PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Já aconteceu de você ficar cansado só de passar um tempo perto de alguém que falava pelos cotovelos? Provavelmente, sim. Por mais que tocar no assunto seja delicado e um tanto desconfortável, no fim das contas, é bem possível que a pessoa não esteja agindo por mal — e nem se dê conta de que está tagarelando. No entanto, não se preocupe: você só precisa seguir as dicas abaixo para saber o que fazer!

1

Imponha alguns limites antes da conversa.

PDF download Baixe em PDF
  1. Apesar de nem sempre ser possível, vale a pena pensar em alguns limites antes de você começar a interagir com a pessoa. Por exemplo: se vocês estiverem entre amigos ou em uma reunião de trabalho, peça para todo mundo que quiser se manifestar levantar a mão e ser breve. [1]
    • Diga algo do tipo "Como temos muita coisa pra discutir na reunião, eu vou pedir pra vocês deixarem dúvidas e perguntas pro final". [2]
    Publicidade
2

Passe alguns sinais visuais à pessoa.

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não gosta de confrontar ninguém? Pense em formas de se prevenir! Por exemplo: quando aquele seu colega de trabalho chegar à sua sala e começar a tagarelar, continue o que você está fazendo. Limpe a garganta algumas vezes, olhe as horas de vez em quando e mostre que está distraído. [3]
    • Colocar fones nos ouvidos é uma das táticas mais clássicas e úteis nestas horas!
    • Se você trabalha em um escritório, coloque uma placa na sua porta ou mesa dizendo "Por favor, não perturbe", ou coisa parecida.
3

Converse com a pessoa em particular.

PDF download Baixe em PDF
  1. A conversa vai ser desconfortável de qualquer jeito. Pensando assim, é melhor chamá-la para um cantinho e falar em particular por alguns minutos. Tente também ser casual para ninguém desconfiar. Por exemplo: [4]
    • No trabalho, diga "O que você disse é muito importante, Sandra, mas vamos deixar isso de lado por enquanto. Podemos conversar depois da reunião". [5]
    • Se você estiver almoçando com a turma e uma pessoa específica ficar atropelando as outras, fale "Sérgio, a gente pode falar disso depois do almoço? Aposto que você também quer saber como foram as férias da Érica, né?".
    Publicidade
4

Interrompa a pessoa com educação.

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que a pessoa esteja dando nos seus nervos, é melhor você esperar pelo menos até ela terminar a frase ou o raciocínio. Pedir desculpas pelo "corte" também é de bom tom, mas seja firme. [6] Você pode dizer coisas como:
    • "Posso te interromper rapidinho? Preciso falar uma coisa importante."
    • "Desculpa te interromper, mas eu queria falar sobre uma coisa que percebi em você há pouco tempo."
5

Diga que você está sem tempo.

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você estiver correndo contra o tempo — ou só não tiver disposição para conversar com ninguém —, explique à pessoa que não dá para ficar de papo. Depois, vá embora logo em seguida. Mas atenção: essa solução é temporária e você ainda vai ter que retomar o assunto em outro momento. [7] Veja exemplos:
    • "Desculpa te interromper, mas eu tava literalmente na porta pra ir embora. Tô com pressa. A gente pode conversar depois?"
    • "Eu tenho um compromisso em dez minutos. Se não for urgente, vamos deixar pra outra hora."
    • "Tô corrido! Eu tava prestes a ir embora."
    Publicidade
6

Fale do assunto de forma clara e neutra.

PDF download Baixe em PDF
  1. Lógico que você não quer ter essa mesma conversa com a pessoa outra vez! Então é melhor não enrolar. Mesmo assim, seja educado: adote uma expressão neutra e não se deixe tomar conta pela emoção na hora de falar. [8] Por exemplo:
    • "Aline, você não me deixou dar minha opinião na reunião de hoje. Toda vez que eu tentava, você me interrompia."
    • "Você falou umas coisas muito legais na reunião, Ricardo, mas acho que enrolou um pouco. Quando isso acontece, seus colegas ficam distraídos rapidinho."
    • "Felipe, eu gosto muito de ouvir o que você tem pra dizer. Mas eu mal consegui falar desde que começamos a conversar! Queria te contar como foi minha viagem. Você ia adorar lá!"
7

Converse com a pessoa em tom de brincadeira (se vocês são próximos).

