Baixe em PDF Baixe em PDF

Caso esteja buscando impressionar seus amigos Trekkers ou queira se aprofundar ainda mais no universo Star Trek, considere aprender a língua Klingon. Ela pode não ser uma língua “verdadeira” no sentido tradicional, mas é muito real no fato de possuir sua própria gramática e estrutura. Para uso casual, você pode focar seus esforços em aprender algumas frases principais. Há outras fontes disponíveis caso queira aprender a língua em maiores detalhes.

Método 1
Método 1 de 2:

Frases principais

Baixe em PDF
  1. Como um todo, a língua é feita para ser falada em tons forçados e guturais. Cada letra tem um jeito todo próprio de ser pronunciada. Você precisa estudar como pronunciar as letras corretamente antes de poder falar palavras inteiras.
    • As letras "b," "ch," "j," "l," "m," "n," "p," "t," "v," e "w", em caixa-baixa, são pronunciadas em Klingon da mesma forma que em português.
    • O “a” minúsculo é pronunciado “á”.
    • O “e” minúsculo é pronunciado “é”.
    • O “I” maiúsculo é pronunciado como “í”.
    • O “o” minúsculo é pronunciado como “ô”.
    • O “u” minúsculo é pronunciado como “ú”.
    • O “D” maiúsculo deve ser pronunciado tocando a ponta da língua no ponto mais alto da boca – evite tocar a língua perto dos dentes.
    • O “H” maiúsculo é um som áspero feito pela garganta, semelhante ao “h” em Alemão. Deixe-o mudo. Similarmente, o som “gh” é considerado uma letra em Klingon. Produza-a gargarejando – dando voz ao “H” Klingon.
    • O “ng” é tratado como uma única letra em Klingon, mas é pronunciado do mesmo jeito que “ng” em português.
    • O “q” minúsculo é semelhante ao “k”, mas é produzido mais ao fundo da garganta. Sua língua deve tocar a úvula, ou a abertura da garganta. O “Q” maiúsculo, por outro lado, é semelhante ao “q” minúsculo, mas é imediatamente seguido pelo som de “H” Klingon.
    • O “r” minúsculo é semelhante ao “r” em Inglês, só que a língua se enrola um pouco mais.
    • O “S” maiúsculo é semelhante ao som de “sh”, mas é feito ao mover a língua perto do céu da boca, e não dos dentes.
    • O “tlh” é tratado como uma única letra em Klingon. Comece produzindo um som de “t”, mas baixe a língua para que ela atinja as laterais da boca. A partir daí, silve o som de “I”.
    • o “y” minúsculo é pronunciado como “í”.
    • O apóstrofo (‘) é tratado como uma letra. Ele tem o mesmo som produzido por palavras que começam com vogal, como “ú” ou “á”. O som é, essencialmente, uma pausa curta na garganta. Em Klingon, isso pode ser usado no meio da palavra.
  2. Ele é o equivalente à “olá”, mas a tradução mais próxima é “O que você quer?”.
  3. ou "HISlaH," ou com "ghobe'." A primeira significa “sim”, enquanto que a última significa “não”.
  4. Traduzido diretamente, isso significa “Eu compreendo”. Similarmente, "jIyajbe'" significa “Eu não compreendo”.
  5. O primeiro significa “Bom!”. O último significa “Muito bom!”.
  6. Isso literalmente significa “Você fala Klingon?”. Se alguém lhe fizer essa pergunta e você não sentir confiança em suas habilidades verbais, responda: "tlhIngan Hol vIjatlhaHbe’," – que significa “Eu não posso falar Klingon”.
  7. Isso pode ser traduzido por “Hoje é um bom dia para morrer”, sendo uma frase valorizada na cultura Klingon.
  8. A frase pode ser traduzida como “Nós somos Klingons!”. Semelhantemente, você pode usar "tlhIngan jIH" para afirmar “Eu sou Klingon”.
  9. Toda raça precisa passar no banheiro ocasionalmente, e Klingons não são exceção. Se você não puder localizar o banheiro mais próximo na convenção em que está, diga essa frase a um Trekkie falante de Klingon. A frase pode ser traduzida como “Onde é o banheiro?”.
  10. A frase pode ser traduzida diretamente como “Que horas são?”. Mais literalmente ainda, ela significa “Quantas horas já foram escutadas?”.
  11. Isso pode ser traduzido como “Sua mãe tem a testa lisa”. Klingons são conhecidos por terem testas rugosas. Afirmam que a mãe de alguém não possui tais rugas é um insulto muito grave.
  12. Traduzida para o português, a frase significa “Dispare os torpedos!”.
  13. A frase pode ser traduzida para “Onde há um bom restaurante?”
  14. Se você quiser sentar perto de um Trekkie que é desconhecido, você poderia usar a frase para perguntar a ele se “Há alguém nesse lugar?”
  15. A palavra também poderia ser escrita como "p'tahk," "pahtk," "pahtak" ou "p'tak." O termo é um insulto comum sem tradução direta para o Português – ainda que possa ser associada com “tolo”, “covarde” ou “pessoa pouco honrada”. Use-a para descrever alguém que não tenha Espírito Guerreiro.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Aprendendo mais

Baixe em PDF
  1. Você pode encontrar vários grupos de fãs pela Internet. Acesse a informação gratuita fornecida por esses grupos para determinar se você realmente está interessado em aprender a língua. Alguns desses grupos também oferecem cadastro gratuito, que lhe fornecerá um acesso maior a informações e eventos.
  2. [1] Após aprender o alfabeto e algumas palavras, procure vídeos na Internet ou compre CDs ou DVDs de experts falando Klingon. Desse jeito, você poderá aprender Klingon com exemplos. Arquivos de áudio lhe permitirão escutar como as palavras do Klingon precisam ser pronunciadas, e arquivos de vídeo lhe ajudarão a enxergar como a boca se movimenta para produzir tais sons.
  3. Você pode comprar um online ou em uma livraria. Você também pode encontrar dicionários gratuitos na Internet. Um dicionário de Klingon funcionará como qualquer outro dicionário. A maioria terá uma seção de Klingon para Português e de Português para Klingon – assim, você conseguirá traduzir termos e frases de ambas as maneiras.
  4. [2] Mesmo que você possa falar e ler Klingon usando o alfabeto Latino padrão, há letras separadas usadas para representar letras e sons no Klingon. Você pode conseguir essas letras ao pesquisar na internet e em livros de linguagem Klingon. Assim que você se sentir confortável com o novo alfabeto, será possível baixar uma fonte que use tal alfabeto para qualquer dispositivo digital de comunicação.
  5. Um bom jeito de praticar qualquer linguagem é praticá-la muito a lendo. Você pode baixar ou comprar livros, revistas, poemas e histórias curtas escritas em Klingon. Alguns desses livros incluem trabalhos previamente escritos em outras línguas, como peças de Shakespeare.
    Publicidade

Dicas

  • Para completar ainda mais a experiência, faça pesquisas acerca da cultura Klingon. Há recursos que podem ser encontrados descrevendo a história, a religião, a alimentação e outros temas culturais Klingons. Visto que a cultura e a língua dão forma uma a outra, compreender a cultura Klingon pode ajudá-lo a compreender mais profundamente a linguagem.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Dicionário de língua Klingon.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 114 699 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade