Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para aprender a executar arquivos no Linux. Quase todos poderão ser rodados através de um gerenciador de arquivos, um programa que a maioria das distribuições do Linux possui de fábrica. Também é possível realizar a tarefa através do programa Terminal, o que é recomendado para itens de formato “.run”, “.sh” e “.bin”.

Método 1
Método 1 de 2:

Utilizando um gerenciador de arquivos

Baixe em PDF
  1. Praticamente todas as distribuições do Linux têm um programa que dá ao usuário a capacidade de organizar arquivos no disco rígido, como o Nautilus, o Thunar, o Dolphin, o Krusader, o Konqueror ou o PCManFM, portanto, procure por um deles no seu sistema operacional. Eles funcionam de maneira muito parecida; clique no ícone de uma pasta de documentos ou gabinete de arquivos na Área de Trabalho, na Dock ou no menu “Atividades”. [1]
    • Caso não saiba exatamente como encontrar esse aplicativo, pressione a tecla “Windows” e digite “Arquivos” ou o nome do gerenciador na barra de pesquisa.
    • Se você não gosta do gerenciador de arquivos nativo da distribuição, você poderá instalar um outro a partir do Terminal. No Debian e no Ubuntu, abra o Terminal, digite sudo apt install <nomedoapp> , substituindo “nomedoapp” pelo nome do programa, e pressione “Enter”. No Fedora, acesse o Terminal, insira sudo dnf install <nomedoapp> , mais uma vez substituindo “nomedoapp” pelo nome do aplicativo a ser instalado, e tecle “Enter”. [2]
  2. Através do gerenciador de arquivos, você deverá ter a opção de navegar pelas pastas do computador e explorá-las; clique duas vezes para acessá-las até chegar na que possui o arquivo em questão.
    • Se preferir, clique duas vezes para executá-lo com o programa definido para rodar esse formato por padrão.
    • Selecione “Ver todos os aplicativos” ou “Outros” se não encontrar o programa que procurava. Todas as opções instaladas serão exibidas, organizadas pelo tipo. Escolha a categoria do aplicativo e, ao encontrá-lo, clique duas vezes nele para abrir o arquivo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Utilizando o Terminal

Baixe em PDF
  1. É possível acessá-lo através desse atalho ou clicando no ícone de uma tela preta com caracteres em branco no menu “Aplicativos”.
  2. No Terminal, digite cd , o caminho exato do diretório e pressione Enter .
    • Por exemplo: se o arquivo estiver na pasta “Documentos”, insira cd /Documentos .
  3. Substitua "<nomedoarquivo>" pelo nome do item sem espaços para permitir que o usuário consiga executar e editá-lo.
    • Se necessário, forneça a senha usada para fazer login no Linux e pressione “Enter”.
  4. O comando será diferente de acordo com cada extensão, portanto, veja abaixo qual é o correspondente; digite-o e tecle “Enter” para executá-lo. Não esqueça de substituir “<nomedoarquivo>” pelo nome do arquivo sem espaços (“arquivodetexto.txt”, por exemplo). Veja alguns dos comandos que podem ser empregados para executar arquivos no Terminal:
    • Executar um arquivo : sudo ./<nomedoarquivo> . Aqui, estão incluídos os que possuem as extensões “.sh”, “.run” e “.bin”. [3]
    • Abrir um arquivo com o aplicativo padrão dele : xdg-open <nomedoarquivo> .
    • Exibir um arquivo de imagem : display <nomedoarquivo> . O programa “ImageMagick” precisa estar instalado. [4]
    • Mostrar um arquivo de texto no Terminal : cat <nomedoarquivo> .
    • Exibir uma página de um arquivo de texto por vez : less <nomedoarquivo>
    • Mostrar um arquivo de texto com linhas enumeradas : nl <nomedoarquivo> [5]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 23 211 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade