Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você baixou um programa do Linux que veio acompanhado do arquivo “install.sh”? Ele não é nada mais do que um item shell script de texto com o objetivo de facilitar a instalação de softwares. Para ser utilizado, primeiro ele deve ser tornado um executável através do comando “chmod +x install.sh”. Depois, basta executar o script em um terminal usando “./install.sh” ou o “sudo ./install.sh”. Neste artigo, você descobrirá cada detalhe para rodar um “install.sh” a partir da linha de comando do Linux, usando versões como Ubuntu, Debian e muitas outras.
O que você precisa saber
- Para que o “install.sh” se torne um arquivo executável, use o comando “chmod +x install.sh”.
- Para executar o script, será preciso aplicar o comando “./install.sh”.
- Dependendo das permissões, você pode ter que começar cada comando com “sudo” para ganhar acesso “root”.
Passos
-
Abra uma janela do Terminal. Na maioria dos sistemas de Linux para desktop, o comando “Ctrl + Alt + T” vai abrir uma janela do Terminal .
- Antes de instalar programas, leia o arquivo README ou INSTALL que acompanham os softwares para obter instruções exatas e opções de instalação.
-
Para indicar qual a pasta que possui o “install.sh”, use cd . Por exemplo: se o script estiver na pasta “Downloads”, insira cd ~/Downloads e tecle “Enter” para acessar o diretório.
- Se o arquivo baixado estiver compactado com as extensões “.tgz” ou “tar.gz”, não se esqueça de extrair o conteúdo deles primeiro.
- Você pode extrair itens com ambas as extensões através do comando tar -xzvf nomedoarquivo.tgz .
- Para confirmar que está no diretório certo, digite ls -a e pressione “Enter”. O arquivo “install.sh”, bem como outros itens da pasta, serão mostrados.
-
Transforme o “install.sh” em um arquivo executável. O “truque” para que o script seja executado é alterar suas permissões; para isso, digite chmod +x install.sh e tecle “Enter”.
- Caso não consiga mudar as permissões, você precisará de acesso “root”. Nesse caso, rode o sudo chmod +x install.sh e aperte “Enter”.
- Se nenhum erro for exibido, o script de instalação já poderá ser usado.
-
Execute o script “install.sh”. Para fazer isso com acesso “root”, digite sudo ./install.sh e tecle “Enter”.
- Você também pode aplicar os comandos sudo bash install.sh ou sudo sh install.sh para rodar o script.
- Caso esteja apenas instalando software em seu próprio diretório “home” e não precise de permissões especiais, não será necessário colocar “sudo”; insira apenas ./install.sh .
- Dependendo do script e do aplicativo que você vai instalar, talvez seja necessário completar mais alguns passos para finalizar a instalação do programa.
Publicidade
Dicas
- Dependendo do programa, você pode também ficar com o script “uninstall.sh” para desinstalá-lo. Basta transformá-lo em um executável através do comando chmod +x uninstall.sh e executar ./uninstall ou sudo ./uninstall .
- Também é possível mudar as permissões de um arquivo usando o gerenciador de arquivos do ambiente da área de trabalho. No Ubuntu , clique com o botão direito no arquivo ".sh", escolha “Propriedades” e clique na aba “Permissões”. Marque a caixa de seleção ao lado de “Permitir que o arquivo seja executado como programa” e clique em “Fechar”.
- Assim que tornar o “install.sh” executável com o “chmod +x”, você também poderá rodar o script a partir do ambiente da área de trabalho clicando duas vezes no arquivo.
Publicidade
Publicidade