PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Não quer que ninguém coloque as mãos nos arquivos importantes do seu disco rígido? Leia este artigo para fazer com que o conteúdo dele fique totalmente ilegível. Quando os arquivos são apagados ao esvaziar a Lixeira ou após uma reformatação, o sistema os remove de uma lista de dados da unidade; no entanto, eles continuam ali até que sejam apagados. Neste momento, poderão ser recuperados como facilidade através de algumas ferramentas e um pouco de conhecimento de informática. Veja as instruções de como excluir de uma vez por todas esse conteúdo para que ninguém possa obtê-lo outra vez.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando o método “Boot and Nuke”

PDF download Baixe em PDF
  1. Acesse o site do aplicativo Darik's Boot and Nuke (DBAN) em um navegador. Gratuito, ele oferece vários métodos para apagar o HD, operando a partir da RAM do computador e permitindo que consiga eliminar todos os traços das informações do disco, que poderá ser reutilizado. [1]
  2. Na tela de download, basta aguardar alguns segundos para que o arquivo “.iso”, de imagem, seja transferido à sua máquina. Devido a esse formato, nada precisará ser instalado. O item deverá estar na pasta “Downloads”.
  3. Para usar o DBAN, é preciso gravar a ISO dele em um CD, DVD ou pendrive USB. Nesse último caso, será necessário obter o programa Rufus para instalar a imagem no drive USB. Leia os passos abaixo para fazer o download e instalar o Rufus.
    • Acesse a página do Rufus em um navegador de internet.
    • Role a tela para baixo e clique em “Rufus [número da versão]”.
    • Após o download, abra o “.exe”.
  4. Como o programa é disponibilizado em formato “.iso”, ele deverá ser gravado em uma mídia ou dispositivo USB. No Windows 7 e versões posteriores, basta inserir um CD ou DVD no drive de discos e clicar duas vezes na imagem do DBAN. No Mac, use o Utilitário de Disco para gravá-la em um CD ou DVD, ou então use o terminal para criar um pendrive ou disco rígido de boot. Também é possível fazer com que o USB seja usado para boot no Windows; siga as orientações abaixo, no Rufus: [2]
    • Insira o drive USB, que deve estar sem nenhum arquivo que você deseja manter.
    • Abra o Rufus.
    • Use o menu suspenso sob “Dispositivos” para selecionar o USB.
    • Depois, clique no menu suspenso embaixo de “Seleção de Boot” e marque “Disco ou imagem ISO”.
    • Clique em “Selecionar”, à direita do menu suspenso.
    • Escolha o arquivo “.iso” do DBAN e pressione “Abrir”.
    • Clique em “Iniciar”.
    • Opte por “Ok” para confirmar a decisão de apagar todos os dados no USB.
  5. Conecte a mídia ou pendrive com o DBAN ao computador com o disco rígido que deverá ser apagado e ligue-o; se o processo não ocorrer de forma automática, será preciso ajustar a ordem de boot na BIOS. No Mac, pode ser necessário segurar a tecla “C” durante a inicialização do sistema; cada computador é diferente, portanto, consulte o manual do usuário ou a página de internet do fabricante para saber como realizar o processo a partir de uma mídia ou drive USB.
  6. Quando o computador fizer o boot a partir do disco ou USB com o DBAN, use a tecla “Enter” para começar a apagar o conteúdo do disco rígido.
  7. Geralmente, ele poderá ser identificado pelo nome ou pela capacidade de armazenamento; com as teclas de setas, vá até o disco rígido correto e pressione a barra de espaço; quando marcados para serem apagados, a palavra “Wipe” (Apagar) aparecerá à esquerda. Tome cuidado para não escolher um HD com arquivos que você deseja manter! Do contrário, não será possível recuperar os dados depois que forem apagados.
    • Se quiser, aperte “M” para mudar o método de remoção. Quanto mais passos durante o processo de limpeza do drive, mais difícil será para recuperar os arquivos.
  8. O processo poderá demorar um pouco; ao terminar, você poderá se desfazer do computador sem medo de ter informações sensíveis roubadas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Destruindo fisicamente o disco rígido

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de mexer com a parte interna da máquina, ela deverá estar desligada e desconectada da tomada.
  2. Cada um é diferente: consulte o manual ou a página do fabricante na internet para aprender a abrir o seu e acessar o HD.
    • Nos PCs desktop, a maneira mais comum é retirando a lateral do gabinete.
    • Já nos notebooks, frequentemente deverá ser feita a remoção da parte inferior do painel, embaixo do teclado.
  3. Dependendo do computador, pode haver um cabo flat e um de força ligados à placa-mãe; em outros, o HD pode estar ligado a uma entrada dela. Todos os cabos precisam ser desconectados para que não haja contato da unidade de armazenamento com a placa-mãe.
    • Para não danificar o computador, toque em algo de metal ou use pulseiras antiestática. Assim, não haverá risco de descarregar eletricidade na parte interna do computador.
  4. Na maioria dos casos, ele fica em um compartimento próprio, mantido no lugar por parafusos; retire-os e deslize o HD para que ele saia do compartimento.
  5. Tire todos os parafusos que seguram o painel superior; a maioria deles precisará da chave de fenda T-9, e talvez você também tenha que retirar o selo de ar.
  6. Após retirar o painel da parte superior, haverá dois ou três discos de prata, que devem ser arranhados com uma chave de fenda Torx. Depois, esmague-os com um martelo, fora de casa e em uma superfície resistente, como concreto. Use óculos de proteção, já que os pratos vão se esfacelar; os de vidro (de HDs mais novos) vão se espatifar, portanto, tenha ainda mais cautela. Quem possui um martelo grande (uma marreta de 5 kg, por exemplo) não precisará nem abrir a unidade; pancadas firmes vão abrir a proteção de metal e deformarão os pratos, mesmo os mais antigos, que são de metal.
    • As unidades de estado sólido (SSD) não possuem pratos na parte interna. A única opção é quebrá-las o máximo possível.
    Publicidade

Dicas

  • Se quiser, tire os pratos e passe papel de lixa ou uma lixadeira neles, que vão adquirir um visual bem diferente, de modo que possam ser reutilizados como porta-copos!
  • Os discos rígidos refletem bem a luz e ficam ótimos em uma árvore de Natal com um toque “tecnológico”! Seja criativo!
  • Outra opção é usar uma broca de alvenaria ou para metal laminado. Faça de seis a dez buracos pelo HD para que ele não possa mais ser acessado.
  • Quanto mais marcas de amassado após as marteladas nos pratos do HD, melhor.
  • Você pode sequer desparafusar a unidade e esmagá-la até abrir um buraco no case e chegar aos pratos.
  • No próximo computador que comprar, em especial se for um notebook, é uma boa ideia criptografar o HD, com um programa como o FreeOTFE ou o TrueCrypt. Use uma senha forte para que não precise destruir o disco fisicamente no fim de sua vida útil. Isso também poderá proteger a confidencialidade dos dados se o computador for roubado (mas só se ele estava desligado).
Publicidade

Avisos

  • Nunca tente queimar o HD; a fumaça pode ser tóxica!
  • Não “esquente” as unidades no micro-ondas para inutilizá-las.
  • Ao tentar apagar itens um por um, pode ainda haver uma forma de recuperar os dados devido ao funcionamento dos sistemas de arquivos em máquinas modernas. Recomenda-se usar o método “DBAN” ou destruir o objeto fisicamente se houver alguma preocupação com a segurança dos dados.
  • Lembre-se de que após fazer isso será impossível reobter os dados (em especial após causar dano físico os HDs).
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 13 286 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade