentir vergonha dela, tendo um vazamento de vez em quando ou não. Sinta-se orgulhosa desse aspecto do seu corpo e saiba que isso é algo com o qual todas as mulheres precisam lidar. Quanto mais cedo aceitar, melhor. Fale com amigas ou até com mulheres da família sobre sua menstruação e perceba que não tem do que se envergonhar, pois ela é perfeitamente natural.
    • Claro que, se você tiver um vazamento em público, isso poderá ser embaraçoso por alguns minutos, mas não precisa ficar com medo sempre que estiver menstruada, achando que vai vazar a qualquer momento. Não deixe seu período menstrual impedi-la de viver sua vida.
    • Se realmente não se der bem com absorventes, veja se um absorvente interno ou um copo menstrual é mais confortável para você. Embora ainda precise trocar os absorventes internos a cada 8h no máximo e os copos a cada 10h, eles podem ajudar a prevenir vazamentos e serem mais confortáveis do que os absorventes externos.

Dicas

  • Se sofrer um vazamento, não jogue a calcinha fora. É só colocá-la para lavar e guardá-la novamente, pois quando estiver menstruada de novo, pode usar a roupa manchada sem se preocupar caso vaze mais sangue nela.
  • Use shorts de compressão ou de elastano se for usar saia.
  • Se for usar jeans ou outra cor além de preto para as calças, vista leggings por baixo.
  • Usar camisetas mais longas pode ajudar a esconder as manchas.
  • Se tiver um vazamento, não se assuste. Fique calma, vá ao banheiro com seus suprimentos e limpe tudo. Você pode tentar usar absorventes mais grossos ou até os noturnos.
  • Sempre carregue pelo menos dois absorventes! Você nunca sabe quando vai menstruar.
  • As saias não são as melhores peças para usar nesse período. Os jeans e outras calças ficam perto da virilha, mantendo o absorvente no lugar.
  • Não deixe a menstruação estragar seus planos!
  • Troque seu absorvente a cada três horas.
  • Use leggings por baixo do pijama para manter o absorvente no lugar à noite.
  • Se não tiver um absorvente à mão, pode usar papel higiênico caso seu fluxo seja leve.
  • Uma alternativa é dobrar vários quadradinhos de papel higiênico e colocá-los nas roupas íntimas. Os papeis funcionarão como uma barreira que pode ser trocada a cada ida ao banheiro. [6]
  • Evite consumir vinho, sal, comidas apiementadas e cafeína. Elas podem aumentar suas cólicas. [7]

Avisos

  • Troque seu absorvente com frequência ou sempre que achar que ele está quase "cheio". Usar um absorvente sujo pode trazer riscos à saúde, sem falar dos vazamentos. Recomenda-se que você o troque a cada 6h, se seu fluxo for leve ou regular, ou a cada 3h, se ele for intenso.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 239 577 vezes.

Este artigo foi útil?