PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A balaiagem, proveniente do termo francês “balayage”, é uma técnica de coloração do cabelo na qual pinta-se luzes graduais nos fios, deixando-os com um visual natural e bronzeado. Frequentemente, confunde-se essa técnica com o ombre , mas é muito mais sutil, com luzes começando na metade do cabelo em vez da raiz. A maioria dos cabelereiros recomenda ir ao salão para fazer a balaiagem, mas é possível fazer sozinha com alguns passos bem cuidadosos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo uma cor

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o cabelo tiver um tom naturalmente escuro e frio, como chocolate ou acinzentado, escolha um loiro-claro para fazer a balaiagem. Um tom cinza mais claro ou bege resultará em luzes bonitas e elegantes. [1]
    • Se o cabelo for muito escuro, pode ser necessário descolori-lo antes de tentar pintar de loiro. Caso contrário, pode não ficar tão claro quanto você deseja. A cor final dependerá da cor natural do cabelo e do descolorante que usar.
  2. Se tiver tons de nozes ou mogno, use luzes loiras com um pouco mais de amarelo. Procure um tom de caramelo ou loiro-mel para deixar o visual mais quente e natural. [2]
    • Se tiver cabelos naturais, os tons dourados ficarão maravilhosos. Experimente fazer luzes vermelhas, douradas ou cobre. [3]
  3. Para essa cor de cabelo, use tons mais frios, que são mais metálicos, para realçar o cinza-esverdeado dos seus fios. [4]
    • A balaiagem apenas aparecerá no cabelo loiro mais amarelo, e não em um platinado. Se tiver cabelo loiro-platinado, experimente fazer luzes invertidas .
  4. Para o loiro com uma cor mais quente, como tons de mel ou de areia, procure uma tintura dourada-clara, amarela-queimada ou de praia. As mechas sutis nesses tons darão mais profundidade e movimento para os seus fios naturalmente loiros. [5]
  5. A balaiagem pode ser uma ótima técnica para realçar os diferentes tons no cabelo ruivo também. Mantenha o mesmo tom geral que a cor natural do seu cabelo para ficar com um visual sutil e bronzeado. [6]
    • Se tiver um tom de cabelo ruivo-azulado, como escarlate ou vinho, use cores mais frias para a balaiagem, como cor de morango.
    • Para um ruivo-alaranjado, experimente mechas de cor cobre ou ruiva.
  6. Essa é a melhor opção para fazer o tratamento em casa. Os bons kits são fáceis de encontrar nessas lojas ou na internet e são baratos.
    • Os kits vêm com um aplicador, uma fórmula de descoloração, luvas de plástico, condicionador para usar depois e instruções.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Passando a tintura

PDF download Baixe em PDF
  1. Siga as instruções do kit para prepará-la. Coloque uma toalha velha nos ombros para absorver o excesso de tintura ou use uma camisa velha, se houver respingos. Você também deve usar um par de luvas descartáveis para não manchar as mãos. [7]
    • Comece com o cabelo limpo e seco para que a tintura pegue melhor nos fios. [8]
    • Diferente de outros processos de coloração do cabelo, na balaiagem, não é necessário descolorir o cabelo. A fórmula da tintura incluída no kit vem com todos os ingredientes necessários para clarear os fios sem um passo separado de descoloração, em alguns casos. No entanto, se quiser uma mudança dramática de cor, de escura para clara, será necessário descolorir o cabelo.
  2. Escolha uma pequena parte por baixo do cabelo e passe uma pequena quantidade do produto. Deixe processar pelo tempo instruído, enxágue e verifique a cor.
    • Esse processo permite que você verifique a cor resultante e se você terá alguma reação negativa à tintura.
  3. Passe a ponta de um pente de uma orelha à outra em uma linha parecida com uma auréola, separando o cabelo em seções de cima, do meio e de baixo. Prenda as seções de cima e do meio e leve-as para o lado ou faça pequenos coques para poder começar a trabalhar na seção de baixo. [9]
  4. Começando em um lado do cabelo, separe um pedaço bem fino. A largura exata das luzes dependerá da sua preferência, mas a balaiagem tende a ficar melhor com mechas finas e mais sutis, com até 2,5 cm de largura. [10]
  5. Segure os fios com a mão e mergulhe os dedos ou o pincel na tintura. Em seguida, passe-a nos fios com a outra mão, colocando uma quantidade maior nas pontas e afilando ao chegar na metade do comprimento. [11]
    • A melhor forma de deixar o visual mais natural é pintando a tintura no cabelo. No entanto, não faça movimentos horizontais ou muito largos – tente espalhar o máximo que puder.
    • Esse método de afilamento deixará o efeito mais natural e desvanecido, que é o que torna a balaiagem tão popular.
    • Você pode pintar o mais próximo da raiz que desejar, mas a maioria dos estilos de balaiagem tende a deixar a cor mais apagada na metade do comprimento dos fios.
  6. Pegue alguns fios no outro lado da cabeça e repita o processo de aplicação, indo de um lado para o outro e da frente para a parte de trás. Se quiser um visual mais natural e bronzeado, faça mechas separadas a uma distância de 2,5 cm uma da outra ou à distância que desejar.
    • Quando finalizar a seção de baixo, prenda-a com uma presilha de cabelo, mas esse passo é opcional. Você também pode cobrir o cabelo com um pedaço de papel-alumínio antes de proceder. Em seguida, repita o processo com as seções do meio e de cima.
    • O cabelo da seção de baixo tende a ser mais escuro e mais difícil de clarear, portanto, faça as mechas nesses fios primeiro e deixe a tintura agir por mais tempo.
  7. Depois de fazer todas as mechas, veja na caixa quanto tempo deve esperar para a cor processar – normalmente, é de 20 a 30 minutos. Em seguida, enxágue com o shampoo incluído na embalagem e prossiga com uma camada grossa de máscara tonificante, se estiver disponível. [12]
    • Deixe a máscara no cabelo pelo tempo instruído e enxágue no banho.
    • Lembre-se de que, quanto mais tempo a tintura ficar no cabelo, mais claras as mechas ficarão.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo o visual da balaiagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Um dos motivos pelos quais a balaiagem é tão popular é porque o look não precisa de retoques frequentes; o cabelo cresce e as mechas ainda ficam naturais. Fique de olho na cor e repita o processo sempre que achar que o tom precisa de um retoque, a cada dois ou três meses.
    • Você pode deixar a balaiagem durar mais tempo e virar um visual ombre .
  2. Esses produtos ajudam a manter as mechas fresquinhas e não deixam a tintura desbotar precocemente. Os produtos para cabelos tingidos também evitam que as mechas fiquem mais escuras ou amareladas. [13]
    • Se tiver um cabelo naturalmente loiro, evite que as mechas fiquem muito amareladas utilizando um shampoo ou spray roxo uma ou duas vezes por semana. No entanto, não o use com muita frequência, pois o produto pode deixar um tom roxo nos fios.
  3. Até mesmo a pequena quantidade de tintura utilizada na balaiagem pode ressecar o cabelo, deixando os fios ásperos e difíceis de pentear. Para manter o cabelo saudável, passe uma máscara de hidratação uma vez por semana.
    • Compre a máscara em uma loja de produtos de beleza ou na internet ou faça uma em casa.
  4. Para manter o cabelo saudável e hidratado, lave e enxágue com água fria ou morna em vez de quente, que pode remover toda a umidade dos fios. Também recomenda-se lavá-lo em dias alternados ou com intervalos maiores; a lavagem muito frequente pode deixá-lo ressecado e quebradiço.
    Publicidade

Dicas

  • Experimente fazer cachos ou ondas soltas para no cabelo para realçar as luzes bronzeadas da balaiagem.
  • A balaiagem fica linda em cortes curtos ou longos e em qualquer cor natural. Também é um ótimo estilo para experimentar se não quiser pintar o cabelo inteiro ou fazer um look ombre.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Kit de balaiagem ou de luzes;
  • Camisa velha;
  • Toalha;
  • Luvas de plástico descartáveis;
  • Presilhas de cabelo;
  • Pente;
  • Máscara tonificante e shampoo (incluídos no kit de luzes).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 060 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade