Baixe em PDF Baixe em PDF

As pessoas estão postando fotos do seu filho no Instagram, Facebook ou outras redes sociais? Mesmo que pareça nítido que é preciso ter a permissão dos pais antes de postar a foto de uma criança, nem todo mundo pergunta antes de compartilhar as imagens. Se você limitar as fotos que compartilha dos seus filhos e monitorar as redes, poderá preservar a privacidade da criança de forma melhor. Nós vamos mostrar formas fáceis de evitar que as pessoas postem fotos dos seus filhos na Internet, além de ajudar você a decidir o que fazer quando alguém compartilhar uma foto sem a sua permissão.

Método 1
Método 1 de 3:

Impedindo que os outros postem fotos

Baixe em PDF
  1. Uma das formas mais fáceis dos outros postarem fotos do seu filho é usarem uma imagem que você já compartilhou com eles de alguma forma. Limite o que você posta nas redes sociais e só mande fotos por mensagem ou e-mail para pessoas de confiança, que as manterão privadas. [1]
    • Em vez de compartilhar imagens por mensagem, e-mail ou nas redes sociais, mostre-as pessoalmente quando encontrar amigos e familiares. Exiba as fotos no seu celular ou reveladas, mas não dê uma cópia que eles possam guardar e postar depois.
    • Se quiser postar uma conquista do seu filho nas redes sociais, opte por um post feito apenas de texto, sem inserir uma foto.
    • Coloque qualquer foto que compartilhar no modo privado em todas as suas redes sociais.
  2. Se vir alguém tirando foto do seu filho ou postando as que você compartilhou, converse e explique que quer que a criança tenha privacidade. Diga “Quero evitar fotos do meu filho na Internet.” [2]
    • Diga também o que quer que a pessoa faça com a foto. Você pode pedi-la para guardar sem compartilhar com ninguém ou solicitar que ela a apague.
    • Se a pessoa relutar, explique, com calma, que você só quer proteger a privacidade do seu filho.
  3. Se alguém questionar suas regras mesmo depois de explicar que você não quer fotos do seu filho na Internet, diga que você vai pedir que as os próprios sites removam as imagens. Às vezes, só a ameaça já funciona.
    • Diga "Eu deixei claro o que desejo com relação às fotos do meu filho. Se você não remover a foto, eu vou fazer uma denúncia para a rede social removê-la e para sua conta ser bloqueada ou suspensa".
  4. Se quiser compartilhar uma foto do seu filho na Internet, não coloque tags em blogs, sites ou redes sociais. Se as postar em um site ou blog, não use tags de SEO, legendas ou termos.
    • As marcações, como hashtags, permitem que as pessoas achem a foto do seu filho com mais facilidade e possam repostar ou usar como bem entenderem.
    • Se for postar as fotos em um blog ou site pessoal, talvez seja uma boa ideia colocar uma marca d’água para desencorajar as pessoas de usá-las. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Protegendo seu filho de ser fotografado

Baixe em PDF
  1. Nem pessoas, nem empresas podem postar imagens do seu filho por motivo comercial sem a permissão por escrito do guardião da criança. Entre em contato com a escola, creche ou qualquer lugar que a criança vai regularmente para pedir que nenhum foto do seu filho seja reproduzida pela instituição. [4]
    • Em alguns casos, as escolas já têm um formulário pronto que você pode assinar pedindo para suspender o direito ao uso das imagens do seu filho. Já em outros, você pode ter que escrever uma carta. Ligue para a instituição para perguntar qual é a política deles.
    • Alguns lugares colocaram estas políticas dentro de contratos extensos ou até nos manuais do aluno. Leia com atenção antes de assinar.
  2. Em vez de proibi-lo de ter contas nas redes sociais, o que pode fazer com que ele crie uma secreta, permita que eles tenham acesso às redes sociais que você pode monitorar. Verifique contas em sites como o Facebook e o Instagram diariamente para ver o que os outros postarem usando fotos do seu filho. [5]
    • Logo que seu filho tiver idade suficiente para usar a Internet e postar qualquer coisa, incluindo fotos, ensine-o como manter a própria segurança online.
    • Olhe os amigos ou seguidores do seu filho de pare de seguir ou desfaça a amizade com qualquer pessoa que ele não conheça pessoalmente. Avise que vai ficar de olho em quem segue ele e explique os motivos de remover estranhos da conta dele.
    • Se notar que ele está sendo marcado na foto de outras pessoas, converse abertamente sobre os riscos de permitir que outras pessoas postem fotos dele na Internet. Diga que não tem problema algum em pedir para alguém apagar uma foto ou manter a própria privacidade.
  3. Os fotógrafos têm liberdade de um ponto de vista legal quando se trata de fotografar em lugares públicos. Já em espaços privados, você pode ditar quando é permitido tirar fotos. Saiba quais são as políticas das empresas e prédios onde entrar com seu filho e estabeleça regras sobre fotografias em casa. [6]
    • Diga, com educação, que não dá permissão para as pessoas tirarem fotos do seu filho em casa. Se notar alguma visita, diga “Nós preferimos não fotografar nossa família em casa”.
    • Quando for à casa de alguém, pergunte “Você permite fotos na sua casa?” Se sim, diga que prefere que seu filho não seja fotografado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Removendo imagens postadas

Baixe em PDF
  1. Se vir que alguém postou a foto do seu filho sem permissão, entre em contato com o site imediatamente e pergunte qual é o protocolo para remover a foto. Explique que é o guardião legal da criança e não deu consentimento para que ela fosse fotografada.
    • Redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram têm políticas para reportar uma foto que você acha que viola a privacidade da sua família ou do seu filho. [7]
    • O Facebook também tem formulários onlines fáceis de enviar para fotos de pessoas com menos de 18 anos que violem a privacidade da criança. [8]
  2. Se alguém compartilhou uma foto de um grupo de pessoas junto com seu filho, entre em contato com a pessoa diretamente e peça para ela cortar a foto para que seu filho não apareça. Você também pode pedir para que ela desfoque ou cubra o rosto dele.
    • Entre em contato e diga “Eu sei que você tem o direito de postar esta foto, mas gostaria que meu filho fosse removido dela”.
  3. Se uma pessoa fica postando fotos do seu filho por motivos comerciais ou maliciosos, como fingir que seu filho é filho dela, procure um advogado que defenda os direitos de menores de idade imediatamente. Ele poderá ajudar você a derrubar as imagens e ver se é possível mover um processo cível ou criminal contra a pessoa. [9]
    • Se uma pessoa está fingindo que o seu filho é dela, não tente entrar em contato ou pedir que ela pare. Bloqueie o acesso dela às suas redes sociais e procure um advogado com urgência.
    Publicidade

Avisos

  • Praticamente tudo que você ou seu filho fizerem em público, com poucas exceções, é considerado livre para fotografar. Tome cuidado em onde leva seu filho, principalmente em áreas muito movimentadas.
  • Postar informações sobre a escola, localização ou qualquer informação pessoal sobre seu filho o fará correr ainda mais riscos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 343 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade