O adubo líquido é considerado por alguns jardineiros uma maneira efetiva de suplementar as plantas e o solo com os nutrientes benéficos encontrados no adubo. Porém, alguns jardineiros orgânicos tendem a considerá-lo um produto inferior ao chá de adubo criado aerobicamente, além de ser considerado uma violação dos princípios orgânicos e das regras de certificação orgânica; entretanto, essa é uma escolha pessoal se você for um jardineiro individual cultivando para si mesmo. [1] X Fonte de pesquisa Tim Marshall, <i>Composting</i>, p. 69, (2008), ISBN 978-0-7333-2416-1 Este artigo descreve algumas maneiras de utilizar o esterco de vaca para criar um fertilizante de adubo líquido.
Passos
-
Manuseie com cuidado. Coloque luvas sempre que for lidar com o estrume de qualquer animal. Sempre crie uma barreira entre a sua pele e o adubo para evitar a transmissão de patógenos humanos. Se tiver problemas de imunidade, estiver grávida ou não estiver se sentindo bem, não manuseie em hipótese alguma. Se estiver preocupado com a inalação dos patógenos, use uma máscara também.
-
Coloque o recipiente afastado. O cheiro é desagradável para os transeuntes e ele deve ser colocado em algum lugar inofensivo, como um galpão ou a parte de trás do jardim. Garanta que animais de estimação e crianças não tenham acesso a ele. Diga aos outros membros da família o que está fazendo e qual recipiente está sendo usado para que eles não fiquem enojados ou cometam o erro de tocar nele etc.Publicidade
-
Pegue um pouco de esterco que foi completamente seco ao sol. Ele não deve ter cheiro e deve estar completamente seco, seja porque ficou secando ao sol no cercado ou porque você propositalmente o separou para secar em algum lugar no quintal. Não faça isso utilizando fezes líquidas!
-
Quebre o esterco em pedaços menores.
-
Coloque os pedaços em um saco de rede ou de aniagem. O tipo de saco usado para vender cebolas ou laranjas é ideal, pois é grande. Aperte bem e encha até a boca.
-
Pendure o saco em uma lixeira grande cheia de água. Coloque a tampa para desencorajar as moscas e outros visitantes indesejados.
-
Deixe o saco lá durante três semanas. Isso permite bastante tempo para o adubo se decompor e ser distribuído pela água. Durante esse tempo, afunde gentilmente o saco para cima e para baixo, para ajudar a distribui o conteúdo conforme se decompõe.
-
Utilize o líquido. Assim que se passarem as três semanas, utilize o fertilizante líquido nas suas plantas. Antes, ele deve ser diluído – a diluição deve ser feita com nove partes de água para uma parte de adubo líquido. Esse fertilizante é adequado para a maioria das plantas, mesmo os brotos, pois é diluído.Publicidade
Esse método se baseia no método de Tim Marshall, em Composting [2] X Fonte de pesquisa Tim Marshall, <i>Composting</i>, p. 69, (2008), ISBN 978-0-7333-2416-1
-
Utilize um tambor, um balde ou outro recipiente adequado. Ele deve ter uma tampa própria ou improvisada.
-
Coloque o esterco de vaca seco (ou resíduos de peixe) dentro do recipiente. Coloque até encher um terço da altura do recipiente.
-
Encha o resto do recipiente com água.
-
Tampe o recipiente. Isso mantém as moscas e outras pragas afastadas.
-
Misture o composto uma vez a cada três dias. Ou então, mexa uma vez por dia durante os três primeiros dias e depois mexa apenas semanalmente.
-
Deixe lá até o cheiro se dissipar. Assim que não estiver mais com cheiro, ele está pronto para ser usado. O odor pode estar impregnado no próprio recipiente, mas o cheiro de amônio deve ter ido totalmente embora. Senão, deixe assim por mais tempo até ele sumir.
-
Utilize. O adubo líquido feito assim deve ser diluído antes do uso. Coloque em um regador, um borrifador ou um sistema gotejador. A aplicação depende das plantas e de suas necessidades:
- As plantas mais exigentes precisam de mais.
- Aplique-o bem diluído uma vez por semana, ou uma versão menos diluída a cada duas ou três semanas.
Publicidade
Dicas
- Você obterá mais benefícios com isso se utilizar uma solução mais fraca com mais frequência do que se utilizar uma solução mais forte menos vezes.
Avisos
- Não utilize essa solução na forma forte e não diluída, senão você pode acabar fertilizando em excesso e tendo os mesmos problemas de quando utiliza os preparados químicos para jardim.
- Como declarado no corpo do artigo, tome as precauções adequadas de manuseio para evitar a transferência de potenciais patógenos humanos do adubo para você ou outros jardineiros. Lave bem todas as plantas comestíveis que tenham sido fertilizadas com esse método.
- Evite utilizar em excesso, pois assim os níveis de nitrogênio podem ser elevados demais, atrapalhando o desenvolvimento do solo e rompendo a nutrição orgânica. [3] X Fonte de pesquisa Tim Marshall, <i>Composting</i>, p. 69, (2008), ISBN 978-0-7333-2416-1
Materiais Necessários
- Luvas para lidar com o esterco de vaca; máscara caso necessário (precaução extra)
- Saco de rede grande para cebola ou laranja (tamanho comercial) ou saco de aniagem
- Lixeira grande, de plástico ou metal, com tampa
- Balde ou outro recipiente grande para diluição e um jarro para tirar o líquido do silo
- Borrifador, regador etc. para distribuição