Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma espinha interna (cientificamente chamada de pápula ou comedão fechado) é um inchaço avermelhado sem a típica ponta amarela ou preta. [1] Elas são muito similares às espinhas comuns, mas diferem porque o poro fica obstruído, impedindo que a ponta apareça. [2] Essas espinhas costumam ser causadas por uma inflamação nas camadas mais internas da pele e são bastante doloridas. [3] Aprender a cuidar de espinhas internas o ajudará a manter a aparência límpida e se sentir mais confiante.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando tratamentos para a acne

Baixe em PDF
  1. A perda das camadas superficiais da pele é chamada de descamação e é um processo natural de regeneração. [4] Limpar a pele usando ingredientes esfoliantes é fundamental para se livrar das células mortas que sobram desse processo, evitando que o poro seja obstruído novamente.
    • Esfolie a pele do rosto uma vez a cada dois dias se tiver a pele oleosa ou normal mas, se tiver a pele ressecada e sensível, o indicado é esfoliar uma ou duas vezes por semana. [5]
    • Existem dois tipos de esfoliantes: os mecânicos, como esponjas e luvas específicas e os químicos, como os hidroxiácidos. Os dois tipos são recomendados para a remoção de células mortas e abertura dos poros.
    • Existem muitos produtos disponíveis, mas dependendo do seu tipo de pele alguns esfoliantes podem ser nocivos. Converse com um dermatologista sobre as melhores opções para o seu caso.
  2. Existem diversos medicamentos para combater a acne, inclusive as espinhas internas. Lave bem as áreas mais atingidas com sabonete neutro duas vezes ao dia (exceto para peles sensíveis; nesse caso, lave uma vez só). Passe o suficiente de pomada para cobrir as espinhas. [6] Esses remédios costumam ter um ou mais destes ingredientes na fórmula: [7]
    • Peróxido de benzoílo — é antibacteriano, remove as células mortas, o excesso de óleo e desentope os poros. O problema é que ele pode ressecar a pele, causar descamação, queimaduras e manchar o cabelo e as roupas.
    • Ácido salicílico — previne a obstrução dos poros, mas pode causar irritação leve e sensação de formigamento.
    • Alfa-hidroxiácidos — existem dois tipos: o ácido glicólico e o ácido lático. Ambos são muito eficazes na remoção de impurezas e células mortas, reduzem a inflamação e estimulam o crescimento da pele.
    • Enxofre — limpa as células mortas e o excesso de óleo, prevenindo que o poro entupa novamente. A parte ruim é que ele pode ressecar a pele e tem um cheiro desagradável.
  3. Caso esses produtos não resolvam o problema, pode ser necessário conversar com o dermatologista e usar uma pomada com prescrição médica. Esses medicamentos são para uso tópico (sobre a pele). Aproximadamente 15 minutos antes de usá-los, lave bem o rosto com sabão neutro e seque-o. [8] As pomadas mais comuns têm um ou mais destes ingredientes na composição:
    • Retinóides — previnem que o folículo piloso entupa, evitando a formação de espinhas. Comece passando pomadas com retinóide à noite, três vezes por semana. À medida em que a pele se acostumar, use-o diariamente.
    • Antibióticos — pomadas antibióticas matam as bactérias, amenizam a vermelhidão e costumam ser misturadas com peróxido de benzoílo para diminuir a probabilidade de sua pele desenvolver resistência. As combinações mais comuns incluem clindamicina com peróxido de benzoílo (Duac gel) e eritromicina com peróxido de benzoíla.
    • Dapsona — é bactericida e previne novas espinhas. [9] No entanto, pode deixar a pele ressecada e avermelhada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando remédios caseiros

Baixe em PDF
  1. Pode ser uma boa ideia fazer aplicações de calor e gelo, dependendo do seu tipo de pele e da severidade da espinha. Uma compressa de água quente pode secá-la enquanto uma compressa de gelo, alivia a dor e diminui o inchaço. [10]
    • Use um pano limpo para fazer a compressa de água quente (cuidado para não se queimar). Aplique apenas alguns minutos por vez, repetindo o processo quantas vezes forem necessárias ao longo do dia. [11]
    • Para a compressa fria embrulhe cubos de gelo em um pano limpo e aplique nas lesões por 10 minutos, até quatro vezes por dia.
  2. Por suas propriedades naturais, esses ingredientes são ótimos para a acne: a maçã tem ácido málico, conhecido por firmar e fortalecer a pele; já o mel tem propriedades antimicrobianas que ajudam a combater as bactérias (que podem ser uma causa dos poros entupidos). [12]
    • Faça um purê de maçã e adicione o mel gradualmente até que o purê engrosse e fique fácil de espalhar na pele.
    • Passe essa pasta nas espinhas e deixe agir por no mínimo 10 minutos. Retire a mistura e lave o rosto com água e sabonete para o rosto.
  3. O óleo de melaleuca é usado em remédios naturais para diversos problemas de pele. Passá-lo na espinha interna pode ajudar a remover as células mortas, oleosidade e detritos que estão entupindo o poro. [13]
    • Use um pouco três vezes ao dia. Quando combinado a outras rotinas de cuidados com a pele, como usar esfoliantes e sabonetes para o rosto, seus resultados são ainda mais visíveis.
  4. A babosa (ou Aloe-vera) é popular nos cuidados da pele e cabelos, sendo ideal para as espinhas internas. Caso esteja usando algum creme de farmácia, adicione a babosa na parte afetada do rosto. Para usá-la diretamente da folha, quebre-a ao longo do caule e esprema para extrair o gel. [14]
    • Passe esse gel natural diretamente sobre a espinha e deixe por 20 minutos. Depois disso, enxágue o rosto com água morna para limpar a pele.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Prevenindo novas espinhas internas

Baixe em PDF
  1. Manter o rosto limpo é uma das melhores práticas para prevenir a acne em geral. A maioria das espinhas não é nada mais do que um entupimento por causa de impurezas como sujeira, bactérias e oleosidade, que podem ser eliminados lavando o rosto diariamente. Além disso, é importante lavar as mão antes de tocar o rosto, pois mãos sujas podem transferir bactérias para os poros dele. [15]
    • Escolha um sabonete delicado, não abrasivo e sem álcool. [16]
    • Molhe o rosto com água morna. Depois de lavar bem as mãos, aplique o sabonete com as pontas dos dedos sem esfregar para não irritar ou machucar ainda mais a pele.
    • Enxágue com água morna e seque dando batidinhas com uma toalha macia.
    • Faça isso duas vezes por dia ou sempre que suar demais.
  2. Ficar hidratado ajuda muito a recuperar e aumentar a elasticidade da pele. [17] Embora a elasticidade não seja um aspecto chave na recuperação da acne, ela pode ajudar a melhorar a pele se estiver incluída na rotina de cuidados.
    • Beba oito copos de água por dia e tente não consumir açúcar, álcool e cafeína em excesso para evitar a desidratação.
  3. Evite alimentos ricos em carboidratos ou gorduras e evite comida processada. Prefira alimentos integrais e saudáveis como frutas e verduras. Apesar de não serem conclusivos, estudos sugerem que há uma ligação entre a acne e alimentos contendo altos níveis de açúcar refinado, gordura ou laticínios. [18]
    • Alimentos que causam aumento nos níveis de glicose (como açúcar e carboidratos) fazem o corpo liberar insulina, que podem fazer suas glândulas sebáceas trabalharem em excesso. [19] Uma dieta de baixo teor glicêmico pode ajudar a prevenir a acne. [20]
  4. Ele não é conhecido por desencadear acne, mas em pessoas com predisposição o estresse pode ser um fator contribuinte. [21] Minimizar o estresse diário pode ajudar a controlar os episódios de acne, inclusive de espinhas internas. [22]
    • Use relaxamento autógeno. Essa técnica consiste em repetir palavras e frases calmantes mentalmente enquanto se presta atenção às sensações do corpo. Tente se concentrar em sua respiração ou relaxar um membro por vez enquanto entoa um mantra tranquilizante.
    • Use o relaxamento muscular progressivo. Tensione e relaxe cada grande grupo muscular por vez sucessivamente. Comece pela cabeça e vá descendo ou vice-versa. Segure os músculos tensionados por 30 segundos antes de passar para o próximo grupo.
    • Visualize uma situação ou lugar pacífico. Feche os olhos e sente-se sozinho em um lugar tranquilo. Imaginando uma cena pacífica, tente ativar os sentidos. Pense na sensação das nádegas no chão ou cama, nos sons do oceano e no cheiro da água salgada preenchendo você.
    • Medite. Sente-se em um lugar silencioso com as pernas cruzadas ou em uma cadeira – o que for mais confortável para você. Respire pelo diafragma (abaixo do estômago) e não pelo peito. Respire lenta e profundamente entoando um mantra, se preferir. Ele pode ser afirmativo (Eu me amo) ou relaxante (Eu me sinto em paz). Repita o que for mais calmante para você. [23]
    Publicidade

Dicas

  • Quanto mais químico o produto que você usar, mais irritada ficará a pele.
  • Use um sabonete líquido e fique longe de cosméticos oleosos ou gordurosos.
Publicidade

Avisos

  • Não esprema a espinha. Isso piorará a inflamação e a dor e pode até funcionar com as espinhas externas, mas com as internas não.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 513 124 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade