Baixe em PDF Baixe em PDF

Deus pode ser uma figura bastante influente na vida de crianças... Mas qual será a melhor forma de explicar a importância e a história d'Ele? Tocar em assuntos como fé e Jesus Cristo com jovens não precisa ser difícil — e pode ser bem divertido! Neste artigo, trazemos uma série de dicas para você passar ideias tão fundamentais do cristianismo para seu filho. Siga o passo a passo abaixo para conhecer as ferramentas necessárias e até certos recursos, como atividades e vídeos educativos.

O que você precisa saber

  • Apresente seu filho a Deus e Jesus a partir dos três anos de idade ou quando ele começar a fazer perguntas sobre o assunto.
  • Leve uma vida cristã para demonstrar, em primeira mão, o amor do Senhor ao seu filho.
  • Explique conceitos como fé e religião ao seu filho usando uma linguagem simples e familiar. Assim, ele vai ficar interessado e curioso.
Método 1
Método 1 de 4:

Quando é a melhor hora para falar sobre Deus e Jesus com seu filho?

Baixe em PDF
  1. [1] Como cada criança é diferente, é melhor você se concentrar nas necessidades do seu filho. Ele já perguntou algo sobre Cristo? Tem dúvidas de como as coisas funcionam no mundo? Isto são alguns sinais de que ele está curioso sobre Deus e Jesus.
    • Pode ser que seu filho já esteja acostumado a ouvir falar de Deus e Jesus, ainda mais se você o está criando em um sistema cristão. Nesse caso, é hora de discutir por que Eles são tão importantes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Como apresentar Deus e Jesus a uma criança

Baixe em PDF
  1. Na hora de colocar seu filho para dormir, ore o Pai Nosso e liste as partes do dia pelas quais você e ele são gratos. Orar com a criança é uma forma de ela aprender a conversar com Deus e agradecer pelas coisas boas que tem. [2]
    • Pergunte ao seu filho por que ele é grato ou qual é a parte do dia favorita dele.
    • Ore antes das refeições para mostrar ao seu filho que ele pode agradecer ao Senhor por tudo na vida.
  2. Crianças costumam aprender observando o comportamento dos pais. Sendo assim, mostre ao seu filho o que é seguir os preceitos de Deus e seja um bom cristão . Além disso, obedeça os dez mandamentos e seja solidário, bondoso e honesto em tudo que você fizer. Isso aumenta (e muito) as chances de o jovem crescer no caminho certo! [3]
    • Não fale palavrões ou use expressões ofensivas perto do seu filho.
    • Honre sua palavra e suas promessas, inclusive quando as coisas não saírem como planejado.
    • Dê um voto de confiança às pessoas e não julgue ninguém pelas aparências.
    • Respeite e seja gentil com todas as pessoas que você conhecer.
  3. Filmes, séries e desenhos animados de temática cristã feitos para crianças são excelentes para apresentar valores da religião aos jovens de forma interessante e simples de entender. Você pode assinar pacotes de TV com canais específicos ou até encontrar algumas produções gratuitas no YouTube!
    • Planeje noites de filmes com temática cristã para deixar seu filho mais empolgado com o assunto. Você, ele e o resto da família podem ver O Príncipe do Egito , As Aventuras do Pequeno Peregrino , Os Dez Mandamentos para Crianças etc.
    • Peça recomendações de filmes e séries ao seu pastor ou aos irmãos da igreja. Muitos ministérios têm até acervos disponíveis para crianças!
  4. Que criança não gosta de uma boa história, não é? Felizmente, a Bíblia está repleta de opções interessantes! Escolha algumas delas e leia para seu filho — se possível, de uma versão infantil e ilustrada do livro sagrado. Adão e Eva, Davi e Golias e Zaqueu são alguns (de inúmeros) exemplos legais. [4]
    • Faça vozes, efeitos sonoros e gestos dramáticos para deixar seu filho engajado o tempo todo. [5]
    • Existem inúmeras opções de livros de histórias da Bíblia para crianças de todas as idades.
    • Se seu filho ainda não lê tão bem, busque versões dessas histórias em desenho animado. É só buscar "histórias da Bíblia para crianças" no YouTube.
  5. Atividades práticas podem deixar seu filho mais interessado para aprender sobre Deus e Jesus. Compre alguns materiais e chame-o para fazer crucifixos em miniatura, desenhos de Jesus ou até pulseirinhas com contas com símbolos e imagens da religião. Enquanto isso, fale sobre a Bíblia e a importância desses símbolos. [6]
  6. Crianças adoram cantar e dançar! Pensando assim, pode ser que seu filho fique ainda mais empolgado para conhecer o amor de Deus e Jesus depois de ouvir músicas cristãs. [7] Busque playlists no Spotify ou YouTube ou mesmo compre CDs físicos de artistas conhecidos.
    • Mais uma vez, peça para seu pastor recomendar músicas, artistas, CDs ou estações de rádio legais.
    • Ouça as músicas antes de mostrá-las ao seu filho. Isto vai preparar você para tirar as possíveis dúvidas que ele tiver.
  7. Deixe seu filho conhecer o poder de Cristo através da adoração e do culto. Matricule-o na escola dominical ou pergunte se ele quer participar de atividades da igreja, como acampamentos para crianças. Isso não só é uma ótima forma de apresentar Deus e Jesus a ele, mas também pode ajudá-lo a fazer amizades. [8]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Como falar sobre Deus e Jesus com uma criança

Baixe em PDF
  1. Até crianças pequenas (com menos de três anos) podem ter uma ideia de quem são Deus e Jesus. Você pode dizer algo como "O que você sabe sobre Deus?" ou "Me fala um pouco sobre Jesus". Ouça a resposta com atenção para descobrir como ele entende o assunto.
    • Por exemplo: muitas crianças enxergam Jesus como o bebê na manjedoura no Natal, mas nem todas sabem que a data representa o nascimento dele. Durante as comemorações de fim de ano, fale sobre Cristo com seu filho e explique o significado.
    • Seja honesto ao tirar as dúvidas do seu filho. Depois, faça perguntas de volta a ele. Por exemplo: se ele quiser saber "Onde Deus vive?", responda com "Deus vive no Céu, de onde ele consegue enxergar cada um de nós todos os dias. O que você acha que ele faz lá?". [9]
    • Incentive seu filho a fazer perguntas também. A fé dele vai ficar mais forte se você criar um ambiente em que ele sinta liberdade para questionar as coisas e ter conversas mais profundas. [10]
  2. Conecte o que você está dizendo às coisas que seu filho faz e sabe, bem como àquilo de que ele gosta. Em vez de fazer explicações religiosas complexas, use uma linguagem e terminologia simples (mas interessantes). Isto não quer dizer que você precise mentir para ele, mas conte histórias com um tom animado e descontraído. Ou seja, fale de Cristo do mesmo jeito que você fala no dia a dia. Veja um exemplo com a história de Adão e Eva: [11]
    • Estágio 1: "Deus criou os céus e a terra. Ele fez um lindo jardim, o Jardim do Éden, e colocou Adão e Eva para viver nele. Eles podiam fazer o que quisessem, exceto comer o fruto da árvore proibida."
    • Estágio 2: "Certo dia, uma serpente trouxe tentação a Eva. A cobra a faz comer o fruto e desobedecer Deus. O fruto era delicioso — a melhor coisa que Eva já havia comido! Por isso, ela correu até Adão e pediu para ele comer também."
    • Estágio 3: "Adão e Eva se sentiram culpados por terem descumprido a única regra de Deus. Como castigo, o Senhor pediu para eles deixarem o jardim e nunca voltarem."
    • Estágio 4: "Deus deu a você o poder de saber o que é certo e o que é errado, assim como Adão e Eva. Mas você tem que respeitar as regras d'Ele."
  3. Deixe para falar de Jesus com seu filho quando ele entender quem é Deus. Diga que Jesus veio ao mundo para nos salvar, apesar de ser como todos nós: Jesus tinha amigos e família, se importava com os outros e ajudava os necessitados. De modo geral, mostre que ele era uma pessoa (e uma influência) real. [12]
    • Pode ser que seu filho já conheça o nome de Jesus por causa de datas comemorativas, como Natal e Páscoa. Conte essas histórias a ele enfatizando o papel de Jesus.
  4. Acima de tudo, seu filho sabe o que significa amar alguém — afinal, ele ama você com todo o coração! Mesmo assim, deixe claro que o amor que vocês sentem um pelo outro é o mesmo que Deus e Jesus têm por ele. Veja exemplos do que dizer:
    • "Deus e Jesus te amam muito, Miguel."
    • "Você sabe o quanto eu te amo, Jéssica? Deus e Jesus te amam do mesmo tanto!"
    • "Deus e Jesus protegem você, a mamãe, o papai, sua irmã, seu irmão e todos os seus amigos. Porque eles te amam demais."
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

O que fazer se seu filho perguntar sobre Deus e Jesus, mas você não é religioso?

Baixe em PDF
  1. Mesmo se você não acredita em Deus, é importante tocar no tema de religião com seu filho — principalmente se ele perguntar alguma coisa. Fale com a mente aberta sobre o seu sistema de crenças, se é que você tem um, e explique que outras (muitas) pessoas creem em Deus e Jesus. Incentive a curiosidade do seu filho mostrando os dois lados do debate religioso. Algum dia, ele mesmo vai poder decidir se acredita ou não. [13]
    • Pergunte ao seu filho o que ele já ouviu falar de Deus e Jesus.
    • Lembre-se de usar uma linguagem simples ao falar de religião.
    • Explique ao seu filho que existem muitas religiões e "versões" de Deus no mundo.
    • Expresse a importância de respeitar outras crenças, mesmo que sejam diferentes da sua.
    • Reforce que ninguém precisa acreditar em Deus para ser uma boa pessoa.

Dicas

  • Se você não sabe muito bem como falar de lições ou histórias da Bíblia com seu filho de um jeito acessível, busque "histórias da Bíblia para crianças" na internet.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 554 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade