Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitos adolescentes começam a namorar sem que os pais tenham conhecimento. Isso é compreensível, já que os jovens acham difícil conversar sobre o assunto [1] . Este artigo mostrará como abordar os pais e falar sobre o relacionamento.

  1. Se os pais não terão nenhum benefício ao ter conhecimento do relacionamento, para que contar? É porque você deseja levar o namorado para casa? Ou talvez porque guardar segredos não seja seu forte? Seja qual for a razão, avalie se eles realmente precisam saber sobre o namoro, já que alguns pais podem forçar o término da relação [2] . Reflita se é realmente necessário informá-los antes de continuar.
  2. Ao aproximar-se de seus pais gargalhando ou sorrindo, eles detectarão imaturidade. Isso não o ajudará em nada, pois eles não considerarão que é o momento certo para o filho ter um relacionamento. No entanto, ao ter uma postura séria e demonstrar maturidade, você passará segurança e capacidade de administrar um relacionamento. Se ajudar, simule a conversa com os pais na frente do espelho para treinar.
  3. Antes de abordar seus pais para falar sobre o assunto, é sensato preparar-se de alguma forma. Escreva o que pretende falar ou apenas ensaie o que dizer: você se sentirá mais tranquilo ao falar do relacionamento. Do contrário, a conversa não dará certo e o único sentimento que será transmitido aos adultos é de insegurança e estupidez. Ao realizar uma preparação, você demonstrará o nível de maturidade do seu par e da relação como um todo.
  4. Analise perguntas e respostas possíveis [3] . Quando um adolescente conta aos pais que está saindo com alguém, eles com certeza terão milhares de perguntas. Prepare-se para isso também, pois não é bom lidar com tanta pressão vindo dos adultos. Os filhos são as pessoas que melhor conhecem os pais, logo, não é possível prever quais perguntas serão feitas. Esse passo fica por conta e risco do indivíduo e os amigos não serão boas ajudas. Apesar do jovem conhecer e saber melhor o que os pais perguntarão, existem algumas indagações mais básicas, que provavelmente todos perguntarão:
    • "Há quanto tempo estão namorando?"
    • "Qual o nome dele(a)?"
    • "Quantos anos/em qual série ele(a) tem/está?"
    • "Como conheceu a pessoa?" Sim, é uma pergunta boba, mas todos os pais vão fazê-la. Não dê uma resposta genérica, como "escola". Eles querem saber de todos os detalhes. Uma boa resposta seria "Ele(a) é da minha classe e sempre ficamos juntos no intervalo. Somos amigos próximos há um bom tempo, depois que uma pessoa em comum nos apresentou".
  5. Você poderá conversar com a mãe e o pai separadamente ou ao mesmo tempo, a escolha é sua. Porém, não conte só a apenas um deles, pois o outro vai ficar sabendo em algum momento e ficará bravo por não ter sido informado. Uma boa hora para falar com eles é quando estiverem de bom humor e quando os irmãos tiverem saído. Não toque no assunto logo depois de uma briga feia e nunca grite com eles no calor da discussão. Não fale que estão cansados e por isso adotaram tal postura intolerante em relação ao namoro, pois isso só os deixará ainda mais nervosos. Se ajudar, acompanhe-os em uma caminhada e conte as novidades no caminho. Apesar de aumentar a pressão, os pais perceberão como isso é importante para você.
  6. Há alguns passos, a decisão de como dar a notícia aos pais deve ter sido feita. Pergunte o que eles acham do namoro na adolescência e peça para que respondam de forma detalhada, dizendo o que acreditam ser certo e errado. Da mesma maneira que você está deixando claro que deseja ter um relacionamento, eles precisam esclarecer a opinião deles em relação a isso. Depois de lhe contarem, provavelmente terminarão com um "por quê"?. Agora é a hora de falar, sem ter pressa para responder todas as perguntas; foque nas perguntas, porque você também não quer dar com a língua nos dentes. Quem sabe eles até achem a situação engraçada.
  7. Os pais sempre vão querer saber quem é o indivíduo tão especial para o filho, logo, mostre uma foto de uma rede social ou organize um jantar formal. Não escolha fotos com a pessoa fumando ou bebendo, muito próxima de você ou tendo um comportamento bobo. No entanto, apresentar um retrato que mostra a maturidade do namorado deixará seus pais muito mais satisfeitos. Eles poderão até perceber como você o ama se a foto mostrar ambos se divertindo.
    Publicidade

Dicas

  • Seja maduro.
  • Tente mostrar que você ama a pessoa em questão e que ela o deixa feliz. Os pais apenas querem ver os filhos contentes.
  • O mesmo vale para a conversa com eles; não deixe que suas falas pareçam ensaiadas. Dê a impressão de que é tudo natural.
  • Tente não ficar desconfortável durante a conversa.
  • Não adianta falar que "todos fazem isso". Você só passará a impressão de ser imaturo e bobo. Ao invés disso, fale "desculpe, mãe/pai. É que todos estão namorando, então achei que vocês também iriam permitir".
Publicidade

Avisos

  • Analise e encontre um momento específico para conversar com os pais. Evite fazer isso se estiverem ocupados, trabalhando ou de mau humor.
  • Não se exalte. Mantenha-se calmo e respire fundo. Ficar nervoso e berrar só mostrará a eles como você é irresponsável ou jovem demais para esse tipo de convívio.
  • Não os force a aceitar o relacionamento. Pais podem considerar essa atitude infantil e estúpida, discordando e pedindo o fim do namoro.
  • Seus pais podem forçar o término do relacionamento, logo, não continue saindo com a pessoa se eles fizerem isso.
  • Cada pai é diferente. Caso saiba que um deles ficará irritado e/ou nervoso com você devido ao relacionamento, o melhor é não tocar no assunto [4] .
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 773 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade