Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os felinos são curiosos por natureza e podem ficar tentados a "conhecer" as plantas que você tem espalhadas pela casa. Muitos amam brincar e comer as folhas, além de cavucar a terra do vaso. É importante nunca ter plantas tóxicas em casa, pois você pode acabar envenenando os peludos. [1] X Fonte de pesquisa Small Animal Toxicology. Osweiler. Publisher: Blackwell. [2] X Fonte de pesquisa E mesmo que tenha plantas seguras, é possível que o bicho as coma e destrua! Por sorte, nem tudo está perdido e você veio ao lugar certo. Vamos lá?
Passos
-
Pendure as plantas no teto. É possível comprar vasos suspensos e ganchos em lojas de materiais de construção ou jardinagem. Além de proteger as plantas dos gatos, sua casa ficará bem bonita!
-
Borrife um spray repelente nas plantas. Visite uma pet shop para encontrar produtos que afastem os gatos sem estragar as plantas. Sempre confira os rótulos para descobrir se a composição é segura para a planta e atóxica para os gatos.
- Outra opção seria misturar uma parte de vinagre para três partes de água e borrifar nas folhas. Os gatos odeiam o cheiro do vinagre, e ele não fará mal para as plantas.
-
Treine o gato a não mexer nas plantas usando uma "punição remota". [3] X Fonte de pesquisa Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders A ideia é fazer com que o bichano associe as plantas com algo ruim, como receber uma borrifada de água no rosto. Tente evitar que ele associe a punição com você; faça com que ele pense que a punição veio do nada.
- Monte uma armadilha com uma lata de ar comprimido ativada por um sensor de movimento. Procure por essas armadilhas em pet shops.
- Assim que o gato se aproximar da planta, ele se assustará com o jato de ar. Bastam algumas ocorrências para que ele pare de chegar perto do vaso.
-
Não puna o gato diretamente. [4] X Fonte de pesquisa Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders Ao jogar água ou gritar com ele, a associação da punição será feita com você. Pode ser que ele não mexa na planta na sua frente, mas provavelmente continuará fazendo isso quando você estiver longe. É possível também que ele fique com um pouco de medo de você, o que está bem longe do ideal.
-
Cerque a planta com uma superfície desagradável. Forre o chão ao redor dela com papel-alumínio ou um tapete de borracha. É bem provável que o gato não queira passar pela superfície para chegar até o vaso.
-
Afaste o gato com barulhos. Junte algumas latinhas de refrigerante vazias e empilhe-as ao redor da mesa onde deixa as plantas, formando um pequeno muro. Quando o gato tentar pular as latas e as derrubar, ele tomará um leve susto com o barulho e pensará duas vezes antes de tentar repetir o processo.
-
Jogue alguns repelentes na terra do vaso. Você sabia que existem produtos com fezes de leão e que eles afastam os bichanos? Eles não tem cheiro para os humanos, mas são capazes de afastar os gatos, passando a mensagem de que um felino mais forte já dominou o território do vaso.Publicidade
-
Tente entender o porquê do bichano atacar as plantas. É possível que ele esteja bastante entediado, e as folhas esvoaçantes sejam o mais próximo de uma presa no ambiente doméstico. Isso certamente atrai o gato e faz com que ele queira "brincar" com as plantas. A melhor forma de se controlar isso é disponibilizar alternativas mais saudáveis para ele.
-
Brinque com o gato com certa regularidade. Algumas raças são mais ativas do que outras, portanto, avalie qual a necessidade do bicho que tem em casa. Como regra geral, tente brincar com o animal pelo menos duas vezes ao dia, em sessões de dez minutos.
-
Escolha brinquedos que façam com que o gato se movimente. [5] X Fonte de pesquisa Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders Por mais que ele vá adorar a atenção de qualquer modo, não transforme as brincadeiras em sessões de carinhos. Deixe o bichano animado e brincando para gastar a energia dele.
- Brinquedos no estilo "vara de pescar" são ótimos para movimentar o gato até ele cansar.
- Experimente usar um laser. Sente no sofá e aponte a luz para as paredes, deixando o gato doido correndo atrás da pontinha vermelha. Saiba que alguns gatos não respondem ao laser .
-
Deixe alguns brinquedos na casa ao sair. É bem provável que o gato fique entediado sozinho na casa, e os brinquedos espalhados podem ajudá-lo a liberar a energia acumulada de modo mais produtivo.
- Vá alternando os brinquedos para que ele não fique de saco cheio muito rápido. Se deixar sempre o mesmo brinquedo no ambiente, o gato começará a ignorá-lo.
- Se o brinquedo sumir por um tempo, o bicho vai ficar animado ao revê-lo.
Publicidade
-
Analise as preferências do gato. Preste atenção em quais plantas chamam a atenção do bicho e evite-as.
- Por exemplo, muitos gatos amam plantas com folhas caídas e que voam com o vento.
- Se for o caso, compre plantas com folhas grandes e pesadas, menos atraentes para o bichano.
-
Evite as plantas que atraem gatos. As espécies do gênero yucca são um exemplo de plantas irresistíveis para os bichanos. As zinnias e calêndulas também são espécies que atraem os gatos como ímãs e devem ser evitadas. [6] X Fonte de pesquisa
- Se já tem uma dessas plantas em casa, coloque-a em um lugar alto fora do alcance do gato. É importante conferir se o local realmente é inalcançável, pois os gatos pulam bem alto.
-
Espalhe "iscas" pela casa. [7] X Fonte de pesquisa Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders Use os instintos do bichano para atraí-lo para as plantas que você quer. Por exemplo, espalhe um pouco de catnip ou grama pela casa; ao morder essas espécies, o gato provavelmente vai se distrair o suficiente e deixar as outras plantas em paz.
-
Compre plantas que não agradem o gato. Existem algumas espécies que são repugnantes para os bichanos, principalmente por conta do cheiro, como é o caso de lavanda, alecrim ou plantas cítricas. Você pode até gostar do aroma, mas o felino odiará e deixará as plantas em paz.
- Outra opção seria comprar pequenas árvores, com folhas altas o suficiente para ficar fora do alcance do gato.
Publicidade
Avisos
- Nunca borrife substâncias nocivas para o gato nas plantas ou nos vasos. Passar pimenta na superfície pode afastar o gato, mas também pode cegá-lo, dependendo do tipo de contato com o material.
- Pense sempre na segurança dos gatos, utilizando apenas produtos aprovados por veterinários. É uma boa ideia também testar os produtos em pedaços escondidos da planta para verificar se eles não vão danificá-la.
- Procure uma lista de plantas venenosas para gatos e lembre-se de nunca comprar tais espécies para ter em casa, mesmo que tente mantê-las longe dos felinos. Os gatos adoram subir e escalar lugares, mesmo que pareçam inalcançáveis. Não corra o risco de intoxicar acidentalmente seu bichinho querido.
- Algumas pessoas colocam bolinhas de naftalina nos vasos, mas trata-se de uma substância tóxica que pode ser fatal quando ingerida. Se vai optar por essa opção, o que não é recomendado, guarde as bolinhas em um pote no qual o gato não consiga entrar em contato direto com as bolinhas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Vasos suspensos.
- Plantas com folhas altas.
- Sprays repelentes de gatos.
- Vinagre.
- Armadilhas para gatos.
- Bolinhas de naftalina.
- Plantas das quais os gatos não gostam.
- Brinquedos, petiscos, esconderijos e horários para brincadeiras.
- Garrafa spray, lata de refrigerante e moedas.
Referências
- ↑ Small Animal Toxicology. Osweiler. Publisher: Blackwell.
- ↑ https://icatcare.org/advice/poisonous-plants
- ↑ Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders
- ↑ Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders
- ↑ Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders
- ↑ http://articles.latimes.com/1992-06-27/home/hm-758_1_cat-food
- ↑ Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders
Publicidade