Baixe em PDF
Baixe em PDF
O comando “ping” é muito útil para solucionar problemas, testar a velocidade e resolver problemas de conexão no Linux. Ele envia pacotes de dados a um endereço IP ou ao nome do host e relata quanto tempo demora para receber uma resposta. Os resultados dos testes podem ser usados para determinar se um site ou servidor pode ser acessado, e em caso positivo, se a perda de pacotes pode estar deixando o processo mais lento. Leia este artigo para aprender como executar o comando ping no Terminal do Linux, assim como interpretar os resultados e as estatísticas.
O que você precisa saber
- A sintaxe básica do ping é ping <endereço ip> , onde <endereço ip> representa o IP do outro dispositivo.
- Para fazer o ping de um endereço iPv6 IP em vez de um iPv4, você deverá inserir ping -6 <endereço ip> .
- “Host inacessível” significa que o host está off-line ou que não há uma rota do seu computador Linux até esse host.
- “Tempo limite do pedido esgotado” pode indicar que há problemas no computador ou na rede remota, ou ainda que há um firewall bloqueando a conexão.
Passos
-
O comando ping consiste em enviar pequenos pacotes de dados a um servidor ou host e aguardar por uma resposta. Você pode realizá-lo a outro computador em sua rede, a um site, a uma impressora, a um smartphone ou qualquer outra localização na internet que possui um nome de host ou endereço IP. Os pacotes enviados por ping incluem o “ICMP ECHO_REQUEST”, que é basicamente um pedido de “se você recebeu isto, responda”.
-
Quando o host recebe o pedido de ping, ele responderá com pacotes de dados. Eles possuem diversas informações úteis, inclusive a quantidade de tempo necessária para que cada pacote chegue ao seu destino e se algum deles “se perdeu” pelo caminho. São dados fáceis de interpretar e muito úteis para diagnosticar problemas de rede.Publicidade
-
Abra uma janela do Terminal. Na maioria das versões do Linux, inclusive no Ubuntu , basta usar o atalho “Ctrl + Alt + T”. Se preferir, você também clicar duas vezes no ícone do app (Terminal), na sua lista de aplicativos.
-
Execute um ping “básico”. Assim que a tela do Terminal aparecer, digite ping , seguido pelo endereço IP , nome do host ou do domínio que você deseja testar. Ao pressionar “Enter”, você verá cada resultado em uma entrada individual.
- Exemplos básicos de ping
:
- Para fazer o ping em um site como o Facebook, insira ping www.facebook.com ou ping facebook.com .
- Já para um endereço IP IPv4 IP, como “10.0.0.1”, digite ping 10.0.0.1 .
- Para fazer o ping de um endereço IP IPv6 IP, adicione a opção -6 . Ainda usando o Facebook como exemplo, mas dessa vez com o endereço IP IPv6 dele, o comando será ping -6 2a03:2880:f02c:13:face:b00c:0:3 .
- Também é possível fazer o ping do próprio computador (localhost) para confirmar que a sua placa de rede está funcionando corretamente. Nesse caso, digite ping localhost ou ping 127.0.0.1 .
- Veja mais exemplos de ping aqui .
- Exemplos básicos de ping
:
-
Pare o ping teclando Ctrl + C . No Linux, o comando ping continuará a exibir resultados de pacotes até que esse atalho seja usado e interrompa o processo. Assim que ele for terminado, um resumo com as estatísticas do ping será exibido acima da janela.Publicidade
-
Veja as estatísticas do ping. Na parte inferior das respostas, haverá uma seção com as estatísticas do ping do host ou do IP. No Linux, você achará informações úteis nessa parte, como:
- Pacotes enviados e pacotes recebidos
. Por exemplo, se você parou o ping após o envio de 15 pacotes, você verá “15 pacotes enviados” e, em seguida, a quantidade de pacotes que o host recebeu.
- Os pacotes que são enviados, mas não recebidos, foram perdidos. Caso isso aconteça, a conexão entre você e o host deverá ficar mais devagar ou inconsistente. Por exemplo, haverá lag em games on-line e downloads ficarão lentos .
- Porcentagem de pacotes perdidos
. Por exemplo: se nenhum pacote foi recebido pelo host, você verá, entre parênteses, “100% de perda”. Já se apenas dois foram recebidos após o envio de quatro pacotes, a mensagem será “50% de perda".
- A perda de pacotes pode ser causada por vários aspectos, como a congestão da rede, problemas de roteador, erros com o hardware de rede e problemas de configuração no servidor remoto. [1] X Fonte de pesquisa
- Mesmo que 100% dos pacotes sejam perdidos, pode não existir qualquer problema. Alguns servidores descartam pacotes ICMP como medida de segurança para evitar o “ping flood” ou inundação de ping, um tipo de ataque DDoS (“distributed denial of service” ou ataque distribuído de negação de serviço).
- Round trip time (RTT tempo de viagem ou tempo de ida e volta)
. O termo informa quanto tempo demorou para que cada pacote fosse enviado ao host, mais
o tempo que foi necessário para que o Linux recebesse a resposta em milissegundos (MS). [2]
X
Fonte de pesquisa
- O RTT pode ser exibido como vários valores: o RTT mínimo (o menor tempo possível), o RTT médio, o RTT máximo (o maior tempo possível) e o MDEV RTT (desvio padrão). [3] X Fonte de pesquisa Também deverá haver um valor ao lado de tempo, que indica a duração inteira do processo, do começo ao fim.
- Pacotes enviados e pacotes recebidos
. Por exemplo, se você parou o ping após o envio de 15 pacotes, você verá “15 pacotes enviados” e, em seguida, a quantidade de pacotes que o host recebeu.
-
Interprete erros no ping. Ao fazer o ping de um servidor, um dos erros a seguir pode acontecer:
- Host desconhecido : acontece quando você tenta fazer o ping de um host ou domínio que não foi localizado. Isto pode sinalizar que eles não existem ou que o nome não pode ser traduzido em um endereço IP pelos seus servidores DNS.
- Host de destino inalcançável : erro que indica que o computador foi incapaz de enviar pacotes ao endereço IP. Isso acontece devido a algum problema em sua rede ou na internet (entre a sua rede e a do host remoto).
- Tempo limite do pedido esgotado : essa mensagem indica que o problema não está relacionado ao seu computador ou rede. Ele enviou o pedido de ping, mas não recebeu resposta. O host pode não estar on-line, talvez exista um problema de rede por parte dele ou o ping foi bloqueado pelo firewall do host.
- Nome ou serviço desconhecidos : erro que sinaliza que o nome do host ou endereço IP que você quer enviar o ping não existe. Se não for o caso, há algum problema com sua configuração de rede.
Publicidade
-
Especifique o número de pacotes que deverão ser enviados. Como já exposto ao fazer o ping básico, o Linux fará o ping para o destino de maneira repetida até que você o interrompa com o comando “Ctrl + C”. Se quiser apenas fazer um teste rápido do ping, que terminará sozinho, você pode especificar o número de pacotes para enviar com a opção -c .
- Por exemplo: para enviar cinco pacotes para “facebook.com”, o comando será ping -c 5 facebook.com . O ping vai parar sozinho depois que cinco pacotes forem enviados; na sequência, ele apresentará os resultados.
- Uma alternativa é usar a opção -w para interromper o ping após alguns segundos em vez de especificar o número do pacote. Por exemplo, para fazer o processo por 10 segundos com o Facebook e depois exibir os resultados, o comando se tornaria ping -w 10 facebook.com .
-
Altere o intervalo entre os pacotes. Por padrão, o ping aguarda um segundo entre cada pacote enviado. Se quiser aumentar ou diminuir o tempo do intervalo, use a opção -i junto ao ping. [4] X Fonte de pesquisa
- Para aumentar a espera para três segundos entre os pacotes do ping ao Facebook, use ping -i 3 facebook.com .
- Já para reduzi-la a meio segundo, o comando se torna ping -i 0.5 facebook.com .
-
Mude o tamanho dos seus pacotes. Por padrão, os pacotes de ping têm 56 bytes, que na verdade são 64 bytes de dados ICMP. [5] X Fonte de pesquisa Você pode enviar pacotes maiores ou menores através da opção -s .
- Por exemplo: se houver problemas de desempenho em sua própria rede, você pode tentar enviar pacotes maiores para ver se o tráfego está sendo limitado. Para mandar 1000 bytes em vez da quantidade padrão, digite ping -s 1000 facebook.com .
-
Faça um “ping flood” para testar o desempenho da rede. Uma ótima forma de ver como a rede se comporta quando o tráfego é muito pesado é “inundando” um dispositivo da sua rede com pedidos de ping. Os pacotes serão enviados tão rápido quanto forem recebidos ou na velocidade de 100 vezes por segundo, o que for maior. [6] X Fonte de pesquisa Para isso, use a opção -f .
- Tenha cuidado, já que o “ping flood” pode sobrecarregar a rede.
- Como você precisará de acesso root para realizar a “inundação” de ping não se esqueça de inserir sudo antes do comando.
- Realize o “ping flood” com o comando sudo ping -f <nomedohost> .
-
Reproduza um som quando o host puder ser alcançado. Caso esteja testando um host e queira executar o ping de modo contínuo até que o host possa ser alcançado, use a opção -a .
- Por exemplo: se o endereço IP local 10.0.0.2 não puder ser acessado e você deseja ser avisado quando estiver on-line de novo, digite ping -a 10.0.0.2 . O ping será executado normalmente, voltando a exibir o envio assim que puder alcançar o host.
-
Pule as “live echo responses” para obter um resumo. Quando não quiser ver os resultados do ping em tempo real, mas apenas as estatísticas, recorra ao comando -q . Por exemplo, ping -q facebook.com .
- No entanto, você não verá as estatísticas até pressionar “Ctrl + C”. Por causa disso, será necessário usar “-q” ao mesmo tempo que especifica o número de pacotes a serem enviados. Uma maneira melhor de usar o -q
é com a “flag” -c
, que possibilitará que você especifique o número de pacotes a serem enviados. Veja abaixo:
- ping -c 5 -q facebook.com .
- Nesse exemplo, você enviará cinco pacotes de dados apenas ao Facebook. Assim que forem enviados e os “echoes” recebidos, as estatísticas começarão a aparecer.
Publicidade - No entanto, você não verá as estatísticas até pressionar “Ctrl + C”. Por causa disso, será necessário usar “-q” ao mesmo tempo que especifica o número de pacotes a serem enviados. Uma maneira melhor de usar o -q
é com a “flag” -c
, que possibilitará que você especifique o número de pacotes a serem enviados. Veja abaixo:
Dicas
- O comando ping, como instruído no artigo, também pode ser usado sem qualquer alteração no Prompt de Comando, do Windows e no Terminal, do Mac.
Publicidade
Avisos
- Nem todos os sites permitirão o ping dos seus endereços verdadeiros, portanto, os resultados nem sempre serão precisos.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.intel.com/content/www/us/en/gaming/resources/how-to-fix-packet-loss.html
- ↑ https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Glossary/Round_Trip_Time_(RTT)
- ↑ https://www.oreilly.com/library/view/linux-shell-scripting/9781785881985/bc450563-0a16-40a7-90f4-cad57506a501.xhtml
- ↑ https://manpages.ubuntu.com/manpages/trusty/man8/ping.8.html
- ↑ https://www.ibm.com/docs/en/aix/7.2?topic=p-ping-command
- ↑ https://manpages.ubuntu.com/manpages/trusty/man8/ping.8.html
Publicidade