Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os arquivos com a extensão “.xml” são de texto simples, mas com código XML. Em vez de serem executados, como se fossem um programa ou um script, eles devem ser abertos, o que pode ser realizado de duas maneiras: em um editor de texto ou em um navegador de internet. Além disso, também é possível converter o arquivo para um formato diferente utilizando uma ferramenta que realize esse processo, como a “xmlto”.
Passos
-
Pressione Control + Alt + T para abrir uma janela do Terminal.
-
Navegue até o diretório em que o arquivo “.xml” está localizado. Use o comando cd para fazer isso, como no exemplo a seguir: inserir cd /usr/local/arquivos o levará ao diretório “ /usr/local/arquivos”.
-
Digite vim nomedoarquivo.xml . Substitua “nomedoarquivo” pelo nome do “.xml” que deseja visualizar. Ele poderá ser aberto e editado no editor VIM.Publicidade
-
Acesse o arquivo “.xml” que deseja visualizar. Quem usa a plataforma Gnome pode abrir arquivos GNOME e clicar duas vezes no arquivo em que o item está armazenado; já no KDE, o gerenciador de arquivos nativo é o Dolphin. [1] X Fonte de pesquisa
-
Clique com o botão direito no arquivo e escolha Abrir com outro programa . Uma lista de programas será exibida. [2] X Fonte de pesquisa
-
Selecione o navegador de internet desejado. O Firefox vem, de fábrica, instalado em várias distribuições do Linux, mas qualquer navegador moderno deverá ter suporte para exibição de arquivos “.xml”. O conteúdo dele será exibido automaticamente.Publicidade
-
Tecle Control + Alt + T para abrir uma janela do Terminal.
-
Atualize o repositório. Para confirmar que será baixada a versão mais atual do xmlto, que é a ferramenta que converterá o “.xml” para texto simples, execute o comando sudo apt update .
-
Instale o pacote xml2. Para instalar o xmlto, execute o comando sudo apt install xmlto .
-
Acesse o diretório em que o “.xml” está localizado através do comando cd . Insira, por exemplo, cd /usr/local/arquivos para ser levado ao diretório “/usr/local/arquivos”.
-
Execute o comando para converter o arquivo para outra extensão. O comando exato depende do tipo de arquivo que deseja criar:
- xmlto pdf meuarquivo.xml vai convertê-lo para “.pdf”. [3] X Fonte de pesquisa
- Já para transformá-lo em outro tipo de arquivo, troque o “pdf” do comando assim com aquele que você deseja, como “html”, “htmlhelp” (arquivo de ajuda HTML), “javahelp” (arquivo de ajuda do Java), “dvi” (arquivo de ajuda do tipo “.dvi”), “man” (páginas do manual do Unix), “txt” (texto simples), “ps” (postscript), “xhtml”, “fo” (objetos de formatação XSL-FO), entre muitos outros.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 3 495 vezes.
Publicidade