PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Como devemos agir na hora de terminar uma amizade com alguém? A resposta depende, em partes, se esse é um amigo próximo ou casual. Você pode desaparecer da amizade de forma repentina ou gradual se não conhecer bem a pessoa em questão. No entanto, se ela for um amigo próximo, você precisará dar a notícia pessoalmente.

Método 1
Método 1 de 2:

Terminando uma amizade íntima

PDF download Baixe em PDF
  1. Envie uma mensagem de texto ou e-mail pedindo para encontrar seu amigo em um lugar neutro. Caso vocês morem na mesma cidade, esta é a melhor forma de conversar sobre o fim da amizade. [1]
    • Se ele quiser saber o assunto da conversa, responda de forma vaga. Por exemplo, você poderia dizer: "Só queria compartilhar algumas decisões recentes com você". Se ele insistir, diga que prefere conversar pessoalmente.
    • Caso ele more em outra cidade, envie uma mensagem de texto ou e-mail para marcar uma conversa por telefone. Obviamente, a conversa cara a cara é o ideal, mas talvez não seja uma opção se vocês viverem em regiões diferentes do país.
    • Tenha em mente que as palavras escritas podem ser facilmente mal interpretadas. Portanto, falar diretamente com a pessoa é a melhor coisa a se fazer, mesmo que seja mais difícil.
  2. Talvez você queira acabar com essa amizade há muito tempo, mas quando se encontrar com seu amigo, precisará deixar seus motivos bem claros.
    • Caso precise dizer o que a pessoa fez para levá-lo a tomar tal decisão, pense em como falar isso da forma mais gentil e educada possível.
    • Talvez você não queira informar o motivo do fim da amizade, e não há problema nenhum em ser vago ou usar frases como: "As coisas mudaram para mim...".
    • Não se sinta obrigado a justificar ou defender a decisão.
  3. Talvez ele fique irritado ou chateado quando ouvir a notícia, ou tente reatar a amizade. Você precisa decidir com antecedência se estará disposto a trabalhar para consertar a amizade, ou se sua decisão não tem mais volta. [2]
    • Esteja preparado para se cuidar caso seu amigo fique irritado. Você não precisa fazer um escândalo — não há nada errado em simplesmente ir embora.
    • A menos que esteja disposto a consertar a amizade, mantenha a conversa breve. Você não precisa cuidar da pessoa até que ela se sinta melhor, apenas diga o que decidiu e que é hora de vocês dois seguirem em frente.
    • Não discuta se o que você está fazendo é certo ou errado.
  4. Caso a amizade exista há muito tempo, é provável que vocês tenham amigos em comum, e talvez eles se sintam forçados a "escolher um lado". [3]
    • Não caia na tentação de contar para todo mundo o que seu ex-amigo fez de errado.
    • Não sinta que é necessário defender a decisão para seus outros amigos, isso só vai piorar a situação.
  5. Os bons amigos entenderão suas razões sem a necessidade de maiores explicações. [4]
    • Os amigos em comum também poderão tentar convencê-lo a reatar a amizade. Nesse caso, mude o foco da conversa e lembre-os de que você está apenas tentando seguir em frente.
    • Não tente virar as outras pessoas contra seu ex-amigo. Caso você perca amizades por causa da decisão que tomou, provavelmente eles não eram seus amigos de verdade.
  6. Não fique remoendo a decisão de terminar a amizade — o que está feito, está feito. Você tomou a melhor decisão possível se pensou cuidadosamente a respeito, e agora você não deve mais pensar nesse assunto. Remoer as escolhas que você fez ou ficar defendendo a decisão sem parar (mesmo que seja apenas para si mesmo!) só prolonga ainda mais o processo.
    • Não ter mais aquele amigo em sua vida poderá parecer estranho, mas você vai sobreviver.
    • Passe o tempo com outros amigos. Tente fazer coisas novas e frequentar lugares diferentes na companhia de outras pessoas.
  7. Coma bem, descanse o bastante e pratique atividades prazerosas. Encha-se de bondade e compaixão, e lembre-se de que o fim de uma amizade pode causar um certo sentimento de luto. [5]
    • Concentrar-se nas partes positivas da vida — nas coisas que você gosta na sua vida atual — poderá afastar a tristeza causada pela amizade perdida.
    • Caso você se pegue nutrindo pensamentos negativos, pratique transformá-los em declarações mais positivas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Terminando uma amizade casual

PDF download Baixe em PDF
  1. Diminuir gradualmente a frequência com que nos encontramos com alguém pode ocorrer naturalmente, mas talvez você precise aplicar estes Passos conscientemente. Este é um bom meio de demonstrar que você não quer mais ser amigo de alguém, sem precisar falar nada a respeito. [6]
    • O método só é apropriado para amigos ocasionais que você realmente não conheça muito bem.
    • No caso de uma amizade recente, este Método tem mais a ver com o simples reconhecimento de que vocês nunca se tornaram amigos de verdade do que com o fim de uma amizade.
    • Talvez você leve mais tempo para abandonar uma amizade dessa forma.
  2. Uma forma de começar a minimizar o contato com a pessoa é recusando os convites para sair. Talvez isso exija uma mentirinha aqui, outra ali, para que você consiga esquivar-se de compromissos. [7]
    • Por exemplo, se a pessoa convidá-lo para ver um filme no fim de semana, responda algo como: "Poxa, parece divertido, mas tenho milhares de compromissos neste fim de semana, então não posso mesmo!".
  3. Talvez você esbarre na pessoa enquanto estiver tentando distanciar-se dela, portanto precisa aprender a lidar com esse tipo de situação. Ignorá-la poderá causar sentimentos de mágoa e constrangimento, por isso tente apenas dar desculpas educadas para não poder conversar.
    • Por exemplo, cumprimente a pessoa educadamente e depois diga algo como: "Desculpe eu não posso conversar agora, estou atrasado. Talvez outra hora!".
    • Tente ser o mais educado e atencioso possível. Mesmo que não queira mais ser amigo da pessoa, você nunca sabe quando irá encontrá-la novamente. Agir de forma civilizada reduzirá a chance de um encontro constrangedor no futuro. [8]
  4. Se as tentativas de acabar com a amizade de forma educada e gradual não funcionarem, tente dizer à pessoa que você não quer mais ser amigo dela. Você só precisará ir direto ao ponto e dizer algo como: "Você é uma pessoa maravilhosa, mas nós somos muito diferentes. Desejo tudo de melhor para você, mas acho que devemos parar de passar tanto tempo juntos.".
    • Evite desaparecer de uma hora para a outra, cortando repentinamente todo o contato com alguém. Por exemplo, você precisaria ignorar as mensagens e e-mails desse amigo, parar de retornar ligações e exclui-lo das redes sociais. Essa atitude não é ideal porque pode gerar sentimentos de mágoa e raiva, além de deixar a outra pessoa preocupada com seu bem-estar. [9]
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que talvez vocês apenas precisem de uma pausa temporária na amizade. Não fale ou faça nada que possa prejudicar o relacionamento permanentemente, a menos que você tenha certeza absoluta de que nunca mais vai querer ser amigo desta pessoa novamente.
  • Seja gentil.
  • Caso queira acabar a amizade por causa de uma discussão ou porque, às vezes, este amigo o insulta sem perceber, tente conversar sobre o problema antes de tomar uma decisão mais drástica.
Publicidade

Avisos

  • Tenha em mente que, se você decidir escrever o que pensa em um e-mail, seu amigo poderá compartilhá-lo com quem bem entender e alterar facilmente o significado das suas palavras.
  • Não converse com essa pessoa se estiver irritada com ela. Vocês podem acabar falando coisas desagradáveis um para o outro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 76 558 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade