Baixe em PDF
Baixe em PDF
Cortinas vêm em muitas cores e estampas diferentes e, infelizmente, a que você gosta nem sempre é do tamanho que você precisa. Embora seja quase impossível deixar cortinas curtas mais compridas, é possível encurtar cortinas compridas demais. Este artigo mostrará como fazer a bainha de cortinas usando bainha instantânea ou uma máquina de costura.
Passos
-
Tenha tecido suficiente para uma bainha com dobra dupla. As bainhas inferiores de cortinas são dobradas duas vezes, então você precisará de o dobro do tecido para elas. Isto significa que você terá que cortar suas cortinas mais compridas do que quer que elas fiquem. Quanto mais compridas as cortinas, mais largas as bainhas devem ser; isto ajudará a deixá-las mais proporcionais.
- Cortinas padrão têm bainha com 7,5 a 10 cm de largura. Você terá que cortá-las 15 a 20 cm mais compridas que o comprimento desejado.
- Cortinas mais curtas podem ficar melhores com uma bainha de 5 cm de largura. Corte suas cortinas 10 cm mais compridas do que quer.
- Cortinas mais compridas, como as do teto ao chão, podem ficar melhores com uma bainha de 12,5 cm. Corte-as 25 cm mais compridas que o comprimento desejado.
-
Estenda a cortina em uma superfície plana com o lado errado para cima. Por causa do tamanho delas, pode ser mais fácil estender suas cortinas no chão. Caso tenha uma mesa bem grande e uma cortina curta, pode trabalhar na mesa.
-
Dobre a parte de baixo para cima e pressione com um ferro de passar. O quanto você deve dobrar dependerá da largura que quer que a bainha tenha. Por exemplo, se quiser uma bainha de 10 cm, dobre a parte inferior 10 cm para cima. Use alfinetes para segurar o tecido no lugar enquanto passa. Remova os alfinetes quando terminar de passar.
-
Dobre a bainha para cima novamente e pressione com o ferro. Lembre-se de dobrar a mesma quantidade de tecido que dobrou no passo anterior. Por exemplo, se tiver dobrado 10 cm antes, dobre a mesma medida novamente. Prenda a bainha no lugar e passe com o ferro. Você acabou de dobrar a bainha dupla.
-
Deixe o forro separado da bainha. Ele normalmente tem sua própria bainha, e é inserido nas bainhas laterais, mas não na inferior. Vá para o Método 3 para aprender a fazer a bainha do forro.
-
Pense em usar bainha instantânea para prender a bainha na cortina. Corte um pedaço de bainha instantânea um pouco mais curta que o comprimento da cortina. [1] X Fonte de pesquisa Coloque-a dentro da bainha, entre a parte de trás da cortina e a bainha dobrada. Alinhe a parte de cima da bainha instantânea com a parte de cima do tecido dobrado e passe com o ferro. Pressione por 10 segundos de cada vez antes de ir para a próxima parte. [2] X Fonte de pesquisa
- A maioria das bainhas instantâneas deve ser coladas com a configuração de lã no ferro. Marcas diferentes precisarão de configurações diferentes. Veja a embalagem da bainha instantânea para saber qual usar. [3] X Fonte de pesquisa
- Para evitar que o tecido queime, pense em colocar um pano úmido entre o ferro e a cortina.
- Algumas bainhas instantâneas têm adesivo em um lado e uma película de papel no outro. Você terá que passar duas vezes: primeiro com a película e depois sem ela. [4] X Fonte de pesquisa
- A bainha instantânea pode ser chamada por outros nomes, então pesquise ou pergunte a alguém antes de comprar.
-
Pense em usar uma máquina de costura para costurar a bainha. Tente costurar o mais perto possível da borda dobrada. Use uma linha da mesma cor que a cortina, ou o mais parecida possível.Publicidade
-
Tenha tecido suficiente para uma bainha dupla. Painéis de cortina padrão têm uma bainha de 4 cm em cada lado. A bainha é dobrada duas vezes, nos dois lados, então cada painel deve ser 16 cm mais largo que você quer que fique. Isso permitirá que você crie uma bainha dupla de 4 cm de largura em cada lado.
-
Dobre 4 cm de cada lado da cortina. A forma mais fácil de fazer isso seria marcar 4 cm nas partes superior e inferior da cortina e depois dobrar. Use alfinetes para segurar a bainha.
-
Dobre a bainha 4 cm para dentro duas vezes. Passe a dobra com ferro cada vez. Se for necessário, use alfinetes para segurar a bainha no lugar.
-
Insira as laterais do forro dentro da bainha, se for necessário. Caso sua cortina tenha forro, corte-o da largura da cortina e coloque as bordas cortadas dentro da bainha.
-
Pense em usar bainha instantânea para prender a bainha na cortina. Corte um pedaço de bainha instantânea um pouco mais curta que o comprimento da cortina e coloque-a dentro da bainha. Alinhe a borda da bainha instantânea com a borda da bainha dobrada e passe com o ferro.
-
Pense em usar uma máquina de costura para costurar a bainha. Costure o mais perto que puder da borda dobrada. Use uma linha da mesma cor que a cortina, ou o mais parecida possível.Publicidade
-
Tenha tecido suficiente para uma bainha com dobra dupla. A bainha do forro de uma cortina deve ser 2,5 cm mais estreita que a bainha da cortina. Por exemplo, se sua cortina tiver uma bainha de 10 cm, a do forro deve ter 7,5 cm. Você terá que cortar o forro 15 cm mais comprido que a medida que quer para o resultado final.
- Os forros de cortinas são cerca de 2,5 cm mais curtos que as cortinas, então planeje de acordo.
-
Desfaça parte da bainha lateral, se for necessário. O forro normalmente fica inserido na bainha lateral da cortina. Caso esteja fazendo bainha em uma cortina comprada pronta, isso pode ser um problema, dependendo do comprimento em que você vai cortar e fazer a bainha da cortina. Use um descosturador para desfazer a parte de baixo de cada costura lateral e corte o forro no comprimento necessário. Você vai reinseri-lo nas bainhas laterais depois.
-
Dobre o forro dentro da cortina duas vezes e pressione com o ferro. O quanto você vai dobrar depende da largura que quer que a bainha tenha. Por exemplo, se você quiser fazer uma bainha de 7,5 cm, dobre essa quantidade de tecido. Caso seja necessário, use alfinetes para segurar a bainha no lugar. Remova os alfinetes quando terminar de passar.
- Dobre a bainha para dentro da cortina. Você não quer que a bainha fique visível de fora.
- A borda inferior deve ficar 2,5 cm acima da borda inferior da cortina quando você terminar. As bordas inferiores da cortina e forro não devem ficar alinhadas.
-
Pense em usar bainha instantânea para prender a bainha no forro. Corte um pedaço de bainha instantânea um pouco mais curta que a largura do forro, insira-o na bainha, alinhe a borda superior com a parte de cima da borda dobrada e passe com o ferro.
-
Pense em usar uma máquina de costura para costurar a bainha. Tente costurar o mais perto possível da borda dobrada. Use uma linha de uma cor que combine o máximo possível com o forro.
-
Costure as bainhas laterais, se as tiver desfeito. Insira o forro na bainha antes de costurá-las. Usar a bainha instantânea para isso não seria uma boa ideia, especialmente se o resto da bainha lateral for costurada. Você pode costurar à mão ou em uma máquina de costura. Tente usar uma linha da mesma cor que a original e fazer pontos do mesmo comprimento.Publicidade
Dicas
- Cortinas de parapeito acabam 1,5 cm acima dele. Você também pode deixar que as cortinas fiquem 15 cm além dele, se quiser.
- As cortinas normalmente se estendem 20 cm além de cada lado da janela, então planeje de acordo.
- Cortinas que vão do teto ao chão devem terminar a 2,5 cm do chão.
- O método de fazer bainha acima pode ser aplicado em todos os tipos de cortinas, incluindo as com ilhoses, varões e argolas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Tecido;
- Fita métrica;
- Tesoura;
- Ferro de passar roupa;
- Agulha e linha;
- Máquina de costura ou bainha instantânea.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 46 536 vezes.
Publicidade