A maioria dos metais sofre corrosão e se dissolve se for usado como anodo de uma célula eletrolítica. O alumínio, entretanto, segue um caminho diferente se o eletrólito for uma solução de ácido sulfúrico. O termo “anodização” aqui se refere ao processo de depositar sobre peças de alumínio uma fina camada de óxido. O óxido de alumínio é quimicamente igual à safira e ao rubi, conferindo uma dureza extraordinária à superfície. Também permite que a superfície seja tingida, resultando em uma coloração metálica, difícil de se obter por outros meios (as tintas em geral apresentam uma má aderência ao alumínio).
O processo é feito em quatro etapas:
- Limpeza e preparo da peça de alumínio;
- Depósito do óxido (anodização propriamente dita);
- Tingimento;
- Selagem.
Passos
-
-
-
3Faça a solução de ácido. Misture um volume de ácido sulfúrico concentrado com 6 volumes de água. O ideal é usar água destilada. Pode-se usar água da chuva ou a água que pinga dos condicionadores de ar. Há um consenso na literatura de que a água clorada da torneira pode causar problemas. Cuidado! Adicione o ácido concentrado à água, e não a água ao ácido. A reação é violenta e exotérmica (esquenta muito). Adicione um pouco de cada vez e espere esfriar antes de nova adição. Outra opção seria adicionar um volume de ácido de bateria (novo) a dois volumes de água destilada. Cuidado! O ácido sulfúrico concentrado é um corrosivo violento! O ácido diluído também é perigoso. Trabalhe com equipamento de proteção. Óculos e luvas são obrigatórios. O objetivo é conseguir uma solução de ácido de aproximadamente 15% em peso. O ácido concentrado pesa cerca de 1,8 kg/litro.
-
-
-
-
Publicidade
Avisos
- As instruções apresentadas dever ser executadas apenas por pessoas que tenham os conhecimentos técnicos necessários e se considerem habilitadas. Qualquer projeto desta natureza envolve riscos imprevisíveis que devem ser avaliados e assumidos por quem empreender sua realização.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 125 454 vezes.
Publicidade