PDF download Baixe em PDF
  1. Todo mundo tem um ou outro amigo que fica animado demais e começa a falar como se não houvesse amanhã! Nesses casos, brincar com a pessoa é um jeito legal de mostrar que ela está dominando a conversa. [9] Você pode falar:
    • "Ei, lembra de mim? Eu ainda tô aqui!"
    • "Respira, amigo! Posso falar uma coisa rapidinho?"
    • Olhe no seu relógio e diga "Menina, parece que você tá falando há dias. Deixa eu falar também! Você vai ficar de cara com o que o Tiago fez no fim de semana."
    Publicidade
8

Diga que você sabe que a pessoa não faz por mal.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você nunca confrontou o amigo ou colega em questão, dê um voto de confiança a ele! Mesmo que não seja o caso, ele provavelmente não está mal-intencionado. Pode ser que a conversa seja muito menos traumática do que você imagina. [10] Veja alguns exemplos do que dizer:
    • "Eu sei que você não interrompe as pessoas de propósito, Bruno. Claro que é sem querer!"
    • "Lógico que você não monopoliza nossas conversas por maldade, Dani!"
    • Só não pegue pesado ou generalize, como "Todo mundo fica frustrado quando você fala demais" ou "Você nunca deixa ninguém falar".
9

Fale sempre da sua perspectiva.

PDF download Baixe em PDF
  1. O problema é que essa distinção nem sempre é clara! Crie o hábito de falar sempre da sua perspectiva, ou seja, começando com "Eu…". Tudo que você disser vai soar mais neutro e menos agressivo. [11] Por exemplo:
    • "Eu fico com a impressão de que você não tá nem aí pro que eu quero dizer."
    • "Às vezes eu sinto que você não quer ser minha amiga mais, já que nunca me deixa falar."
    • "Eu fico preocupado com a falta de espaço pro pessoal participar das reuniões. É responsabilidade minha abrir espaço para todo mundo contribuir, mas quase ninguém tá conseguindo."
    Publicidade
10

Ofereça sugestões ou soluções.

PDF download Baixe em PDF
  1. Tente pensar em possíveis soluções para o problema! Se não conseguir, pelo menos pergunte a ela se você pode fazer alguma coisa específica para ajudar. [12] Por exemplo:
    • "O que você acha de mudarmos nossa dinâmica nas reuniões? E se cada um tivesse um ou dois minutos pra falar, por exemplo?"
    • "Eu posso fazer alguma coisa para ser um bom ouvinte ou ajudar você?"
    • "Se você quiser, eu te ajudo a ensaiar suas apresentações. Às vezes dá pra gente resumir alguns pontos juntos." [13]
11

Deixe a pessoa responder — mas sendo breve.

PDF download Baixe em PDF
  1. Muita gente nem sabe por que fala pelos cotovelos! Quem sabe seu amigo ou colega não é ansioso ou tem problemas de autoestima? Dê a ele a chance de se explicar por alguns minutos. Só não o deixe tagarelar de novo . Veja exemplos: [14]
    • Se um colega de trabalho explicar que é ansioso, diga "Isso é normal! A gente ainda tem que tentar mudar seu comportamento, mas agora eu entendo melhor o seu lado. Vou fazer o possível pra te ajudar nas próximas reuniões".
    • Se uma amiga sua pedir desculpas e disser que nunca percebeu que falava demais, responda com "Fica tranquila, Júlia! Não é nada tão grave. Que tal a gente sair pra conversar sobre isso semana que vem?".
    • Por fim, lembre-se de que algumas pessoas são tagarelas porque têm algum déficit de atenção ou coisa do tipo. [15]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 057 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade