A canela tem muitas funções na culinária, mas também pode ser usada para melhorar a saúde devido ao seu alto nível de antioxidantes e por suas propriedades anti-inflamatórias. [1] X Fonte de pesquisa Ainda é necessário haver mais pesquisas para entender melhor os benefícios da canela. No entanto, não importa se você quer usar para a saúde ou apenas pelo sabor, o óleo de canela pode ajudá-lo a deixar esse nutriente mais presente na sua vida diária. Você pode usá-lo na comida e no próprio corpo devido às suas propriedades curativas e antissépticas. Também pode ser usado em casa como produto de limpeza ou para espantar insetos. Apenas coloque canela em algum óleo e você terá um aditivo com sabor de canela pronto para ser usado.
Passos
-
Escolha a canela. O óleo pode ser feito usando um pau de canela ou canela em pó. Veja o que está disponível nos supermercados da sua área. Se houver um vendedor de temperos ou especiarias, ele poderá ajudar a encontrar canela de qualidade melhor do que a do supermercado.
- Se possível, use pau de canela. Esse produto tem um sabor mais forte do que a canela em pó. Diz-se que a canela em pó é menos potente e não oferece os mesmos benefícios à saúde. [2] X Fonte de pesquisa
- Verifique os tipos diferentes de canela. Procure a canela Ceylon se quiser um sabor mais leve, ou experimente a canela Cassia se quiser mais ardor e um sabor mais amadeirado. [3] X Fonte de pesquisa
-
Encontre um óleo para usar com a canela. O azeite de oliva é um óleo comum para fazer óleo de canela, mas qualquer óleo neutro e com sabor leve pode ser utilizado. Verifique o valor nutricional, os benefícios à saúde e os perfis de sabor dos seus óleos de cozinha preferidos e escolha o que atende às suas necessidades. [4] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- O azeite de oliva não se desagrega rapidamente, o que é bom para cozinhar e assar. Mas seu sabor pode alterar o gosto da canela.
- O óleo de amêndoa é uma opção mais leve e tem sabor de nozes. Seu uso também é seguro em altas temperaturas.
- O óleo de canola não tem um sabor muito forte e é utilizado com frequência para fritar ou assar, mas não tem o mesmo valor nutricional bom dos outros óleos.
- O óleo de coco tem um sabor leve e deve ser utilizado com moderação devido ao seu alto conteúdo de gordura saturada.
- O óleo de linhaça é rico em certos micronutrientes, como ômega 3, e tem um sabor suave. Mas esse produto não suporta muito calor, por isso, é recomendado para molho de salada e ingestão direta.
-
Escolha o método de armazenamento. Armazene o óleo em frascos de vidro limpos. Encontre frascos com vedação de látex na tampa e escolha o tamanho que você preferir. Quanto mais óleo você pretende usar, maior deve ser o frasco.
- Lembre-se de que o óleo de canela durará o mesmo tempo que durar o óleo que você escolheu. A maioria dos óleos de cozinha dura um ano. Verifique a data de validade e escolha um recipiente que suporte a quantidade de óleo que você pretende consumir antes de ficar rançoso. [5] X Fonte de pesquisa
- Use apenas frascos limpos e intactos com vedação não danificada. Verifique a borda da tampa para ver se a vedação de látex está presente ou danificada.
Publicidade
-
Esterilize os frascos antes de fazer o óleo para não obter bactérias indesejáveis. Lave com água morna e detergente de louça e deixe de molho em água fervente. [6] X Fonte Confiável National Center for Home Food Preservation Ir à fonte
- Comece removendo as tampas dos frascos. Lave o interior e exterior de cada frasco e as tampas com água morna. Use detergente de louça e enxágue bem.
- Quando os frascos e as tampas estiverem lavados, transfira-os imediatamente para uma panela de água fervente. Deixe as tampas soltas. Deve haver água suficiente na panela para submergir completamente todos os frascos abertos.
- Retire os frascos e coloque-os com a boca para cima em uma assadeira limpa. Mergulhe as pontas de uma pinça de metal na água fervente de três a quatro minutos, depois use o instrumento para retirar os frascos da água.
- Deixe os frascos esfriarem antes de manuseá-los.
-
Empacote os paus de canela no frasco se essa for a sua opção. Insira-os verticalmente e encha o máximo que puder. Para um frasco de ¼, você poderá colocar uma dúzia de pau de canela.
- Se um pau de canela for muito longo para caber no frasco, use uma faca de cozinha para cortá-lo ao meio e insira as duas metades. [7] X Fonte de pesquisa
- Use luvas de látex ou em nitrilo para encher os frascos e evitar a transferência de bactérias das suas mãos.
-
Adicione o óleo no frasco até que todos os paus de canela estejam completamente submersos. Se couber, tente cobrir com óleo até 1 cm acima dos paus de canela.
- Use uma faca de manteiga limpa ou hashi para movimentar os paus se o óleo não fluir até o fundo do frasco.
-
Prepare a canela em pó, se essa for a sua opção. Cozinhe o pó no óleo antes de colocá-lo no frasco. Use ¼ xícara de canela em pó para cada xícara do óleo que você estiver usando. [8] X Fonte de pesquisa
- Misture os dois ingredientes em uma panela em fogo baixo-médio. Mexa o óleo e a canela até ficarem bem misturados e deixe ferver de três a cinco minutos antes de remover do fogo.
- Deixe esfriar por até 10 minutos.
- Quando o óleo esfriar, transfira-o para o frasco de vidro esterilizado e deixe sentar.
-
Deixe o óleo sentar. Feche os frascos firmemente e coloque-os em uma área aquecida e seca, como o peitoril de uma janela. Deixe os frascos nesse local por até três semanas. Isso permite que a canela libere os sabores e certos nutrientes no óleo.
- Quanto mais tempo você deixar o óleo sentar, mais forte será o seu sabor. Teste o sabor a cada semana e deixe sentar até alcançar o sabor que você deseja.
- Óleo feito com canela em pó pode ser usado imediatamente, ou pode sentar por mais tempo e criar um sabor mais forte. Experimente o óleo depois de uma semana, pois a canela em pó precisa de menos tempo para imergir no óleo.
- Agite o frasco diariamente. Isso ajudará a infundir o óleo com a canela e impedirá a formação de mofo na superfície do óleo.
-
Filtre o óleo. Use um pedaço de tecido de fabricação de queijo para filtrar e transferir para outro frasco esterilizado depois de sentar por um tempo. Coloque o tecido na boca do novo frasco e segure com a mão ou coloque um elástico ao transferir o óleo.
- Para transferir mais óleo, deixe a canela cair no tecido. Depois disso, torça o tecido firmemente para conseguir extrair mais óleo.
- Esse procedimento pode criar uma bagunça, por isso, faça em uma tigela grande ou na pia.
Publicidade
-
Feche e armazene o óleo. Depois de transferir o óleo com sucesso para o novo frasco, feche usando a tampa com a vedação de borracha intacta. Guarde o óleo em um local seco e fresco, como a despensa ou geladeira.
- Outra opção é transferir o óleo para uma garrafa decorada se preferir. Ela só precisa ser esterilizada da mesma maneira que os frascos.
-
Refrigere o óleo. Aumente o tempo de prateleira do óleo guardando na geladeira. Dependendo do tipo de óleo que você usou, você pode duplicar o tempo de prateleira do óleo de canela com a refrigeração. [9] X Fonte de pesquisa
- O azeite de oliva dura até três anos sozinho e não precisa ser refrigerado.
- Se você tiver usado óleo de coco, lembre-se de que ele se solidifica em temperaturas mais baixas. Exponha-o ao calor para torná-lo líquido novamente.
-
Use o óleo. O óleo de canela pode ser usado na cozinha, de forma tópica ou em casa. Pesquisas sugerem que 5 g de óleo por dia são benéficos para diabetes do tipo 2, e alguns naturopatas usam como tratamento para tudo, desde do tratamento de ovários císticos até infestação de insetos. [10] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
- Tente substituir pequenas quantidades de óleo de canela ao fazer algum produto assado, não apenas para obter os benefícios para saúde, mas também pelo seu ótimo sabor. Por exemplo, se a receita pedir 1 xícara de óleo, utilize ¼ xícara do óleo normal de cozinha e ¼ xícara do óleo de canela.
- Experimente usar o óleo de canela de forma tópica como relaxante muscular depois de malhar, ou quando estiver um pouco dolorido. [11] X Fonte de pesquisa
- Use óleo de canela em refeições refogadas ou como parte de uma marinada ou de um molho para dar um sabor único.
Publicidade
Dicas
- Se você for usar o óleo de canela como suplemento para a saúde, consulte um médico primeiro para obter mais informações sobre a dosagem e sobre os perigos do uso.
Materiais Necessários
- Pau de canela;
- Frasco de vidro com boca larga e tampa com vedação;
- Óleo de sua escolha;
- Tecido de fabricação de queijo.
Referências
- ↑ https://authoritynutrition.com/10-proven-benefits-of-cinnamon/
- ↑ http://www.organiclifestylemagazine.com/cinnamon-ceylon-vs-cassia-health-benefits-and-other-interesting-facts
- ↑ http://www.wsj.com/articles/SB10001424052702303376904579135502891970942
- ↑ https://health.clevelandclinic.org/2014/10/heart-healthy-cooking-oils-101/
- ↑ http://www.eatbydate.com/other/condiments/how-long-does-oil-last/
- ↑ http://nchfp.uga.edu/how/can_01/sterile_jars.html
- ↑ https://dailyhealthpost.com/the-only-2-reasons-youll-ever-need-to-add-cinnamon-oil-to-everything-you-eat/
- ↑ http://www.foodnetwork.com/recipes/michael-chiarello/basil-oil-and-cinnamon-oil-recipe.html
- ↑ http://www.eatbydate.com/other/condiments/how-long-does-oil-last/