Um aneurisma é uma dilatação anormal da parede de um vaso sanguíneo, causada pelo enfraquecimento da parede desse vaso. Os aneurismas podem ocorrer em qualquer vaso sanguíneo, mas os mais perigosos são aqueles que se formam na aorta ou nas artérias do cérebro. Metade dos casos de aneurisma em que há rompimento dos vasos pode resultar em morte. Os aneurismas são, muitas vezes, difíceis de serem detectados até o momento de seu rompimento. Eles também são eventos patológicos difíceis de serem evitados, porém existem medidas que você pode tomar que ajudam a prevenir o surgimento de um aneurisma, ou evitam a ruptura quando um é detectado. Este artigo ensinará quais são essas medidas.
Passos
-
Conheça seu histórico familiar. Se pelo menos dois membros de sua família já sofreram um aneurisma recentemente ou no passado, há grandes possibilidades de você também desenvolver um. Em casos de predisposição genética, os médicos recomendam que o paciente realize exames de diagnóstico a cada cinco anos.
- Grande parte dos aneurismas só é detectada após seu rompimento ou sangramento, quando já se tornaram emergências médicas ou em achados de exames de imagens feitos no cérebro para outros fins. Como é uma condição de difícil diagnóstico, a maioria dos médicos não recomenda exames investigativos de aneurismas não rompidos, a menos que o paciente apresente algum sintoma ou se encaixa no perfil do grupo de risco. [1] X Fonte de pesquisa
-
Conheça os sintomas de um aneurisma. Dor nos olhos, especificamente aquela que acomete a parte de trás do olho, bem como visão embaçada e paralisia facial são sintomas que sugerem atenção médica imediata.
-
Conheça os diferentes tipos de exames para o diagnóstico de um aneurisma. O médico poderá solicitar vários tipos de exames de diagnóstico, portanto, é útil estar informado sobre os possíveis testes aos quais você pode ser submetido. [2] X Fonte de pesquisa Em geral, os exames incluirão:
- Tomografia Computadorizada (TC) . Este é um tipo especial de raio-X usado normalmente para detectar sangramentos. O equipamento produz imagens que representam uma secção ou fatia do cérebro e pode envolver a administração intravenosa de um contraste, usado para destacar o sangue nas imagens obtidas.
- Imagem de Ressonância Magnética (MRI) . Esse exame geralmente utiliza uma combinação de ondas de rádio que interagem dentro de um campo magnético para produzir uma imagem detalhada em 2D ou 3D do cérebro. Esse exame também pode envolver a administração intravenosa de contraste.
- Análise do Líquido Cefalorraquidiano . Também conhecido como "punção lombar", este exame é usado nos casos em que a hemorragia não é evidenciada por outros exames. Apesar do nome assustador, a maioria dos pacientes não sente muito desconforto durante ou após a sua realização.
- Angiografia cerebral . Durante este exame, um cateter fino é inserido na região da virilha e conduzido até o cérebro através das artérias, para injetar um contraste para rastrear o fluxo sanguíneo e verificar a presença de hemorragia. Este é o exame mais invasivo e usado somente quando os outros não conseguem revelar nada.
-
Consulte um especialista. Se o exame revelar alguma suspeita, ou se você estiver preocupado com a possibilidade de desenvolver um aneurisma, provavelmente você será encaminhado para um especialista. Se você acredita que pertence ao grupo de risco ou apresenta qualquer um dos sintomas de um aneurisma, converse com um neurocirurgião ou neurologista para obter mais informações. Você poderá ser submetido a exames adicionais, para que o especialista possa dar um diagnóstico mais preciso. [3] X Fonte Confiável National Heart, Lung, and Blood Institute Ir à fontePublicidade
-
Se você for um fumante, é essencial abandonar esse vício. Além de aumentar o risco de desenvolvimento de enfisema pulmonar e câncer de pulmão, o cigarro também aumenta as chances de desenvolver um aneurisma. Procure a orientação de um médico para encontrar o programa mais adequado para ajudá-lo a largar o cigarro.
- Um fumante passivo também está em risco. Se você se encaixa no perfil de risco, evite ambientes fechados nos quais o cigarro é permitido.
-
Modere o consumo de bebida alcoólica. Ingerir bebida alcoólica em excesso também pode enfraquecer as paredes dos vasos sanguíneos, aumentando a possibilidade de desenvolver um aneurisma. Se você tiver outros problemas de saúde relacionados ao consumo excessivo de álcool, talvez seja necessário abandonar esse vício completamente.
-
Use os medicamentos de forma correta. O abuso de medicamentos prescritos ou de drogas ilícitas pode causar inflamação nos vasos sanguíneos e a formação de aneurismas. Os usuários frequentes de cocaína e anfetamina estão mais propensos a desenvolver aneurismas cerebrais. [4] X Fonte de pesquisa
-
Adote uma dieta saudável. Coma muitas frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras e fontes de proteínas vegetais. Evite o consumo excessivo de açúcar, de alimentos ricos em colesterol, de sódio e gorduras. Coma pequenas porções ou prepare suas próprias refeições, para ter mais controle sobre sua alimentação. Procure comer várias refeições menores durante o dia, em vez de fazer duas ou três porções grandes.
-
Exercite-se regularmente. Mantenha uma boa saúde cardiovascular e pratique exercícios físicos leves, para manter um bom peso corporal e a mente saudável. Exercitar-se pelo menos 30 minutos todos os dias o ajudará a evitar o desenvolvimento de um aneurisma ou evitar a ruptura de um. O médico poderá recomendar exercícios adequados para sua condição física. Você não precisa começar em ritmo total. Comece com exercícios leves:
- Pela manhã, antes do café, faça alongamentos leves. Depois de alongar-se, exercitar-se por 15 ou 20 minutos todos os dias lhe dará um bom condicionamento físico e o estimulará para outras atividades.
- Faça pequenas séries de exercícios abdominais e de levantamento de peso. Não é preciso iniciar levantando muito peso ou correndo uma maratona. Inicie com séries de 20 abdominais e 10 levantamentos de peso e vá aumentando a intensidade gradualmente.
- Pesquise alguns vídeos de exercícios na internet, para obter instruções de como realizar corretamente os exercícios ou converse com um profissional especializado.
-
Cuide de sua saúde geral. Os fatores-chave para evitar o aparecimento ou a ruptura de um aneurisma incluem controlar o peso corporal, os níveis de colesterol, de glicemia e a pressão arterial. Consultar um médico regularmente e manter o controle de sua saúde são a melhor maneira de evitar o surgimento de aneurismas.Publicidade
-
Aprenda a reconhecer os fatores que aumentam os níveis de estresse em sua vida. Tomar medidas para controlar o nível de estresse pode ajudá-lo a evitar o surgimento de um aneurisma ou, literalmente, evitar o "rompimento de um vaso sanguíneo". Para diminuir o estresse, é preciso aprender a reconhecer as situações que causam estresse e como lidar com elas. Os exemplos de situações estressantes são:
- Problemas de relacionamento
- Trabalho
- Compromissos familiares
- Problemas financeiros
- Outros tipos de traumas
-
Tenha sempre um tempo para descansar e relaxar. Você merece um descanso, principalmente se estiver preocupado com sua saúde. Se seu trabalho permitir, tire um período de férias para descansar e eliminar um pouco do estresse que afeta sua vida. Esqueça suas preocupações do trabalho por um tempo; só assim você conseguirá renovar as energias e descansar completamente. Visite sua família, faça apenas coisas que contribuam para seu relaxamento físico e mental.
- Se seu trabalho for uma fonte constante de agitação e estresse, você considere mudar de emprego, peça uma transferência ou mude de profissão completamente.
-
Tenha hobbies relaxantes e saudáveis. Isso não significa que você precisa aprender a construir navios em garrafas para se acalmar. Encontre alguma atividade interessante e que o distraia, fazendo-o se esquecer do estresse do dia-a-dia. Você gosta de jogar paintball? Procure uma academia que ofereça esse esporte e experimente. Faça algo que seja divertido, algo que exercite seu corpo e sua mente. Você pode:
- Tentar jogar pôquer ou xadrez
- Realizar atividades em ambientes externos como caminhada, andar de bicicleta ou fazer natação
- Ler mais
- Aprender a tocar um instrumento ou voltar a tocar aquele instrumento que você não toca há tempos
- Fazer um curso de seu interesse ou aprender a dançar
-
Faça meditação . Estudos têm demonstrado que as populações mais antigas no mundo têm uma coisa em comum: todos os dias, elas participarem de atividades tranquilas e relaxantes que envolvem a prática do silêncio. Muitas pessoas apreciam o relaxamento obtido através da prática da meditação, e não é necessário ser um mestre de ioga para experimentar esses benefícios.
- O simples ato de relaxar por 20 ou 30 minutos todos os dias pode reduzir drasticamente seu nível de estresse. Dedicar um tempo para assistir o nascer ou o pôr do sol pode ser uma forma de relaxamento e de concentração.
Publicidade
Dicas
- Alguns médicos recomendam que pacientes em risco de desenvolvimento ou de rompimento de aneurismas tomem baixas doses de aspirina, para evitar o acúmulo de placas ateroscleróticas, que podem enfraquecer as paredes dos vasos sanguíneos. Consulte um médico para descobrir se este tratamento é ideal para você.
Avisos
- Aneurismas cerebrais grandes não rompidos podem causar dor na parte de trás do olho, dilatação da pupila ou pálpebra caída, visão turva ou dupla, ou dormência ou paralisia de um lado do rosto.
- O sintoma mais comum de aneurisma cerebral rompido é dor de cabeça súbita e intensa. Outros sintomas incluem convulsões, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, problemas de visão, confusão mental ou perda da consciência.
- Em alguns casos, a ruptura é precedida por um vazamento de sangue, que produz uma dor de cabeça súbita e intensa. Em caso de dores de cabeça fortes, convulsões ou perda da consciência procure atendimento médico imediato.
Referências
- ↑ http://www.bafound.org/early-detection-and-screening
- ↑ http://www.cnn.com/HEALTH/library/brain-aneurysm/DS00582.html
- ↑ https://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/arm/prevention.html
- ↑ http://stanfordhospital.org/clinicsmedServices/COE/surgicalServices/vascularSurgery/patientEducation/abdomin.html