PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O gesto de dar flores às pessoas sempre foi bastante associado a simbologias especiais, desde mensagens discretas a eventos que mudam a vida para sempre. Para o bem ou para o mal, às vezes essa simbologia é fúnebre. Embora algumas espécies representem os aspectos maliciosos da morte, outras se associam a lembranças, pêsames e à celebração de uma vida bem aproveitada. Se você tem interesse na história das flores ou precisa escolher uma para oferecer como presente em um momento delicado, este guia traz uma lista bem completa de possíveis opções!

O que você precisa saber

  • Cravos, orquídeas, lírios e gladíolos são exemplos de flores usadas em arranjos, coroas e buquês fúnebres.
  • Nem toda flor que simboliza a morte expressa pêsames. Algumas representam perigo ou animosidade, por exemplo. Tudo varia de acordo com a cultura.
  • No geral, o simbolismo moderno das flores está conectado à menção delas em textos religiosos, histórias mitológicas ou à linguagem floral vitoriana.
  1. A conexão da flor com a morte vem do uso frequente em arranjos fúnebres ou como presentes de pêsames para quem perdeu algum ente querido. Flores brancas, vermelho-escuras e cor-de-rosa são ainda mais especiais, principalmente para indicar um amor profundo e a perda de uma mãe. [1]
    • O significado maternal de um cravo cor-de-rosa vem da história da crucificação de Cristo, em que dizem que as flores nasceram a partir das lágrimas de Maria quando ela chorou pelo filho.
    • Muitos países usam cravos como forma de honrar seus veteranos de guerra e a classe trabalhadora, principalmente no Dia Internacional do Trabalhador (1 o de maio).
    • Nos Países Baixos, cravos brancos servem como lembrança da resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Em Portugal, cravos vermelhos representam a Revolução dos Cravos dos anos 1970.
    Publicidade
2

Crisântemo

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas colocam a flor em lápides ou usam como partes de velórios. O crisântemo costuma ser usado como presente fúnebre na Europa e na América do Norte, embora outras culturas façam associações diferentes a ele. [2]
    • As culturas chinesa e japonesa acreditam que o crisântemo representa a juventude e podem ajudar as pessoas a viverem por mais tempo.
    • No Japão, o crisântemo é a flor natural — a ponto de ser homenageado anualmente no Festival da Felicidade (9 de setembro).
    • O crisântemo também é usado como presente de Dia das Mães ou de aniversário de 13 anos (de casamento, por exemplo) na Austrália.
3

Açucena

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela é muito usada em arranjos fúnebres para representar esperança e paz para os recém-falecidos e seus entes queridos. Essa associação data do Antigo Egito e dos primórdios do cristianismo, em que as pessoas desenhavam lírios em lápides como símbolo de fertilidade e renascimento. [3]
    Publicidade
4

Lírio-da-aranha-vermelha

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse lírio é particularmente popular como flor fúnebre em culturas asiáticas, sendo deixada em cemitérios como memoriais para os já falecidos. [4]
    • Muitos associam esse significado moderno à histórica prática japonesa de plantar o lírio-da-aranha-vermelha, que é venenoso, em cima de túmulos com o intuito de afastar animais.
    • Por esse motivo, o lírio-da-aranha-vermelha também pode ser chamado de “flor da morte”.
5

Rosa preta

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora não seja tecnicamente preta, essa rosa costuma apresentar um intenso tom de roxo ou vermelho. Além disso, muitas pessoas tingem as pétalas de preto para criar um ar de mistério gótico e elegância. [5]
    • Contudo, a rosa preta não é a escolha ideal para demonstrar pêsames, já que está mais relacionada aos aspectos macabros e trágicos da morte.
    • Na floriografia da era vitoriana, a rosa preta simbolizava perigo, morte, despedida e ódio.
    • No fim do século XX, a rosa preta passou a ser símbolo de movimentos políticos anarquistas na América do Norte, embora esse simbolismo não seja tão conhecido.
    • A representação mais popular da rosa preta na mídia é como símbolo de despedidas, luto ou o fim de algo importante.
    Publicidade
6

Rosa branca desidratada

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse intenso significado emocional remete à linguagem floral vitoriana, em que essas flores simbolizavam o compromisso de uma pessoa à virtude acima de tudo. [6]
    • Hoje em dia, a rosa branca desidratada pode oferecer um momento de reflexão e contemplação após uma perda.
    • Para velórios e funerais, seria mais adequado comprar uma rosa branca fresca , que simboliza paz e pureza.
7

Vara-de-ouro

PDF download Baixe em PDF
  1. Na cultura dos Estados Unidos, muitos acreditam que ela afasta espíritos malignos e oferece sorte a quem a recebe. [7] Seguindo a crença de que a vara-de-ouro pode garantir sorte no além-vida, ela é muito usada em arranjos fúnebres, memoriais e outras cerimônias de despedida.
    • Na linguagem das flores da era vitoriana, a vara-de-ouro passava às pessoas a mensagem de que elas deveriam ser mais cautelosas.
    Publicidade
8

Cravo-de-defunto

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos acreditam que a flor atrai a alma das pessoas que já faleceram e as reúne com os vivos, ainda que somente em espírito. Essas flores vibrantes são vistas como uma celebração da vida, e não um reconhecimento de uma morte trágica. [8]
    • O cravo-de-defunto é muito comum em tradições do Día de los Muertos na América Latina e outros locais que praticam as religiões pré-colombianas.
    • No Día de los Muertos, as famílias colocam cravos-de-defunto em altares (como ofrendas ) e os espalham em um caminho do cemitério até a porta de entrada de suas casas. Tudo isso tem como objetivo guiar os espíritos em suas jornadas.
    • O significado espiritual do cravo-de-defunto está associado à mitologia asteca, em que o deus-sol Tonatiuh deu a flor de presente às pessoas como forma de honrar seus mortos.
9

Narciso

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa interpretação moderna provavelmente surgiu a partir da relação entre a flor e a Páscoa e outros feriados que ocorrem na primavera. [9] No entanto, durante a Idade Média, os europeus acreditavam que o narciso era um presságio de morte e infortúnio. [10]
    • Apesar de não ser tão comum em arranjos fúnebres, o narciso pode render uma bela homenagem para comemorar a vida de alguém após a morte.
    • A cor viva pode dar um toque mais alegre e vivo a ocasiões tristes.
    Publicidade
10

Papoula

PDF download Baixe em PDF
  1. No geral, ela é usada para honrar veteranos de guerra, sendo colocada em túmulos de soldados mortos em combate. Esse simbolismo surgiu durante a Primeira Guerra Mundial como forma de comemorar o sacrifício dos combatentes. [11]
    • Em países como Reino Unido, Canadá, França e Austrália, a papoula é usada em peças de roupa e acessórios em 11 de novembro, no Dia da Lembrança.
    • Nos Estados Unidos, a papoula é comum no Memorial Day.
    • Como arranjo fúnebre ou presente solidário, a papoula é mais comum em mensagens a veteranos de guerra que se sacrificaram por seu país.
    • A papoula branca, por sua vez, representa o descanso. [12] Apesar de menos comum, ela pode ser usada para desejar um descanso tranquilo a alguém que se foi.
11

Esqueletinho-de-jardim

PDF download Baixe em PDF
  1. De acordo com o folclore chinês e crenças do período vitoriano, o esqueletinho-de-jardim representa o passado e amores não correspondidos. Os vitorianos até popularizaram a imagem de um esqueletinho-de-jardim em lápides, indicando que o amor é eterno. [13]
    • Na cultura ocidental moderna, o esqueletinho-de-jardim é visto como sinal de luto.
    • Ele pode cair muito bem como presente para alguém que perdeu o cônjuge ou outra pessoa que era vista como alma gêmea.
    Publicidade
12

Gladíolo

PDF download Baixe em PDF
  1. O gladíolo é muito usado como flor fúnebre para honrar a vida de quem se foi. Contudo, ele também representa força em momentos de luto, o que o torna um presente afetuoso para alguém que tenha perdido um ente querido. [14]
    • Segundo histórias, o gladíolo era usado para homenagear gladiadores mortos na época da Roma Antiga.
    • Já no período vitoriano, o gladíolo tinha um significado completamente diferente: ele era usado para indicar paixão entre amantes e admiradores secretos.
13

Orquídea

PDF download Baixe em PDF
  1. Apesar de não ter uma conexão direta com a morte, a orquídea é muito usada para passar mensagens de pêsames ou expressar afeto e amor eterno. Além disso, muitos floristas a recomendam em arranjos fúnebres ou como presentes para expressar solidariedade pela perda de alguém. [15]
    • Nos Estados Unidos, orquídeas brancas são muito usadas em períodos de luto, já que a cultura do país associa o branco à pureza, ao renascimento e ao paraíso.
    • Em outros lugares, como a China, o branco representa a morte e fantasmas. Por isso, não pode ser usado como presentes ou homenagens. [16]
    Publicidade
14

Orquídea-macaco

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse tipo de orquídea, que é bastante raro, tem gavinhas escuras — que parecem presas de vampiro. [17]
    • Muito da relação da orquídea-macaco com a morte vem da sua aparência atípica.
    • É melhor observar essa flor de longe do que dá-la para alguém que acabou de perder um ente querido.
15

Alecrim

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele costuma ser utilizado em velórios e outros eventos que incitam fortes emoções, como casamentos e batizados. [18] Embora não estejam presentes em buquês comuns, rebentos de alecrim também podem ser pregados nas roupas de quem está de luto. [19]
    • A associação do alecrim com as lembranças se popularizou por um trecho de Hamlet , de Shakespeare, escrito por volta de 1600. [20]
    • Após o sucesso da peça de Shakespeare, a relação entre o alecrim e a ideia de lembranças passou a ser mais conhecida por toda a Inglaterra elisabetana e vitoriana.
    • Contudo, o alecrim vem sendo usado desde 1000 a.C. em rituais de enterro, do Antigo Egito à Roma Antiga. [21]
    Publicidade
16

Acônito

PDF download Baixe em PDF
  1. A planta é tão venenosa para humanos que já foi usada em conflitos para tornar armas mais mortais. Foi isso que criou sua associação à morte e ao perigo. [22]
    • Devido às conotações negativas em torno da morte, é melhor você evitar usar o acônito como presente de pêsames ou luto.
    • Na mitologia da Grécia Antiga, o acônito foi criado por Cérbero, o monstruoso cachorro que guarda os portões do inferno. Ela também já foi associada à bruxaria no folclore europeu.
    • Essas duas associações mitológicas e folclóricas levaram o acônito ao status de símbolo do mal, com os vitorianos vendo a planta como sinal de perigo e misantropia. [23] ​​
17

Raflésia

PDF download Baixe em PDF
  1. Esses significados estão associados ao comportamento biológico da flor: a raflésia é uma planta parasitária extremamente rara, sendo que produz a maior flor individual de que se tem conhecimento no mundo. Essa flor emite um cheiro forte que atrai moscas-varejeiras, e é daí que vem a fama de ser “trapaceira”. [24]
    • Além de não ser encontrada no comércio, a raflésia não é um bom presente ou homenagem, já que tem natureza parasitária, um cheiro desagradável e aparência atípica.
    Publicidade
18

Asfódelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Enviar um asfódelo a alguém que está de luto pode passar a mensagem de arrependimento eterno ou de compromisso até a morte. Na atualidade, é possível encontrar a planta em velórios e funerais ou no aniversário de perdas, já que ela indica um desejo de paz no além-vida para quem faleceu. [25]
    • Algumas culturas antigas acreditam que espíritos viviam em campos de asfódelos para plantar a flor ao lado de tumbas e lápides. [26]
    • Isso inclui os gregos antigos, que associavam a flor à morte, ao luto e ao seu Submundo mitológico. [27]
19

Anêmona

PDF download Baixe em PDF
  1. Na mitologia grega, a planta tinha origem nas lágrimas de Afrodite, que chorava pela morte do seu amor mortal, Adônis. [28]
    • Em conexão com esse amor perdido, algumas pessoas usam as flores da anêmona para honrar aqueles que nos deixaram ou para expressar pêsames a alguém que está de luto.
    • Por outro lado, a cultura japonesa vê a anêmona como símbolo de azar. Sendo assim, ela não seria um presente adequado para alguém que está processando uma perda.
    Publicidade
20

Prímula

PDF download Baixe em PDF
  1. Nos folclores irlandês e galês, muitos acreditavam que a planta tinha o poder de abrir o portão do reino das fadas. Em situações fúnebres, ela pode ser adequada para indicar a passagem de alguém do mundo físico para o espiritual. [29]
21

Erva-das-feiticeiras

PDF download Baixe em PDF
  1. Há muito tempo, a flor é associada à bruxaria e feitiçaria. [30] Apesar da sua forte conexão simbólica com a morte, a erva-das-feiticeiras não é muito recomendada para situações fúnebres.
    • A erva-das-feiticeiras tem uma forte ligação com a figura mitológica de Circe.
    • Circe, a deusa da magia na mitologia grega, teria usado erva-das-feiticeiras em um ato de vingança em que transformou homens em porcos. [31]
    • Devido a essa conexão mitológica, o nome científico da erva-das-feiticeiras é Circaea .
    Publicidade

Dicas

  • Familiarize-se com a cultura da pessoa antes de mandar flores. Quem tem origem judaica e islâmica, por exemplo, não tem o hábito de receber buquês, coroas e afins. [32]
  • Em cerimônias budistas, flores brancas representam o luto, enquanto flores vermelhas são malvistas em situações fúnebres. [33]
  • Se você for participar de uma cerimônia hinduísta, os enlutados costumam chegar de mãos vazias, sem flores ou nenhum outro presente. [34]
  • Hoje em dia, muitas pessoas não sabem ou reconhecem o simbolismo histórico por trás de flores. Se você for montar um arranjo para um velório ou funeral, a opção mais segura sempre é escolher a espécie favorita de quem está sendo homenageado.
Publicidade
  1. https://www.interflora.co.uk/page/flower-types/narcissi
  2. https://www.history.com/news/world-war-i-poppy-remembrance-symbol-veterans-day
  3. https://ia801201.us.archive.org/33/items/cu31924067884126/cu31924067884126.pdf
  4. https://www.petalrepublic.com/cypress-vine-flower-meaning/#2-the-meaning-symbolism-and-cultural-significance-of-cypress-vine-flowers-
  5. https://houseplantcentral.com/language-of-flowers/gladiolus-flower-meaning/
  6. https://foxandweeks.com/the-meaning-behind-various-funeral-flowers
  7. https://www.mindbodygreen.com/articles/orchid-symbolism-meanings-behind-flower
  8. https://www.orchidsplus.com/monkey-orchid-facts/
  9. https://ia801201.us.archive.org/33/items/cu31924067884126/cu31924067884126.pdf
  10. https://www.iocf.org.uk/rosemary-for-remembrance/
  11. https://www.literarycalligraphy.com/flowers/spread_of_language_of_flowers.htm
  12. https://www.iocf.org.uk/rosemary-for-remembrance/
  13. https://www.chicagobotanic.org/blog/plants_and_gardening/monsters_magic_and_monkshood
  14. https://www.discovermagazine.com/the-sciences/to-victorians-flower-arrangements-were-often-secret-messages
  15. https://powo.science.kew.org/taxon/urn:lsid:ipni.org:names:316069-1/general-information
  16. https://www.petalrepublic.com/asphodel-flower/#0-asphodel-flower-symbolism-%E2%80%93-key-takeaways-
  17. https://ia801201.us.archive.org/33/items/cu31924067884126/cu31924067884126.pdf
  18. https://www.britannica.com/plant/asphodel-plant
  19. https://houseplantcentral.com/language-of-flowers/anemone-flower-meaning/
  20. https://www.petalrepublic.com/cowslip-flowers/
  21. https://ia801201.us.archive.org/33/items/cu31924067884126/cu31924067884126.pdf
  22. https://www.rcpe.ac.uk/sites/default/files/vol29_4.1_15.pdf
  23. https://healgrief.org/muslim-death-funeral-burial-customs-traditions/
  24. https://www.1stopbuddhistfuneralservices.com.sg/choosing-the-right-sympathy-flowers-for-buddhist-funerals/
  25. https://workplacehealing.com/resources/heart-based-resources/hindu-funeral-traditions-etiquette/

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 182 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade