Baixe em PDF Baixe em PDF

Você provavelmente já viu um desenhista fazendo caricaturas e ficou imaginando como eles conseguem, não é? Todo bom artista começa fazendo desenhos mais simples com traços exagerados e, com o tempo, passa a fazer sombreamento e aproximar ainda mais a ilustração da realidade. Se é de seu interesse, leia as dicas deste artigo para aprender a fazer algo simples ou mais detalhado e de qualidade profissional.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Fazendo desenhos simples

Baixe em PDF
  1. Se a pessoa que você quer caricaturar não está por perto, use uma foto dela. Escolha uma imagem clara e de qualidade, que mostre o rosto do personagem bem definido. [1]
    • Se você vai fazer uma caricatura de si mesmo, peça para alguém tirar uma foto sua (em vez de tirar uma selfie). O seu rosto vai ficar distorcido se a câmera chegar muito perto.
  2. Desenhe as formas gerais do personagem. Pegue um lápis de qualidade e uma folha de papel e comece a fazer as formas básicas do personagem. Depois, acrescente as outras partes do rosto, como os olhos, o nariz e a boca, mas sem exagerar no detalhamento por enquanto. [2]
    • Crie um esboço básico geral do desenho para conseguir destacar as partes mais importantes e acrescentar os detalhes aos poucos.

    Dica : se você não conseguir determinar quais são as maiores formas do personagem, aperte os olhos para borrar a visão e, assim, descobrir quais traços definem o rosto da pessoa.

  3. Talvez você já saiba que elementos quer exagerar no desenho. Nesse caso, observe que traços únicos a pessoa tem e acrescente-os aos poucos ao papel. Comece com o cabelo e a mandíbula, por exemplo. [3]

    Dica : faça esse desenho básico em dois ou três minutos. Seja rápido para não criar qualquer laço emocional com o produto final.

  4. Olhe para o personagem e escolha um ou dois traços específicos que chamam a sua atenção. Por exemplo: os olhos da pessoa podem ser caídos, enquanto os seus lábios podem ser carnudos. Em seguida, faça-os um pouco maiores que o normal para destacar essas regiões.
    • Por exemplo: se você for fazer uma caricatura de Michel Temer, exagere na testa e nas rugas debaixo dos olhos.
  5. Veja o que você consegue fazer de ousado com esses traços, sem se esquecer de "diminuir" outras características da pessoa para intensificar o contraste. Apague e refaça onde for necessário.
    • Por exemplo: com a caricatura de Michel Temer, comece desenhando uma testa grande. Depois, em vez de fazer os olhos grandes e mais próximos à testa, faça-os pequenos e mais baixos para aumentar ainda mais o destaque da região.
    • Desenhe óculos e outros acessórios depois de fazer os traços do rosto da pessoa.
  6. Repita esse exercício várias vezes, ainda mais se gostar do resultado na primeira. Exagere traços diferentes das pessoas e mude o ângulo ou o tamanho dos personagens para ver o que dá e o que não dá certo. [4]
    • Desenhe pessoas com expressões diferentes. Por exemplo: você até pode fazer Tatá Werneck com cara de séria e pensativa, mas ela seria muito mais reconhecível se estivesse sorrindo ou com alguma careta.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo um primeiro esboço da caricatura

Baixe em PDF
  1. Olhe o seu portfólio até o momento e escolha o mais legal — o mais exagerado, por exemplo. [5]
    • Deixe os outros desenhos por perto para usá-los como referência, bem como a foto da pessoa em si.
  2. Use o lápis para fazer a cabeça da forma mais exagerada possível. Depois, acrescente os traços mais chamativos, como nariz e orelhas, e continue consultando o desenho original para ver o que fazer. [6]
    • Tenha mais paciência com esse esboço. Aproveite para melhorar e expandir as suas técnicas.
  3. Depois de fazer o esboço mais geral do personagem, olhe de novo para a foto de referência e comece a fazer os detalhes do rosto. Tenha calma para não errar, mas faça um pouco mais de força no lápis (se quiser). [7]
    • Inclua todos os traços do rosto nessa versão do desenho. Nesse ponto, a pessoa já tem que estar bem reconhecível.

    Tip: você pode ter mais paciência para fazer essa versão da caricatura, mas tente não passar de 20 ou 30 minutos.

  4. Use o lápis ou carvão para preencher o rosto com sombras. Essa técnica dá a sensação de profundidade ao desenho e destaca ainda mais os traços do papel. [8]
    • Mesmo que você queira acrescentar detalhes ínfimos, tente se concentrar em terminar o desenho mais rápido antes de passar para a próxima versão.
    • Depois de terminar o esboço, decida se você está satisfeito e está pronto para avançar ou se quer tentar de novo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Terminando a caricatura

Baixe em PDF
  1. Copie uma versão abstrata do primeiro esboço com papel vegetal. Pregue uma folha de papel vegetal em cima desse esboço e, depois, passe um lápis nas linhas dele para copiar o personagem. No fim, você vai ter uma figura básica, sem detalhes ou cor. [9]
    • Você vai notar melhor os erros com essa versão abstrata do desenho. Por exemplo: talvez os olhos estejam muito distantes ou o queixo ainda precise ficar mais exagerado.
  2. Você provavelmente está usando lápis para desenhar, mas agora é melhor escolher que meio vai usar para fazer a caricatura final: pincel atômico sem ponta, carvão, caneta etc.
  3. Agora, pregue a folha de papel que você vai usar na caricatura final em cima da versão abstrata que acabou de fazer e contorne com o meio escolhido. Faça as linhas e dê profundidade ao produto. [10]
    • Aqui, cada artista tem o seu estilo: alguns preferem trabalhar traços do rosto, como olhos e boca, enquanto outros se concentram no cabelo e nas orelhas. Siga a ordem que você preferir.
  4. Seja bem detalhado para fazer o sombreamento e dar mais características específicas à caricatura. Alguns artistas preferem resultados mais minimalistas e cartunescos, enquanto outros gostam de desenhos realistas. [11]
    • Não tenha pressa para terminar essa última caricatura.

    Dica : dê uma olhada na foto de referência e nos desenhos de novo para se lembrar de que traços você tem que exagerar e quais têm que ficar mais discretos.

  5. Publicidade

Dicas

  • Tente usar instrumentos diferentes para fazer as primeiras versões do desenho: pastéis, carvão, caneta, pincel atômico etc. Você pode até ficar mais inspirado.
  • Você também pode deixar o desenho em preto e branco.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Foto de referência.
  • Lápis ou caneta.
  • Lápis de cor, canetinhas ou giz de cera.
  • Papel.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 182 623 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade