Baixe em PDF
Baixe em PDF
As folhas da árvore de eucalipto são conhecidas em todo o mundo pela propriedade de cura que possuem. Elas apresentam propriedades antifúngicas e antibacterianas; ao ser destilado em óleo, o eucalipto cria um vapor eficaz, semelhante a um inalador ou pomada que emite vapores aliviantes. Algumas gotinhas de óleo de eucalipto em uma banheira aliviam vários tipos de dores e desconfortos, e qualquer um pode prepará-lo com alguns ingredientes simples.
Passos
-
Encontre eucaliptos frescos. As árvores de eucalipto crescem em áreas mais quentes; em locais mais frios, o eucalipto é vendido em berçários, como vasos de plantas ou arbustos. É necessário pegar cerca de 1/4 de uma xícara folhas de eucalipto para cada xícara de óleo que for preparar. [1] X Fonte de pesquisa
- O eucalipto pode ser encontrado em floriculturas, já que ele é frequentemente utilizado para adornar e enfeitar arranjos florais.
- Em áreas quentes, o eucalipto é vendido em lojas de jardinagem e de produtos para fazenda.
- Certos sites o vendem até pela internet. Apesar de tecnicamente ser um arbusto ou árvore, o eucalipto também é considerado uma erva devido à fragrância e propriedades medicinais.
- A melhor hora do dia para cortar eucalipto é na manhã, quando ele terá uma alta concentração de óleo. [2] X Fonte de pesquisa
-
Lave as folhas com água da pia. Enxágue bem e coloque-as para secar. Outra opção é secar as folhas com um pano ou toalha seca. [3] X Fonte de pesquisa
- Este Passo é fundamental ao comprar eucaliptos em uma floricultura, já que algum tipo de produto químico pode ter sido aplicado nas folhas.
- Seque as folhas o máximo que conseguir. Se houver um pouco de água, ela evaporará.
-
Meça 237 ml de óleo. O melhor tipo será um óleo base claro, como azeite virgem de primeira pressão a frio, óleo de coco ou de amêndoas. [4] X Fonte de pesquisa Não é necessário que o líquido tenha um odor forte, já que é a fragrância do eucalipto que deve predominar.
- Caso queira preparar menos do que 237 ml, use menos óleo e folhas. Para fazer 118 ml, por exemplo, realize a medida e use aproximadamente 1/8 de uma xícara de folhas de eucalipto.
- Para preparar uma quantidade maior, basta manter a mesma proporção: quatro vezes mais óleo do que folhas.
-
Retire as hastes das folhas e esmague-as com as mãos. [5] X Fonte de pesquisa Tal fará com que a extração do óleo se inicie; o cheiro das folhas “grudará” nas mãos.
- Outra opção é picar as folhas com uma faca afiada. Não há problema se pedacinhos do caule e ramos caírem na mistura.
- Caso deseje usar uma mistura de ervas para criar o óleo, adicione-a neste momento.
-
Combine as folhas e o óleo em uma panela de barro em fogo médio. [6] X Fonte de pesquisa A tampa deve ser deixada sobre a panela e por volta de 60 ml repousando sobre as folhas.
- Deixe a mistura assentar por ao menos seis horas. Quanto mais ela assentar, mais forte o óleo de eucalipto será.
- O cheiro do vapor do óleo será intenso por toda a casa. Prepare-o em momentos que não incomodar outras pessoas e que permita que você o aproveite.
-
Após esfriar, despeje o óleo através de uma peneira de malha fina. O líquido deve ser coletado em um pote, que de preferência, deve ser de coloração escura. No entanto, qualquer pote servirá, desde que armazenado em um local escuro da casa. [7] X Fonte de pesquisa
- É importante esperar até que o óleo esfrie antes de despejá-lo, evitando que o vidro rache devido à entrada repentina de calor.
- Use potes de vidro, limpos e com tampas que isolem totalmente o conteúdo interno. Além disso, elas devem estar bem secas; um pouco de água ou qualquer tipo de umidade pode levar ao aparecimento de mofo.
-
Faça um rótulo para o óleo de eucalipto. Libere a criatividade ao criar um rótulo para seus óleos essenciais, sempre identificando-os por tipo (óleo de eucalipto) e pela data em que foi feito.
- O óleo será válido por cerca de seis meses após ficar pronto. [8] X Fonte de pesquisa
- Ao incluir outras ervas no óleo de eucalipto, identifique-as no rótulo. Algumas das melhores opções são: lavanda, sálvia, hortelã ou alecrim.
- Para armazenar o óleo por mais tempo, mantenha-o no congelador.
Publicidade
-
Pegue dois potes de conserva. Um será utilizado para a preparação do óleo de eucalipto, enquanto o outro irá armazená-lo. Use potes de conserva menores ou maiores, dependendo de quanto óleo deseja fazer. [9] X Fonte de pesquisa
- Os potes precisam estar limpos e secos, já que qualquer tipo de água ou umidade pode levar ao mofo.
- O pote utilizado na preparação do óleo pode ser de coloração clara ou escura. No entanto, a segunda opção é melhor para armazená-lo.
-
Junte folhas de eucalipto como nos passos acima. A proporção de folhas deve ser igual ao método da panela de barro: quatro vezes mais óleo do que folhas de eucalipto. Para cada xícara de óleo, use ¼ de xícara de folhas de eucalipto.
- Coloque as folhas de eucalipto na jarra, seguida por uma fina camada de sal marinho. [10] X Fonte de pesquisa Ele ajudará a extrair o óleo da folhas.
- Com o cabo de uma colher comprida, esmague as folhas no fundo do pote, liberando os óleos naturais.
-
Despeje o óleo sobre as folhas esmagadas e a mistura com sal. Por duas semanas, deixe-a repousar sob a luz solar; quanto mais a mistura ficar assentada, mais forte ela será.
- Verifique se o pote está completamente selado e agite-o, misturando as folhas e o óleo. Continue chacoalhando o recipiente a cada 12 horas até que tudo se assente.
- O local onde a mistura ficará enquanto assenta deve receber de oito a 12 horas de luz solar direta todos os dias para maior eficácia. No entanto, não deixe-a em um local escondido para não esquecer de agitá-la.
-
Tire o óleo da folhas despejando-as em um coador de chá ou gaze. [11] X Fonte de pesquisa Segure o coador ou a gaze sobre o pote aberto e despeje o óleo no pote que servirá para armazená-lo.
- O coador irá reter as folhas, que podem ser descartadas.
- Todo óleo que respingar no pote de armazenamento deve ser limpo com um pano úmido.
-
Coloque um rótulo no pote. Novamente, seja criativo ao fazer um rótulo para o pote do líquido, identificando o tipo do óleo (eucalipto) e a data em que foi feito.
- O óleo será válido por cerca de seis meses a partir do dia em que foi preparado. [12] X Fonte de pesquisa
- No rótulo, indique também as outras ervas adicionadas ao óleo de eucalipto. Algumas das mais utilizadas são: sálvia, lavanda, hortelã e alecrim.
- Para armazenar o óleo por mais tempo, coloque-o no congelador.
Publicidade
Referências
- ↑ https://aftermathblog.wordpress.com/2006/05/27/practical-skills-how-to-make-essential-oil/
- ↑ http://www.gardenguides.com/86912-make-own-eucalyptus-oil.html
- ↑ http://www.gardenguides.com/86912-make-own-eucalyptus-oil.html
- ↑ http://articles.mercola.com/herbal-oils/eucalyptus-oil.aspx
- ↑ http://articles.mercola.com/herbal-oils/eucalyptus-oil.aspx
- ↑ http://articles.mercola.com/herbal-oils/eucalyptus-oil.aspx
- ↑ http://articles.mercola.com/herbal-oils/eucalyptus-oil.aspx
- ↑ https://aftermathblog.wordpress.com/2006/05/27/practical-skills-how-to-make-essential-oil/
- ↑ http://www.gardenguides.com/86912-make-own-eucalyptus-oil.html
Publicidade